MATEMÁTICA🌸
Professora: Giziela
6° E, F.
Professora: Simone
6º A; B; C; D.
1. (SARESP 2009) Jonas, com sua bicicleta, pedala na pista circular
de ciclismo do clube. Ao dar 4 voltas, ele percorre 1 600 m. Se
quiser percorrer 8 km, mantendo o ritmo, ele dará um número de
voltas igual a:
a) 2
b) 5
c) 10
d) 20
2. Um recipiente de concentrado de suco de maracujá informa que
cada 500 mililitros desse concentrado devem ser diluídos em 1 000
mililitros de água. Quantos mililitros de água serão necessários para dissolver 250
mililitros desse concentrado de suco de maracujá?
TURMAS 6A,6b,6C,6D e 6E
Profª Elisabete
TURMA 6F
PROFª Ana Maria
SISTEMA
LOCOMOTOR
O sistema locomotor é o
responsável pela nossa locomoção, sendo constituído pelo esqueleto e pelos
músculos esqueléticos.
Esse sistema é, portanto, formado por dois sistemas: o sistema esquelético e o
sistema muscular. Problemas que os afetam causam impacto negativo na nossa
vida, desencadeando, por exemplo, dores e dificuldade para realizarmos nossas
atividades diárias.
Sistema locomotor
O sistema locomotor é formado por dois componentes:
o sistema esquelético e o sistema muscular. Esses
dois sistemas atuam juntos, uma vez que os ossos servem de local de fixação
para a musculatura esquelética do nosso corpo. A seguir, conheceremos um pouco
mais a respeito deles:
O sistema locomotor é formado
pelos sistemas esquelético e muscular.
- Sistema
esquelético
O sistema esquelético é formado pelo esqueleto
humano, o qual é composto por 206 ossos. Na extremidade dos ossos
chamados de longos, podemos observar a presença também de cartilagem. O esqueleto humano pode ser
dividido em duas regiões: esqueleto axial e esqueleto apendicular.
O esqueleto axial é formado por 80
ossos e é composto pelos ossos que formam a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. O esqueleto apendicular,
por sua vez, é formado pelos 126 ossos que compõem os membros superiores e
inferiores e
as cinturas escapular e pélvica. A chamada cintura escapular garante que os
membros superiores conectem-se ao esqueleto axial, enquanto a pélvica
garante a conexão dos membros inferiores a esse esqueleto.
Classificação dos ossos
Os ossos que compõem o esqueleto humano podem ser
classificados de acordo com a relação existente entre seu comprimento,
espessura e largura. Os ossos chamados de longos são
aqueles que apresentam um grande comprimento: um exemplo é o fêmur, o maior
osso do nosso corpo. Temos também os ossos chamados de curtos, aqueles
que apresentam pouco comprimento, sendo similares seu comprimento, largura e
espessura: um exemplo são os ossos do carpo, que formam o nosso punho. Por fim
temos os ossos chatos, que apresentam pouca espessura: podem ser
encontrados formando a nossa caixa craniana.
no desenho alguns dos ossos que
formam o esqueleto humano.
Articulações
Os ossos que compõem o nosso corpo estão unidos por
meio das articulações. De acordo com o grau de movimento permitido
pelas articulações, podemos classificá-las em móveis, semimóveis e
imóveis. As articulações móveis permitem grande movimentação e
podem ser encontradas, por exemplo, no ombro e no joelho. As imóveis não
permitem movimentação e podem ser encontradas formando o crânio. Temos ainda
as semimóveis, que apresentam uma movimentação, porém ela é
limitada; são observadas nas vértebras da coluna.
- Sistema
muscular
O sistema muscular é formado pelos
músculos que compõem o nosso corpo. Eles constituem de 40% a
50% do peso do nosso organismo e atuam em diferentes funções,
garantindo, por exemplo, a nossa movimentação bem como a passagem dos alimentos
pelo nosso sistema digestório, a passagem da urina pelo sistema urinário e a nossa respiração.
Classificação dos músculos
Os músculos podem ser classificados em três tipos: músculo
estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo não estriado.
Os músculos não estriados são encontrados nos nossos órgãos
internos, como vasos sanguíneos, esôfago e bexiga. Eles apresentam uma
contração involuntária, ou seja, sua contração ocorre independentemente da
nossa vontade. O músculo estriado cardíaco está presente em
nosso coração e também apresenta contração
involuntária.
Os músculos estriados esqueléticos estão
conectados aos nossos ossos. São eles que permitem, portanto, nosso
deslocamento. A contração desses músculos é voluntária, ou seja, acontece por
meio do nosso comando. Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos
ossos por tendões, que são formados por tecido conjuntivo.
A maioria desses músculos está ligada a dois ossos
e sua contração garante a movimentação dessas estruturas. Geralmente eles não
trabalham sozinhos e sim em conjunto para garantir-se a movimentação. No nosso
braço, por exemplo, para que ocorra a sua flexão, é necessário que o bíceps
contraia-se e o tríceps relaxe. Para a extensão do braço, observamos o
contrário, sendo fundamental que o bíceps relaxe e o tríceps contraia-se.
Dizemos, nesses casos, que os músculos apresentam movimentos
antagônicos.
Observe na figura o movimento
antagônico realizado pelos bíceps e tríceps.
Importância do sistema locomotor
O sistema locomotor é responsável pela movimentação
e deslocamento do nosso corpo. Além disso, ele garante sustentação de partes
moles do corpo e proteção de órgãos internos. Nosso esqueleto funciona ainda
garantindo a produção das células sanguíneas e servindo de
local para armazenamento de sais.
Problemas que afetam o sistema locomotor
O sistema locomotor pode ser afetado por diferentes
fatores, tais como postura inadequada, alimentação deficiente ou mesmo prática
de atividades físicas de maneira incorreta.
Alguns dos problemas que o afetam são:
- Desvios posturais: a má postura pode levar a
problemas como hiperlordose (curvatura acentuada na região lombar),
hipercifose (curvatura acentuada na região torácica, formando a famosa
corcunda), e escoliose (curvatura lateral da coluna).
- Osteoporose: essa doença é caracterizada
pela perda de massa óssea, que deixa os ossos fracos e mais sujeitos a
fraturas. Acomete, principalmente, pessoas idosas e, com maior frequência,
mulheres após a menopausa. Baixa ingestão de cálcio na alimentação durante
a vida pode estar relacionada com essa doença.
- Distensão muscular: quando um músculo é
submetido a um estiramento excessivo e ocorre a ruptura de fibras
musculares. Apesar de ser comum em pessoas que praticam esportes, também
pode ocorrer durante atividades do dia a dia, quando submetemos nosso
músculo a um grande esforço.
Exercício sobre o sistema locomotor
Para verificar o que você aprendeu sobre o tema,
preparamos uma cruzadinha que você deverá responder utilizando-se dos
conhecimentos adquiridos neste texto. Preparado(a)?
Profa. Vanilda (6º A e B)
Prof. Sidney (6º C, D, E e F)
(11) 95905 9549 – Sidney
(11) 94598 2093 – Vanilda
Atividade
1) Pesquise em um dicionário e
apresente uma definição
para a palavra “cidadania”.
2) De acordo com o texto “Cidadania na Antiguidade Clássica”, do Caderno do Aluno, volume 3, página 136, explique como funcionava a ideia de cidadania em Atenas, na Grécia Antiga.
3) De
acordo com o texto “Cidadania na Antiguidade Clássica”, do Caderno do
Aluno, volume 3, página 136, explique como funcionava a ideia de
cidadania na Roma Monárquica.
INGLÊS🌳
6º A/B/C/D/E/F
Teacher: Silvia
Whatsapp: 991325489
Entregar dia: 16/11/2021
Enviar atividade no e-mail: silviamcs0411@gmail.com
Exercises
Answer the questions.
1- What’s your hobby? (Qual o seu hobby?)
2- What do you like doing in your free time? (O que você gosta de
fazer no seu tempo livre?)
3- What activity do you like practice to relax? (Que atividade você
gosta de praticar para relaxar?)
ARTE🐛
Professora Marisa
PROJETO VIDA🌹
PROFESSORA: MARGARETE.
TURMAS: 6° C, D, E, F.
PROFESSORA: SILVIA
TURMAS: 6° A, B.
Professora Margarete: (11)76556245
Professora Silvia: (11)966985908
6º ANO
ATIVIDADES MENSAL – SETEMBRO
Conto Biográfico - Monteiro Lobato - Vida e Obra
LÍNGUA PORTUGUESA 🌵
1- Complete os espaços com os pronomes abaixo, Consulte o quadro
de pronomes em seu caderno.
LO - SUA
– MEUS – ELE - SEUS
1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto
mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, _________ vida
muda completamente, já que _________ pais saem de férias de forma inesperada e
sem motivo aparente para ___________. Na verdade, os pais de Mauro foram
obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá- _________ com o avô
paterno (Paulo Autran). Porém, o avô enfrenta problemas, o que faz com que
Mauro tenha de ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é
vizinho do avô de Mauro.
Agora que você completou o quadro, leia com
atenção e responda as questões 2 e 3.
2 – O pronome “lo” se refere:
a)
ao avô materno.
b)
ao vizinho do avô de Mauro.
c)
ao Mauro.
d)
ao velho judeu solitário.
3– O pronome “meus” indica:
a)
afetividade
b)
posse
c)
ênfase
d)
prioridade
MATEMÁTICA🌸
Professora: Giziela
6° E, F.
Professora: Simone
6º A; B; C; D.
Enviar para meu email:giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou
para meu whatsapp (11) 976283073 - 6º E; F.
Enviar para meu email:simoneregsilva@prof.educacao.sp.gov.br ou
para meu whatsapp (11) 989615847- 6º A; B; C; D.
Assistir a aula para responder
4) Um jogo de computador,
Eduardo fez 990 pontos e seu primo Carlos,735. Quantos pontos eles fizeram
juntos?
a) 1723
b) 1825
c) 1725
d) 1625
5) Vitória foi ao mercado e
comprou um leite no valor de R$ 4,00 reais, e pagou com uma nota de R$ 10,00 reais.
Quanto ela recebeu de troco?
a) R$ 8,00 reais.
b) R$ 6,00 reais.
c) R$ 5,00 reais.
d) R$ 6,50 reais.
6) Carolina comprou um livro por
$ 83,90 e pagou com uma nota de R$ 100,00. Ela recebeu de troco?
Exercícios sobre os órgãos dos sentidos, visão,
audição, olfato, paladar e tato 6º ano ciências ensino fundamental.
Professoras: Bete e Ana Maria
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a
percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e
tato. ... Cada órgão do sentido está adaptado a responder a um
determinado estímulo e possui receptores sensoriais capazes de transformar
esses estímulos em impulsos nervosos.
1) A sensação de
cheiro é dada:
A) pelas cavidades nasais.
B) pelo cérebro.
C) pelo bulbo olfativo.
D) pelas papilas gustativas.
2) Os cinco
sentidos são:
A) água, luz, calor, frio e chuva.
B) visão, audição, tato, paladar e olfato.
C) pizza, sorvete, cachorro quente, frutas e balas.
D) pés, mãos, braços, pernas e pescoço.
3) Tudo o que sentimos e percebemos é controlado e interpretado por um
conjunto de órgãos, que ficam dentro da cabeça: o encéfalo, juntamente com a
medula e os nervos. Relacione o sentido ao órgão responsável por sua percepção:
A) orelhas.
B) língua.
C) pele.
D) olhos.
E) nariz.
( ) tato.
( ) paladar.
( ) visão.
( ) olfato.
( ) audição.
4) Numere as regiões da língua, de acordo com a
relação dos sabores que são mais bem percebidos por elas:
A) orelha interna.
B) orelha média.
C) na medula.
D) orelha externa.
HISTÓRIA📚
Atividade (6º Ano) - História
10) Os primeiros homens do gênero homo, do qual fazemos parte,
originaram-se há cerca de 2 milhões de anos. Eram nômades, caçadores e
coletores, utilizavam instrumentos rústicos, de pedra, ossos e madeira. A
tirinha abaixo representa um importante passo no desenvolvimento da humanidade.
Identifique-o:
a) Abrigo em cavernas.
b) Descoberta do fogo.
c) Uso de armas.
d) Roupas de pele.
11) Observe a imagem a seguir.
A imagem acima apresenta personagens
do desenho animado “Os Flintstones”. Após estudarmos a Pré-História, podemos
afirmar que a imagem apresenta algumas informações incorretas. Apresente sua
resposta expondo qual o erro histórico mostrado na imagem e cite 3
características do período histórico retratado na imagem.
12) Leia o texto a seguir.
Durante muito tempo acreditava-se
que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia. No entanto, novas descobertas
arqueológicas indicaram seu desenvolvimento, ao mesmo tempo, em diferentes
lugares do mundo, tais como: na Suméria, no Egito, ou na China. A escrita cuneiforme é uma das
mais antigas de que temos registro. Criada pelos Sumérios. Caderno do
Aluno, página 149. |
GEOGRAFIA🌼
6º ano
Prof. Vinicius 6º A, C, F
Prof. Regina B, D, E
13) Leia o texto abaixo com atenção.
Após relembrar o funcionamento das coordenadas geográficas, olhe o mapa com
atenção e identifique as coordenadas dos 4 pontos (A, B, C, D) e preencha a
tabela em seu caderno com as respostas.
Como vimos em aula,
as coordenadas geográficas são de extrema importância para as noções de
localização que temos no mundo. Para a identificação das coordenadas, tudo que
deve ser feito é: localizar o ponto específico; a partir desse ponto siga a linha horizontal até a “borda” do mapa
e o valor escrito indicará a latitude.
Depois disso, no mesmo ponto, siga a linha
vertical até a “borda” do mapa e o valor escrito indicará a longitude. Não se esqueça que: junto aos valores
achados, deverá se indicar qual hemisfério está situado - norte e sul (para
as latitudes) e leste e oeste (para as longitudes).
Copie as questões 2 e 3 em seu
caderno e, em seguida, responda.
14) Consulte um planisfério e
assinale as alternativas corretas.
a) O
Brasil está localizado no hemisfério sul e oeste
b) A
Rússia está localizada no hemisfério norte e leste
c) A China
está localizada no hemisfério sul e oeste
d) O
Canadá está localizado no hemisfério norte e leste
e) A
Austrália está localizada no hemisfério sul e oeste
f) A Índia
está localizada no hemisfério norte e leste
15) Abaixo temos 3 afirmações.
Coloque V para verdadeira e F para falso. Logo após, corrija as opções falsas
para que se tornem verdadeiras.
( ) O movimento de rotação é caracterizado
pelas voltas que o planeta Terra realiza ao redor de seu próprio eixo e tem uma
duração média de 365 dias.
( ) A
rotação permite a percepção que temos dos dias e da noite.
( ) O movimento de translação é caracterizado
pelas voltas que o planeta Terra realiza em volta do Sol e tem uma duração
média de 24 horas..
( ) A translação e a inclinação do eixo
terrestre permitem a existência das quatro estações: verão, outono, inverno e
primavera.
Professor
Vinicius - Whatsapp: 97886-8622
Professora
Regina - Whatsapp: 91138-6638
INGLÊS🌳
6º A/B/C/D/E/F
Teacher: Silvia
Whatsapp: 991325489
Entregar dia: 30/09/2021
Enviar atividade no e-mail: silviamcs0411@gmail.com
Exercises
1-Qual a alternativa correta
para a tradução da palavra “Breakfast ”?
a) jantar.
b) almoço.
c) café da manhã.
2- Answer the questions:
a) What is the first day of the week?
b) What is your favorite day of the week and
why?
3- Como se diz “Educação física” em
inglês?
a) Physics.
b) Physical Education.
c)
Humanities.
EDUCAÇÃO FÍSICA🌺
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO EDUCAÇAÕ FÍSICA 6ºANOS
PROFESSOR MARCIO
CAPACIDADES
FÍSICAS
18-QUAIS
SÃO AS CAPACIDADES FÍSICAS QUE VOCÊ CONHECE?
19-QUAL É A CAPACIDADE FÍSICA QUE FAZEMOS QUANDO ACONTECE UMA
MUDANÇA DE DIREÇÃO RAPIDAMENTE?
20-QUAL É A CAPACIDADE FÍSICA ENVOLVIDA
QUANDO CHUTAMOS UMA BOLA?
ARTE🐛
Professora Marisa
21- Você conhece os fatores do
movimento.?
22-O que você entende por movimentos corporais?
23-O que é figurino na dança?
PROJETO VIDA🌹
PROFESSORA: MARGARETE.
TURMAS: 6° C, D, E, F.
PROFESSORA: SILVIA
TURMAS: 6° A, B.
Professora Margarete: (11)76556245
Professora Silvia: (11)966985908
Tema:
Estudante todos os dias.
Questões
que foram trabalhas na sala de aula.
24-- Como é o seu dia- a- dia na escola?
25- Quais dificuldades você enfrenta para fazer suas
atividades fora da escola?
26- O que você faz para se organizar e completar as sua
atividades.
TECNOLOGIA📱
PROFESSORA:
MARGARETE.
TURMAS: 6° A, B, D, E, F.
PROFESSORA: ANA
MARIA
TURMA: 6º: C.
ENDEREÇO PARA ENTERGA DAS ATIVIDADES: EMAIL: Professora Margarete: (11)76556245
Professora Ana Maria (11)968755008
Questões
que foram trabalhadas em sala de aula, agora pensem e respondam.
27- Você sabe me explicar o
que é um influenciador digital? E onde ele atua?
28- Por que muitas pessoas
querem se tornar um (a) influenciado (a) digital?
29- Quando pensamos em fazer
comunicação para exercer o papel da cidadania, como, por exemplo, no
jornalismo, imaginamos um processo de planejamento, produção e publicação.
Então é correto afirmar que:
a) O jornalista pode publicar qualquer
informação sem saber a sua procedência.
b) É função de o jornalista
checar a procedência da informação, revisa-la e edita-la.
c) É obrigação de o jornalista
publicar notícias falsas “Fake News”.
🌸 Língua Portuguesa 🍀
6º ANOS
Profª Ivone, Lilian e
Mary
Ivone.profa@ hotmail.com
Wats App (11) 911490-120
ENTREGA
até 23/08/2021
Atividade
semanas 09/08/2021 a 23/04/2021
Uma estrela com penas
Quem acha que só existem estrelas no céu, no
mar ou no cinema, engana-se! Na floresta – mais precisamente na Mata Atlântica
– também é possível encontrar estrelas, mas do tipo emplumadas: estamos falando
do papa-moscas-estrela!
A esta
ave aplica-se bem o nome “passarinho” – ela tem menos de 10 centímetros de
comprimento! E embora seja menos famoso, o papa-moscas-estrela é tão bonito
quanto qualquer galã do cinema. Possui a cabeça marrom-avermelhada, as costas
verdes, o peito cinza e a barriga branca. Uma de suas principais
características é a cauda em formato de tesoura, com as pontas pretas e
brancas, motivo pelo qual algumas pessoas o chamam de “maria-tesourinha”.
O papa-moscas-estrela é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ou seja,
só pode ser encontrado nesse ecossistema. Seu habitat são áreas montanhosas de
florestas bem preservadas com presença de taquara (um tipo de vegetação de
caule oco com folhas espaçadas), nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro,
Minas Gerais e Bahia.
A ave vive embrenhada no meio do
taquaral e, por ser pequenina, passa facilmente despercebida para aqueles que
não conhecem o seu canto, uma sequência rápida de sons do tipo metálico. Por
ser uma espécie bastante difícil de ser encontrada e observada, os ornitólogos
(especialista em aves) sabem muito pouco sobre seus hábitos. Para se ter uma
ideia, até hoje, ninguém teve sequer a sorte de encontrar seu ninho.
Integrante da família Tyrannidae – que inclui também pássaros como o
famoso bem-te-vi –, o papa-moscas-estrela, assim como os demais tiranídeos, e
como seu próprio nome diz, tem os insetos como principal alimento. E esse
passarinho muitas vezes captura sua refeição com muita habilidade em pleno voo.
Por causa da destruição da maior parte
da Mata Atlântica, o papa-moscas-estrela, assim como várias outras espécies que
dependem desse ecossistema, encontra-se seriamente ameaçado de extinção. A
continuidade da destruição das florestas pode fazer com que essa pequenina
estrela da Mata Atlântica se apague para sempre.
Luciano Moreira Lima,
Bruno Carlos Rennó Ribeiro Soares. Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
1 – Segundo o texto, a “estrela com penas” é encontrada:
( ) no
céu. ( ) no
mar. ( )
na floresta.
2 – Aponte o trecho em
que o adjetivo sublinhado exprime uma opinião dos autores:
( ) “[...] o
papa-moscas-estrela é tão bonito quanto qualquer galã do cinema.”
( ) “[...] uma sequência rápida de sons do tipo
metálico.”
( )
“[...] essa pequenina estrela da Mata Atlântica se apague para sempre.”
3 – De acordo com os
autores do texto, há pessoas que se referem ao “papa-moscasestrela” como
“maria-tesourinha”. Explique: __________________________________________________________________________
4 – Segundo o texto, “O papa-moscas-estrela é uma espécie
endêmica da Mata Atlântica [...]”. O que isso significa?
__________________________________________________________________________
5 – No trecho “A ave vive embrenhada no meio do taquaral
[...]”, a palavra grifada poderia ser substituída por:
( ) “isolada”. ( ) “escondida”. ( )
“enroscada”.
6 – Localize a parte do texto que define a taquara:
__________________________________________________________________________
7 – De acordo com o
texto, o papa-moscas-estrela e o bem-te-vi pertencem à mesma família. Com isso,
eles têm em comum:
( ) o tipo de canto.
( ) o
inseto como principal alimento.
( ) a forma de
capturarem o alimento.
Importante!
Beijos.
Língua Inglesa 🍉
6º A/B/C/D/E/F
Teacher: Silvia
Whatsapp: 991325489
Entregar dia: 30/08/2021
Enviar atividade no
e-mail: silviamcs0411@gmail.com
Você lerá um quadro de
horários de turmas de 5º e 6ºanos de uma escola dos Estados Unidos. Você acha
que as disciplinas de lá são diferentes das oferecidas em sua escola? Por quê?
Observe o quadro de
horário escolar e responda as questões.
1. Read the text again and
do the following.
a) Qual é o objetivo do texto?
d) Quantas horas por dia os estudantes ficam nessa escola?
I. almoço
II. esportes
III. lanche
IV. lazer
I. Arte
II. Ciências
III. Latim
IV. Matemática
g) Em que dias da semana os estudantes têm Educação Física?
.
Matemática ⏳
6º
Anos
PROF.(S):SIMONE 6º A; B; C e D;
Giziela 6º E; F;
ENTREGA:20/08/21_
e_mail: regsilva@prof.educacao.sp.gov.b
e_mail: giziela@prof.educacao.sp.gov.br
whatsap:(11) 98961–5847
whatsap:(11) 97628–3073
CMSP:https://youtu.be/
Copiar as atividades
no caderno
Àrea e Perímetro
Definição:
Área é a medida
de uma superfície.
|
base x altura = 4 x 2 = 8cm²
Perímetro é a soma dos todos os lados de uma figura geométrica.
A melhor forma de entender a situação é fazendo
um desenho e, apesar de não mencionado na canção, vamos considerá-lo
retangular.
Exercícios:
1)
Calcule as áreas das figuras abaixo:
2) Calcule a soma (adição) dos perímetros abaixo:
a) P = 500 + 500 + 60 + 60 =
b) P = 670 + 670 + 20 + 20 =
c) P = 475 + 475 + 40 + 40 =
d) P = 250 + 250 + 50 + 50 =
e) P = 400 + 400 + 70 + 70 =
f) P = 300 + 300 + 80 + 80 =
g) P =
145 + 145 + 90 + 90 =
🐢 Ciências 🐛
6º A,B,C,D e E.
Professora Bete
WhatsApp: (11) 96915-2022
Email:elisabetefmnascimento@gmail.com
Entrega:30/08/2021
Leia o
texto (não precisa copiar o texto).
Copie as
questões no seu caderno de ciências e as resolva,tire foto e envie para a professora.
Sistema Nervoso
Vamos aprender quem controla seu corpo e
o corpo de todos os animais!!
A maioria dos animais vivem em constante
movimento. A todo momento, comandos são enviados para que o corpo realize
várias ações. O controle das ações existe para manter o funcionamento do
organismo. Tudo acontece de maneira tão rápida que o consciente não consegue
identificar todas as fases.
O Sistema Nervoso é responsável por
controlar as funções de um corpo, é a representação de uma rede de comunicação
entre organismos.
É composto por um conjunto de órgãos que
possui a função de captar as mensagens, estímulos e entender cada um deles. Ao
compreender esses estímulos, o sistema nervoso consegue armazenar essa
informação e transformar em respostas, seja movimentos, sensações ou
constatações.
Existem dois tipos de sistema nervoso:
Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico.O Sistema Nervoso
Central é composto pelo encéfalo e pela medula espinal.
ATIVIDADE
1)Qual a função do
sistema nervoso?
2)Como é composto o
sistema nervoso?
3)Quais são os tipos de
sistema nervoso?
História👀
6º Ano
Prof. Sidney
(11) 95905
9549 – Sidney
ENTREGAR:
_até 31/08_
Atividade
Egito e Mesopotâmia
1) A Mesopotâmia é comumente confundida como
uma civilização e cultura ordenada e centralizada, mas na realidade é o berço
de diversas culturas e povos ao longo da história. Dos povos que habitaram na
região, qual deles promoveu o surgimento da escrita cuneiforme?
a)
Caldeus
b)
Assírios
c)
Amoritas
d)
Sumérios
e)
Acadianos
2) Leia
os textos a seguir.
“O
Egito Antigo surgiu e se desenvolveu no entorno do rio Nilo. Conforme afirmou
o historiador grego Heródoto “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Com isso, não é
incorreto afirmar que o Egito Antigo existia graças ao Nilo” (FABER, 2011). |
“Mesopotâmia
vem do grego e quer dizer “entre rios” (meso = meio, entre. Já potamus
= rio. Potamus deu origem ao termo que designa a água que é boa
para beber, ou seja, potável). “Entre Rios” faz referência ao fato da região
ficar entre os rios Tigre e Eufrates” (FABER, 2011”). |
Qual a
importância dos rios para o desenvolvimento das primeiras cidades e
civilizações?
Fazer a atividade no
caderno, tire fotos da atividade feita e envie no e-mail ou no WhatsApp
para ser avaliada.
GEOGRAFIA
6º ano
Prof Vinicius 6º A, C, F
Prof. Regina B, D, E
Entrega _/_
Leia o texto abaixo e copie-o em
seu caderno. Após isso, copie a questão 1 em seu caderno e resolva.
PARALELOS E MERIDIANOS
São as linhas imaginárias que ‘cortam’ o globo terrestre e que
utilizamos como referência para a localização. As linhas horizontais são
chamadas de paralelos/latitudes e as linhas verticais são
chamadas de meridianos/longitudes. Elas dividem o planeta em diferentes
hemisférios e permitem que consigamos encontrar os diferentes fenômenos que
ocorrem no planeta. O principal paralelo recebe o nome de ‘Linha do Equador’,
enquanto o principal meridiano leva o nome de ‘Meridiano de Greenwich’”
Para complementar a explicação, assista ao vídeo disponível no
link: https://www.youtube.com/watch?v=Akjy3Dj4UzM
Abaixo
temos 5 afirmações. Coloque V para verdadeira e F para falso. Logo após,
corrija as opções falsas para que se tornem verdadeiras.
( ) Os paralelos e meridianos são essenciais
para os sentidos de localização no planeta Terra.
(
) Os paralelos dividem o planeta terra no sentido horizontal; o
principal paralelo se chama Meridiano de Greenwich
( ) A
Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios iguais: o norte e
o sul
( ) Os meridianos dividem o planeta Terra no
sentido vertical; o principal meridiano se chama Linha do Equador
(
) O Meridiano de Greenwich divide o mundo em dois hemisférios iguais: o
sudoeste e o nordeste
Entrega:
Professor Vinicius - Whatsapp:
97886-8622
Professora Regina - Whatsapp:
91138-6638
PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: MARGARETE.
TURMAS: 6° C, D, E, F.
PROFESSORA: SILVIA
TURMAS: 6° A, B.
ENDEREÇO PARA ENTERGA DAS ATIVIDADES: EMAIL: Professora Margarete: (11)76556245 coelhocosta@professor.educacao.sp.gov.br
Professora Silvia: (11)966985908
ATIVIDADE:
Baseado na charge e no texto de reflexão responda as
seguintes questões.
1- Qual ou quais os seus superpoderes?
TECNOLOGIA INOVA
PROFESSORA: MARGARETE.
TURMAS: 6° A, B, D, E, F.
PROFESSORA: ANA
MARIA
TURMA: 6º: C.
ENDEREÇO PARA ENTERGA DAS ATIVIDADES: EMAIL: Professora Margarete: (11)76556245 coelhocosta@professor.educacao.sp.gov.br
Professora Ana Maria (11)968755008
Influenciador digital: o que é e como classificá-lo?
Influenciador digital é um indivíduo que
possui um público fiel e engajado em seus canais online e, em alguma medida,
exerce capacidade de influência na tomada de decisão de compra de seus
seguidores.
Segundo
a revista Forbes, uma das mais
importantes quando se trata de marketing digital, o termo “influência”, neste
contexto, está diretamente relacionado aos seguidores com quem o influenciador
compartilha conteúdo.
O Influencer
Marketing Hub, dos Estados Unidos, complementa a
definição ao afirmar que o influenciador “tem o poder de afetar a decisão de
compra por causa da sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com
seu público”.
TAMANHO DO INFLUENCIADOR DIGITAL.
Não existe um tamanho certo para que uma pessoa seja considerada influenciadora. Ela pode ter dezenas de milhões de seguidores ou pode contar com apenas algumas centenas. É por isso que existem algumas classificações
para os influenciadores de acordo com o número de seguidores que
possuem.
Tamanho do
influenciador digital
As cinco classificações que aparecem
imagem são:
·
Megainfluenciador é o grupo em que
figuram as grandes estrelas, mesclando nativos digitais, como Whindersson Nunes, e
estrelas do esporte e da música, como o jogador de futebol Neymar e a cantora
Anitta, por exemplo. Todos passaram da casa de 1 milhão de seguidores.
· Macroinfluenciadores (500 mil a 1 milhão de seguidores) e intermediários (100 mil a 500 mil) são normalmente pessoas que já têm grande relevância em segmentos específicos ou nichos. Dois exemplos: o comediante
·
Microinfluenciadores (10
mil a 100 mil seguidores) e nanoinfluenciadores (menos
de 10 mil) são bastante nichados. Individualmente, talvez não causem grande impacto em um segmento.
Mas, em grupo, podem alcançar audiências significativas.
Por
que essas classificações são relevantes? Porque elas são levadas em
consideração quando marcas fazem ações com influenciadores, o que constitui a
base do marketing de influência.
E
aí mora uma diferença significativa. Influenciadores, por si só, não são
sinônimo de marketing de influência. O influencer
marketing — como o termo foi originalmente alcunhado, em
inglês — acontece quando as marcas se associam aos creators para alcançar seus
públicos com fins de marketing.
Para essa finalidade, gestores de
marketing não se baseiam apenas no número de seguidores dos influenciadores. Eles
precisam ir além e fazer uma avaliação mais completa.
O tripé da influência
O que caracteriza o grau de influência
que uma pessoa efetivamente exerce sobre o público que o acompanha é o bom
desempenho em três aspectos: alcance, relevância e ressonância.
Entenda o que significa cada um dos
pilares:
·
Alcance diz respeito ao potencial que um influenciador tem de
espalhar a sua mensagem. Se ele tem muitos seguidores, seu alcance tende
naturalmente a ser grande. Mas se os seus seguidores também tiverem muitos
seguidores, o alcance se torna potencialmente ainda maior — porque pessoas
compartilham posts.
· Ressonância diz respeito ao quanto às pessoas estão efetivamente passando
a mensagem do influenciador adiante em seu segmento. O que ele diz é compartilhado,
discutido, comentado? Há interação e engajamento dentro daquele segmento ou
nicho? Esse elemento é crucial porque diferencia influenciadores reais daqueles
que compram seguidores falsos.
·
Relevância é a importância que o influenciador digital tem dentro do seu
segmento ou nicho. Perceba que ele não precisa ser popular nem ter milhões de
seguidores. Precisa apenas ser relevante dentro do grupo que se propõe a influenciar.
Este conceito do tripé da influência, em
inglês, é muitas vezes chamado de “3 Rs do marketing de influência” porque as
palavras correspondentes começam com R naquele idioma: “reach”, “ressonance” e
“relevance”.
Analisar o tripé da influência é importante
para eliminar o erro que muitas marcas cometem de avaliar um influenciador
apenas pelo número de seguidores ou pelo número de interações num post. As
próprias redes sociais já questionam a validade de dados isolados como esses.
Por
exemplo, em 2019, o Instagram decidiu esconder parcialmente o número de curtidas de cada
post, o que obriga qualquer pessoa a fazer uma análise
mais completa se quiser tirar uma conclusão sobre o desempenho da publicação.
Atividade:
1- Você segue algum
influenciador Digital? Se sua resposta for sim, cite qual ou quais você segue?
2- Você acha que estes
influenciadores podem levar as pessoas fazerem coisa errada?
3- Quais vídeos você acha que
poderia ser má influencia.
4- Responda as questões 1,2,3 e
4 do livro Currículo em Ação a pagina 163.
ARTE
6 ANO
A, B, C, D, E e F
PROFESSORA
MARISA
E-mail:
marisa.0705@hotmail.com – WhatsApp: (11) 98836-6314
Entregar até dia
27/08/21
AULA-
https://youtu.be/rip0C4Oqo7w
ATIVIDADES:
Registre em seu caderno: O 4 fatores do movimento e faça um desenho da dança
que você mais gostou.
Espaço, tempo, peso e
fluência.( Fatores do movimento)
O espaço
é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para frente, para
trás, para o lado ou diagonais; nos níveis, ou planos alto, médio e baixo, se
deslocando ou não na kinesfera. Espaço também remete a idealizar movimentos em
diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola e etc.). Tempo, remete a demora que se realiza o
movimento, de acordo com uma designação rítmica, o movimento pode ser rápido,
lento ou moderado. Tempo também pode remeter à época, momento histórico
específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se
realiza. Peso é a intensidade que se
atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado). A gravidade exerce força
sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o
corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a
gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e
expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão
forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma
raivosa ou tão fraco como um doente. Fluência
dá a ideia de movimento que tenha continuidade ou, inversamente, a falta de
fluência corresponde à interrupção do movimento. Um movimento contínuo
corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de
modo quase imperceptível (fluido, contínuo, ligado) ou, inversamente, antes
mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido)
Quando terminar de
registrar no seu caderno, tire foto e envie todas as fotos, vídeos ou áudios das
atividades para o e-mail e WhatsApp acima.
EDUCAÇÃO FÍSICA
6ºANOS
MARCIO ALEXANDRE MARCIANO
IMPORTANTE :
ENTREGAR AS ATIVIDADES NO EMAIL :
Marcioalexandremarciano40@gmail.com
Watsap 966299093
Capacidades Físicas
As capacidades físicas são
qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal
do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas
específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento
motor.Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como
componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os
mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco:
Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade. A capacidade física
ou motora, na perspectiva desse trabalho, considera que o desenvolvimento das
referidas capacidades está intrinsecamente relacionado ao processo de
crescimento e desenvolvimento. Para alguns autores, estão relacionadas à
fatores genéticos e seu desenvolvimento depende de estímulos (treinamento), e
para cada capacidade, existem fases sensíveis para o seu desenvolvimento.
Velocidade:
É a capacidade de realizar as
ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em
geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação.
Resistência:
É a capacidade de suportar e
recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um
maior espaço de tempo.
Força:
É a capacidade de vencer uma
determinada resistência através de uma contração muscular. Através dela é que
conseguimos levantar, saltar, etc.
Flexibilidade:
É a capacidade de realizar os
movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as
articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os
movimentos das danças.
Agilidade:
É a capacidade de mudar de direção
rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força. É muito utilizada nos
esportes coletivos e nas brincadeiras de “pira” onde as crianças têm de fugir
do pegador. As capacidades físicas são interdependentes, a força, por exemplo,
não está apenas no levantamento de peso ou cabo de guerra, mas também na
velocidade, no equilíbrio, e outras.
ASSISTIR
O VÍDEO DO LINK ABAIXO E FAZER UMA REDAÇÃO DE 10 LINHAS EXPLICANDO O QUE VOCÊ
ENTENDEU DO VÍDEO E FAZER O EXERCÍCIO ABAIXO E TIRAR FOTO E ENVIAR AO PROFESSOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário