EJA - 3° Ano





E.E.PARQUE SANTOS DUMONT


ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE










OUTUBRO / NOVEMBRO





                                           💖ARTE 

 

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A fonte

A imagem abaixo é uma obra A fonte, criada pelo artista francês Marcel Duchamp em 1917. Ela é formada por um mictório colocado deitado em cima de um pedestal, datado e assinado com o nome R. Mutt. Esse objeto inusitado foi enviado pelo artista para que fosse aceito em um evento organizado pela Sociedade de Artistas Independentes de Nova York, que recebia inscrições de trabalhos de artistas e as submetia à avaliação de um corpo de jurados, responsável por decidir quais trabalhos participariam da exposição.

Esses eventos são uma forma comum de divulgar a produção de artistas tanto iniciantes quanto mais experientes. Marcel Duchamp já era um artista relativamente conhecido em Nova York nessa época, por isso, entre outros motivos, utilizou o pseudônimo R. Mutt em sua inscrição. Esse pseudônimo foi escolhido por fazer alusão à palavra alemã Armut, que em português significa "pobreza". Além disso, também teve inspiração no nome de uma empresa de equipamentos sanitários, chamada Mott Works, e de um personagem jocoso de um desenho intitulado Mutt and Jett, muito conhecido na época. Dessa forma, que relações podemos estabelecer entre a obra e o pseudônimo escolhido pelo artista?

Como era de se esperar, o júri do evento não aceitou a obra na exposição por considerá-la de mau gosto. Entretanto, esse ato aparentemente irreverente de Duchamp foi uma das ações mais emblemáticas da mudança de rumos que ocorreu na arte ocidental ao longo do século XX. Com sua proposta, o artista questionou o estatuto tradicional da arte, que valoriza a obra como uma produção original do artista, feita com materiais nobres e bom acabamento.

Você deve ter notado que A fonte não é uma escultura tradicional - ou seja, feita em pedra, madeira ou metal com o objetivo de representar algo ou alguém -, ela é o próprio mictório, um objeto usado no nosso cotidiano. Trata-se de uma peça pronta, um produto industrial usado no dia a dia, que, ao ter sua posição invertida e sua estrutura assinada e datada, teve sua função original intencionalmente alterada pelo artista, transformando-se em obra de arte. Com isso, Duchamp criou o conceito de ready-made, termo em inglês que designa um objeto pronto, como objetos comuns do nosso cotidiano que, ao assumir outros significados, são transformados em obras de arte.


 


A fonte, de Marcel Duchamp, 1917. 36 cm x 48 cm x 61 cm, exposta na Galeria Nacional de Arte Moderna em Roma, 2013.


Caso não consiga abrir a imagem acesse o link da imagem abaixo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_(Duchamp)#/media/Ficheiro:Fontaine-Duchamp.jpg

 Observe a foto da obra, A fonte, no acima, e responda às questões a seguir.

a) Descreva a imagem: o que você vê nela?

b) Que objeto é esse?

c) Com que material ele é feito?

d) O objeto parece ter sido construído por um processo manual ou industrial?

e) Em que lugar está esse objeto?

f) Da maneira como está apresentado, que papel você acha que ele desempenha?

g) Há algo escrito no objeto? O quê? Qual é a função dessas palavras?

h) Para você, esse objeto é uma obra de arte? Por quê?

i) Que sensações a foto provoca em você?

j) O que você faria se fosse um crítico de arte e recebesse esse objeto para ser avaliado?

k) Qual seria a sua reação ao visitar uma exposição com obras de arte desse tipo?

 





💞MATEMÁTICA

                                                               Profa. Luciana

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1)    A figura abaixo é a planta baixa de um apartamento. Observe-a e responda às questões, considerando cada quadradinho uma unidade de medida de área:

 



 

  Qual é a área total do apartamento? 

 

a) 45 unidades 

b) 40 unidades 

c) 8 unidades 

d) 5 unidades

 

2)   Calcule a área de um círculo de raio 7 cm.

 

3)   Calcule a área de um círculo cujo diâmetro mede 18 cm.


😍 FÍSICA

                                                                       Prof. Luciana

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Sugestões para usar melhor os eletrodomésticos sem desperdiçar energia elétrica:

Geladeira

·    Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado.

·    Coloque e retire os alimentos e bebidas de uma só vez.

·    Evite guardar alimentos ou líquidos quentes na geladeira.

·    Não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros.

·    Evite a formação de uma camada muita espessa de gelo, faça o degelo periodicamente.

·    No inverno, diminua a regulagem da temperatura.

·    Mantenha limpa a parte traseira, evitando utilizá-la para secar panos, roupas, etc.

·    Verifique se as borrachas de vedação das portas estão em bom estado.
Faça assim:
1. Feche a porta da geladeira prendendo uma folha de papel e tente retirá-la*.
2. Se ela deslizar e sair facilmente é sinal que as borrachas não estão vedando corretamente. Neste caso, troque as borrachas em uma oficina de qualidade.

Repita esse teste em toda a volta da porta.

Chuveiro Elétrico

·    Evite banhos quentes demorados.

·    Utilize a posição "inverno" somente nos dias frios. A chave na posição "verão" gasta até 40% menos energia. Não mude a chave "verão-inverno" com o chuveiro ligado.

·    Não diminua, não emende nem reaproveite resistência queimada.

·    A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.

·    Se costuma lavar o banheiro utilizando a água do chuveiro, mantenha a parte elétrica desligada.

Iluminação

·    Evite acender lâmpadas durante o dia; abra bem as cortinas e persianas e use ao máximo a luz do sol.

·    Use cores claras nas paredes internas da sua residência - as cores escuras exigem lâmpadas com potência maior (Watts) que consomem mais energia.

·    Prefira lâmpadas fluorescentes ou fluorescentes compactas, pois iluminam melhor, consomem menos energia e duram até dez vezes mais do que as lâmpadas incandescentes.

·    Apague sempre as luzes dos ambientes desocupados, salvo aquelas que contribuam para a segurança.

·    Limpe regularmente luminárias, globos e arandelas para ter um bom nível de iluminamento.

Televisor, aparelho de som e computador, entre outros

·    Televisão, som ou computador? Mantenha ligado somente o aparelho que você está utilizando.

·    Evite o hábito de dormir com aparelhos ligado.

·    Não deixe aparelhos ligados sem necessidade.

Ferro elétrico

·    Espere acumular uma boa quantidade de roupa e passe tudo de uma vez. Ligar o ferro várias vezes ao dia desperdiça muita energia.

·    No caso de ferro elétrico automático, use a temperatura de aquecimento indicada para cada tipo de tecido, iniciando sempre pelas roupas que requerem temperaturas mais baixas.

·    Deixe o ferro desligado quando não estiver em uso, mesmo por intervalos curtos.

Após a Leitura responda:

1)    Você já conhecia alguma dessas sugestões? Quais? Em caso afirmativo, você implementa em sua casa? Por quê?

2)    Quais dessas você não conhecia? Pretende implementá-las em sua casa? È necessário fazer alguma adaptação para que funcionem no ambiente em que você vive? Por quê?


💬  INGLÊS

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EXERCISES

 

A) PASSE AS FRASE PARA A FORMA INTERROGATIVA:

 

1)   There are cars in the street.

 

2)   There are girls playing in the park.

 

3)   There was a plane in the sky.

 

4)   There were roses in the garden.

 

5)   There is a blue house in the street.

 

B)   ESCREVA EM INGLÊS:

 

1)    Há três quadros na parede.

 

2)    Havia uma rosa vermelha no vaso.

 

3)   Há cachorros no jardim.

 

4)   Haviam meninos jogando futebol.

 

5)   Haviam muitas figuras no livro.



HISTÓRIA 🌷


Espero que estejam todos bem, vamos inicia nossas aulas desse semestre com muita dedicação.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog , e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Email: dani_souza_moreira@hotmail.com

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Era Vargas

HISTÓRIA DO BRASIL ( Exercícios)

A Era Vargas é a fase da história brasileira em que Getúlio Vargas governou o país de 1930 a 1945. Foi forçado a renunciar à presidência após um ultimato dos militares.

 

A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários.

TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).

Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:

a) Implementou o voto direto para presidente.

b) Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações.

c) Alterou as regras para as candidaturas na ditadura.

d) Impulsionou as denúncias de corrupção administrativa.

e) Expandiu a participação com o fim do critério censitário.

 

2-A Era Vargas é conhecida como o período que abrange os quinze anos nos quais Getúlio Vargas governou o nosso país, seja como presidente provisório, seja como presidente constitucional ou como ditador. A ascensão de Vargas ao poder está diretamente relacionada com um evento que colocou fim ao período da Primeira República e ficou conhecido como:

 

a) Revolução Constitucionalista de 1932

b) Revolução Paulista de 1924

b) Revolta da Armada

d) Revolução de 1930

e) Intentona Integralista

3-Criar um Mapa Mental sobre A ERA VARGAS



💥  SOCIOLOGIA

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Link: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-importancia-da-mulher-na-

sociedade.htm

 

A importância da mulher na sociedade

A importância da mulher na sociedade faz-se cada vez mais intensiva na ocupação de cargos públicos e privados. No entanto, há ainda muitos avanços a serem conquistados.

A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.

Apesar de uma maior presença no mercado de trabalho, ainda há uma desigualdade no que se refere aos diferentes gêneros. A mulher, em muitos perfis familiares, acumula tanto as funções trabalhistas quanto as domésticas e até as maternas, ficando, muitas vezes, sobrecarregada. Além disso, o número de mulheres ocupando cargos de nível superior nas empresas ainda é menor, embora elas constituam a maioria apta a pertencer ao mercado de trabalho. E por falar em trabalho, o salário da mulher ainda é proporcionalmente menor do que o dos homens na sociedade atual, fator que fica ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras.

Nos cargos políticos, apesar de termos superado o fato de nunca ter havido uma presidente mulher no Brasil – e também em outros países da América Latina, tais como Argentina e Chile –, ainda é desigual a comparação entre mulheres e homens nos cargos executivos, legislativos e judiciários. Foi na Argentina, inclusive, que a primeira mulher (Isabel Martínez de Perón) ocupou o cargo de presidente no mundo, embora outras mulheres tenham ocupado cargos de chefes de Estado anteriormente em outros locais do globo.

Nas eleições de 2014, apenas 10% dos candidatos eleitos eram mulheres. Embora esse número seja melhor que nas eleições anteriores, ele ainda é muito baixo. Além disso, cinco estados (AL, ES, MT, PB e SE) não elegeram sequer uma mulher para um dos cargos de deputados federais, e mesmo aqueles que apresentaram os melhores índices (AP e TO) completaram apenas 38% do total de eleitos com mulheres.

É por essa desigualdade ainda latente, fruto de um passado que deixou marcas na atualidade – em que a mulher era vista apenas para a reprodução e como um complemento do homem –, que surge a necessidade de lutar pelos direitos femininos.

Não por acaso, a influência do feminismo tem crescido na sociedade, apesar do fato de muitas pessoas carregarem mitos sobre esse movimento, tal como pensar que feminismo é o contrário de machismo ou que as mulheres feministas lutam contra os homens, entre outros erros. A luta feminista é pela igualdade entre mulheres e homens na sociedade, é contra o machismo e o patriarcalismo, lutando pela liberdade individual, tanto é que homens também podem atuar, embora as lideranças devam ser obviamente compostas por mulheres.

Mais um entre os problemas vividos pelas mulheres na sociedade é a questão da violência. Embora leis específicas (tais como a “Lei Maria da Penha”) e as Delegacias da Mulher tenham sido criadas no Brasil, ainda são numerosos os casos de agressões no ambiente domiciliar, assédio, estupro, assassinatos e outros. Isso sem falar no monitoramento social constante sobre as atitudes e o corpo da mulher, que são cada vez mais cercados de “regras” e posturas morais que muitas vezes privam os direitos e as liberdades individuais.

Por todos esses motivos, embora o papel da mulher na sociedade venha se tornando cada vez maior e melhor, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. É preciso, pois, combater a cultura machista na sociedade (e isso não significa “combater os homens”!), melhorar o acesso das mulheres a postos de trabalho e cargos elegíveis, promover melhores salários, efetivar o direito da mulher sobre o seu próprio corpo e sobre a sua liberdade individual, além de efetivar a proteção de mulheres ameaçadas em seus cotidianos.

Os desafios são grandes, mas quanto menor for a resistência das pessoas no sentido de questionar ou combater as pautas femininas, mais ampla e melhor será a efetivação de uma sociedade mais igualitária. Trata-se de uma missão a ser concluída por toda a sociedade, tanto pelas mulheres quanto pelos homens.

Questão 1

Maria da Penha

Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa

Da dona “Maria da Penha”
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal, é bom e eu gosto

[…]

Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde

[…]

Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da “Maria da Penha”

ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.

A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)

a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.

b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.

c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.

d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.

e) ingestão excessiva de álcool pelos homens.

 

2- A respeito da relação entre o papel social da mulher e o mercado de trabalho, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) O salário da mulher ainda é proporcionalmente menor do que o dos homens na atualidade, fator que fica ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras.

b) O número de mulheres que ocupam cargos de nível superior e chefia nas empresas supera o de homens, que se tornaram minoria nesses níveis hierárquicos privilegiados.

c) Apesar de uma maior presença no mercado de trabalho, ainda há uma desigualdade no que se refere aos diferentes gêneros.

d) A mulher ainda procura conciliar as responsabilidades relacionadas com a sua atividade profissional e as tarefas familiares e domésticas.

e) Esteriótipos que distanciam a mulher de características ditas como masculinas, tais como objetividade, dureza para tomar decisões e frieza racional, são frequentemente usados como justificativa para a não contratação de mulheres para determinados cargos e promoção para níveis hierárquicos superiores.

 

3- Como as mulheres são vista na sociedade nos dias de hoje?

 

4-Quando as mulheres passaram a ter seus direitos?

 

5-Em que ano as mulheres ganharam o direito de trabalhar?

 


  👩  FILOSOFIA

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Platão

Biografia de Platão

Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates.

Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso. O mundo espiritual é mais elevado, eterno, onde o que existe verdadeiramente são as ideias, que só a razão pode conhecer.

Infância e juventude

Platão nasceu em Atenas, Grécia, provavelmente no ano 427 a.C. Pertencia a uma das mais nobres famílias de Atenas.

Como todo aristocrata de sua época, recebeu educação especial, estudou leitura e escrita, música, pintura, poesia e ginástica Era excelente atleta, participou dos jogos olímpicos como lutador.

Seu nome verdadeiro era Arístocles, mas recebeu o apelido de “Platão”, que em grego significa “ombros largos”.

Por tradição de família, Platão desejava dedicar-se à vida pública e fazer uma brilhante carreira politica, como descreveu em uma de suas muitas cartas.

Platão e Sócrates

Desde cedo, Platão tornou-se discípulo de Sócrates, aprendendo e discutindo com esse filósofo os problemas do conhecimento do mundo e das virtudes humanas.

Quando Sócrates foi condenado à morte sob a acusação de “perverter a juventude”, Platão desiludiu-se da política e resolveu voltar-se inteiramente para a filosofia.

Sua amizade com Sócrates quase lhe custou a vida. Foi obrigado a deixar a cidade, retirou-se para Megara, onde conviveu com Euclides.

Viajou por Cirene, Itália e Egito, entrando em contato com grandes mentalidades da época. Foram doze anos aprendendo, e criando sua própria filosofia.

Questões:

1.     Platão nasceu em qual cidade da Grécia?

2.     Qual a teoria de Platão?

3.     Como foi o desenvolvimento da educação de Platão?

4.     Qual era seu verdadeiro nome e o que significava?

5.     Platão foi discípulo de qual filósofo Grego e qual era a discussão entre eles? 


👏BIOLOGIA 


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Sistema respiratório

 

É o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico. Além disso, esse sistema está relacionado com o olfato, ou seja, nossa capacidade de permitir odores e relacionado também com a fala, devido à presença das chamadas pregas vocais em um dos órgãos do sistema respiratório.

→ Resumo

·         O sistema respiratório é um sistema relacionado com a captação de oxigênio e liberação de gás carbônico para o meio.

·         O sistema respiratório pode ser dividido em duas porções: uma parte condutora e uma parte respiratória.

·         Fazem parte da porção condutora as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e bronquíolos terminais.

·         Fazem parte da porção respiratória os bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.

·         Na porção respiratória ocorrem as trocas gasosas, ou seja, o oxigênio retirado do meio externo é disponibilizado para o sangue, e o gás carbônico entra no sistema respiratório para realizar o caminho inverso ao do oxigênio e ser eliminado para o meio.

·         A respiração acontece graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração e expiração.

·         A respiração é dependente do centro respiratório no bulbo.

→ Órgãos do sistema respiratório

Os órgãos do sistema respiratório são: fossas nasais, faringe (nasofaringe), laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Veja a seguir um pouco mais a respeito de cada um desses importantes órgãos:



Fossas nasais: o primeiro local por onde o ar passa. Nelas é possível observar três regiões: o vestíbulo, a área respiratória e a área olfatória. O vestíbulo é a parte anterior e dilatada das fossas nasais, a qual se comunica com o meio exterior. A região respiratória corresponde à maior parte das fossas nasais. Por fim, temos a área olfatória que corresponde à parte superior das fossas nasais, a qual é rica em quimiorreceptores de olfação.

·         Faringe: é um órgão musculomembranoso comum ao sistema digestório e respiratório. A parte que faz parte do sistema respiratório é denominada de nasofaringe, enquanto a parte digestória é denominada de orofaringe. A nasofaringe está localizada posteriormente à cavidade nasal.

·         Laringe: é um tubo de cerca de 5 cm de comprimento que apresenta forma irregular e atua garantindo a conexão entre a faringe e a traqueia. Na laringe, é possível perceber a chamada epiglote, que nada mais é do que um prolongamento que se estende desse órgão em direção à faringe e evita que alimento adentre o sistema respiratório. Além da epiglote, encontramos na laringe a presença das chamadas pregas vocais, que são responsáveis pela produção de som.

·         Traqueia: é um tubo formado por cartilagens hialinas em formato de C, logo depois da laringe. A traqueia ramifica-se dando origem a dois brônquios, denominados de brônquios primários.

·         Brônquios: são ramificações da traqueia, que penetram cada um em um pulmão, pela região do hilo. Esses brônquios, denominados de brônquios primários ou principais, penetram pelos pulmões e ramificam-se em três brônquios no pulmão direito e dois no pulmão esquerdo. Esses brônquios, chamados de secundários ou lobares, ramificam-se dando origem a brônquios terciários ou segmentares, que se ramificam dando origem aos bronquíolos.

·         Bronquíolos: são ramificações dos brônquios, possuem diâmetro de cerca de 1 mm e não possuem cartilagem. Esses também ramificam-se, formando os bronquíolos terminais e, posteriormente, os bronquíolos respiratórios. Os bronquíolos respiratórios marcam a transição para a parte respiratória e abrem-se no chamado ducto alveolar.

·         Alvéolos pulmonares: são estruturas que fazem parte da última porção da árvore brônquica e estão localizadas no final dos ductos alveolares. São semelhantes a pequenas bolsas, apresentam uma parede epitelial fina e são o local onde ocorrem as trocas gasosas. Geralmente, os alvéolos estão organizados em grupos chamados de saco alveolar.

·         Pulmões: são órgãos em formato de cone que apresentam consistência esponjosa e apresenta maior parte de seu parênquima formado pelos alvéolos, sendo estimada a presença de cerca de 300 milhões de alvéolos nos pulmões. Cada pulmão é revestido por uma membrana chamada de pleura. O pulmão de uma criança, geralmente, apresenta a coloração rósea, enquanto do adulto pode ter uma coloração mais escura devido à maior exposição à poeira e à fuligem.

 

→ Porção condutora e porção respiratória

Podemos dividir o sistema respiratório em duas porções: a condutora e a respiratória.

·         Porção condutora: é formada pelas fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e bronquíolos terminais. Como o nome indica, essa porção permite a entrada e saída de ar, porém sua função não acaba aí, é nessa parte que o ar é limpo, umedecido e aquecido.

·         Porção respiratória: é formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos, que são as partes responsáveis pela ocorrência das trocas gasosas. É nessa porção que o oxigênio inspirado passará para o sangue e o gás carbônico presente no sangue passará para o sistema respiratório.

→ Como funciona o sistema respiratório

O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões. O ar segue, então, dos brônquios para os bronquíolos e finalmente chega aos alvéolos pulmonares.

 

Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas, um processo também denominado de hematose. O oxigênio presente no ar que chega até os alvéolos dissolve-se na camada que reveste essa estrutura e difunde-se pelo epitélio para os capilares localizados em torno dos alvéolos. No sentido oposto ocorre a difusão de gás carbônico.

Leia também: Respiração celular

→ Controle da respiração em seres humanos

Os seres humanos possuem neurônios na região do bulbo que garantem a regulação da respiração. O bulbo percebe alterações no pH do líquido do tecido circundante e desencadeia respostas que garantem alterações no ritmo respiratório.

Quando os níveis de gás carbônico aumentam no sangue e no líquido cerebrospinal, acontece uma queda no pH. Isso acontece devido ao fato de que o gás carbônico presente nesses locais pode reagir com água e desencadear a formação de ácido carbônico (H2CO3). Esse pode dissociar-se em íon bicarbonato (HCO3-) e íons hidrogênio (H+). O aumento dos íons hidrogênio provoca a queda do pH.

O bulbo, então, percebe essas alterações, e sinais são enviados para os músculos intercostais e diafragma para que ocorra um aumento da intensidade e taxa da respiração. Quando o pH retorna ao normal, há uma redução da intensidade e taxa respiratória.

Vale destacar que alterações no nível de oxigênio no sangue desencadeiam poucos efeitos no bulbo. Entretanto, quando os níveis estão muito baixos, ocorre um aumento da taxa de respiração.

→ Inspiração e expiração

A respiração é conseguida graças à realização de dois movimentos respiratórios: a inspiração e a expiração.


Inspiração: garante a entrada de ar no sistema respiratório. Nesse processo há a contração do diafragma e dos músculos intercostais, levando a expansão da caixa torácica e diminuição da pressão em seu interior.

·         Expiração: quando o ar sai do sistema respiratório. Nesse processo os músculos torácicos relaxam, assim como o diafragma, levando à redução da caixa torácica e ao aumento da pressão interna.

Atividades sobre o sistema respiratório

Responder e envia até o dia 15.11.2021

1º Qual é a função do sistema respiratório?

2º Quais são os órgãos que fazem parte do sistema respiratório?

3º O que é a traqueia?

4º O que é a faringe?

5º Explique como funciona o sistema respiratório.










SETEMBRO


Para o mês de setembro, faremos um simulado,contemplando todo o conteúdo trabalhado em sala,junto aos nossos professores.
É importante que vocês leiam as questões com muita atenção, relembre o conteúdo e resolva com bastante comprometimento. 
                                                                                  Boa Atividade





                                    👊 LÍNGUA PORTUGUESA

                                                                          Profa. FLÁVIA 

              E-mail: flaviacnovato@gmail.com ou via whats 95428-4421


1)    Quais tipos de sujeito podemos encontrar em uma oração?

2)    O que são verbos transitivos? Como podem ser classificados? Dê um exemplo de cada.

3)     O que são verbos intransitivos? Dê um exemplo.



                                           💞MATEMÁTICA

                                                          Profa. Luciana

                       E-mail: lucianaaparecidabernardess@gmail.com / 976729091


 

1)  (PUC-RJ) - Sejam A e B os pontos (1, 1) e (5, 7) no plano. O ponto médio do segmento AB é:

a) (3, 4)

b) (4, 6)
c) (-4, -6)
d) (1, 7)

e) (2, 3)

 

2)Dado um segmento de reta AB cujas extremidades estão nas coordenadas A = (1, 3) e       B = (- 5, - 6), quais são as coordenadas do seu ponto médio?

a) (- 1,5; - 2)

b) (- 2; - 1,5)

c) (2; 1,5)

d) (1,5; 2)

e) (2,5; - 1)


                                                           😍 FÍSICA

                                                          Prof. Luciana

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1. (UFU) Comumente se ouve falar dos perigos da alta voltagem em dispositivos elétricos. Todavia, uma alta voltagem pode não significar uma grande quantidade de energia se:

a) o potencial elétrico envolvido for constante.

b) a quantidade de carga envolvida for baixa.

c) o campo elétrico envolvido for uniforme.

d) a força elétrica envolvida for baixa.


2. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta com relação à corrente elétrica alternada.

a) É um fluxo desornado de elétrons que se movem em um único sentido.

b) É uma corrente em que os elétrons oscilam com determinada frequência em torno de uma posição de equilíbrio.

c) É uma movimentação de elétrons que flui do maior para o menor potencial.

d) É uma movimentação de elétrons que flui do menor para o maior potencial.



💬HISTÓRIA 

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Populismo Democrático

O populismo marcou a política no Brasil, entre os anos de 1945 e 1964

No ano de 1946, o Brasil ganhou uma nova constituição responsável pela reintrodução da democracia no contexto político brasileiro. De fato, as novas leis constituintes acabaram com o autoritarismo do Estado Novo e devolveram a soberania política ao voto popular. Entretanto, após os vários anos em que Getúlio Vargas se colocou a frente do governo, o cenário político brasileiro se mostrou tomado por várias tendências carentes de uma orientação política mais bem articulada.

Foi nessa ausência de organização ideológica que o populismo abraçou intensamente o desenvolvimento da democracia. Aclimatado à imagem de um líder soberano, as camadas populares se entregaram facilmente aos líderes que demonstravam, por meio de ações políticas e simbólicas, o seu compromisso para com as massas. Contudo, apesar de provedor de direitos, o líder populista também se colocou atrelado ao desenvolvimentismo almejado pelos vários setores da elite nacional.

Através de um recuo no tempo, vemos que o populismo deu seus primeiros passos quando Getúlio Vargas implementou os direitos da classe trabalhadora. Fato inédito em nossa trajetória, a valorização do trabalhador assalariado não foi interpretada como uma resposta a um país que se urbanizava. Para uma vasta população pobre e desinformada, tais direitos era o resultado da ação personalista de Getúlio Vargas. Não por acaso, ele ganhou a alcunha de “pai dos pobres”.

 

Por meio de tais ações, vemos que Vargas não só fortaleceu sua carreira política, bem como prolongou seu mandato através de um falso golpe que legitimou o Estado Novo. Após a participação na Segunda Guerra Mundial, indo contra os regimes totalitários da Europa, a sustentação de sua ditadura se tornou praticamente impossível. Nesse instante, ele tomou a frente do processo de redemocratização do país e, com isso, preservou o tom positivo de sua imagem política.

Tal conservação se mostrou eficaz a ponto de determinar a eleição de Eurico Gaspar Dutra (1946 - 1951) e a vitória de Getúlio Vargas nas eleições de 1950, quando ele retornou “nos braços do povo”. Já no contexto da Guerra Fria, a presença de políticos que agradavam ao povo e às elites se tornava parte de um jogo político cada vez mais delicado. Sob a égide da ordem bipolar, a aproximação das classes trabalhadoras e o nacionalismo era alvo de desconfiança.

Defender o “povo” e a “nação” fechava as portas do país para o capital estrangeiro e abria as mesmas para a organização de regimes de esquerda. Foi nesse contexto que o populismo experimentou sua crise. Em suma, ele se colocava entre a abertura econômica defendida pelos setores desenvolvimentistas e as crescentes demandas sociais das classes trabalhadoras. Não suportando as pressões dessa situação dúbia, o próprio Vargas atentou contra a própria vida.

Dali em diante, outras lideranças figuraram o populismo.

 

1-      Leia o texto acima e responda as seguintes questões, assinalando a correta:

O populismo  manifesta-se já no fim da ditadura e permanecerá uma constante no processo político até 1964." (Francisco Weffort, O POPULISMO NO BRASIL)

O fenômeno político conhecido sob o nome de "populismo" no Brasil e na América Latina caracteriza-se:

 

a) como fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização.

 

b) como um poder político das massas e suas reivindicações.

 

c) por movimento de massas sem lideranças carismáticas.

 

d) por grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas.

e) como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais.

 

Questão 2

 

 A Lei da Anistia é o ato jurídico em que crimes políticos cometidos dentro de um determinado período de tempo são esquecidos.

No Brasil, a Lei de Anistia de 1979, permitiu o retorno de todos os acusados de crimes políticos no período do regime militar. juridicamente, anistia é o perdão concedido pelo Poder Legislativo a crimes que são considerados de natureza política. Igualmente, os processos que investigavam esses atos deixam de existir. Quem é beneficiado por ações e anistia não responde novamente pelo ato cometido. É como se ele deixasse de existir.

A Lei da Anistia foi sancionada pelo presidente o general João Batista Figueiredo, em 28 de agosto de 1979, após intensas lutas da sociedade civil. O governo tratava as denúncias de tortura e maus-tratos como uma campanha difamatória e tentava silenciar estas vozes....

Responda

1-      Na sua opinião a Lei de Anistia deve ser revista? Dê sua conclusão.

 

Questão 3

1-      Com suas palavras explique em qual realidade o Brasil esta vivendo hoje?

 

 


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Reescreva as frases abaixo:

 

a). I / not / a doctor / am    

_________________________________________

b).She / my sister / is         

_________________________________________

c).The boy / in the room. / is        

_________________________________________

d).We / not / are / at school          

_________________________________________

e).My father / a teacher / is          

_________________________________________


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1)É o primeiro passo para que ocorra qualquer tipo de associação humana:


 a) contato social

b)  fato social

c) grupo social

d)  organização social

 

2) Um dos objetivos da sociologia é:

a) compreender as diferentes sociedades e culturas.

b) negar as diferentes sociedades e culturas.

c) usar as diferentes sociedades e cultura.

d) analisar as diferentes sociedades e cultura.

 

3) Comte acreditava que toda vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os “remédios” para os problemas de ordem social. Comte apresentava uma filosofia tipicamente:

a)  comunista

b)  socialista

c)  positivista

d) teocentrista

 

4)  O surgimento da Sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos de dois fatos históricos. Quais são?

a)  Revolução Industrial e Revolução Francesa.

 b)  Revolução Industrial e Iluminismo.

c)  Iluminismo e Revolução Francesa.

d) Nenhuma resposta anterior

 

5) Sociologia é uma ciência?

a) humana

b) exata

c)  biológica

d) Nenhuma resposta anterior


                                                👩  FILOSOFIA

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1) Quando começa a violência entre os homens:      

                                  

a)    Quando não respeita a liberdade do outro.                                                     

b)    Quando respeita a liberdade do outro.                   

c)    Nenhuma das alternativas.                                      .

 

2)  O que significa para o homem a ideia de destino, segundo os filósofos:   

                                                                                                

a)    Não poder escolher livremente.

b)    Poder escolher livremente.

c)    nenhuma das alternativas.

 

3) Segundo John Locke, o homem nasce:                      

a) Cheio de sabedoria                                                                

b) Repleto de ideias                                                                  .

c) Vazio de experiência                              .                               

 

4) Para Sartre, o homem não é livre:

a) sozinho.

b) para sonhar.

c) para escolher

 

     5) Segundo Sartre quando escolhemos um projeto de vida       

 para nós mesmos estamos assumindo:                                     

a)    Experiências sem sucesso.                                                 

b)    Compromisso com a liberdade.                                       

c)    Derrotas constantes.                                                         

 

                                           💖ARTE 

 

E-mail: nelsonserapiao@prof.educacao.sp.gov.br

Aula: https://www.youtube.com/watch?v=QUa8XgSfvq0&ab_channel=3as%C3%A9rieEM-CMSP

Atividades: Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre a inspiração da criação musical e seu processo de criação.

Talvez a música não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas o estudo desta linguagem da arte pode auxiliá-lo em outras áreas da sua vida pessoal e profissional, assim como na construção de seu Projeto de Vida. A ideia inicial é que você pesquise sobre as profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de música e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece.

Responda os questionamentos a seguir sobre os profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção musical:

1.       Você conhece profissionais em seu bairro ou região que trabalham diretamente com música, seja produzindo ou executando?

2.       O que mudou nas produções musicais com o avanço tecnológico e as mídias digitais?

3.       A grande maioria de objetos e situações geram sons de diversos tipos: os toques e notificações dos smartphones, os ruídos dos carros e outros veículos, dos objetos manipulados pelas pessoas, etc. Como esses sons são reconhecidos e filtrados por nós?

Aprecie os vídeos que serão apresentados e participe da atividade sobre quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais. Perceba como diferentes compositores tratam um mesmo tema, e como a tecnologia modifica a produção musical.

• Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele se inspirou ao viajar de trem por 54 cidades do interior paulista. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra. Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras Nº 2 – IV. Tocata (O trenzinho do caipira). Maestro: Minczuk. Orquestra Sinfônica Brasileira Fonte: Orquestra Sinfônica Brasileira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wIG4h7lvj4Y&ab_channel=sinfonicabrasileira

• Com o desenvolvimento de instrumentos eletrônicos e digitais, principalmente sintetizadores de som, os músicos contemporâneos passaram a conseguir reproduzir sons do cotidiano com maior fidelidade. Como, por exemplo, as experiências do grupo alemão Kraftwerk. Esse grupo é reconhecido por muitos críticos como precursores da dance music e as técnicas musicais criadas por ele são utilizadas pela maioria dos músicos atuais. Em 1976, o Kraftwerk lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz uma música com o mesmo nome. A intenção do grupo, tal qual Villa-Lobos, foi descrever musicalmente uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações e localidades. Kraftwerk – Trans Europe Express (Original Video). Fonte: Monique Ohashi. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=kv8_EZrNhpY&ab_channel=moniqueohashi

 

Atividade: Depois de assistir os vídeos responda. Quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais.

 

                                                      👋BIOLOGIA 


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 REINO ANIMALIA

Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Apesar de serem bastante distintos anatômica, morfológica e fisiologicamente, todos os animais possuem as três características citadas.

O Reino Animalia ou Metazoa conta com mais de um milhão de espécies dispostas em mais de 30 filos. Uma das características mais marcantes do reino é a capacidade de locomoção, apesar de existirem também representantes sésseis (não se locomovem). Além disso, os animais possuem células que formam tecidos, com exceção dos poríferos, que não possuem tecidos verdadeiros.

No que diz respeito ao habitat, os animais também apresentam grande variabilidade, pois são encontrados em ambientes aquáticos e também terrestres. Sua dieta também é variada, existindo animais herbívoros, carnívoros, parasitas e até mesmo saprófagos (alimentam-se de cadáveres de plantas e animais).

Costuma-se dividir o Reino Animal em dois grandes grupos principais: os vertebrados e os invertebrados. Esse primeiro grupo, apesar de ser o mais conhecido, representa apenas 5% de todas as espécies de animais existentes. Os invertebrados, por sua vez, agrupam o maior número de espécies, com cerca de 95%. Vale destacar que essa classificação é artificial, sendo utilizada apenas para fins didáticos.

→ Principais grupos de animais

Ainda que existam mais de 30 diferentes filos de animais, costuma-se restringir o estudo desse grupo à análise de apenas nove. Veja a seguir as principais características desses grupos:

→ Poríferos: Grupo mais primitivo de animais. Trata-se de seres sésseis, com corpo repleto de poros, que vivem apenas em ambientes aquáticos. Esses animais possuem simetria radial, mas alguns podem ser assimétricos. Além disso, são seres filtradores cuja digestão ocorre exclusivamente no interior das células (digestão intracelular). Exemplo: Esponjas.

→ Cnidários: Seus representantes são predominantemente marinhos e destacam-se por apresentar dois folhetos embrionários (diblásticos) e simetria radial. Nesse grupo, surge uma cavidade digestiva denominada de cavidade gastrovascular. Entre esses animais, existem ainda representantes de vida livre e sésseis. Exemplo: Águas-vivas e caravelas.

→ Platelmintos: Conhecido popularmente como vermes chatos, esse grupo, que é triblástico e acelomado, apresenta simetria bilateral e achatamento dorsoventral do corpo. Exemplo: Planárias e tênias.

→ Nematódeos: Também conhecidos como vermes, esses animais, diferentemente dos platelmintos, não possuem corpo achatado, e sim cilíndrico e com as extremidades afiladas. Apresentam tubo digestório completo. Exemplos: lombrigas e filárias.

→ Moluscos: Possuem corpo mole, e algumas espécies apresentam corpo recoberto por concha calcária. A maioria dos representantes é marinha, mas existem espécies de água doce e terrestres. Exemplo: Caramujos, polvos e lesmas.

→ Anelídeos: Sua principal característica é o corpo cilíndrico dividido em anéis (segmentado). Existem representantes de água doce, salgada e terra úmida. Exemplos: Minhocas e sanguessugas.

→ Artrópodes: Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados e revestido por um exoesqueleto quitinoso. Graças à presença de exoesqueleto, esses animais não crescem constantemente, mas realizam mudas periódicas. Representam o filo com maior diversidade de organismos do Reino Animalia. Exemplo: Insetos e crustáceos.

→ Equinodermos: Todos os representantes são marinhos e apresentam características que os tornam parecidos com os cordados. Exemplo: Estrela-do-mar e ouriços-do-mar.

→ Cordados: Apresentam como característica mais marcante a presença de um bastão flexível e fibroso denominado de notocorda  durante alguma fase do desenvolvimento. Exemplos: Peixesanfíbiosrépteisaves e mamíferos.

 

Leia o texto e responda as questões abaixo.

1.      Quais são as principais características dos Equinodermos?

2.      Quais são as principais características dos Moluscos?

3.      Quais são as principais características dos Anelídeos?

4.      Quais são as principais características dos Artrópodes?

5.      Quais são as principais características dos Platelmintos?

6.      Quais são as principais características dos Nematódeos?

 













E.E.PARQUE SANTOS DUMONT

ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE

AGOSTO


        LINGUA PORTUGUESA  👐👐

Profa. FLÁVIA - 3º. TEM A 


E-mail: flaviacnovato@gmail.com ou via whats 95428-4421


Defina o que é?

1 - Literatura

2- O modernismo na literatura brasileira




                                       SOCIOLOGIA📚

                                                Série 3º. TEM A

                                         SEMANA: 16.08 A 31.08

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Tipos de contrato de trabalho

Para firmar um contrato de trabalho de forma contundente, é preciso saber qual a necessidade da empresa, analisando as possibilidades de contratação: tempo determinado, indeterminado, temporária, eventual.

Para que você consiga identificar qual a melhor forma de efetivar um contrato de trabalho, trataremos sobre os 4 principais tipos de contrato de trabalho que são contemplados pela legislação trabalhista brasileira atualmente. Confira!

Quais são os tipos de contrato de trabalho?

Confira abaixo os principais tipos de contrato de trabalho:

1. Contrato por tempo determinado

É um tipo de contrato de trabalho em que a duração é prefixada, ou seja, o colaborador já sabe quando ele será rescindido no momento da contratação. O contrato por prazo determinado não pode exceder a duração de dois anos.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), esse contrato é válido nas seguintes hipóteses:

·         contratação de serviço cuja natureza justifique a predeterminação do prazo do contrato;

·         contratação de atividades empresariais de caráter transitório;

·         contratação de colaborador em caráter de experiência.

É importante destacar que o contrato de trabalho por tempo determinado não garante ao trabalhador o recebimento de aviso prévio, multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), bem como Seguro-Desemprego.

2. Contrato por tempo indeterminado

É o modelo de contrato de trabalho mais comum, pois não existe um período preestabelecido de vigência. Quando finalizado o contrato de experiência (e não havendo dispensa por parte do empregador ou o pedido de dispensa por parte do funcionário), inicia-se o período de contrato por tempo indeterminado.

Portanto, caso não haja rescisão após o período de experiência, o contrato automaticamente passa a ser indeterminado. Em regra, a maioria dos contratos tem duração indeterminada. É definida apenas uma data de início para as atividades profissionais, mas a rescisão pode ocorrer a qualquer momento desde que haja aviso prévio de uma das partes (empregador ou funcionário).

Em situações assim, quando não há falha na conduta do colaborador (justa causa ou culpa recíproca), o trabalhador tem assegurado o direito ao recebimento de 40% de multa sobre o valor do FGTS, Seguro-Desemprego e aviso prévio.

Benefícios assegurados aos trabalhadores

Alguns benefícios são assegurados aos trabalhadores contratados por prazo determinado e indeterminado. São eles:

·         salário mínimo vigente ou piso salarial da categoria, conforme a função exercida e observando o acordo ou convenção coletiva de trabalho;

·         jornada máxima de trabalho de 8 horas diárias, com pagamento de horas extras com o acréscimo mínimo de 50%. As horas extras não podem exceder duas horas diárias;

·         recebimento de 13º salário proporcional, conforme assegurado pelo inciso VIII do artigo 7º da Constituição Federal;

·         recebimento de férias proporcionais, de acordo com o inciso VIII do artigo 7º da Constituição Federal;

·         descanso semanal remunerado (inciso VIII do artigo 7º da Constituição Federal).

3. Contrato de trabalho temporário

É considerado como temporário o trabalho prestado por pessoa física, visando o atendimento a uma necessidade transitória de substituição do quadro de pessoal ou pelo aumento de serviços.

Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, determina que o trabalhador temporário deve ser contratado para trabalhar por um período determinado, com carteira assinada. De acordo com o artigo 10 da Lei e parágrafos 1º e 2º:

Art. 10. Qualquer que seja o ramo da empresa tomadora de serviços, não existe vínculo de emprego entre ela e os trabalhadores contratados pelas empresas de trabalho temporário. (Redação dada pela Lei nº 13.429, de 2017)

§ 1o  O contrato de trabalho temporário, com relação ao mesmo empregador, não poderá exceder ao prazo de cento e oitenta dias, consecutivos ou não. (Incluído pela Lei nº 13.429, de 2017)

§ 2o  O contrato poderá ser prorrogado por até noventa dias, consecutivos ou não, além do prazo estabelecido no § 1o deste artigo, quando comprovada a manutenção das condições que o ensejaram. (Incluído pela Lei nº 13.429, de 2017)

4. Contrato de trabalho eventual

É um dos tipos de contrato de trabalho ocasional, ou seja, em caráter absolutamente temporário e eventual. Embora seja comumente confundido com o contrato de trabalho temporário, a maior diferença entre eles é que o contrato de trabalho eventual não gera vínculo empregatício.

Portanto, o trabalhador eventual exerce sua atividade de forma esporádica, por um curto período, mas não é considerado como empregado do contratante. Ou seja, não há relação direta de trabalho. São exemplos:

·         pedreiros;

·         encanadores;

·         jardineiros;

·         pintores; e outros.

5. Jovem aprendiz

Lei N.º 10.097, de 19 de dezembro de 2000, conferiu a jovens com idade entre 14 e 18 anos a oportunidade iniciar sua carreira no mercado de trabalho como Jovem aprendiz.

No dia 23 de setembro de 2005, entrou em vigor a Lei 11.180 que, por meio do seu artigo 18, elevou o limite etário do aprendiz de 18 até 24 anos.

Nessa modalidade de contrato, é possível capacitar o jovem para o trabalho e combinar formações práticas e teóricas para o seu desenvolvimento profissional que durará até dois anos no total.

6. Estágio

O estágio é um dos tipos de contrato de trabalho que não confere vínculo empregatício. Ou seja, o acordo será firmado apenas por termo de compromisso que deverá ser assinado por gestor e colaborador, constando as atuações de serviço.

Dessa forma, o empregador tem o benefício de um potencial funcionário com preparação adequada e desenvolvimento de rotinas, ampliando a assertividade de uma contratação.

Por outro lado, o estagiário tem a oportunidade de aprendizagem aplicada diretamente no ambiente corporativo ganhando em experiência e habilidades de trabalho.

Lei N.º 11.788 de 25 de setembro de 2008, disciplina o estágio de estudantes. Segundo o seu artigo 3º essa modalidade não deverá criar vínculo empregatício e sua redação dispõe que:

Art. 3º O estágio, tanto na hipótese do § 1º do art. 2º desta Lei quanto na prevista no § 2º do mesmo dispositivo, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos:

I – matrícula e frequência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino;

II – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino;

III – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso.

7. Contrato intermitente

O contrato intermitente foi um advento, resultado da Reforma Trabalhista, instituída pela Lei N.º 13.467, de 13 de julho de 2017. A partir do artigo 443, são estabelecidas as diretrizes de aplicação:

Art. 443.  O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.

Nessa modalidade de trabalho, o contrato ganha em flexibilidade já que pode ser acordado conforme horas ou dias trabalhados, desde que tudo esteja bem explanado no documento.

Também nesse tipo de contrato, é possível pagar direitos como férias, FGTS, décimo terceiro salário de forma proporcional ao trabalhado pelo colaborador.

8. Pessoa jurídica

A formas de contrato por condição de autônomo ou pessoa jurídica acontecem quando o profissional e o empregador optar por não haver vínculo empregatício no serviço.

Nesse caso, não são concedidos os direitos relativos ao modelo de CLT, mas tanto funcionário como empregador gozam de algumas vantagens como flexibilidade de horários e personalização em acordos.

Formas de rescisão dos contratos de trabalho

Entende-se a rescisão de contrato de trabalho como o término do vínculo trabalhista, em que se extinguem as obrigações entre o contratante e o contratado. Veja quais são nos casos de contratos por tempo determinado e indeterminado:

Demissão sem justa causa

Esse tipo de demissão ocorre por vontade exclusiva do empregador, quando não existe falha na conduta do colaborador. Nesse caso, como não há conduta equivocada por parte do colaborador, a empresa deverá pagar todos os direitos, taxas e multas para a finalização do processo.

Dispensa por justa causa

De acordo com o artigo 482 da CLT, esse tipo de rescisão ocorre mediante falhas graves cometidas pelo colaborador, como abandono de emprego, violação de segredo da empresa, embriaguez no trabalho, agressões e furtos/roubos. Entretanto, a informação de dispensa por justa causa não pode constar na Carteira de Trabalho e Previdência Social do funcionário demitido.

Pedido de demissão

É solicitado pelo próprio colaborador quando ele opta por deixar o emprego. Porém, quando pede a rescisão do contrato de trabalho, o trabalhador perde o direito ao aviso prévio e a indenização de 40% sobre o FGTS. O contratado também não poderá sacar o saldo do FGTS e perde o direito ao Seguro-Desemprego.

Rescisão indireta

O artigo 483 da CLT estabelece que a rescisão indireta ocorre quando o empregador ou seus prepostos (diretores, gerentes, supervisores) cometem atos culposos e proibidos por lei, não cumprimento das obrigações do contrato de trabalho, prática de atos lesivos à honra do colaborador ou de seus familiares, entre outros.

Culpa recíproca

Quando tanto o empregador como o colaborador praticam alguma infração trabalhista, a Justiça do Trabalho pode declarar a rescisão do contrato de trabalho por culpa recíproca. Assim, o pagamento de algumas verbas rescisórias, como multa do FGTS, aviso indenizado, 13º proporcional e férias proporcionais acrescidas de 1/3 são reduzidos à metade.

Bem, como você acabou de ver, existem vários tipos de contrato de trabalho, mas, além de pensar nas vantagens de cada uma delas para a empresa, é preciso pensar em uma política de benefícios para atrair e motivar os colaboradores. Desse modo, aumenta-se a satisfação e motivação da equipe, reduzindo os índices de absenteísmo e aumentando significativamente a produtividade.

 

 

 

 

Agora Responda

1-Quais são os requisitos da relação de emprego?

2-Quantos e quais são os requisitos legais da definição de empregado?


3-Quais são as características de um contrato de trabalho?


4-Quais são os tipos de contratos de trabalho?

 

5-É certo que a relação de trabalho se distingue da relação de emprego?

 

6-Quantos dias trabalhados gera vínculo empregatício?




HISTÓRIA 🌷

Professora Daniela

Data de Entrega

23/08/21

Turma 3ºTEM A

Espero que estejam todos bem, vamos inicia nossas aulas desse semestre com muita dedicação.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog , e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.

Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

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WHATSAPP: 985292771

 

Globalização e território

Leia o trecho com atenção e responda a seguinte questão

1-      A reestruturação global da indústria, condicionada pelas gestão  global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assim ética quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos no período 1980-2000.

 

A dinâmica de transformação da geografia indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e

 

a)       Autonomia tecnológica

b)      Crises de abastecimentos

c)       Descentralização política

d)      Concentração econômica

e)      Compartilhamento de lucros




  Prof. Marcia (Filosofia)

 Semana: 15.08 a 31.08

   Série 3º. TEM A

           ENTREGA DIA : 15.08 através do whatsap 99363-2043

            ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com

           

 

 

O que é Heteronomia:

 

Heteronomia significa dependência, submissão, obediência. É um sistema de ética segundo o qual as normas de conduta provêm de fora.

A palavra heteronomia é formada do radical grego “hetero” que significa “diferente”, e “momos” que significa “lei”, portanto, é a aceitação de normas que não são nossas, mas que reconhecemos como válidas para orientar a nossa consciência que vai discernir o valor moral de nossos atos.

Heteronomia é a condição de submissão de valores e tradições, é a obediência passiva aos costumes por conformismo ou por temor à reprovação da sociedade ou dos deuses.

O que é Autonomia:

Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência.

antônimo de autonomia é heteronomia, palavra que indica dependência, submissão ou subordinação.

Em Filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.

            QUESTÕES: após ler o texto acima e assistir ao vídeo, responda:

 

1)    Qual a diferença entre Autonomia e heteronomia.

2)    Você se considera um sujeito autônomo?

3)    Qual a relação da liberdade com a autonomia.

4)    Qual o significado de heteronomia?

5)    Qual o significado de autonomia?









                                     Inglês💛

 

                                         Série: 3TEMA

                              Semana : 16.08.21 a 31.08.21

                                  ENTREGA: DIA 31.08/21 


                       ATRAVÉS DO WHATSAP: 99363-2043 /

    E-MAIL:    marciamarcomini@gmail.com

 

 

1)    TRANSLATION IN THE TEXT:

MY FRIENDS

John:   Mary, these are my friends Jane and Rose.

Mary:  Hello, girls.I am glad to meet you!

            And those people over there?

John:   Those people are my parentes.

Mary:  And that boy and that girl  over there?

John:  The boy is my brother and the girlis my sister.My sister is a teacher of English and   

             my brother has a shop downtown.

2.Put : am, is or are:

 

a.It ______ a new car.

b.The house ______ yellow.

c.I ______very happy.

d.We  ______ teachers.

e.They ______ in the school.

 

3. Write the sentences in the negative and interrogative forms:

 

a.   The magazine is new.

 

N____________________________

 

I_____________________________

 

b.   She is beautiful.

N____________________________

I_____________________________





                               Professor: Aroldo (Biologia)🍀

                                      Série: 3º ano EJA

                        Semana de 09.08 a 20.08.2021

                                  Entrega dia 20.08.202

                              Via whatsap 960722382 ou  

                  email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com

 

Classificação dos seres vivos em cinco reinos

A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, agrupa os seres vivos nos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

Classificar os seres vivos não é uma tarefa fácil, uma vez que pode ser complicado escolher um parâmetro que permita relacioná-los todos a grupos distintos. Diversas foram as formas já criadas para fazer esse tipo de classificação, e, hoje, a mais difundida é a que foi proposta por Whittaker

O sistema de classificação proposto por Whittaker, em 1969, separa os seres vivos em cinco reinos. Para classificar os organismos dessa forma, Whittaker analisou critérios como a organização celular, ou seja, se os organismos eram procariontes ou eucariontes, e verificou o número de células (formados por uma ou mais células) e a forma de nutrição.

Segundo Whittaker, os organismos são classificados em:

  • Reino Monera: Nesse reino, encontramos os organismos unicelulares, formados por uma única célula, e os procariontes, ou seja, que não possuem material genético contido por um envoltório nuclear. Esses organismos podem ser coloniais ou não, e autotróficos ou heterotróficos. Autotróficos são aqueles organismos capazes de produzir seu próprio alimento, e heterotróficos são aqueles que necessitam ingerir matéria orgânica do meio externo e não são, portanto, capazes de realizar sua produção. Como exemplo de organismos do Reino Monera, temos as bactérias e cianobactérias.

 

  • Reino Protista: Nesse reino, estão agrupados os organismos que são formados por uma única célula e que podem ou não ser coloniais. Além disso, esses seres são eucariontes e apresentam diferentes formas de nutrição, tais como a absorção e a fotossíntese. Como exemplo de representantes do Reino Protista, temos as algas e os protozoários.
  • Reino Fungi: No Reino Fungi, encontramos organismos eucariontes, os quais podem ser uni ou multicelulares. Todos os organismos desse reino são heterotróficos, logo, sua nutrição é realizada por meio de absorção. Como exemplo de organismos desse reino, temos todos os fungos, como a orelha-de-pau e Saccharomyces cerevisiae. Este último é utilizado na fabricação de cerveja.

 

  • Reino Plantae: Nesse reino, são encontrados organismos multicelulares, eucariontes e autotróficos. Todos os vegetais fazem parte desse grupo de seres vivos.
  • Reino Animalia: Reino Animalia engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Nesse grupo, são encontradas várias espécies de organismos distintos, desde invertebrados, como as esponjas, até vertebrados como os seres humanos.

Atividades.

Responda as questões abaixo.

1-Cite as principais características do Reino Monera.

R______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Cite as principais características do Reino Protista.

R______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3- Cite as principais características do Reino Fungi.

R______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Cite as principais características do Reino Plantae.

R______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Cite as principais características do Reino Animalia.

R_________________________________________________________________________________________________________________________________________




                            🍁🐛    Professor: Aroldo (Biologia)

2° ATIVIDADE

                                       Série: 3º ano EJA


                                       Semana de 23.08 a 03.09.2021

                                                Entrega dia 03.09.2021

                  Via whatsap 960722382 ou email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com



Reino vegetal

O Reino Vegetal ou Reino Plantae, é caracterizado por organismos autótrofos (produzem seu próprio alimento) e clorofilados.

Por meio da luz solar, realizam o processo da fotossíntese e, por esse motivo, são chamados de seres fotossintetizantes.

Vale lembrar que a fotossíntese é o processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia. Isto ocorre através da ação da clorofila (pigmento associado à coloração verde das plantas) existente em seus cloroplastos.

As plantas formam a base da cadeia alimentar. Elas são produtoras de matéria orgânica e alimentam os seres heterótrofos, ou seja, representam o grupo responsável pela nutrição de diversos organismos consumidores.

Isso indica que sem a existência desses seres autótrofos, a vida na terra seria impossível.

Classificação do Reino Vegetal

 

O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.

 

Briófitas

As briófitas são plantas de pequeno porte que não recebem luz direta do sol, uma vez que habitam locais úmidos, por exemplo, os musgos.

A reprodução desse grupo ocorre através do processo de metagênese, ou seja, possui uma fase sexuada, produtora de gametas, e outra assexuada, produtora de esporos.

Ademais, não possuem vasos condutores de seiva, o que as torna distintas dos outros grupos vegetais. Sendo assim, o transporte de nutrientes ocorre mediante um processo vagaroso de difusão das células.

Pteridófitas

 

As pteridófitas apresentam mais variedade que as briófitas. Elas são plantas que, em sua maioria, são terrestres e habitam locais com grande umidade. Alguns exemplos desse grupo: samambaias, avencas e xaxins.

Apresentam vasos condutores de seiva, raiz, caule e folhas e, da mesma maneira que as briófitas, a reprodução desses vegetais ocorre mediante uma fase sexuada e outra assexuada.

Quando o caule das pteridófitas é subterrâneo, denomina-se de rizoma. Já as epífitas são plantas que se apoiam em outras plantas, todavia, sem causar-lhes danos, como as samambaias e os chifres-de-veado.

 

Gimnospermas

 

O grupo das gimnospermas é composto por uma grande variedade de árvores e arbustos de diversos portes.

São plantas vasculares (presença de vasos condutores de seiva), que possuem raiz, caule, folha e sementes. Alguns exemplos de gimnospermas: sequoias, pinheiros, araucárias, dentre outras.

A reprodução das Gimnospermas é sexuada. A fecundação ocorre nos órgãos femininos pelo pólen, que é produzido pelos órgãos masculinos e transportado com o auxílio da natureza através de vento, chuva, insetos e pássaros.

O que as difere do grupo das Angiospermas são principalmente suas sementes, visto que apresentam as chamadas sementes nuas, ou seja, não envolvidas pelo ovário.

Angiospermas

As angiospermas são plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores. Elas habitam diferentes ambientes e representam um grupo muito variado, composto de vegetais de pequeno e grande porte.

As angiospermas caracterizam o maior grupo do reino vegetal, com aproximadamente 200 mil espécies.

São distintas das Gimnospermas na medida em que suas sementes são guardadas no interior do fruto. Sua reprodução é sexuada e a fecundação ocorre com a presença do pólen masculino.

São conhecidas como plantas parasitas de outros vegetais porque necessitam da seiva deles para sua nutrição. Elas buscam em outros organismos fotossintetizantes a energia necessária para sobreviverem, uma vez que não produzem o suficiente.

Há aproximadamente 300 espécies com essas características, algumas delas são: erva de passarinho, planta fantasma, visco, cipó dourado, dentre outras.

Atividades.

Responda as questões abaixo.

1-Cite as principais características das Briófitas.

R______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Cite as principais características das Pteridófitas.

R______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3- Cite as principais características das Gimnospermas.

R______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Cite as principais características das Angiospermas.

R______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O que é fotossíntese?

R______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

                                     Professora Daniela

                                                            Historia

                                                   Data de Entrega

                                                       09/09/21

                              

Espero que estejam todos bem, vamos inicia nossas aulas desse semestre com muita dedicação.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog , e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.

Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Email: dani_souza_moreira@hotmail.com

WHATSAPP: 985292771

 

Socialismo seus conceitos

O socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu entre o fim do século XVIII e a primeira metade do século XIX, no contexto da Primeira Revolução Industrial. Baseada sobretudo no princípio de igualdade, a corrente socialista emergiu como uma forma de repensar o sistema capitalista que vigorava na época. De uma forma geral, quando falamos em socialismo frequentemente associamos o termo à corrente marxista, mas essa não é a única forma de socialismo existente.

Como surgiu o socialismo?

No final do século XVIII, a Europa passava por um processo que gerou mudanças em todas as esferas da sociedade: a Revolução Industrial. Essa revolução não só modificou a economia dos países europeus, mas também causou grandes transformações sociais. Com a modificação dos meios de produção e, por consequência, o surgimento do ambiente fabril, o sistema capitalista entrava em uma nova fase: ele deixava de ser o capitalismo comercial mantido desde o século XV para assumir a forma de um novo capitalismo industrial.Com a crescente expansão das indústrias, as cidades cresciam rapidamente, sem qualquer planejamento. Ao mesmo tempo, muitos  trabalhadores migraram do meio rural para as cidades, onde a produção fabril empregava a maior parte da mão-de-obra.

Enquanto isso, a sociedade europeia se dividia entre dois grandes grupos: de um lado, um proletariado que nada possuía além da própria mão-de-obra; do outro, uma classe burguesa que detinha a maior parte da riqueza produzida. Essa segregação social se refletia na organização da cidade, com os trabalhadores pobres sendo deslocados para as margens da área urbana, onde predominava a miséria.

 

Esse novo proletariado fabril encontrava-se sob as mais duras condições de trabalho, onde não existia qualquer meio legal de proteção: os salários eram baixos e as jornadas diárias de trabalho chegavam a 16 horas, não possuíam direito a nenhum dia de descanso; não existia limite de idade, as crianças trabalhavam desde cedo e os idosos não tinham direito à aposentadoria; além disso, contavam com péssimas condições de segurança no ambiente de trabalho.

Neste contexto de pleno desenvolvimento do capitalismo, mas ao mesmo tempo de rápido aumento da miséria, alguns intelectuais passaram a buscar alternativas que pudessem melhorar esse cenário social. Foi em resposta a esses problemas que pensadores criaram a teoria socialista, como um caminho para organizar uma sociedade onde não houvesse desigualdades.

 

ATIVIDADES

1-“Os proletários nada têm a perder com ela [a revolução], a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos.”(Karl Marx e Friedrich Engels)

Neste trecho do Manifesto Comunista escrito há 150 anos, estão expressos alguns dos fundamentos do socialismo científico, cujos princípios são:

Assinar a correta

a) internacionalismo e dialética idealista.

b) ditadura do proletariado e organização dos Sovietes.

c) corporativismo e materialismo dialético.

d) comunismo e nacional-socialismo.

e) materialismo histórico e luta de classes.


Química

SÉRIE:  2º e 3º Termos da Eja

Prof.: Adilson Araújo Lima – O Monstro.

ENTREGA DIA: 20/09/2021 através do WhatsApp:    (11) 91147-1725

            ou e-mail: adilsonaraujo@prof.educacao.sp.gov.br

 

Materiais e Substâncias: Separação, constituição e Simbologia.

Lixo.

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos desde a hora em que acordamos até quando vamos dormir? Será que tudo que jogamos fora é lixo? O lixo é um problema gritante que a sociedade vem enfrentando! Cada vez mais, vem aumentando a quantidade de lixo em todo lugar, e quem paga por isso somos nós, seres humanos.

Atualmente o lixo doméstico é um dos principais responsáveis pela poluição ambiental. As embalagens são frequentemente encontradas nas ruas, parques, rios e praias, poluindo o ambiente, entupindo bueiros, provocando enchentes, favorecendo a proliferação de doenças e ameaçando a vida de pessoas e animais. E o que faremos para contribuir com a diminuição da produção diária de lixo doméstico? Propomos essa atividade para que possamos refletir sobre o nosso comportamento, esclarecer dúvidas e, principalmente, mudar nossas atitudes. Dessa maneira, contribuiremos com a preservação e melhoria do meio ambiente. Vamos lá?

 

ATIVIDADE 1: Para Ler, pensar, conversar e registrar...

Você já ouviu falar em sociedade de consumo e consumo responsável?   Clique no link abaixo para encontrar pistas sobre esse assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=KlV3ASpM19M

https://www.youtube.com/watch?v=3zAsyYgSaxU

https://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU

Após assistir ao vídeo, registre em seu caderno suas impressões. 

1)    O QUE EU JÁ SABIA?

2)    O QUE EU APRENDI?

 

Você Sabia!

QUE O BRASIL É O 4º PAÍS QUE MAIS PRODUZ LIXO NO MUNDO? …

 

QUE, NO ANO 2020, A POPULAÇÃO BRASILEIRA DEVE ULTRAPASSAR OS 209 MILHÕES DE HABITANTES E, QUANDO SE TRATA DE PRODUZIR LIXO, NÓS, BRASILEIROS, ESTAMOS A TODO VAPOR?

 

… QUE CADA PESSOA PRODUZ, EM MÉDIA, DE 800 GRAMAS A 1 KG DE LIXO POR DIA, OU DE 4 A 6 LITROS?

 

… QUE, NO BRASIL, SÃO PRODUZIDAS, DIARIAMENTE, CERCA DE 255 MIL TONELADAS DE LIXO (DADO REFERENTE AO ANO DE 2018), SENDO QUE A CIDADE DE SÃO PAULO É A QUE MAIS PRODUZ LIXO NO PAÍS, COM CERCA DE 19,3 MIL TONELADAS POR DIA?

 

… QUE ISTO SIGNIFICA QUE, EM SÃO PAULO, SÃO GERADAS APROXIMADAMENTE 15.000 TONELADAS DE LIXO POR DIA OU 75.000.000 DE LITROS POR DIA?

 

O texto que você acabou de ler trata-se de um: “Você sabia?” sobre a produção do lixo no Brasil. Gostou? O que mais te impressionou? Esse texto também recebe o nome de “verbete de curiosidade”, pois, como o nome diz, serve para trazer curiosidades sobre algum assunto. As frases são iniciadas por “VOCÊ SABIA?” e são completadas com a curiosidade em forma de pergunta. Que tal ler para sua família e deixá-los bem-informados?

 

PENSE E REGISTRE SUAS REFLEXÕES NO CADERNO:

 

3) Se cada pessoa no planeta, em um dia, jogar uma embalagem plástica e uma casca de fruta no lixo, o que acontece?

 

4) Você sabe para onde vai esse lixo?

 

5) Em sua casa, quantas sacolas ou sacos de lixo são produzidos diariamente?

 

6) Agora pensando em seu bairro, você percebe que há uma quantidade excessiva de produção de lixo? Como esse lixo é descartado?

 

 








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