7° Anos





E.E.PARQUE SANTOS DUMONT


ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE





 OUTUBRO  / NOVEMBRO



 


PORTUGUÊS 🍁


1 - Leia os discursos abaixo apresentados na linguagem informal e os transcreva para a linguagem formal:

A) Fui na casa do Carlos porque tava rolando uma festa daora.
B) E aê, Ju! Como cê tá?

C) Tem uma galera muito sem noção!

D) Se liga nesse som, mano.

E) Ela ficou babando aquele vestido.

 

2 - De acordo com as atividades e explicações em aulas, responda o que você compreende por linguagem formal:

 

Resposta: 




MATEMÁTICA👋

Professores  ALLYSON / GIZIELA


1) Em uma sala de aula há 30 alunos, dos quais 40% são meninas. Quantas meninas têm na sala?

 a) 10 meninas

b) 12 meninas
c) 15 meninas
d) 18 meninas

2) 25 representa quantos por cento de 200?

a) 12,5%
b) 15,5%
c) 16%
d) 20%

3) Determine o resultado da expressão sugerida:

a) 30% de $ 3500,00

b) 8% de $ 583,00

c) 2% de $  1820,00




👍HISTÓRIA


Prof. Sidney

(11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)

Atividade

 

1) Sobre as expedições “Bandeiras”, marque a alternativa correta.

a) O objetivo era realizar o mapeamento do território, viabilizando sua colonização além do litoral, sobretudo, fazendo o levantamento dos recursos econômicos como ouro e pedras preciosas para atender somente aos interesses lusitanos.

b) As bandeiras eram as entradas feitas pelos espanhóis, que eram, por isso, chamados “bandeirantes”, partiam de Minas Gerais em direção ao interior da colônia.

c) As bandeiras eram fixadas pelos portugueses para demarcar o território, de acordo com o Tratado de Tordesilhas.

d) As bandeiras eram as entradas feitas pelos paulistas, que eram, por isso, chamados “bandeirantes”, partiam de São Paulo em direção ao interior da colônia navegando o rio Tietê e, depois, outros rios.

 

2) Qual é a diferença entre as expedições “entradas” e “bandeiras”? Explique.

 

3) De acordo com o Caderno Do Aluno, volume 3, página 137, apresente dois (2) aspectos positivos e dois (2) aspectos negativos da ação dos Bandeirantes Paulistas no período colonial.

Dois aspectos positivos

Dois aspectos negativos

 

 

 

 

 



GEOGRAFIA🔮

Professora Maria do Carmo 


1) Com suas palavras descreva o significado de dois biomas.

2) Dê um exemplo de desigualdade social no mundo atual.
3) Em Poucas linhas escreva o que você aprendeu até agora nesse 4º bimestre em Geografia(6 linhas)

 

INGLÊS   👩👩


   7º A / B / C    Teacher: Silvia

Enviar atividade no e-mail: silviamcs0411@gmail.com

Whatsapp: 991325489   Entregar até dia: 22/10/2021

7º D / E / F   Teacher: Celene

Enviar atividade no e-mail: celene.senna.valerio@gmail.com

Whatsapp: 96381-1600  Entregar até dia: 22/10/2021


ENVIE APENAS AS RESPOSTAS PARA SUA PROFESSORA.


Com a ajuda de um dicionário ou alguma ferramenta da internet, escolha a opção que melhor traduz os termos sublinhados.


1. I don't eat much meat. I prefer vegetables.

A. Frutas

B. Carne

C. Queijo


2. How much is this bread?

A. Pão

B. Leite

C. Bolacha


3. I love barbecue.

A. Ovo

B. Doces

C. Churrasco


4. Don't eat eggs every day.

A. Leite

B. Salada

C. Ovos


5. Do you like chocolate cake?

A. Bolacha

B. Fruta

C. Bolo


6. Please give me some cheese.

A. Leite

B. Queijo

C. Biscoito


7. Where do you buy rice?

A. Feijão

B. Torta

C. Arroz


8. How often do you eat pie?

A. Torta

B. Bolo

C. Farofa


ARTE     👒  🎀

Professora Marisa


1- Quais estilos de dança voce conhece?

2- O que é coreografia?

3- O que voce sabe sobre espaço e tempo na dança?


PROJETO VIDA   👪  💜


PROFESSORA: MARGARETE.

TURMAS: 7° A, B, C, D.

PROFESSORO: ALLISON

TURMAS: 7° E, F.

 Margarete: (11)76556245 

Professor Allison: (11)965263461


A arte de ouvir e dialogar são duas das mais nobres funções da inteligência.

Elas são cultivadas no terreno da confiabilidade, da empatia e da liberdade.

Quem não aprender a ouvir nunca saberá dialogar. Quem não aprender a falar de si mesmo, nunca será um bom ouvinte. A arte de ouvir refresca a relação e a arte de dialogar nutre o amor. São leis universais que fundamentam a qualidade de vida das relações sociais.

Treine ser amigo, treine trocar experiências.

• Não defenda veementemente seus pontos de vistas.

•Reconheça seus erros.

• Não queira ganhar batalhas e perder o amor.

QUEM QUER CULTIVAR AMOR DEVE TER CORAGEM PARA FAZER PELO MENOS QUATRO

PERGUNTAS DURANTE TODA SUA VIDA Á PESSOA QUE AMA (PAIS, COMPANHEIROS, IRMÃOS,FILHOS, AMIGOS):

QUANDO EU TE DECEPCIONEI?

QUE COMPORTAMENTOS MEUS TE ABORRECEM?

O QUE EU DEVO FAZER PARA TORNA-LO MAIS FELIZ?

COMO POSSO SER UM AMIGO, PAI, MÃE, MELHOR?

 

 

 








SETEMBRO


Para o mês de setembro, faremos um simulado, contemplando todo o conteúdo trabalhado em sala,junto aos nossos professores.
É importante que vocês leiam as questões com muita atenção, relembre o conteúdo e resolva com bastante comprometimento. 
                                                                                  Boa Atividade


HORA DA LEITURA 💬💭


Assista o vídeo e escreva um pequeno texto falando da história narrada. Entregue para seu professor de língua Portuguesa


https://www.youtube.com/watch?v=hKDHcfU-2rM

     Magali no Restaurante | COMENDO FORA | Quadrinhos da Mônica





PORTUGUÊS 🍁


1. Separe o sujeito do predicado das orações abaixo

a) Sofia chegou cansada ao trabalho.

b) Joana e Felipe caminharam muito hoje.

c) Luísa e Paula estão fazendo torta de maracujá.

d) Maria Vitória chegou ofegante à aula.

e) Alan continua atencioso comigo.


2. O que é oração?

3. Escreva o que você entendeu sobre sujeito.

4. O que é predicado?


MATEMÁTICA👋

Professores  ALLYSON / GIZIELA

 

1)    Júlia e sua prima compraram 108 carrinhos e pagaram R$ 216,00. Deste valor sua prima pagou R$ 126,00 pelos seus carrinhos.

a)    Qual foi o valor pago por Júlia?

R:

b)    Quanto custa cada carrinho?

R:

c)    Quantos carrinhos Júlia comprou?

R:

d)    Quantos carrinhos a prima comprou?

R:

 

2) Maria Joaquina comprou os seguintes materiais escolares: Uma borracha R$ 00,50; um caderno R$5,00; Um apontador R$ 1,00; Uma tesoura R$ 2,00. Ao todo quanto Maria Joaquina gastou?

 

 

3) Um restaurante oferece no cardápio três saladas distintas, quatro tipos de carne, três variedades de bebidas e quatro sobremesas diferentes. Uma pessoa deseja uma salada, um prato de carne, uma bebida e uma sobremesa. De quantas maneiras diferentes a pessoa poderá fazer seu pedido?

 

     

 

CIÊNCIAS🐢

Professora Malvina – Ciências 7° anos

 

SANEAMENTO BÁSICO

 

         De acordo com a Lei 11.445/07, podemos definir como saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
         Para que uma água de qualidade chegue à casa dos moradores de uma determinada população, ela deve ser captada e tratada para que se torne potável. Todos os processos necessários para enviar água de qualidade à população incluem-se no saneamento básico.
         O saneamento básico também se preocupa com os despejos de uma comunidade. Sendo assim, é fundamental que exista um sistema de esgotos eficiente para evitar a proliferação de doenças e de contaminação da água que está sendo consumida.
         Para muitos, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos não se enquadram em saneamento básico. Entretanto, eles são fundamentais para se manter um ambiente saudável. É essencial que exista em toda cidade um programa de coleta, tratamento e destinação adequada do lixo produzido pela população, bem como os lixos encontrados nas vias públicas.
         É comum que muitas cidades não tenham um programa eficaz de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Todavia, é um item importantíssimo do saneamento básico, pois o sistema de drenagem evita, por exemplo, as enchentes e alagamentos, que são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, como a leptospirose.

FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-saneamento-basico.htm

RESPONDA

1- De acordo com a Lei 11.445/07, podemos definir como saneamento básico?

2- Para que uma água de qualidade chegue à casa dos moradores de uma determinada população, o que deve ser feito?

3-Coloque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Para que uma água de qualidade chegue à casa dos moradores de uma determinada população, ela deve ser captada e tratada para que se torne potável.

( ) Para muitos, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos se enquadram em saneamento básico.

( ) O saneamento básico não se preocupa com os despejos de uma comunidade.

( ) É comum que muitas cidades não tenham um programa eficaz de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas

( ) É essencial que exista em toda cidade um programa de coleta, tratamento e destinação adequada do lixo produzido pela população, bem como os lixos encontrados nas vias públicas.

 

                                            

👍HISTÓRIA  


Profa. Ariana  arianamanzo@prof.educacao.sp.gov.br   7ºA,B e C

whatsapp 95992-7519


Com base nos debates, leituras e visualizações do documentário Guerras do Brasil episódio 1, podemos observar como a história dos diversos povos indígenas foi e ainda é apagada, o quanto seus direitos são constantemente negados e retirados.

E que a luta indígena por demarcação de Terras é a luta da população brasileira como um todo, principalmente no que diz respeito a preservação da Natureza, dos recursos necessários para a vida humana e toda as outras vidas do planeta.

Leia com atenção e esmero a reportagem sobre a população indígena guarulhense e suas demandas, e responda as questões a seguir no caderno. Mande pelo zap ou na aula presencial (que é bem melhor por sinal!).

Segundo a Associação Arte Nativa, hoje seriam pouco mais de 1.700 indígenas em Guarulhos, originários de várias partes do Brasil, mas a Prefeitura contesta esse número. A Subsecretaria da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Assuntos Difusos, informa que, oficialmente, a população de índios considerada é de 1.434 pessoas, com base nos dados do IBGE, de 2010. Face à divergência dos dados de uma e outra fonte, é razoável estimar a população indígena da cidade atual esteja entre 1.500 e 1.600 indivíduos, um número médio entre os dois parâmetros. Talvez a entidade indígena tenha superestimado a contagem, mas também os dados da Prefeitura podem estar já bem defasados, passados oito anos do último censo oficial. Nesse período, a população cresceu, por causa da migração comum e constante de índios de outras localidades do país para cá e também em razão do nascimento de crianças índias na cidade.

As lideranças indígenas da Arte Nativa e a Prefeitura também divergem quanto às etnias que formam essa população. Seriam sete, de acordo com a Subsecretaria da Igualdade Racial, que reconhece apenas as etnias Wassu-Cocal, Tupi, Kaimbé, Fulni-ô, Pankararé, Pankararu e Pataxó, enquanto para aquela entidade seriam 16 etnias: além daquelas sete, também os povos Xucuru, Guajajara, Xavante, Geripanko, Terena, Guarani, Tupinambá, Kariri-Chocó e Truká.

(...)

Há um espaço destinado a ser escola. Já conta com carteiras e lousa, mas ainda sem professores. Por isso, 20 crianças e 10 jovens da aldeia estão sem estudos. A Fundação Nacional do Índio (Funai) afirma que “o povo indígena tem direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Seguindo o regime de colaboração, posto pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação, mas cabe aos Estados e Municípios a execução para a garantia deste direito dos povos indígenas”

Outra frente importante da Associação Arte Nativa, segundo seus dirigentes, são as ações que visam o resgate da cultura e da tradição indígena, especialmente para preservação da língua, da história, dos usos e costumes indígenas, através da educação, da produção e distribuição de artesanatos e de manifestações culturais, como as danças e a contação de histórias. Este resgate também consiste em buscar e reunir o povo indígena disperso pela cidade. Awa, Awaratan e outros “educadores indígenas”, como se denominam, saem pela cidade à procura de índios ou descendentes que ainda não estejam associados e conscientizá-los quanto à importância e necessidade de aderirem às práticas linguísticas e culturais da comunidade e lutar pelos direitos indígenas. Por isso, os líderes e aqueles que vivem na aldeia sempre estão caracterizados com vestimentas, adereços e pinturas para serem vistos e identificados com facilidade e, assim, tornarem-se referência a outros indivíduos indígenas e também a pessoas que possam simpatizar com a causa e apoiar ou ajudar de diversas formas.

(...)

DISCRIMINAÇÃO

Os índios que não participam da Associação estão dispersos por vários bairros de Guarulhos. Para Awa, “a maioria se esconde; não se identificam como índio, não querem aparecer como índio”, por receio de serem estigmatizados e sofrerem discriminação, ou por terem-se aculturado a tal ponto que perderam as referências de seu povo.

O presidente da Associação, Awa Kuaray, informa que a maior comunidade indígena em Guarulhos são os xucurus que vivem na região do Jardim Adriana e Cocaia e, depois, a aldeia no Cabuçu. Fora dessas duas concentrações, boa parte vive em condições precárias na periferia da cidade, muitas vezes em áreas de risco, como as margens de córregos. Enfim, em situação de pobreza.

Um dos grandes problemas dos indígenas, de um modo geral, e não é diferente para os de nossa cidade, é o estigma que, na Sociologia, significa “a marca que designa alguém como desqualificado ou menos valorizado, que está inabilitado para aceitação social plena” (cf. https://goo.gl/QWyMPP). A estigmatização gera discriminação e leva à exclusão social.

 

Os índios de Guarulhos, segundo narram Awa e Awaratan, também sofrem muito preconceito, com frequência são insultados e até ameaçados de agressões. Awa conta que muitas pessoas nas ruas, nos coletivos, em todo lugar, olham os índios com curiosidade e espanto, como se fossem animais exóticos. Ironia pura, pois o termo exótico significa “estrangeiro, o que não é originário do país em que ocorre; que não é nativo” (https://goo.gl/orFVY1), e nada mais originário e nativo em nosso país do que o povo indígena.

“Difícil entender este comportamento dos ‘brancos’”, diz Awaratan. E, se prestarmos atenção, há mesmo uma contradição da parcela social que estigmatiza os índios porque, em geral, são aceitas com naturalidade, por exemplo, pessoas tatuadas, com cabelos coloridos ou piercings no rosto e outras partes do corpo, mas é comum o estranhamento ao ver um índio com suas roupas típicas, seus adereços tradicionais e suas pinturas corporais. Isso sem contar as ocasiões em as que pessoas comportam-se com aversão ou até repulsa por eles.

Conta o presidente da Associação Arte Nativa que é tristemente comum os índios serem alvo de chacotas e humilhações em locais públicos, como na linha de ônibus que eles mais utilizam para deslocamentos do Jardim Acácio para o metrô Tucuruvi. Ele conta que no mesmo sábado, 21, em que falou ao Click Guarulhos, sua irmã foi vítima de insultos naquela linha de ônibus. “Nós estamos sempre a caráter, com nossas roupas, com o cocar, e as pessoas falam mal, riem, estranham que falemos ao celular, acham que se é índio, não pode ter celular. Também sofremos com preconceito dos motoristas dos ônibus, que com frequência passam direto quando veem os índios no ponto”, diz Awa Kuaray.

1.     Quantos indígenas vivem atualmente na cidade, e quais são suas etnias?

2.     Qual a situação social que vivem esses povos na cidade?

3.     Como parte da sociedade os trata?

4.     Qual a importância da cultura e conhecimentos dos povos indígenas? E porque é importante a luta por demarcações das reservas indígenas?

 

Atenção!!!!! Mais que a nota tente praticar seu senso crítico, sua capacidade de ver e sentir o mundo!!!! Boa atividade  !!!

Fontes e material de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=VeMlSgnVDZ4&t=961s

https://www.clickguarulhos.com.br/2018/04/30/indios-em-guarulhos-como-vivem-o-que-pensam-e-o-que-reivindicam/?fbclid=IwAR2ts86uKbLZk3uVFQ7fO3sY_EYLNvIxmC4r809ByIK4_iGqPRUOh2kXv_g



👊HISTÓRIA 

7º D e E

Sidney E-mail: sidhisto@gmail.com

WhatsApp: (11) 95905 9549 – Sidney

1) Sobre a sociedade Maia é correto afirmar:

a) Eram diferentes grupos étnicos que habitavam o centro do México, entre os séculos XIV e XVI, organizados em uma confederação de três cidades-Estados

b) Habitavam as Cordilheira dos Andes, atualmente correspondendo ao território do Peru, Bolívia, Chile e Equador.

c) Monoteístas, possuíam um regime político baseado na democracia.

d) Politeístas, possuíam um regime político baseado na teocracia, cujas lideranças eram encaradas como divindades. A estrutura da sociedade era estamental e a economia fundamentava-se no cultivo do milho.

 

2) Observe a imagem a seguir:



Imagem: Cidade de Machu Picchu.

 

Machu Picchu foi uma das poucas cidades incas que sobreviveram à conquista espanhola, provavelmente por não ter sido descoberta pelos europeus na época colonial.

 

“A cidade de Machu Picchu”. ARARIBÁ MAIS: história. Organizadora Editora Moderna; editora responsável: Ana Claudia Fernandez. 1. Ed, São Paulo: Moderna, 2018. P. 83.

 

Apresente características religiosas e políticas da sociedade Inca.

 

 

3) Observe a imagem a seguir.




Imagem: Crianças indígenas.

 

A cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, e os povos indígenas foram grandes influenciadores da formação da identidade cultural brasileira.

Cite 4 contribuições culturais e/ou alimentares originadas de povos indígenas para a sociedade em geral.

 

 

GEOGRAFIA🔮

Professora Maria do Carmo

 

1-O que você aprendeu em geografia nesse bimestre?!

2- Qual Região brasileira tem maior número de população indígena?!

3- Marque com um X a resposta correta
A tribo Tapajós pertence à qual Estado brasileiro?

Bahia [ ]
Ceará [ ]
São Paulo [ ]
Amazonas [ ]
Mato Grosso [ ]


INGLÊS   👩👩

   7º A / B / C    Teacher: Silvia


7º D / E / F   Teacher: Celene


Whatsapp: 96381-1600  Entregar dia: 27/09/2021

 

Exercises

 

1- Sobre o uso de can e can’t em inglês, assinale a opção correta em relação à frase “Sorry, I can’t help you”:

a) Can’t exprime o sentido de proibição.

b) Can’t exprime o sentido de incapacidade.

c) Can’t exprime o sentido de adoração.

d) Can’t exprime o sentido de empatia.

2- Qual a alternativa correta para a tradução da palavra “ Whales” ?

 

a) borboleta.

b) peixe.

c) baleia.

 

3- Você já assistiu a algum documentário? Qual era o tema? O que  você aprendeu com ele?





EDUCAÇÃO FÍSICA    💪   💬

PROFESSOR MARCIO

 

ESPORTES DE PRECISÃO

 

1-     QUAIS SÃO OS ESPORTES DE PRECISÃO QUE VOCÊ CONHECE?

2-     EM QUAIS LOCAIS PODE SER JOGADO A BOCHA?

3-     QUAL É A DIFERENÇA DO BOCHA E DO BOLICHE?




ARTE     👒  🎀

Professora Marisa

 

1- Quais estilos de dança você conhece?

2- O que é coreografia?

3- O que você sabe sobre espaço e tempo na dança?



 PROJETO VIDA   👪  💜


PROFESSORA: MARGARETE.

TURMAS: 7° A, B, C, D.

PROFESSORO: ALLISON

TURMAS: 7° E, F.

 Margarete: (11)76556245 

Professor Allison: (11)965263461

 

Questões que foram trabalhadas na sala de aula:

1- O que é um sonho fantasia e qual a sua função para nós seres humanos? Explique.

1-  Você tem sonhos fantasia?              

 

3- Qual a diferença entre sonho fantasia e sonhos reais?

 



 TECNOLOGIA   🔭

PROFESSORA: MARGARETE.

TURMAS: 7° A, B, C, D.

PROFESSORO: JOSÉ ROBERTO

TURMAS: 7° E, F.

E (11)76556245 

Professor José Roberto: (11)945718257

 

Questões que foram trabalhadas em sala de aula.

1- O que você entende por fake News?

2- O que a escola significa para você?

3- O que você mudaria na sua escola se fosse possível?




Queridos alunos , façam as atividades em seu caderno com muito carinho e dedicação 🍀








E.E.PARQUE SANTOS DUMONT

ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE

AGOSTO

       📖

                                                                                                                   LÍNGUA PORTUGUESA

                   Professora Flávia :7º A,B,C, D e E

                                      Professora Ednalva : 7º F

• Acompanhem as aulas pelo CMSP

E MAIL: flaviacnovato@gmail.com

Whats 95428-4421


Com base no que estudamos em sala, responda:

a) Oque é sujeito?

b) Quais os tipos de sujeito?

c) Construa um exemplo com cada tipo de sujeito, seja criativo.


Pesquise e escreva

O que são predicados? Dê 2 exemplos.


Língua Inglesa   7º A / B / C    Teacher: Silvia

Enviar atividade no e-mail: silviamcs0411@gmail.com

Whatsapp: 991325489   Entregar até dia: 20/08/2021

7º D / E / F   Teacher: Celene

Enviar atividade no e-mail: celene.senna.valerio@gmail.com

Whatsapp: 96381-1600  Entregar até dia: 20/08/2021

 

 

Copie e responda no seu caderno, tire uma foto e envie para a sua professora.

 

Revisão: Verbo modal CAN




MATEMÁTICA

 

Professora: Giziela

Professor: Allyson

7º A; B; C; E; F.

Entregar até dia 20/08

 

Enviar para meu email :  giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsapp:

(11) 976283073 - 7º E; F.

Enviar para meu email: allysonpaulino86@gmail.com  - ou para meu whatsapp (11)

 991226290 -7º A; B; C; D.

 

 

 

ATIVIDADES

 


1) Carol sempre compra o mesmo lanche no intervalo das aulas em sua escola. Um pastel a $ 5,00 e um suco de caju a $ 2,00. Durante os primeiros 60 dias letivos. Carol gastará um total de ?

 

2) Uma caixa de bombons contém 20 bombons.Thiago queria presentear 4 sobrinhos.Para isso ele comprou duas caixas com a mesma quantidade de bombons , determine, mentalmente, quantos bombons cada sobrinho recebeu.


História

7º Ano D e E

Prof. Sidney

 

 (11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)

 

ENTREGAR: até 31/08

 

Atividade (Sociedades Pré-colombianas)

 

1) Quando Colombo chegou à região que mais tarde passaria a se chamar América, em 1492, não poderia supor que o continente fosse habitado de longa data. Na verdade, vários povos e civilizações, em estágios diversos de desenvolvimento material, ocupavam essa vasta extensão de terras. Esses povos que habitavam o território citado são conhecidos como:

 

a) Indianos, nome que os europeus davam aos nativos do “Novo Mundo”.

b) Pré-colombianos, denominação utilizada para os povos que já viviam na América antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492, expressão com grande peso etnocêntrico.

c) Pré-americanos, denominação utilizada para os povos que já viviam na América antes da chegada de Américo Vespúcio, em 1501, expressão com grande peso etnocêntrico.

d) Pré-cabralinos, denominação utilizada para os povos que já viviam na América espanhola antes da chegada de Pedro Alvarez Cabral, em 1500.

 

2)  Leia o texto a seguir.

Os conhecimentos e saberes dos povos existentes nos continentes americano e africano são anteriores ao processo colonizador dos europeus. Através do uso de símbolos, esses povos possuíam os seus próprios sistemas de escrita.

Os Astecas dominavam a técnica da escrita pictórica, com desenhos de objetos e figuras, além de usarem também a escrita hieroglífica, baseada em sons e símbolos.

O povo Akan já utilizava os símbolos Adinkras em seus tecidos para transmitir mensagens evocativas de sabedoria tradicional, os aspectos da vida e do ambiente. Eles transmitem os desejos e as virtudes da cultura akan. Os tecidos Adinkras tradicionais dispõem da técnica do carimbo com os símbolos para a confecção de seus ornamentos e vestimentas.

                                                             Fonte: Caderno do Aluno, vol. 2, página 149.

 

A partir da leitura do texto, explique como eram as técnicas de escrita dos Astecas e dos Akans antes da chegada dos europeus.

 

 

Fazer a atividade no caderno, tire fotos da atividade feita e envie no e-mail ou no WhatsApp para ser avaliada.


História

 

7° ano F

 

Professora: Regina

 

Enviar atividades no e-mail:

gcem_regina@hotmail.com

WhatsApp: 91138-6638

 

Entregar dia 27/08/2021

 

Assista os vídeos do Centro de Mídias e resolva as atividades.

 

 

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=17322&id=357

 

 

Na Roma Antiga, um “benefice” (do substantivo latino beneficium, que significa “benefício”) era a entrega vitalícia de uma faixa de terra (precária) a alguém como recompensa pelos serviços prestados, originalmente, ao Estado.

Outra tradição, esta germânica, que caracterizava o feudo como benefício era o comitatus (fidelidade):

 

 

Senhor feudal: doa terras e/ou direito de cobrar impostos.

 

Cavaleiro: retribui jurando fidelidade ao senhor e prestando serviços.

 

 

 

 

 

 

 


 

 

       Suserano                       Vassalo

 

Observe essa imagem:




 

Atividades:

 

Você consegue reconhecer os grupos da sociedade feudal aos quais pertence cada personagem? Quais são?

 

 

  

Aulas do CMSP – 06/08/2021




Geografia

Prof. Maria do Carmo 🌎

 

 

 

Questões para o blog:

1) Quais são os 3 setores da economia?

2) O que é o PIB ?

 

 

Dúvidas e perguntas no particular.

Boa Atividade!

 

HISTÓRIA

7ªA, B, e C

ARIANA

arianamanzo@prof.educacao.sp.gov.br

whatsapp 95992-7519

ENTREGA Até 15/09

 

Agosto indígena ( Habilidade EF07HI09/ EF07HI03 )

Direitos Humanos e Direitos da Natureza.

“Porque nosso território também é história, narrativa, memória, conhecimento, é a ciência que nasce do útero da terra.” Célia Xakriabá

Os povos indígenas, ou também conhecidos como originários das Américas (antes das invasões europeias [colonização]) tem na data do dia 09 de agosto como referência para recordar e se autoafirmarem quanto povos. Não é uma data para festejos, está mais ligado a ações de protestos e denúncia sobre a situação que as populações originárias estão submetidas na atualidade.

Situações essas de abandono, desigualdades, percas de território, devastação das suas culturas e do meio ambiente necessário para a manutenção dessas sociedades.

No caso brasileiro a destruição das florestas ocasionadas por interesses do agronegócio, a diminuição das leis ambientais e das leis constitucionais de garantias básicas de direitos aos cidadãos, são responsáveis diretos pelas mazelas que as populações indígenas vêm sofrendo.

Assista os vídeos a seguir e respondas as questões abaixo:

 

 













1-     Quais  são as questões abordadas pela música, animação e reportagem?

2-     A luta dos povos originários pelos territórios e as florestas é de importância para toda a sociedade?

3-     Como podemos ajudar na questão indígena?

 

Material de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=F2v0XhJ4Xbg&lc=Ugx_A5MfpYhhdXhabYl4AaABAg.9CT_OR6EqyH9CUCYTCpgvs

 






ARTE

7 ANO A, B, C, D, E e F

PROFESSORA MARISA

Parte superior do formulário


E-mail: marisa.0705@hotmail.com – WhatsApp: (11) 98836-6314

Entregar: 27/08/21

AULA- https://youtu.be/iMVn2QLiVVo

ATIVIDADES: : Registre em seu caderno: O 4 fatores do movimento e faça um desenho da dança que você mais gostou.

Espaço, tempo, peso e fluência.( Fatores do movimento)

O espaço é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para frente, para trás, para o lado ou diagonais; nos níveis, ou planos alto, médio e baixo, se deslocando ou não na kinesfera. Espaço também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola e etc.). Tempo, remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com uma designação rítmica, o movimento pode ser rápido, lento ou moderado. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza. Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado). A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente. Fluência dá a ideia de movimento que tenha continuidade ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à interrupção do movimento. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível (fluido, contínuo, ligado) ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido)

Quando terminar de registrar no seu caderno, tire foto e envie todas as fotos, vídeos ou áudios das atividades para o e-mail e WhatsApp acima.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

7ºANOS

MARCIO ALEXANDRE MARCIANO

 

IMPORTANTE :

ENTREGAR AS ATIVIDADES NO EMAIL :

Marcioalexandremarciano40@gmail.com

Watsap  966299093

         ESPORTES DE PRECISÃO


 

 





ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E FAÇA UMA REDAÇÃO DE ATÉ 10 LINHAS SOBRE O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE OS ESPORTES TIRAR FOTO E ENVIAR PARA O PROFESSOR.

LINK: https://youtu.be/7MuNqlD72WE

LINK: https://youtu.be/6KuvpaTDGWo






                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário