6° Anos






E.E.PARQUE SANTOS DUMONT
😀💭💥💙👽

CULMINÂNCIA DAS ELETIVAS



 





ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE





 OUTUBRO  / NOVEMBRO

 

MATEMÁTICA🌸

Professora: Giziela

6° E, F.

Professora: Simone

6º A; B; C; D.


1. (SARESP 2009) Jonas, com sua bicicleta, pedala na pista circular

de ciclismo do clube. Ao dar 4 voltas, ele percorre 1 600 m. Se

quiser percorrer 8 km, mantendo o ritmo, ele dará um número de

voltas igual a:

a) 2

b) 5

c) 10

d) 20


2. Um recipiente de concentrado de suco de maracujá informa que

cada 500 mililitros desse concentrado devem ser diluídos em 1 000

mililitros de água. Quantos mililitros de água serão necessários para dissolver 250

mililitros desse concentrado de suco de maracujá?



CIÊNCIAS 🐈

TURMAS 6A,6b,6C,6D e 6E

Profª Elisabete

TURMA 6F

PROFª Ana Maria

 

SISTEMA LOCOMOTOR

sistema locomotor é o responsável pela nossa locomoção, sendo constituído pelo esqueleto e pelos músculos esqueléticos. Esse sistema é, portanto, formado por dois sistemas: o sistema esquelético e o sistema muscular. Problemas que os afetam causam impacto negativo na nossa vida, desencadeando, por exemplo, dores e dificuldade para realizarmos nossas atividades diárias.

Sistema locomotor

O sistema locomotor é formado por dois componentes: o sistema esquelético e o sistema muscular. Esses dois sistemas atuam juntos, uma vez que os ossos servem de local de fixação para a musculatura esquelética do nosso corpo. A seguir, conheceremos um pouco mais a respeito deles:



O sistema locomotor é formado pelos sistemas esquelético e muscular.

  • Sistema esquelético

O sistema esquelético é formado pelo esqueleto humano, o qual é composto por 206 ossos. Na extremidade dos ossos chamados de longos, podemos observar a presença também de cartilagem. O esqueleto humano pode ser dividido em duas regiões: esqueleto axial e esqueleto apendicular.

esqueleto axial é formado por 80 ossos e é composto pelos ossos que formam a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. O esqueleto apendicular, por sua vez, é formado pelos 126 ossos que compõem os membros superiores e inferiores e as cinturas escapular e pélvica. A chamada cintura escapular garante que os membros superiores conectem-se ao esqueleto axial, enquanto a pélvica  garante a conexão dos membros inferiores a esse esqueleto.

Classificação dos ossos

Os ossos que compõem o esqueleto humano podem ser classificados de acordo com a relação existente entre seu comprimento, espessura e largura. Os ossos chamados de longos são aqueles que apresentam um grande comprimento: um exemplo é o fêmur, o maior osso do nosso corpo. Temos também os ossos chamados de curtos, aqueles que apresentam pouco comprimento, sendo similares seu comprimento, largura e espessura: um exemplo são os ossos do carpo, que formam o nosso punho. Por fim temos os ossos chatos, que apresentam pouca espessura: podem ser encontrados formando a nossa caixa craniana.



no desenho alguns dos ossos que formam o esqueleto humano.

Articulações

Os ossos que compõem o nosso corpo estão unidos por meio das articulações. De acordo com o grau de movimento permitido pelas articulações, podemos classificá-las em móveis, semimóveis e imóveis. As articulações móveis permitem grande movimentação e podem ser encontradas, por exemplo, no ombro e no joelho. As imóveis não permitem movimentação e podem ser encontradas formando o crânio. Temos ainda as semimóveis, que apresentam uma movimentação, porém ela é limitada; são observadas nas vértebras da coluna.

  • Sistema muscular

O sistema muscular é formado pelos músculos que compõem o nosso corpo. Eles constituem de 40% a 50% do peso do nosso organismo e atuam em diferentes funções, garantindo, por exemplo, a nossa movimentação bem como a passagem dos alimentos pelo nosso sistema digestório, a passagem da urina pelo sistema urinário e a nossa respiração.

Classificação dos músculos

Os músculos podem ser classificados em três tipos: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo não estriado. Os músculos não estriados são encontrados nos nossos órgãos internos, como vasos sanguíneos, esôfago e bexiga. Eles apresentam uma contração involuntária, ou seja, sua contração ocorre independentemente da nossa vontade. O músculo estriado cardíaco está presente em nosso coração e também apresenta contração involuntária.

Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos nossos ossos. São eles que permitem, portanto, nosso deslocamento. A contração desses músculos é voluntária, ou seja, acontece por meio do nosso comando. Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos ossos por tendões, que são formados por tecido conjuntivo.

A maioria desses músculos está ligada a dois ossos e sua contração garante a movimentação dessas estruturas. Geralmente eles não trabalham sozinhos e sim em conjunto para garantir-se a movimentação. No nosso braço, por exemplo, para que ocorra a sua flexão, é necessário que o bíceps contraia-se e o tríceps relaxe. Para a extensão do braço, observamos o contrário, sendo fundamental que o bíceps relaxe e o tríceps contraia-se. Dizemos, nesses casos, que os músculos apresentam movimentos antagônicos.


Observe na figura o movimento antagônico realizado pelos bíceps e tríceps.

Importância do sistema locomotor

O sistema locomotor é responsável pela movimentação e deslocamento do nosso corpo. Além disso, ele garante sustentação de partes moles do corpo e proteção de órgãos internos. Nosso esqueleto funciona ainda garantindo a produção das células sanguíneas e servindo de local para armazenamento de sais.

Problemas que afetam o sistema locomotor

O sistema locomotor pode ser afetado por diferentes fatores, tais como postura inadequada, alimentação deficiente ou mesmo prática de atividades físicas de maneira incorreta. Alguns dos problemas que o afetam são:

  • Desvios posturais: a má postura pode levar a problemas como hiperlordose (curvatura acentuada na região lombar), hipercifose (curvatura acentuada na região torácica, formando a famosa corcunda), e escoliose (curvatura lateral da coluna).
  • Osteoporose: essa doença é caracterizada pela perda de massa óssea, que deixa os ossos fracos e mais sujeitos a fraturas. Acomete, principalmente, pessoas idosas e, com maior frequência, mulheres após a menopausa. Baixa ingestão de cálcio na alimentação durante a vida pode estar relacionada com essa doença.
  • Distensão muscular: quando um músculo é submetido a um estiramento excessivo e ocorre a ruptura de fibras musculares. Apesar de ser comum em pessoas que praticam esportes, também pode ocorrer durante atividades do dia a dia, quando submetemos nosso músculo a um grande esforço.

Exercício sobre o sistema locomotor

Para verificar o que você aprendeu sobre o tema, preparamos uma cruzadinha que você deverá responder utilizando-se dos conhecimentos adquiridos neste texto. Preparado(a)?





HISTÓRIA📚

Profa. Vanilda (6º A e B)

Prof. Sidney (6º C, D, E e F)

(11) 95905 9549 – Sidney

(11) 94598 2093 – Vanilda

Atividade

 

1) Pesquise em um dicionário e apresente uma definição para a palavra “cidadania”.

 2) De acordo com o texto “Cidadania na Antiguidade Clássica”, do Caderno do Aluno, volume 3, página 136, explique como funcionava a ideia de cidadania em Atenas, na Grécia Antiga. 

3)  De acordo com o texto “Cidadania na Antiguidade Clássica”, do Caderno do Aluno, volume 3, página 136, explique como funcionava a ideia de cidadania na Roma Monárquica.

 


GEOGRAFIA🌼

Prof. Vinicius 6º A, C, F 
Prof. Regina B, D, E 
Entrega 15/11 

Copie as questões em seu caderno e, em seguida, responda. 

1) Complete os espaços faltantes no texto abaixo com as palavras adequadas que estão localizadas na caixa abaixo.
 As palavras devem ser usadas apenas uma vez cada. 


PLACAS - TSUNAMIS - CROSTA - MANTO - TERREMOTOS - TREMORES - TECTÔNICAS


 A camada da _________ terrestre não é inteira, ela é bastante fragmentada, formando as placas ___________. Essas placas se movimentam por conta das correntes de convecção no ________. Quando as placas se movem, inúmeros fenômenos podem acontecer no planeta, como as falhas e dobramentos e também os ___________ e erupções vulcânicas. Os terremotos são __________ que ocorrem na crosta terrestre provocados pela movimentação das ________ tectônicas. Podem ocorrer tanto no continente como no oceano (quando se formam os _________ ).  As ondas dos terremotos se propagam e a sua intensidade é maior perto do seu ponto de origem.

 2) Sobre a Formação Interna da Terra, preencha as alternativas com V para verdadeiro e F para falso. Após isso, corrija as falsas para que se tornem verdadeiras. 

( ) A crosta terrestre não é fragmentada e ela existe de forma inteira no planeta.

 ( ) O núcleo da Terra é pastoso e é considerado o responsável pela movimentação das placas tectônicas. 

( ) Terremotos e tsunamis são comuns no Brasil, pois o país está localizado no encontro de muitas placas tectônicas 

( ) Os terremotos são as únicas atividades existentes como resultado das movimentações das placas tectônicas 

3) Faça uma pesquisa, escrita a mão em seu caderno, a respeito dos Vulcões. Explique como se dá o seu funcionamento, quais os locais de maior concentração deles e faça um desenho esquemático sobre o seu funcionamento. Use sites da internet, livros e fontes confiáveis para encontrar os resultados. 

Entrega: 

Professor Vinicius - Whatsapp: 97886-8622 

Professora Regina - Whatsapp: 91138-6638


INGLÊS🌳


6º A/B/C/D/E/F

Teacher: Silvia

Whatsapp: 991325489

Entregar dia: 16/11/2021

Enviar atividade no e-mail: silviamcs0411@gmail.com


Exercises

Answer the questions.

1- What’s your hobby? (Qual o seu hobby?)


2- What do you like doing in your free time? (O que você gosta de

fazer no seu tempo livre?)


3- What activity do you like practice to relax? (Que atividade você

gosta de praticar para relaxar?)


ARTE🐛

Professora Marisa


1ª)Existem relações entre o teatro e o circo?
2ª)Você sabe o que é uma improvisação teatral? Justifique sua resposta
3ª)Quais profissionais trabalham em um circo?


PROJETO VIDA🌹

PROFESSORA: MARGARETE.

TURMAS: 6° C, D, E, F.

PROFESSORA: SILVIA

TURMAS: 6° A, B.

Professora Margarete: (11)76556245 

Professora Silvia: (11)966985908


A arte de ouvir e dialogar são duas das mais nobres funções da inteligência.
Elas são cultivadas no terreno da confiabilidade, da empatia e da liberdade.
Quem não aprender a ouvir nunca saberá dialogar. Quem não aprender a falar
de si mesmo, nunca será um bom ouvinte. A arte de ouvir refresca a relação e
a arte de dialogar nutre o amor. São leis universais que fundamentam a
qualidade de vida das relações sociais.

Treine ser amigo, treine trocar experiências.

• Não defenda veementemente seus pontos de vistas.
•Reconheça seus erros.
• Não queira ganhar batalhas e perder o amor.

QUEM QUER CULTIVAR AMOR DEVE TER CORAGEM PARA FAZER PELO MENOS QUATRO
PERGUNTAS DURANTE TODA SUA VIDA Á PESSOA QUE AMA (PAIS, COMPANHEIROS, IRMÃOS,
FILHOS, AMIGOS):
QUANDO EU TE DECEPCIONEI?
QUE COMPORTAMENTOS MEUS TE ABORRECEM?
O QUE EU DEVO FAZER PARA TORNA-LO MAIS FELIZ?
COMO POSSO SER UM AMIGO, PAI, MÃE, MELHOR?



                               



SETEMBRO


Para o mês de setembro, faremos um simulado,contemplando todo o conteúdo trabalhado em sala,junto aos nossos professores.
É importante que vocês leiam as questões com muita atenção, relembre o conteúdo e resolva com bastante comprometimento. 
                                                                                  Boa Atividade




6º ANO

 

ATIVIDADES MENSAL – SETEMBRO



HORA DA LEITURA 💬💭


Assista o vídeo e escreva um pequeno texto falando da história narrada. Entregue para seu professor de língua Portuguesa


https://www.youtube.com/watch?v=LHcOKWiZFvU

 

                                   Conto Biográfico    - Monteiro Lobato - Vida e Obra




LÍNGUA PORTUGUESA 🌵

1-   Complete os espaços com os pronomes abaixo, Consulte o quadro de pronomes em seu caderno.

 

LO -  SUA – MEUS – ELE - SEUS

1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, _________ vida muda completamente, já que _________ pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ___________. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá- _________ com o avô paterno (Paulo Autran). Porém, o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha de ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é vizinho do avô de Mauro.

 

Agora que você completou o quadro, leia com atenção e responda as questões 2 e 3.

 2 – O pronome “lo” se refere:

 

a) ao avô materno.

b) ao vizinho do avô de Mauro.

c) ao Mauro.

d) ao velho judeu solitário.

 

3– O pronome “meus” indica:

a) afetividade

b) posse

c) ênfase

d) prioridade

 

 

MATEMÁTICA🌸

Professora: Giziela

6° E, F.

Professora: Simone

6º A; B; C; D.

 

Enviar para meu email:giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whatsapp (11) 976283073 - 6º E; F.

Enviar para meu email:simoneregsilva@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whatsapp (11) 989615847- 6º A; B; C; D.

 

 

Assistir a aula para responder

https://youtu.be/5VGOUg2WLDw

 

4) Um jogo de computador, Eduardo fez 990 pontos e seu primo Carlos,735. Quantos pontos eles fizeram juntos?

a) 1723

b) 1825

c) 1725

d) 1625

 

 

5) Vitória foi ao mercado e comprou um leite no valor de R$ 4,00 reais, e pagou com uma nota de R$ 10,00 reais. Quanto ela recebeu de troco?

 

a) R$ 8,00 reais.

b) R$ 6,00 reais.

c) R$ 5,00 reais.

d) R$ 6,50 reais.

 

 

6) Carolina comprou um livro por $ 83,90 e pagou com uma nota de R$ 100,00. Ela recebeu de troco?

                                


CIÊNCIAS 🐈

Exercícios sobre os órgãos dos sentidos, visão, audição, olfato, paladar e tato 6º ano ciências ensino fundamental.

Professoras: Bete e  Ana Maria

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. ... Cada órgão do sentido está adaptado a responder a um determinado estímulo e possui receptores sensoriais capazes de transformar esses estímulos em impulsos nervosos.




 

1) A sensação de cheiro é dada:

A) pelas cavidades nasais.
B) pelo cérebro.
C) pelo bulbo olfativo.
D) pelas papilas gustativas.

2) Os cinco sentidos são:

A) água, luz, calor, frio e chuva.
B) visão, audição, tato, paladar e olfato.
C) pizza, sorvete, cachorro quente, frutas e balas.
D) pés, mãos, braços, pernas e pescoço.


3) Tudo o que sentimos e percebemos é controlado e interpretado por um conjunto de órgãos, que ficam dentro da cabeça: o encéfalo, juntamente com a medula e os nervos. Relacione o sentido ao órgão responsável por sua percepção:
A) orelhas.
B) língua.
C) pele.
D) olhos.
E) nariz.

(   ) tato.
(   ) paladar.
(   ) visão.
(   ) olfato.
(   ) audição.

4) Numere as regiões da língua, de acordo com a relação dos sabores que são mais bem percebidos por elas:





5) No homem, os canais semicirculares, órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio, estão localizados na

A) orelha interna.
B) orelha média.
C) na medula.
D) orelha externa.




HISTÓRIA📚

Atividade (6º Ano) - História

 Professores Sidney e Vanilda 

10) Os primeiros homens do gênero homo, do qual fazemos parte, originaram-se há cerca de 2 milhões de anos. Eram nômades, caçadores e coletores, utilizavam instrumentos rústicos, de pedra, ossos e madeira. A tirinha abaixo representa um importante passo no desenvolvimento da humanidade. Identifique-o:





a) Abrigo em cavernas.

b) Descoberta do fogo.

c) Uso de armas.

d) Roupas de pele.

 

11) Observe a imagem a seguir.

 



 

A imagem acima apresenta personagens do desenho animado “Os Flintstones”. Após estudarmos a Pré-História, podemos afirmar que a imagem apresenta algumas informações incorretas. Apresente sua resposta expondo qual o erro histórico mostrado na imagem e cite 3 características do período histórico retratado na imagem.

 

12) Leia o texto a seguir.

 

Durante muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia. No entanto, novas descobertas arqueológicas indicaram seu desenvolvimento, ao mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo, tais como: na Suméria, no Egito, ou na China.

A escrita cuneiforme é uma das mais antigas de que temos registro. Criada pelos Sumérios.

Caderno do Aluno, página 149.





GEOGRAFIA🌼

6º ano

Prof. Vinicius 6º A, C, F

Prof. Regina B, D, E

 

13) Leia o texto abaixo com atenção. Após relembrar o funcionamento das coordenadas geográficas, olhe o mapa com atenção e identifique as coordenadas dos 4 pontos (A, B, C, D) e preencha a tabela em seu caderno com as respostas.

 

Como vimos em aula, as coordenadas geográficas são de extrema importância para as noções de localização que temos no mundo. Para a identificação das coordenadas, tudo que deve ser feito é: localizar o ponto específico; a partir desse ponto siga a linha horizontal até a “borda” do mapa e o valor escrito indicará a latitude. Depois disso, no mesmo ponto, siga a linha vertical até a “borda” do mapa e o valor escrito indicará a longitude. Não se esqueça que: junto aos valores achados, deverá se indicar qual hemisfério está situado - norte e sul (para as latitudes) e leste e oeste (para as longitudes).

 





 



 

Copie as questões 2 e 3 em seu caderno e, em seguida, responda.

14) Consulte um planisfério e assinale as alternativas corretas.

a)    O Brasil está localizado no hemisfério sul e oeste

b)    A Rússia está localizada no hemisfério norte e leste

c)    A China está localizada no hemisfério sul e oeste

d)    O Canadá está localizado no hemisfério norte e leste

e)    A Austrália está localizada no hemisfério sul e oeste

f)     A Índia está localizada no hemisfério norte e leste

 

15) Abaixo temos 3 afirmações. Coloque V para verdadeira e F para falso. Logo após, corrija as opções falsas para que se tornem verdadeiras. 

(    ) O movimento de rotação é caracterizado pelas voltas que o planeta Terra realiza ao redor de seu próprio eixo e tem uma duração média de 365 dias.

(    )  A rotação permite a percepção que temos dos dias e da noite.

(   ) O movimento de translação é caracterizado pelas voltas que o planeta Terra realiza em volta do Sol e tem uma duração média de 24 horas..

(   ) A translação e a inclinação do eixo terrestre permitem a existência das quatro estações: verão, outono, inverno e primavera.

 Entrega:

Professor Vinicius - Whatsapp: 97886-8622

Professora Regina - Whatsapp: 91138-6638


INGLÊS🌳

6º A/B/C/D/E/F

Teacher: Silvia

 

Whatsapp: 991325489

Entregar dia: 30/09/2021

Enviar atividade no e-mail: silviamcs0411@gmail.com

 

Exercises

1-Qual a alternativa correta para a tradução da palavra “Breakfast ”?

a) jantar.

b) almoço.

c) café da manhã.

 

2- Answer  the questions:

Parte superior do formulário

 a) What is the first day of the week?

 b) What is your favorite day of the week and why? 

 

3- Como se diz “Educação física” em inglês?

a) Physics.

b) Physical Education.

c) Humanities.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA🌺

ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO EDUCAÇAÕ FÍSICA 6ºANOS

PROFESSOR MARCIO

 

CAPACIDADES FÍSICAS

18-QUAIS SÃO AS CAPACIDADES FÍSICAS QUE VOCÊ CONHECE?

19-QUAL É A CAPACIDADE FÍSICA QUE FAZEMOS QUANDO ACONTECE UMA MUDANÇA DE DIREÇÃO RAPIDAMENTE?

20-QUAL É A CAPACIDADE FÍSICA ENVOLVIDA QUANDO CHUTAMOS UMA BOLA?

 


ARTE🐛

Professora Marisa

21- Você conhece os fatores do movimento.?

22-O que você entende por movimentos corporais?

 

23-O que é figurino na dança?

 

 


PROJETO VIDA🌹

PROFESSORA: MARGARETE.

TURMAS: 6° C, D, E, F.

PROFESSORA: SILVIA

TURMAS: 6° A, B.

Professora Margarete: (11)76556245 

Professora Silvia: (11)966985908

 

Tema: Estudante todos os dias.

Questões que foram trabalhas na sala de aula.

24-- Como é o seu dia- a- dia na escola?

25- Quais dificuldades você enfrenta para fazer suas atividades fora da escola?

26- O que você faz para se organizar e completar as sua atividades.

 

 

 

TECNOLOGIA📱

 

PROFESSORA: MARGARETE.

TURMAS: 6° A, B, D, E, F.

PROFESSORA: ANA MARIA

TURMA: 6º: C.

ENDEREÇO PARA ENTERGA DAS ATIVIDADES: EMAIL: Professora Margarete: (11)76556245 

Professora Ana Maria (11)968755008

Questões que foram trabalhadas em sala de aula, agora pensem e respondam.

 

27- Você sabe me explicar o que é um influenciador digital? E onde ele atua?

28- Por que muitas pessoas querem se tornar um (a) influenciado (a) digital?

29- Quando pensamos em fazer comunicação para exercer o papel da cidadania, como, por exemplo, no jornalismo, imaginamos um processo de planejamento, produção e publicação. Então é correto afirmar que:

 a) O jornalista pode publicar qualquer informação sem saber a sua procedência.

b) É função de o jornalista checar a procedência da informação, revisa-la e edita-la.

c) É obrigação de o jornalista publicar notícias falsas “Fake News”.

 😃💛

 

 

 

 











E.E.PARQUE SANTOS DUMONT

ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE

AGOSTO



🌸   Língua Portuguesa   🍀


6º ANOS

Profª Ivone, Lilian e Mary

 

Ivone.profa@ hotmail.com

Wats App (11) 911490-120

 

ENTREGA até 23/08/2021

 

Atividade semanas 09/08/2021 a 23/04/2021

 

Uma estrela com penas

          Quem acha que só existem estrelas no céu, no mar ou no cinema, engana-se! Na floresta – mais precisamente na Mata Atlântica – também é possível encontrar estrelas, mas do tipo emplumadas: estamos falando do papa-moscas-estrela!

A esta ave aplica-se bem o nome “passarinho” – ela tem menos de 10 centímetros de comprimento! E embora seja menos famoso, o papa-moscas-estrela é tão bonito quanto qualquer galã do cinema. Possui a cabeça marrom-avermelhada, as costas verdes, o peito cinza e a barriga branca. Uma de suas principais características é a cauda em formato de tesoura, com as pontas pretas e brancas, motivo pelo qual algumas pessoas o chamam de “maria-tesourinha”.

           O papa-moscas-estrela é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ou seja, só pode ser encontrado nesse ecossistema. Seu habitat são áreas montanhosas de florestas bem preservadas com presença de taquara (um tipo de vegetação de caule oco com folhas espaçadas), nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

          A ave vive embrenhada no meio do taquaral e, por ser pequenina, passa facilmente despercebida para aqueles que não conhecem o seu canto, uma sequência rápida de sons do tipo metálico. Por ser uma espécie bastante difícil de ser encontrada e observada, os ornitólogos (especialista em aves) sabem muito pouco sobre seus hábitos. Para se ter uma ideia, até hoje, ninguém teve sequer a sorte de encontrar seu ninho.

           Integrante da família Tyrannidae – que inclui também pássaros como o famoso bem-te-vi –, o papa-moscas-estrela, assim como os demais tiranídeos, e como seu próprio nome diz, tem os insetos como principal alimento. E esse passarinho muitas vezes captura sua refeição com muita habilidade em pleno voo.

          Por causa da destruição da maior parte da Mata Atlântica, o papa-moscas-estrela, assim como várias outras espécies que dependem desse ecossistema, encontra-se seriamente ameaçado de extinção. A continuidade da destruição das florestas pode fazer com que essa pequenina estrela da Mata Atlântica se apague para sempre.

 

                     Luciano Moreira Lima, Bruno Carlos Rennó Ribeiro Soares. Revista “Ciência Hoje das Crianças”.

 

1 – Segundo o texto, a “estrela com penas” é encontrada:

 (   ) no céu.          (    ) no mar.          (    ) na floresta.

 

 2 – Aponte o trecho em que o adjetivo sublinhado exprime uma opinião dos autores:

(    ) “[...] o papa-moscas-estrela é tão bonito quanto qualquer galã do cinema.”

 (   ) “[...] uma sequência rápida de sons do tipo metálico.”

 (   ) “[...] essa pequenina estrela da Mata Atlântica se apague para sempre.”

 

 3 – De acordo com os autores do texto, há pessoas que se referem ao “papa-moscasestrela” como “maria-tesourinha”. Explique: __________________________________________________________________________

 

4 – Segundo o texto, “O papa-moscas-estrela é uma espécie endêmica da Mata Atlântica [...]”. O que isso significa? __________________________________________________________________________

 

5 – No trecho “A ave vive embrenhada no meio do taquaral [...]”, a palavra grifada poderia ser substituída por:

(    ) “isolada”. (    ) “escondida”. (   ) “enroscada”.

 

6 – Localize a parte do texto que define a taquara: __________________________________________________________________________

 

 7 – De acordo com o texto, o papa-moscas-estrela e o bem-te-vi pertencem à mesma família. Com isso, eles têm em comum:

 (   ) o tipo de canto.

 (   ) o inseto como principal alimento.

(    ) a forma de capturarem o alimento.

 

8 – Os autores do texto destacam que o papa-moscas-estrela “encontra-se seriamente ameaçado de extinção”. Identifique o motivo: __________________________________________________________________________


 

Importante!

 Copie tudo no caderno, texto, perguntas e respostas.

 

                                                          

                                                                     Beijos.




Língua Inglesa  🍉

                        6º A/B/C/D/E/F

Teacher: Silvia

 

Whatsapp: 991325489

Entregar dia: 30/08/2021

Enviar atividade no e-mail: silviamcs0411@gmail.com

 

 Você lerá um quadro de horários de turmas de 5º e 6ºanos de uma escola dos Estados Unidos. Você acha que as disciplinas de lá são diferentes das oferecidas em sua escola? Por quê?

 

 

Observe o quadro de horário escolar e responda as questões.





 

1. Read the text again and do the following.

 

a) Qual é o objetivo do texto?


b) No quadro de horários, há alguma disciplina que você não tenha em sua escola? Qual (is)?


c) Qual língua é oferecida nessa escola?.

 

d) Quantas horas por dia os estudantes ficam nessa escola?


e) Que atividade acontece todo dia às 11h?

I. almoço 

II. esportes

III. lanche

IV. lazer

 

f) Quais das seguintes disciplinas são oferecidas às segundas-feiras?

I. Arte

II. Ciências 

III. Latim 

IV. Matemática 

 

g) Em que dias da semana os estudantes têm Educação Física?

 

h) Observe a atividade prevista para às sextas-feiras às 8h45 e tente explicar o que seria essa atividade. 






Matemática  ⏳

                              6º Anos

PROF.(S):SIMONE 6º A; B; C e D;

Giziela 6º E; F;

ENTREGA:20/08/21_

e_mail:  regsilva@prof.educacao.sp.gov.b

e_mail:  giziela@prof.educacao.sp.gov.br

whatsap:(11) 98961–5847

whatsap:(11) 976283073

 CMSP:https://youtu.be/

         Copiar as atividades no caderno

      

                     Àrea  e  Perímetro

 

 Definição:

  Área é a medida de uma superfície.



área





base x altura = 4 x 2 = 8cm²

 

Perímetro é a soma dos todos os lados de uma figura geométrica.

A melhor forma de entender a situação é fazendo um desenho e, apesar de não mencionado na canção, vamos considerá-lo retangular.

 

 

 

Exercícios:

1)    Calcule as áreas das figuras abaixo:

 




























     



 


  2)    Calcule a soma (adição) dos perímetros abaixo:

a)    P = 500 + 500 + 60 + 60 =

b)    P = 670 + 670 + 20 + 20 =

c)    P = 475 + 475 + 40 + 40 =

d)    P = 250 + 250 + 50 + 50 =

e)    P = 400 + 400 + 70 + 70 =

f)     P = 300 + 300 + 80 + 80 =

g)    P = 145 + 145 + 90 + 90 =



🐢  Ciências   🐛

6º A,B,C,D e E.

Professora Bete

WhatsApp:  (11) 96915-2022

Email:elisabetefmnascimento@gmail.com

Entrega:30/08/2021

 

Leia o texto (não precisa copiar o texto).

Copie as questões no seu caderno de ciências e as resolva,tire foto e envie para a professora.

Sistema Nervoso

 

       Vamos aprender quem controla seu corpo e o corpo de todos os animais!!

       A maioria dos animais vivem em constante movimento. A todo momento, comandos são enviados para que o corpo realize várias ações. O controle das ações existe para manter o funcionamento do organismo. Tudo acontece de maneira tão rápida que o consciente não consegue identificar todas as fases.

     O Sistema Nervoso é responsável por controlar as funções de um corpo, é a representação de uma rede de comunicação entre organismos.

     É composto por um conjunto de órgãos que possui a função de captar as mensagens, estímulos e entender cada um deles. Ao compreender esses estímulos, o sistema nervoso consegue armazenar essa informação e transformar em respostas, seja movimentos, sensações ou constatações.

      Existem dois tipos de sistema nervoso: Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico.O Sistema Nervoso Central é composto pelo encéfalo e pela medula espinal.

 

ATIVIDADE

1)Qual a função do sistema nervoso?

2)Como é composto o sistema nervoso?

3)Quais são os tipos de sistema nervoso?


História👀

6º Ano 

Prof. Sidney

 

(11) 95905 9549 – Sidney

ENTREGAR: _até 31/08_

 

Atividade

 

Egito e Mesopotâmia

 

1) A Mesopotâmia é comumente confundida como uma civilização e cultura ordenada e centralizada, mas na realidade é o berço de diversas culturas e povos ao longo da história. Dos povos que habitaram na região, qual deles promoveu o surgimento da escrita cuneiforme?

a) Caldeus

b) Assírios

c) Amoritas

d) Sumérios

e) Acadianos

 

2) Leia os textos a seguir.

O Egito Antigo surgiu e se desenvolveu no entorno do rio Nilo. Conforme afirmou o historiador grego Heródoto “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Com isso, não é incorreto afirmar que o Egito Antigo existia graças ao Nilo” (FABER, 2011).

“Mesopotâmia vem do grego e quer dizer “entre rios” (meso = meio, entre. Já potamus = rio. Potamus deu origem ao termo que designa a água que é boa para beber, ou seja, potável). “Entre Rios” faz referência ao fato da região ficar entre os rios Tigre e Eufrates” (FABER, 2011”).

 

Qual a importância dos rios para o desenvolvimento das primeiras cidades e civilizações?

 

Fazer a atividade no caderno, tire fotos da atividade feita e envie no e-mail ou no WhatsApp para ser avaliada.


GEOGRAFIA

6º ano

Prof Vinicius 6º A, C, F

Prof. Regina B, D, E

Entrega _/_

 

Leia o texto abaixo e copie-o em seu caderno. Após isso, copie a questão 1 em seu caderno e resolva.

PARALELOS E MERIDIANOS

São as linhas imaginárias que ‘cortam’ o globo terrestre e que utilizamos como referência para a localização. As linhas horizontais são chamadas de paralelos/latitudes e as linhas verticais são chamadas de meridianos/longitudes. Elas dividem o planeta em diferentes hemisférios e permitem que consigamos encontrar os diferentes fenômenos que ocorrem no planeta. O principal paralelo recebe o nome de ‘Linha do Equador’, enquanto o principal meridiano leva o nome de ‘Meridiano de Greenwich’”

 

Para complementar a explicação, assista ao vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Akjy3Dj4UzM

 

Abaixo temos 5 afirmações. Coloque V para verdadeira e F para falso. Logo após, corrija as opções falsas para que se tornem verdadeiras. 

(    ) Os paralelos e meridianos são essenciais para os sentidos de localização no planeta Terra.

(   ) Os paralelos dividem o planeta terra no sentido horizontal; o principal paralelo se chama Meridiano de Greenwich

(    )  A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios iguais: o norte e o sul

(    ) Os meridianos dividem o planeta Terra no sentido vertical; o principal meridiano se chama Linha do Equador

(   ) O Meridiano de Greenwich divide o mundo em dois hemisférios iguais: o sudoeste e o nordeste

Entrega:

Professor Vinicius - Whatsapp: 97886-8622

Professora Regina - Whatsapp: 91138-6638



PROJETO DE VIDA

PROFESSORA: MARGARETE.

TURMAS: 6° C, D, E, F.

PROFESSORA: SILVIA

TURMAS: 6° A, B.

ENDEREÇO PARA ENTERGA DAS ATIVIDADES: EMAIL: Professora Margarete: (11)76556245 coelhocosta@professor.educacao.sp.gov.br

Professora Silvia: (11)966985908

 


 






ATIVIDADE:

Baseado na charge e no texto de reflexão responda as seguintes questões.

1- Qual ou quais os seus superpoderes?





TECNOLOGIA INOVA

PROFESSORA: MARGARETE.  

TURMAS: 6° A, B, D, E, F.

PROFESSORA: ANA MARIA

TURMA: 6º: C.

ENDEREÇO PARA ENTERGA DAS ATIVIDADES: EMAIL: Professora Margarete: (11)76556245 coelhocosta@professor.educacao.sp.gov.br

Professora Ana Maria (11)968755008

Influenciador digital: o que é e como classificá-lo?

Influenciador digital é um indivíduo que possui um público fiel e engajado em seus canais online e, em alguma medida, exerce capacidade de influência na tomada de decisão de compra de seus seguidores.

Segundo a revista Forbes, uma das mais importantes quando se trata de marketing digital, o termo “influência”, neste contexto, está diretamente relacionado aos seguidores com quem o influenciador compartilha conteúdo.

Influencer Marketing Hub, dos Estados Unidos, complementa a definição ao afirmar que o influenciador “tem o poder de afetar a decisão de compra por causa da sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público”.

 

TAMANHO DO INFLUENCIADOR DIGITAL.

 

Não existe um tamanho certo para que uma pessoa seja considerada influenciadora. Ela pode ter dezenas de milhões de seguidores ou pode contar com apenas algumas centenas. É por isso que existem algumas classificações

 para os influenciadores de acordo com o número de seguidores que possuem.

Tamanho do influenciador digital

 




 

As cinco classificações que aparecem imagem são:

·         Megainfluenciador é o grupo em que figuram as grandes estrelas, mesclando nativos digitais, como Whindersson Nunes, e estrelas do esporte e da música, como o jogador de futebol Neymar e a cantora Anitta, por exemplo. Todos passaram da casa de 1 milhão de seguidores.

·         Macroinfluenciadores (500 mil a 1 milhão de seguidores) e intermediários (100 mil a 500 mil) são normalmente pessoas que já têm grande relevância em segmentos específicos ou nichos. Dois exemplos: o comediante 


Fábio Rabin (752 mil inscritos no YouTube em agosto de 2019) é relevante em stand-up comedy em São Paulo enquanto Sergio Rocha (217 mil) é o principal criador quando se trata de corrida de rua.

·         Microinfluenciadores (10 mil a 100 mil seguidores) e nanoinfluenciadores (menos de 10 mil) são bastante nichados. Individualmente, talvez não causem grande impacto em um segmento. Mas, em grupo, podem alcançar audiências significativas.

Por que essas classificações são relevantes? Porque elas são levadas em consideração quando marcas fazem ações com influenciadores, o que constitui a base do marketing de influência.

E aí mora uma diferença significativa. Influenciadores, por si só, não são sinônimo de marketing de influência. O influencer marketing — como o termo foi originalmente alcunhado, em inglês — acontece quando as marcas se associam aos creators para alcançar seus públicos com fins de marketing.

Para essa finalidade, gestores de marketing não se baseiam apenas no número de seguidores dos influenciadores. Eles precisam ir além e fazer uma avaliação mais completa.

O tripé da influência

O que caracteriza o grau de influência que uma pessoa efetivamente exerce sobre o público que o acompanha é o bom desempenho em três aspectos: alcance, relevância e ressonância.



Entenda o que significa cada um dos pilares:

·         Alcance diz respeito ao potencial que um influenciador tem de espalhar a sua mensagem. Se ele tem muitos seguidores, seu alcance tende naturalmente a ser grande. Mas se os seus seguidores também tiverem muitos seguidores, o alcance se torna potencialmente ainda maior — porque pessoas compartilham posts.

·    Ressonância diz respeito ao quanto às pessoas estão efetivamente passando a mensagem do influenciador adiante em seu segmento. O que ele diz é compartilhado, discutido, comentado? Há interação e engajamento dentro daquele segmento ou nicho? Esse elemento é crucial porque diferencia influenciadores reais daqueles que compram seguidores falsos.

·         Relevância é a importância que o influenciador digital tem dentro do seu segmento ou nicho. Perceba que ele não precisa ser popular nem ter milhões de seguidores. Precisa apenas ser relevante dentro do grupo que se propõe a influenciar.

Este conceito do tripé da influência, em inglês, é muitas vezes chamado de “3 Rs do marketing de influência” porque as palavras correspondentes começam com R naquele idioma: “reach”, “ressonance” e “relevance”.

Analisar o tripé da influência é importante para eliminar o erro que muitas marcas cometem de avaliar um influenciador apenas pelo número de seguidores ou pelo número de interações num post. As próprias redes sociais já questionam a validade de dados isolados como esses.

Por exemplo, em 2019, o Instagram decidiu esconder parcialmente o número de curtidas de cada post, o que obriga qualquer pessoa a fazer uma análise mais completa se quiser tirar uma conclusão sobre o desempenho da publicação.

 

Atividade:

1- Você segue algum influenciador Digital? Se sua resposta for sim, cite qual ou quais você segue?

2- Você acha que estes influenciadores podem levar as pessoas fazerem coisa errada?

3- Quais vídeos você acha que poderia ser má influencia.

4- Responda as questões 1,2,3 e 4 do livro Currículo em Ação a pagina 163.

 





                                                                      ARTE

6 ANO A, B, C, D, E e F

PROFESSORA MARISAParte superior do formulário
E-mail: marisa.0705@hotmail.com – WhatsApp: (11) 98836-6314

Entregar até dia 27/08/21

AULA- https://youtu.be/rip0C4Oqo7w

ATIVIDADES: Registre em seu caderno: O 4 fatores do movimento e faça um desenho da dança que você mais gostou.

Espaço, tempo, peso e fluência.( Fatores do movimento)

O espaço é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para frente, para trás, para o lado ou diagonais; nos níveis, ou planos alto, médio e baixo, se deslocando ou não na kinesfera. Espaço também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola e etc.). Tempo, remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com uma designação rítmica, o movimento pode ser rápido, lento ou moderado. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza. Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado). A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente. Fluência dá a ideia de movimento que tenha continuidade ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à interrupção do movimento. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível (fluido, contínuo, ligado) ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido)

Quando terminar de registrar no seu caderno, tire foto e envie todas as fotos, vídeos ou áudios das atividades para o e-mail e WhatsApp acima. 

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

6ºANOS

MARCIO ALEXANDRE MARCIANO

 

IMPORTANTE :

ENTREGAR AS ATIVIDADES NO EMAIL :

Marcioalexandremarciano40@gmail.com

Watsap  966299093

         

Capacidades Físicas

 

As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade. A capacidade física ou motora, na perspectiva desse trabalho, considera que o desenvolvimento das referidas capacidades está intrinsecamente relacionado ao processo de crescimento e desenvolvimento. Para alguns autores, estão relacionadas à fatores genéticos e seu desenvolvimento depende de estímulos (treinamento), e para cada capacidade, existem fases sensíveis para o seu desenvolvimento.

 

Velocidade:

É a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação.

Resistência:

É a capacidade de suportar e recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço de tempo.

Força:

É a capacidade de vencer uma determinada resistência através de uma contração muscular. Através dela é que conseguimos levantar, saltar, etc.

Flexibilidade:

 

É a capacidade de realizar os movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças.

 

 Agilidade:

É a capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força. É muito utilizada nos esportes coletivos e nas brincadeiras de “pira” onde as crianças têm de fugir do pegador. As capacidades físicas são interdependentes, a força, por exemplo, não está apenas no levantamento de peso ou cabo de guerra, mas também na velocidade, no equilíbrio, e outras.

 

 

ASSISTIR O VÍDEO DO LINK ABAIXO E FAZER UMA REDAÇÃO DE 10 LINHAS EXPLICANDO O QUE VOCÊ ENTENDEU DO VÍDEO E FAZER O EXERCÍCIO ABAIXO E TIRAR FOTO E ENVIAR AO PROFESSOR.

 

https://youtu.be/X61pkVLP1EE





 




Nenhum comentário:

Postar um comentário