PORTUGUÊS 🍁
C) Tem uma galera muito sem noção!
D) Se liga nesse som, mano.
E) Ela ficou babando aquele vestido.
2 - De acordo com as atividades e
explicações em aulas, responda o que você compreende por linguagem formal:
Resposta:
MATEMÁTICA👋
Professores ALLYSON / GIZIELA
1) Em uma sala de aula há 30 alunos,
dos quais 40% são meninas. Quantas meninas têm na sala?
a) 10 meninas
2) 25 representa quantos por cento de 200?
3) Determine o resultado da expressão sugerida:
a) 30% de $ 3500,00
b) 8% de $ 583,00
c) 2% de $ 1820,00
👍HISTÓRIA
Prof. Sidney
(11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)
Atividade
1) Sobre as expedições “Bandeiras”, marque a
alternativa correta.
a) O objetivo era realizar o mapeamento do
território, viabilizando sua colonização além do litoral, sobretudo, fazendo o
levantamento dos recursos econômicos como ouro e pedras preciosas para atender
somente aos interesses lusitanos.
b) As
bandeiras eram as entradas feitas pelos espanhóis, que eram, por isso, chamados
“bandeirantes”, partiam de Minas Gerais em direção ao interior da colônia.
c) As
bandeiras eram fixadas pelos portugueses para demarcar o território, de acordo
com o Tratado de Tordesilhas.
d) As
bandeiras eram as entradas feitas pelos paulistas, que eram, por isso, chamados
“bandeirantes”, partiam de São Paulo em direção ao interior da colônia
navegando o rio Tietê e, depois, outros rios.
2) Qual é a
diferença entre as expedições “entradas” e “bandeiras”? Explique.
3) De
acordo com o Caderno Do Aluno, volume 3, página 137, apresente dois (2)
aspectos positivos e dois (2) aspectos negativos da ação dos Bandeirantes
Paulistas no período colonial.
Dois aspectos
positivos |
Dois aspectos
negativos |
|
|
|
|
GEOGRAFIA🔮
Professora Maria do Carmo
1) Com suas
palavras descreva o significado de dois biomas.
INGLÊS 👩👩
7º A / B / C Teacher: Silvia
Enviar atividade no e-mail: silviamcs0411@gmail.com
7º D / E / F Teacher: Celene
Enviar atividade no e-mail: celene.senna.valerio@gmail.com
Whatsapp: 96381-1600 Entregar até dia: 22/10/2021
ENVIE APENAS AS RESPOSTAS PARA SUA PROFESSORA.
Com a ajuda de um dicionário ou alguma ferramenta da internet, escolha a opção que melhor traduz os termos sublinhados.
1. I don't eat much meat. I prefer vegetables.
A. Frutas
B. Carne
C. Queijo
2. How much is this bread?
A. Pão
B. Leite
C. Bolacha
3. I love barbecue.
A. Ovo
B. Doces
C. Churrasco
4. Don't eat eggs every day.
A. Leite
B. Salada
C. Ovos
5. Do you like chocolate cake?
A. Bolacha
B. Fruta
C. Bolo
6. Please give me some cheese.
A. Leite
B. Queijo
C. Biscoito
7. Where do you buy rice?
A. Feijão
B. Torta
C. Arroz
8. How often do you eat pie?
A. Torta
B. Bolo
C. Farofa
ARTE 👒 🎀
Professora Marisa
1- Quais estilos de dança voce conhece?
PROJETO VIDA 👪 💜
PROFESSORA: MARGARETE.
TURMAS: 7° A, B, C, D.
PROFESSORO: ALLISON
TURMAS: 7° E, F.
Margarete: (11)76556245
Professor Allison: (11)965263461
A arte de ouvir e dialogar são duas das mais nobres funções da inteligência.
Elas são cultivadas no terreno da confiabilidade, da empatia e da liberdade.
Quem não aprender a ouvir nunca saberá dialogar. Quem não aprender a falar de si mesmo, nunca será um bom ouvinte. A arte de ouvir refresca a relação e a arte de dialogar nutre o amor. São leis universais que fundamentam a qualidade de vida das relações sociais.
Treine ser amigo, treine trocar experiências.
• Não defenda veementemente seus pontos de vistas.
•Reconheça seus erros.
• Não queira ganhar batalhas e perder o amor.
QUEM QUER CULTIVAR AMOR DEVE TER CORAGEM PARA FAZER PELO MENOS QUATRO
PERGUNTAS DURANTE TODA SUA VIDA Á PESSOA QUE AMA (PAIS, COMPANHEIROS, IRMÃOS,FILHOS, AMIGOS):
QUANDO EU TE DECEPCIONEI?
QUE COMPORTAMENTOS MEUS TE ABORRECEM?
O QUE EU DEVO FAZER PARA TORNA-LO MAIS FELIZ?
COMO POSSO SER UM AMIGO, PAI, MÃE, MELHOR?
Magali no Restaurante | COMENDO FORA | Quadrinhos da Mônica
MATEMÁTICA👋
Professores ALLYSON / GIZIELA
1) Júlia e sua prima compraram
108 carrinhos e pagaram R$ 216,00. Deste valor sua prima pagou R$ 126,00 pelos
seus carrinhos.
a) Qual foi o valor pago por Júlia?
R:
b) Quanto custa cada carrinho?
R:
c) Quantos carrinhos Júlia
comprou?
R:
d) Quantos carrinhos a prima
comprou?
R:
2) Maria Joaquina comprou os seguintes
materiais escolares: Uma borracha R$ 00,50; um caderno R$5,00; Um apontador R$
1,00; Uma tesoura R$ 2,00. Ao todo quanto Maria Joaquina gastou?
3) Um restaurante oferece no cardápio três
saladas distintas, quatro tipos de carne, três variedades de bebidas e quatro
sobremesas diferentes. Uma pessoa deseja uma salada, um prato de carne, uma
bebida e uma sobremesa. De quantas maneiras diferentes a pessoa poderá fazer
seu pedido?
CIÊNCIAS🐢
Professora
Malvina – Ciências 7° anos
SANEAMENTO BÁSICO
De acordo com a Lei 11.445/07, podemos
definir como saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e
instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário,
limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas
pluviais urbanas.
Para que uma água de qualidade
chegue à casa dos moradores de uma determinada população, ela deve ser captada
e tratada para que se torne potável. Todos os processos necessários para enviar
água de qualidade à população incluem-se no saneamento básico.
O saneamento básico também se
preocupa com os despejos de uma comunidade. Sendo assim, é fundamental que
exista um sistema de esgotos eficiente para evitar a proliferação de doenças e
de contaminação da água que está sendo consumida.
Para muitos, a limpeza urbana e o
manejo de resíduos sólidos não se enquadram em saneamento básico. Entretanto,
eles são fundamentais para se manter um ambiente saudável. É essencial que
exista em toda cidade um programa de coleta, tratamento e destinação adequada
do lixo produzido pela população, bem como os lixos encontrados nas vias
públicas.
É comum que muitas cidades não
tenham um programa eficaz de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
Todavia, é um item importantíssimo do saneamento básico, pois o sistema de
drenagem evita, por exemplo, as enchentes e alagamentos, que são responsáveis
pela transmissão de inúmeras doenças, como a leptospirose.
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-saneamento-basico.htm
RESPONDA
1- De acordo com a Lei 11.445/07, podemos definir como
saneamento básico?
2- Para que uma água de qualidade chegue à casa dos moradores de uma
determinada população, o que deve ser feito?
3-Coloque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Para que uma água de qualidade chegue à casa dos moradores
de uma determinada população, ela deve ser captada e tratada para que se torne
potável.
(
) Para muitos, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos se enquadram em
saneamento básico.
(
) O saneamento básico não se preocupa com os despejos de uma comunidade.
(
) É comum que muitas cidades não tenham um programa eficaz de drenagem e manejo
de águas pluviais urbanas
(
) É essencial que exista em toda cidade um programa de coleta, tratamento e
destinação adequada do lixo produzido pela população, bem como os lixos
encontrados nas vias públicas.
👍HISTÓRIA
Profa. Ariana arianamanzo@prof.educacao.sp.gov.br 7ºA,B e C
whatsapp 95992-7519
Com base nos
debates, leituras e visualizações do documentário Guerras do Brasil episódio 1,
podemos observar como a história dos diversos povos indígenas foi e ainda é
apagada, o quanto seus direitos são constantemente negados e retirados.
E que a luta
indígena por demarcação de Terras é a luta da população brasileira como um
todo, principalmente no que diz respeito a preservação da Natureza, dos
recursos necessários para a vida humana e toda as outras vidas do planeta.
Leia com
atenção e esmero a reportagem sobre a população indígena guarulhense e suas
demandas, e responda as questões a seguir no caderno. Mande pelo zap ou na aula
presencial (que é bem melhor por sinal!).
“ Segundo a Associação
Arte Nativa, hoje seriam pouco mais de 1.700 indígenas em Guarulhos,
originários de várias partes do Brasil, mas a Prefeitura contesta esse número.
A Subsecretaria da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Assuntos
Difusos, informa que, oficialmente, a população de índios considerada é de
1.434 pessoas, com base nos dados do IBGE, de 2010. Face à divergência dos
dados de uma e outra fonte, é razoável estimar a população indígena da cidade
atual esteja entre 1.500 e 1.600 indivíduos, um número médio entre os dois
parâmetros. Talvez a entidade indígena tenha superestimado a contagem, mas
também os dados da Prefeitura podem estar já bem defasados, passados oito anos
do último censo oficial. Nesse período, a população cresceu, por causa da
migração comum e constante de índios de outras localidades do país para cá e
também em razão do nascimento de crianças índias na cidade.
As lideranças indígenas da Arte Nativa e a Prefeitura também
divergem quanto às etnias que formam essa população. Seriam sete, de acordo com
a Subsecretaria da Igualdade Racial, que reconhece apenas as etnias
Wassu-Cocal, Tupi, Kaimbé, Fulni-ô, Pankararé, Pankararu e Pataxó, enquanto
para aquela entidade seriam 16 etnias: além daquelas sete, também os povos
Xucuru, Guajajara, Xavante, Geripanko, Terena, Guarani, Tupinambá, Kariri-Chocó
e Truká.
(...)
Há um espaço destinado a ser escola. Já conta
com carteiras e lousa, mas ainda sem professores. Por isso, 20 crianças e 10
jovens da aldeia estão sem estudos. A Fundação Nacional do Índio (Funai) afirma
que “o povo indígena tem direito a uma educação escolar específica,
diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme
define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena.
Seguindo o regime de colaboração, posto pela Constituição Federal de 1988 e
pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação
nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é de competência
do Ministério da Educação, mas cabe aos Estados e Municípios a execução para a
garantia deste direito dos povos indígenas”
Outra frente importante da Associação Arte
Nativa, segundo seus dirigentes, são as ações que visam o resgate da cultura e
da tradição indígena, especialmente para preservação da língua, da história,
dos usos e costumes indígenas, através da educação, da produção e distribuição
de artesanatos e de manifestações culturais, como as danças e a contação de
histórias. Este resgate também consiste em buscar e reunir o povo indígena
disperso pela cidade. Awa, Awaratan e outros “educadores indígenas”, como se denominam,
saem pela cidade à procura de índios ou descendentes que ainda não estejam
associados e conscientizá-los quanto à importância e necessidade de aderirem às
práticas linguísticas e culturais da comunidade e lutar pelos direitos
indígenas. Por isso, os líderes e aqueles que vivem na aldeia sempre estão
caracterizados com vestimentas, adereços e pinturas para serem vistos e
identificados com facilidade e, assim, tornarem-se referência a outros
indivíduos indígenas e também a pessoas que possam simpatizar com a causa e
apoiar ou ajudar de diversas formas.
(...)
DISCRIMINAÇÃO
Os índios que não participam da Associação estão
dispersos por vários bairros de Guarulhos. Para Awa, “a maioria se esconde; não
se identificam como índio, não querem aparecer como índio”, por receio de serem
estigmatizados e sofrerem discriminação, ou por terem-se aculturado a tal ponto
que perderam as referências de seu povo.
O presidente da Associação, Awa Kuaray, informa que
a maior comunidade indígena em Guarulhos são os xucurus que vivem na região do
Jardim Adriana e Cocaia e, depois, a aldeia no Cabuçu. Fora dessas duas
concentrações, boa parte vive em condições precárias na periferia da cidade,
muitas vezes em áreas de risco, como as margens de córregos. Enfim, em situação
de pobreza.
Um
dos grandes problemas dos indígenas, de um modo geral, e não é diferente para
os de nossa cidade, é o estigma que, na Sociologia, significa “a marca que
designa alguém como desqualificado ou menos valorizado, que está inabilitado
para aceitação social plena” (cf. https://goo.gl/QWyMPP).
A estigmatização gera discriminação e leva à exclusão social.
Os
índios de Guarulhos, segundo narram Awa e Awaratan, também sofrem muito
preconceito, com frequência são insultados e até ameaçados de agressões. Awa
conta que muitas pessoas nas ruas, nos coletivos, em todo lugar, olham os
índios com curiosidade e espanto, como se fossem animais exóticos. Ironia pura,
pois o termo exótico significa “estrangeiro, o que não é
originário do país em que ocorre; que não é nativo” (https://goo.gl/orFVY1),
e nada mais originário e nativo em nosso país do que o povo indígena.
“Difícil entender este comportamento dos
‘brancos’”, diz Awaratan. E, se prestarmos atenção, há mesmo uma contradição da
parcela social que estigmatiza os índios porque, em geral, são aceitas com
naturalidade, por exemplo, pessoas tatuadas, com cabelos coloridos ou piercings
no rosto e outras partes do corpo, mas é comum o estranhamento ao ver um índio
com suas roupas típicas, seus adereços tradicionais e suas pinturas corporais.
Isso sem contar as ocasiões em as que pessoas comportam-se com aversão ou até repulsa
por eles.
Conta o presidente da Associação Arte Nativa que é
tristemente comum os índios serem alvo de chacotas e humilhações em locais
públicos, como na linha de ônibus que eles mais utilizam para deslocamentos do
Jardim Acácio para o metrô Tucuruvi. Ele conta que no mesmo sábado, 21, em que
falou ao Click Guarulhos, sua irmã foi vítima de insultos naquela linha de
ônibus. “Nós estamos sempre a caráter, com nossas roupas, com o cocar, e as
pessoas falam mal, riem, estranham que falemos ao celular, acham que se é
índio, não pode ter celular. Também sofremos com preconceito dos motoristas dos
ônibus, que com frequência passam direto quando veem os índios no ponto”, diz
Awa Kuaray.
1. Quantos
indígenas vivem atualmente na cidade, e quais são suas etnias?
2. Qual
a situação social que vivem esses povos na cidade?
3. Como
parte da sociedade os trata?
4. Qual
a importância da cultura e conhecimentos dos povos indígenas? E porque é
importante a luta por demarcações das reservas indígenas?
Atenção!!!!! Mais que a nota tente
praticar seu senso crítico, sua capacidade de ver e sentir o mundo!!!! Boa
atividade !!!
Fontes e material de apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=VeMlSgnVDZ4&t=961s
https://www.clickguarulhos.com.br/2018/04/30/indios-em-guarulhos-como-vivem-o-que-pensam-e-o-que-reivindicam/?fbclid=IwAR2ts86uKbLZk3uVFQ7fO3sY_EYLNvIxmC4r809ByIK4_iGqPRUOh2kXv_g
👊HISTÓRIA
7º D e E
Sidney E-mail: sidhisto@gmail.com
WhatsApp: (11) 95905 9549 – Sidney
1) Sobre a sociedade Maia é correto afirmar:
a) Eram diferentes grupos étnicos
que habitavam o centro do México, entre os séculos XIV e XVI, organizados em
uma confederação de três cidades-Estados
b)
Habitavam as Cordilheira dos Andes, atualmente correspondendo ao território do
Peru, Bolívia, Chile e Equador.
c)
Monoteístas,
possuíam um regime político baseado na democracia.
d)
Politeístas, possuíam um regime político baseado na teocracia, cujas lideranças
eram encaradas como divindades. A estrutura da sociedade era estamental e a
economia fundamentava-se no cultivo do milho.
2) Observe a imagem a seguir:
Imagem:
Cidade de Machu Picchu.
Machu
Picchu foi uma das poucas cidades incas que sobreviveram à conquista
espanhola, provavelmente por não ter sido descoberta pelos europeus na época
colonial.
“A
cidade de Machu Picchu”. ARARIBÁ MAIS: história. Organizadora Editora
Moderna; editora responsável: Ana Claudia Fernandez. 1. Ed, São Paulo:
Moderna, 2018. P. 83. |
Apresente
características religiosas e políticas da sociedade Inca.
3) Observe
a imagem a seguir.
Imagem: Crianças indígenas.
A
cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, e os povos indígenas foram
grandes influenciadores da formação da identidade cultural brasileira.
Cite
4 contribuições culturais e/ou alimentares originadas de povos indígenas para a
sociedade em geral.
GEOGRAFIA🔮
Professora Maria do Carmo
2- Qual Região brasileira tem maior número de população indígena?!
3- Marque com um X a resposta correta
A tribo Tapajós pertence à qual Estado brasileiro?
Bahia [ ]
Ceará [ ]
São Paulo [ ]
Amazonas [ ]
Mato Grosso [ ]
INGLÊS 👩👩
7º A / B / C Teacher: Silvia
7º D / E / F Teacher: Celene
Whatsapp: 96381-1600 Entregar
dia: 27/09/2021
Exercises
1- Sobre
o uso de can e can’t em
inglês, assinale a opção correta em relação à frase “Sorry, I can’t help you”:
a) Can’t exprime
o sentido de proibição.
b) Can’t exprime
o sentido de incapacidade.
c) Can’t exprime
o sentido de adoração.
d) Can’t exprime
o sentido de empatia.
2- Qual a alternativa correta para a tradução da palavra “ Whales” ?
a) borboleta.
b) peixe.
c) baleia.
3- Você já assistiu a
algum documentário? Qual era o tema? O que você aprendeu com ele?
EDUCAÇÃO FÍSICA 💪 💬
PROFESSOR
MARCIO
ESPORTES DE PRECISÃO
1- QUAIS SÃO OS ESPORTES DE PRECISÃO QUE
VOCÊ CONHECE?
2- EM QUAIS LOCAIS PODE SER JOGADO A
BOCHA?
3- QUAL É A DIFERENÇA DO BOCHA E DO
BOLICHE?
ARTE 👒 🎀
Professora Marisa
1- Quais estilos de
dança você conhece?
2- O que é
coreografia?
3- O que você
sabe sobre espaço e tempo na dança?
PROJETO VIDA 👪 💜
PROFESSORA: MARGARETE.
TURMAS: 7° A, B, C, D.
PROFESSORO: ALLISON
TURMAS: 7° E, F.
Margarete: (11)76556245
Professor
Allison: (11)965263461
Questões
que foram trabalhadas na sala de aula:
1- O que é um sonho fantasia e qual a sua função para nós
seres humanos? Explique.
1- Você
tem sonhos fantasia?
3- Qual a diferença entre sonho
fantasia e sonhos reais?
TECNOLOGIA 🔭
PROFESSORA: MARGARETE.
TURMAS: 7° A, B, C, D.
PROFESSORO: JOSÉ ROBERTO
TURMAS: 7° E, F.
E (11)76556245
Professor José Roberto: (11)945718257
Questões
que foram trabalhadas em sala de aula.
1- O que você entende por fake News?
2- O que a escola significa para você?
3- O que você mudaria na sua escola se fosse possível?
📖
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Flávia :7º A,B,C, D e E
Professora Ednalva : 7º F
• Acompanhem as aulas pelo CMSP
E MAIL: flaviacnovato@gmail.com
Whats 95428-4421
Com base no que estudamos em sala, responda:
a) Oque é sujeito?
b) Quais os tipos de sujeito?
c) Construa um exemplo com cada tipo de sujeito, seja criativo.
Pesquise e escreva
O que são predicados? Dê 2 exemplos.
Língua Inglesa 7º A / B / C Teacher: Silvia
Enviar atividade no e-mail: silviamcs0411@gmail.com
Whatsapp: 991325489 Entregar até
dia: 20/08/2021
7º D / E / F Teacher: Celene
Enviar atividade no e-mail: celene.senna.valerio@gmail.com
Whatsapp: 96381-1600 Entregar até
dia: 20/08/2021
Copie e responda no seu caderno, tire
uma foto e envie para a sua professora.
Revisão:
Verbo modal CAN
Professora:
Giziela
Professor:
Allyson
7º
A; B; C; E; F.
Entregar
até dia 20/08
Enviar
para meu email : giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsapp:
(11)
976283073 - 7º E; F.
Enviar para meu email: allysonpaulino86@gmail.com - ou para meu whatsapp (11)
991226290 -7º A;
B; C; D.
ATIVIDADES
1)
Carol sempre compra o mesmo lanche no intervalo das aulas em sua escola. Um
pastel a $ 5,00 e um suco de caju a $ 2,00. Durante os primeiros 60 dias
letivos. Carol gastará um total de ?
2)
Uma caixa de bombons contém 20 bombons.Thiago queria presentear 4
sobrinhos.Para isso ele comprou duas caixas com a mesma quantidade de bombons ,
determine, mentalmente, quantos bombons cada sobrinho recebeu.
História
7º Ano D e E
Prof. Sidney
(11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)
ENTREGAR:
até 31/08
Atividade (Sociedades Pré-colombianas)
1)
Quando Colombo chegou à região que mais tarde passaria a se chamar América, em
1492, não poderia supor que o continente fosse habitado de longa data. Na
verdade, vários povos e civilizações, em estágios diversos de desenvolvimento
material, ocupavam essa vasta extensão de terras. Esses povos que habitavam o
território citado são conhecidos como:
a)
Indianos, nome que os europeus davam aos nativos do “Novo Mundo”.
b) Pré-colombianos, denominação utilizada
para os povos que já viviam na América antes da chegada de Cristóvão Colombo,
em 1492, expressão com grande peso etnocêntrico.
c) Pré-americanos, denominação utilizada para os povos que já viviam na
América antes da chegada de Américo Vespúcio, em 1501, expressão com grande
peso etnocêntrico.
d) Pré-cabralinos, denominação utilizada para os povos que já viviam na
América espanhola antes da chegada de Pedro Alvarez Cabral, em 1500.
2) Leia o texto a seguir.
Os
conhecimentos e saberes dos povos existentes nos continentes americano e
africano são anteriores ao processo colonizador dos europeus. Através do uso
de símbolos, esses povos possuíam os seus próprios sistemas de escrita. Os
Astecas dominavam a técnica da escrita pictórica, com desenhos de objetos e
figuras, além de usarem também a escrita hieroglífica, baseada em sons e
símbolos. O
povo Akan já utilizava os símbolos Adinkras em seus tecidos para transmitir
mensagens evocativas de sabedoria tradicional, os aspectos da vida e do
ambiente. Eles transmitem os desejos e as virtudes da cultura akan. Os
tecidos Adinkras tradicionais dispõem da técnica do carimbo com os símbolos
para a confecção de seus ornamentos e vestimentas.
Fonte: Caderno do Aluno, vol. 2,
página 149. |
A partir da leitura do texto,
explique como eram as técnicas de escrita dos Astecas e dos Akans antes da
chegada dos europeus.
Fazer a atividade no
caderno, tire fotos da atividade feita e envie no e-mail ou no WhatsApp
para ser avaliada.
História
7° ano F
Professora: Regina
Enviar
atividades no e-mail:
WhatsApp:
91138-6638
Entregar dia 27/08/2021
Assista
os vídeos do Centro de Mídias e resolva as atividades.
https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=17322&id=357
Na Roma
Antiga, um “benefice” (do substantivo latino beneficium, que significa
“benefício”) era a entrega vitalícia de uma faixa de terra (precária) a alguém
como recompensa pelos serviços prestados, originalmente, ao Estado.
Outra
tradição, esta germânica, que caracterizava o feudo como benefício era o
comitatus (fidelidade):
|
|||
|
|
Suserano
Vassalo
Observe essa imagem:
Atividades:
Você
consegue reconhecer os grupos da sociedade feudal aos quais pertence cada
personagem? Quais são?
Aulas
do CMSP – 06/08/2021
Geografia
Prof. Maria do Carmo 🌎
Questões
para o blog:
1) Quais são os 3 setores da economia?
2) O que é o
PIB ?
Dúvidas e
perguntas no particular.
Boa
Atividade!
HISTÓRIA
7ªA, B, e C
ARIANA
arianamanzo@prof.educacao.sp.gov.br
whatsapp
95992-7519
ENTREGA
Até 15/09
Agosto indígena ( Habilidade EF07HI09/ EF07HI03 )
Direitos Humanos e Direitos da
Natureza.
“Porque nosso território
também é história, narrativa, memória, conhecimento, é a ciência que nasce do
útero da terra.” Célia Xakriabá
Os povos indígenas, ou também
conhecidos como originários das Américas (antes das invasões europeias
[colonização]) tem na data do dia 09 de agosto como referência para recordar e
se autoafirmarem quanto povos. Não é uma data para festejos, está mais ligado a
ações de protestos e denúncia sobre a situação que as populações originárias
estão submetidas na atualidade.
Situações essas de abandono,
desigualdades, percas de território, devastação das suas culturas e do meio
ambiente necessário para a manutenção dessas sociedades.
No caso brasileiro a destruição
das florestas ocasionadas por interesses do agronegócio, a diminuição das leis
ambientais e das leis constitucionais de garantias básicas de direitos aos
cidadãos, são responsáveis diretos pelas mazelas que as populações indígenas
vêm sofrendo.
Assista os vídeos a seguir e
respondas as questões abaixo:
1-
Quais são as questões abordadas pela música,
animação e reportagem?
2-
A luta dos povos originários pelos
territórios e as florestas é de importância para toda a sociedade?
3-
Como podemos ajudar na questão indígena?
Material de
apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=F2v0XhJ4Xbg&lc=Ugx_A5MfpYhhdXhabYl4AaABAg.9CT_OR6EqyH9CUCYTCpgvs
ARTE
7 ANO
A, B, C, D, E e F
PROFESSORA
MARISA
E-mail: marisa.0705@hotmail.com – WhatsApp: (11)
98836-6314
Entregar: 27/08/21
AULA-
https://youtu.be/iMVn2QLiVVo
ATIVIDADES:
: Registre em seu caderno: O 4 fatores do movimento e faça um desenho da dança
que você mais gostou.
Espaço, tempo, peso e
fluência.( Fatores do movimento)
O espaço
é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para frente, para
trás, para o lado ou diagonais; nos níveis, ou planos alto, médio e baixo, se
deslocando ou não na kinesfera. Espaço também remete a idealizar movimentos em
diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola e etc.). Tempo, remete a demora que se realiza o
movimento, de acordo com uma designação rítmica, o movimento pode ser rápido,
lento ou moderado. Tempo também pode remeter à época, momento histórico
específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se
realiza. Peso é a intensidade que se
atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado). A gravidade exerce força
sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o
corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a
gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e
expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão
forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma
raivosa ou tão fraco como um doente. Fluência
dá a ideia de movimento que tenha continuidade ou, inversamente, a falta de
fluência corresponde à interrupção do movimento. Um movimento contínuo
corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de
modo quase imperceptível (fluido, contínuo, ligado) ou, inversamente, antes
mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido)
Quando terminar de
registrar no seu caderno, tire foto e envie todas as fotos, vídeos ou áudios
das atividades para o e-mail e WhatsApp acima.
EDUCAÇÃO FÍSICA
7ºANOS
MARCIO ALEXANDRE MARCIANO
IMPORTANTE :
ENTREGAR AS ATIVIDADES NO EMAIL :
Marcioalexandremarciano40@gmail.com
Watsap 966299093
ESPORTES DE
PRECISÃO
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E FAÇA UMA REDAÇÃO DE ATÉ 10
LINHAS SOBRE O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE OS ESPORTES TIRAR
FOTO E ENVIAR PARA O PROFESSOR.
LINK: https://youtu.be/7MuNqlD72WE
LINK: https://youtu.be/6KuvpaTDGWo
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