💖ARTE
E-mail: nelsonserapiao@prof.educacao.sp.gov.br
WhatsApp: 94798-9391
A fonte
A imagem abaixo é uma obra A fonte, criada pelo artista francês Marcel Duchamp em 1917. Ela é formada por um mictório colocado deitado em cima de um pedestal, datado e assinado com o nome R. Mutt. Esse objeto inusitado foi enviado pelo artista para que fosse aceito em um evento organizado pela Sociedade de Artistas Independentes de Nova York, que recebia inscrições de trabalhos de artistas e as submetia à avaliação de um corpo de jurados, responsável por decidir quais trabalhos participariam da exposição.
Esses eventos são uma forma comum de divulgar a produção de artistas tanto iniciantes quanto mais experientes. Marcel Duchamp já era um artista relativamente conhecido em Nova York nessa época, por isso, entre outros motivos, utilizou o pseudônimo R. Mutt em sua inscrição. Esse pseudônimo foi escolhido por fazer alusão à palavra alemã Armut, que em português significa "pobreza". Além disso, também teve inspiração no nome de uma empresa de equipamentos sanitários, chamada Mott Works, e de um personagem jocoso de um desenho intitulado Mutt and Jett, muito conhecido na época. Dessa forma, que relações podemos estabelecer entre a obra e o pseudônimo escolhido pelo artista?
Como era de se esperar, o júri do evento não aceitou a obra na exposição por considerá-la de mau gosto. Entretanto, esse ato aparentemente irreverente de Duchamp foi uma das ações mais emblemáticas da mudança de rumos que ocorreu na arte ocidental ao longo do século XX. Com sua proposta, o artista questionou o estatuto tradicional da arte, que valoriza a obra como uma produção original do artista, feita com materiais nobres e bom acabamento.
Você deve ter notado que A fonte não é uma escultura tradicional - ou seja, feita em pedra, madeira ou metal com o objetivo de representar algo ou alguém -, ela é o próprio mictório, um objeto usado no nosso cotidiano. Trata-se de uma peça pronta, um produto industrial usado no dia a dia, que, ao ter sua posição invertida e sua estrutura assinada e datada, teve sua função original intencionalmente alterada pelo artista, transformando-se em obra de arte. Com isso, Duchamp criou o conceito de ready-made, termo em inglês que designa um objeto pronto, como objetos comuns do nosso cotidiano que, ao assumir outros significados, são transformados em obras de arte.
A fonte, de Marcel Duchamp, 1917. 36 cm x 48 cm x 61 cm, exposta na Galeria Nacional de Arte Moderna em Roma, 2013.
Caso não consiga abrir a imagem acesse o link da imagem abaixo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_(Duchamp)#/media/Ficheiro:Fontaine-Duchamp.jpg
Observe a foto da obra, A fonte, no acima, e responda às questões a seguir.
a) Descreva a imagem: o que você vê nela?
b) Que objeto é esse?
c) Com que material ele é feito?
d) O objeto parece ter sido construído por um processo manual ou industrial?
e) Em que lugar está esse objeto?
f) Da maneira como está apresentado, que papel você acha que ele desempenha?
g) Há algo escrito no objeto? O quê? Qual é a função dessas palavras?
h) Para você, esse objeto é uma obra de arte? Por quê?
i) Que sensações a foto provoca em você?
j) O que você faria se fosse um crítico de arte e recebesse esse objeto para ser avaliado?
k) Qual seria a sua reação ao visitar uma exposição com obras de arte desse tipo?
💞MATEMÁTICA
Profa. Luciana
E-mail: lucianaaparecidabernardess@gmail.com / 976729091
1) A figura abaixo é a
planta baixa de um apartamento. Observe-a e responda às questões, considerando
cada quadradinho uma unidade de medida de área:
Qual é
a área total do apartamento?
a) 45 unidades
b) 40 unidades
c) 8 unidades
d) 5 unidades
2) Calcule
a área de um círculo de raio 7 cm.
3) Calcule
a área de um círculo cujo diâmetro mede 18 cm.
😍 FÍSICA
Prof. Luciana
E-mail: lucianaaparecidabernardess@gmail.com / 976729091
1) Um
corpo de massa 6g em estado sólido, é aquecido até o ponto de fusão. Sabendo
que o calor latente do corpo é de 35 cal/g, determine a quantidade de calor recebida
pelo corpo.
2)
2) (Unifor-CE)O gráfico representa a temperatura de uma amostra de
massa 100g de determinado metal, inicialmente sólido, em função da quantidade
de calor por ela absorvida.
Pode-se
afirmar que o calor latente tem fusão desse metal, em cal/g é:
a)
12
b) 10
c) 8
d) 6
e) 2
💬 INGLÊS
Prof.a Marcia / whatsap 99363-2043
ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com
TEXT: Football player
Caio is a happy kid. His dream is to be a football player. He lives in São Gonçalo do Amarante .
He has two brothers . Caio studying in the school of the city. His father
is a dentist and her mother is a teacher. His brothers studying medicine . Caio
likes to go out on Saturday night with his family to eat pizza. Caio takes care
of a dog he found in the street , his name is Rex. Gaius like your family.
QUESTÔES:
1) Qual o sonho de Caio?
2)Segundo o texto, Caio tem:
(A) dois irmãos.
(B) dois amigos.
(C) três irmãos.
(D) quatro irmãos
3) Quais as profissões dos pais de Caio?
4) Traduza a frase: “Caio
likes to go out on Saturday night with his family to eat pizza.”
5) Segundo o texto, Caio cuida de qual animal?
HISTÓRIA 🌷
Espero que estejam todos bem, vamos inicia nossas aulas
desse semestre com muita dedicação.
Recursos materiais:
Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog , e-mail e WhatsApp);
Dispositivos necessários: celular, computador, caderno e caneta para realização
das atividades no vídeo aula
Avaliação:
Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
Email: dani_souza_moreira@hotmail.com
WHATSAPP: 985292771
EXERCÍCIOS SOBRE A CONQUISTA
DA AMÉRICA ESPANHOLA
Considere o texto
abaixo, de G. F. de Oviedo, que relata o estabelecimento do império espanhol na
América, no livro L’ Histoire des Indies, publicado no ano de 1555.
“O almirante Colombo encontrou, quando descobriu esta ilha
Hispaniola, um milhão de índios e índias (…) dos quais, e dos que nasceram
desde então, não creio que estejam vivos, no presente ano de 1535, quinhentos,
incluindo tanto crianças como adultos (…). Alguns fizeram esses índios
trabalhar excessivamente. Outros não lhes deram nada para comer como bem lhes
convinha. Além disso, as pessoas dessa região são naturalmente tão inúteis,
corruptas, de pouco trabalho, melancólicas, covardes, sujas, de má condição,
mentirosas, sem constância e firmeza(…). Vários índios, por prazer e
passatempo, deixaram-se morrer com veneno para não trabalhar. Outros se
enforcaram pelas próprias mãos. E quanto aos outros, tais doenças os atingiram
que em pouco tempo morreram (…). Quanto a mim, eu acreditaria antes que Nosso
Senhor permitiu, devido aos grandes, enormes e abomináveis pecados dessas
pessoas selvagens, rústicas e animalescas, que fossem eliminadas e banidas da
superfície terrestre.
Considerando o contexto histórico, pode-se afirmar que o
texto de Oviedo representa
a) o pensamento singular de um ideólogo extremista do
absolutismo espanhol, em oposição ao sistema do Real Padroado e suas
repercussões na América colonial.
b) a posição de um intelectual cristão renascentista que
busca denunciar o caráter semifeudal da expansão ultramarina ibérica,
sintetizado na figura de Colombo.
c) uma justificativa, de fundo religioso moral, para o
genocídio decorrente da exploração colonial, cujos pressupostos são correntes
no universo cultural europeu da época.
d) uma defesa, em termos racistas e preconceituosos, dos
massacres promovidos pelos primeiros colonos espanhóis, que agiam contra os
interesses econômicos do Estado Absolutista.
e) uma visão irônica, de caráter naturalista e raciológico,
a respeito da inutilidade da violência praticada pelos colonizadores civis
espanhóis no chamado período da Conquista.
2-As expedições que
foram para a América durante os primeiros anos da colonização espanhola
precisavam obter a autorização da Coroa Espanhola na chamada Casa de
Contratación, que ficava na cidade de Sevilla. As expedições autorizadas pela
Casa de Contratación tinham como obrigação primordial:
a) pagar o quinto das riquezas obtidas.
b) levar um número determinado de nativos para trabalhar na
Espanha como escravos.
c) garantir a conversão dos nativos.
d) construir igrejas nos locais em que se instalavam.
e) implantar tribunais da Santa Inquisição para perseguir a
fé nativa.
3-Quais foram as
principais motivações que levaram o império colonial espanhol entrar em crise?
Explique detalhadamente
💥 SOCIOLOGIA
Prof.a Marcia / whatsap 99363-2043
ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com
1) Defina em poucas palavras o que é Indústria Cultural?
2) Leia o fragmento abaixo:
Consumo, logo existo. Pode até parecer um exagero
esta afirmação, mas mesmo quem não possui renda precisa consumir. O indigente
ou o pedinte consomem, mesmo não possuindo renda.O prato de comida, a noite no
albergue ou qualquer outro donativo, somente foi possível porque houve produção
e alguém resolveu contribuir com os menos favorecidos e transferiu parte de sua
renda para esse fim. Afinal de contas, não existe almoço de graça. O consumo
representa uma satisfação, pois é a realização de uma necessidade. Estas
necessidades são, cada vez mais, oriundas da evolução da civilização e passam a
integrar o rol das necessidades de quem vive nesta civilização. São
necessidades como automóveis, celulares, aulas de línguas e mais uma infinidade
de outras que surgiram e surgirão criando assim novas expectativas de consumo
para as pessoas desta civilização. A sociedade capitalista associa o consumo à
superioridade, ou seja, quanto maior o poder de consumo maior a superioridade
da pessoa ou, melhor ainda, o status desta pessoa na sociedade. (…)
www.tudosobreoconsumismo.blogspot.com.br
A) De acordo com o texto, porque consumismo tanto? A que a
sociedade capitalista associa o consumo? Explique com suas palavras.
R:
3) Leia um fragmento do poema:
EU,
ETIQUETA
Em minha calça está
grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome… estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.(…)
Minhas meias falam de
produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim mesmo,
ser pensante, sentinte e solidário
com outros seres diversos e conscientes
de sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro,
em língua nacional ou em qualquer língua
(qualquer, principalmente). (…)
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial,
peço que meu nome
retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.
Carlos Drummond de Andrade
A) Como o consumismo é visto no poema? Explique.
R:
4) Você concorda que: Consumir é existir? Comente.
R:
5) Na sociedade atual o que é mais importante: a
quantidade de bens que um indivíduo dispõe ou o seu nível de conhecimento?
Comente.
R:
👩 FILOSOFIA
wha Prof.a Marcia / whatsap 99363-2043
ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com
link: LINK https://www.ebiografia.com/jean_paul_sartre
Jean-Paul Sartre
Biografia de Jean-Paul Sartre
Jean-Paul Sartre, (1905-1980) foi
filósofo e escritor francês, um dos maiores representantes do pensamento
existencialista na França. "O Ser e o Nada" foi o seu principal
trabalho filosófico onde formulou seus pressupostos existencialistas.
Jean-Paul Sartre (1905-1980) nasceu em
Paris, França, no dia 21 de junho de 1905. Filho de Jean Baptiste Marie Eymard
Sartre, oficial da Marinha Francesa e de Anne-Marie Sartre, ficou órfão de pai
com dois anos de idade. Em 1907, muda-se com sua mãe para Meudon, para a casa
de seus avós maternos. Em 1911, muda-se com a família para Paris e ingressa no
Liceu Henri IV.
Em 1916, com o casamento de sua mãe,
considerado por Sartre como traição, foi obrigado a mudar-se para La
Rochelle, onde estudou no Liceu La Rochelle. Em 1920 regressa a Paris. Em
1924 ingressa na Escola Normal Superior de Paris. Onde conhece sua futura
companheira a escritora Simone de Beauvoir. Em 1929, conclui a graduação.
Em 1931, Sartre é nomeado professor de
filosofia em Havre. Nessa época, escreveu o romance, "A Lenda da
Verdade", que não foi aceito pelos editores. Em 1933, interrompe sua
carreira após receber uma bolsa de estudos que lhe permitiu estudar na Alemanha
no Instituto Francês de Berlim, quando entrou em contato com a filosofia de Husserl
e de Heidegger.
Em 1938, Sartre publicou “A Náusea”,
romance que pretendia divulgar os princípios do existencialismo e que lhe
proporcionou certa notoriedade, ao mesmo tempo em que se afirmava como um
símbolo do movimento filosófico. Escrita em forma de diário, a obra descreve a
repulsa sentida pelo protagonista ao tomar consciência do próprio corpo. Em
1940, é convocado pelo Exército francês para servir na Segunda Guerra Mundial.
Feito prisioneiro dos alemães, é solto em 1941 quando retorna para a França.
O Existencialismo de Sartre
Jean-Paul Sartre foi o expoente máximo
do "existencialismo" – corrente filosófica que prega a liberdade
individual do ser humano. O existencialismo nasceu com o filósofo dinamarquês
Soren Kieekegaard (1831-1855) que combatia a filosofia especulativa.
Em 1943, Sartre publicou “O Ser e o
Nada” (1943), seu trabalho filosófico mais conhecido, onde formulou seus
pressupostos filosóficos que determinou o pensamento e a posição essencial da
geração de intelectuais do pós-guerra. Sartre vinculou a filosofia existencial
ao marxismo e à psicanálise.
Para Sartre, “estamos condenados a ser livres” - essa é a sua sentença para a
humanidade, uma vez que a “existência precede a essência”, ou seja, não nascemos com uma função
pré-definida. Para ele, a consciência coloca o homem diante da possibilidade de
escolher o que ele será, pois essa é a condição da liberdade humana. Escolhendo
a sua ação, o homem escolhe a si mesmo, mas não escolhe a sua existência.
Para Sartre, a má-fé do homem seria
mentir para si mesmo, tentando se convencer de que não é livre. O problema
surge quando seus projetos pessoais entram em conflito com o projeto de vida
dos outros. Eles, os outros tiram parte da sua autonomia, por isso, as escolhas
devem ser pensadas, uma vez que vão definir a existência de cada um. Ao mesmo
tempo, é pelo olhar do outro que reconhecemos a nos mesmos – daí a origem da
célebre frase de Sartre: “O inferno são os outros”.
Últimos Anos de Sartre
Em 1960, Sartre escreveu sua última obra
filosófica “Crítica da Razão Dialética”. Em 1964, renunciou o Prêmio Nobel de
Literatura por repudiar a atenção pública a sua pessoa. Em maio de 1968 apoiou
a rebelião estudantil que ajudou a derrubar o governo conservador francês. Em
1972, assumiu a direção do jornal esquerdista “Libértation”.
Além de tratados filosóficos, Sartre
escreveu vários romances de sucesso, como "O Muro" (1939), dramas
como "As Moscas" (1949), ensaios sobre arte e política, como
"Situações", obra em dez volumes, redigida entre 1947 e 1976, além de
peças como "Entre Quatro Paredes" (1944) e "O Diabo e o Bom
Deus" (1951.
Jean-Paul Charles Aymard Sartre, que
ficou cego em seus últimos anos de vida, morreu em Paris, França, no dia 15 de
abril de 1980. Seus restos mortais foram sepultados no Cemitério de
Montparnasse, onde posteriormente foi sepultada sua companheira Simone de
Beauvoir.
QUESTÕES:
1. Onde
nasceu Jean Paul Sartre e qual foi o seu principal trabalho filosófico?
2. Qual
o nome de sua companheira de vida?
3. O
que prega o existencialismo ?
4. Explique
a frase de Sartre “ estamos condenados a ser livres”?
5. Descreva
como foi os últimos anos de vida de Jean Paul Sartre.
👏BIOLOGIA
Via whatsap 960722382 ou email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com
Doenças Causadas por Bactérias
As doenças causadas por
bactérias, também conhecidas por bacterioses, tanto podem ser facilmente
tratadas através de antibióticos, como o seu agravamento pode levar à morte.
A maior
parte das bactérias é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados ou em
contato com pessoas doentes.
Os
sintomas são variados, conforme o tipo de doença. A prevenção, muitas vezes, é
baseada em cuidados simples como a lavagem das mãos e dos alimentos e
vacinação.
Veja
abaixo a lista das principais doenças causadas por bactérias:
O
botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum. Os
primeiros casos da doença foram registrados pelo consumo de salsichas
contaminadas e outros derivados da carne enlatados.
·
Transmissão: ingestão de alimentos
contaminados.
·
Sintomas: prisão de ventre, tontura,
visão distorcida e dificuldade de abrir os olhos na claridade. O agravamento da
doença pode levar o doente à morte na sequência da paralisia dos músculos
respiratórios.
·
Tratamento: o doente deve ser internado
para que seja ministrado o tratamento para eliminação da bactéria.
·
Prevenção: cuidado na escolha de alimentos
enlatados, atentando para que a lata não tenha ferrugem ou esteja estufada.
A
brucelose é uma infecção causada por bactérias do gênero Brucella.
·
Transmissão: contato com animais infectados
ou ingestão de alimentos de origem animal que estejam contaminados.
·
Sintomas: calafrio, dor de cabeça,
cansaço, febre.
·
Tratamento: deve ser administrado
antibiótico, além de repouso e hidratação.
·
Prevenção: usar luvas ou lavar as mãos
após ter contato com animais, comer carne bem passada, ferver o leite antes de
beber.
Cistite
A cistite
é uma doença crônica caracterizada por uma irritação ou inflamação da parede da
bexiga.
Na
maioria dos casos, é causada pela bactéria Escherichia coli,
naturalmente presente no intestino.
·
Transmissão: o fato de beber pouca água pode
deixar de limpar as bactérias presentes na bexiga, tal como o uso de roupas
íntimas apertadas.
·
Sintomas: vontade frequente de urinar,
ardor ao urinar, febre.
·
Tratamento: uso de antibiótico.
·
Prevenção: beber água muitas vezes, urinar
logo que tiver necessidade, evitar roupas íntimas apertadas.
A
clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela
bactéria Chlamydia trachomatis.
·
Transmissão: relações sexuais; de mãe para
filho no parto.
·
Sintomas: ardor ao urinar; vontade
frequente de urinar; testículos doloridos e inchados, em homens; dor no baixo
ventre, no caso das mulheres.
·
Tratamento: administração de antibióticos
para o casal, evitando a reinfecção.
·
Prevenção: uso de preservativo.
A cólera
é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Vibrio cholerae.
Caso não seja tratada, pode levar o paciente à morte por conta da intensa
desidratação que ela causa.
·
Transmissão: ingestão de água ou alimentos
contaminados.
·
Sintomas: diarreia, desidratação,
vômitos, fraqueza, perda de peso e cólicas abdominais.
·
Tratamento: hidratação e uso de
antibióticos.
·
Prevenção: lavar muito bem frutas e
legumes antes de consumi-los, bem como lavar muito bem as mãos antes das
refeições e melhoria do saneamento básico.
Coqueluche
A
coqueluche é uma doença respiratória infectocontagiosa causada pela
bactéria Bordetella pertussis.
·
Transmissão: através de espirro, saliva e
tosse de pessoas infectadas.
·
Sintomas: febre, espirro, mal-estar,
tosse seca prolongada e falta de ar.
·
Tratamento: além de beber muitos líquidos,
devem ser administrados analgésicos e anti-inflamatórios aos doentes, que devem
ser isolados para que não transmitam a doença para outras pessoas.
·
Prevenção: vacinação infantil.
Difteria
A
difteria é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae.
Sua principal característica é a inflamação da garganta, o que causa um inchaço
na região do pescoço.
·
Transmissão: contato com pessoas infectadas,
através da saliva ou lesões da pele.
·
Sintomas: dor de garganta, aparecimento
de placas nas amígdalas, febre e mal-estar, tosse, febre, calafrios e coriza nasal.
O agravamento da doença pode levar à morte por asfixia.
·
Tratamento: os doentes devem ser isolados e
o controle da doença pode ser feito através de antibióticos.
·
Prevenção: vacinação infantil.
Escarlatina
A
escarlatina é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Streptococcus
pyogenes. É característica pelo surgimento de erupções vermelho-escarlate
na pele.
·
Transmissão: contato com pessoas infectadas,
através da saliva ou da secreção nasal.
·
Sintomas: manchas vermelhas na pele,
febre alta, dor de garganta, dores musculares, coceira no corpo, náuseas e
vômitos.
·
Tratamento: deve ser administrada a
penicilina, exceto aos alérgicos, para os quais é dado outro tipo de
antibiótico.
·
Prevenção: evitar contato com outros
doentes e boa higienização.
Febre
Tifoide
A febre
tifoide é uma doença bacteriana aguda causada pela bactéria Salmonella
enterica sorotipo Typhi.
Ela é
associada a baixos níveis socioeconômicos e más condições de saneamento básico,
higiene ambiental e pessoal.
·
Transmissão: ingestão de água ou alimentos
contaminados.
·
Sintomas: febre alta prolongada, dor de
cabeça, náuseas, falta de apetite, mal-estar geral e vômitos. Em alguns casos,
prisão de ventre, enquanto em outros diarreia. Com o agravamento da doença, há
risco de hemorragias abdominais e infecção generalizada, podendo resultar na
morte.
·
Tratamento: repouso e alimentação à base de
líquidos, principalmente. Além desses cuidados, devem ser administrados
antibióticos aos doentes.
·
Prevenção: manter hábitos de higiene,
lavar e cozinhar bem os alimentos antes do seu consumo, evitar ou prevenir-se
em viagens para locais propensos à doença.
Gonorreia
A
gonorreia é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Neisseria
gonorrheae.
·
Transmissão: relações sexuais; de mãe para
filho no parto.
·
Sintomas: dor e ardor ao urinar,
sangramentos, corrimento amarelado e com forte odor.
·
Tratamento: deve ser administrado
antibiótico aos doentes.
·
Prevenção: usar preservativos.
Hanseníase
A
hanseníase é uma doença crônica, conhecida antigamente como lepra. É causada
pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de
Hansen.
·
Transmissão: através de espirro, saliva e
tosse de pessoas infectadas.
·
Sintomas: manchas na pele, no local das
manchas a temperatura aumenta mais do que no restante do corpo. Surgem também
caroços nos cotovelos, nas mãos e nas orelhas. Inchaço nas mãos e pés. Perda de
força muscular e dor nas articulações.
·
Tratamento: deve ser administrado
antibiótico aos doentes, cuja duração pode variar entre 6 meses a 1 ano,
conforme o tipo de lepra.
·
Prevenção: ir ao médico para fazer
diagnóstico quando houver contato com pessoas doentes.
Impetigo
Impetigo
é uma infecção da camada mais superficial da pele que atinge sobretudo
crianças, causada por bactérias Staphylococcus aureus e Streptococcus do
grupo A.
Apresenta
duas formas: impetigo bolhoso e impetigo não bolhoso.
·
Transmissão: contato com feridas, através da
secreção nasal ou utensílios utilizados dos doentes.
·
Sintomas: No caso do impetigo bolhoso:
bolhas nos braços, no peito e nas nádegas, febre e coceira. No impetigo não
bolhoso: dor em decorrência do aparecimento de úlceras com pus, principalmente
nas pernas.
·
Tratamento: deve ser administrado
antibiótico aos doentes e pomadas nas feridas.
·
Prevenção: lavar muito bem as mãos quando
estiver próximo ao doente e evitar pegar em utensílios usados pelo mesmo. Isso
porque essa doença tem um nível de contágio bastante elevado.
Leptospirose
A
leptospirose é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais. É
causada por bactérias do gênero Leptospira.
Existe
risco de morte em 40% dos casos, caso não seja tratada adequadamente. Isso
porque pode causar danos aos rins, inflamação na membrana que envolve o
cérebro, insuficiência hepática e insuficiência respiratória.
·
Transmissão: contato com água ou objetos que
tenham urina de animais infectados.
·
Sintomas: febre alta, dor muscular,
mal-estar, tosse, olhos vermelhos e manchas vermelhas pelo corpo.
·
Tratamento: os doentes devem ser hidratados
e tomar antibióticos.
·
Prevenção: lavar bem os alimentos antes de
consumi-los, fechar caixas d’água, vacinar os animais.
Meningite
A
meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem e protegem o
encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser provocada por bactérias, vírus ou
fungos.
A
meningite bacteriana pode levar à morte se não for diagnosticada a tempo. Os 3
tipos de meningites bacterianas mais comuns são causadas pelas bactérias:
meningococos, pneumococos e Haemophylus.
·
Transmissão: através de espirro, saliva e
tosse.
·
Sintomas: dor de cabeça e no pescoço,
rigidez na nuca, febre alta e manchas vermelhas.
·
Tratamento: deve ser administrado
antibiótico aos doentes, na veia, o mais rápido possível. Isso porque a doença
pode resultar em surdez ou até na morte.
·
Prevenção: vacinação e evitar contato com
doentes.
Pneumonia
Pneumonia
é uma infecção pulmonar causada por bactérias, vírus, fungos ou outros
parasitas. A forma mais comum ocorre pela bactéria Streptococcus
pneumoniae.
·
Transmissão: através de espirro, saliva e
tosse de pessoas infectadas.
·
Sintomas: dor no corpo, falta de ar
persistente, febre alta, tosse, fraqueza e cansaço.
·
Tratamento: deve ser administrado
antibiótico aos doentes. Com a evolução da doença, é necessário o internamento.
·
Prevenção: evitar o excesso de exposição
ao ar-condicionado e cuidar adequadamente dos resfriados para que não evoluam
para um quadro mais grave que resulte na pneumonia.
A
salmonelose é uma infecção gastrointestinal provocada por bactérias do
gênero Salmonella e família Enterobacteriaceae.
·
Transmissão: ingestão de alimentos
contaminados, especialmente carnes de aves mal-passadas, ovos e água.
·
Sintomas: cólica, diarreia, dor de cabeça
e abdominal, febre e vômito.
·
Tratamento: hidratação do doente e, no seu
agravamento, administração de antibiótico.
·
Prevenção: consumir alimentos bem lavados
e cozidos, beber leite fervido, lavar bem as mãos antes das refeições.
Terçol
Terçol ou
hordéolo é uma inflamação das glândulas sebáceas de Zeiss e Mol, localizadas na
pálpebra, perto das raízes dos cílios. Ocorre devido a infecção de bactérias,
geralmente estafilococos.
·
Transmissão: através do toque na lesão ou
contato com a lágrima do doente.
·
Sintomas: inchaço nas pálpebras, coceira,
vermelhidão, sensibilidade à luz e dor ao piscar.
·
Tratamento: administração de colírio ou
pomada.
·
Prevenção: lavar bem as mãos ao ter
contato com os olhos, não dormir com maquiagens, falta de higiene em lentes de
contato e evitar passar as mãos no local da lesão.
O tétano
é uma doença infecciosa causada pela bactéria Clostridium tetani.
Ataca o sistema nervoso central.
Se não
for tratada, pode levar a pessoa à morte.
·
Transmissão: através de pequenos cortes ou
feridas que entrem em contato com fezes, plantas, objetos enferrujados e que
podem ter a bactéria.
·
Sintomas: rigidez dos músculos, febre,
dor de cabeça, espasmos musculares e dificuldade para abrir a boca.
·
Tratamento: administração de relaxante
muscular e antibiótico.
·
Prevenção: vacinação, limpeza cuidadosa de
feridas.
Tracoma
O tracoma
é uma doença inflamatória, crônica e recidivante que afeta os olhos. É causada
pela bactéria Chlamydia trachomatis.
·
Transmissão: contato com pessoas que tenham
tracoma ou com objetos utilizados por elas.
·
Sintomas: ardor nos olhos, aumento da
pupila, coceira e lacrimejamento.
·
Tratamento: administração de colírio ou
pomada à base de antibiótico.
·
Prevenção: não utilizar utensílios usados
pelo doente, lavar bem as mãos.
A
tuberculose ou tísica pulmonar é uma doença infectocontagiosa causada pela
bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo de
Koch (BK).
·
Transmissão: aproximação com pessoas doentes
que se encontram em ambientes fechados.
·
Sintomas: fadiga, febre, tosse,
emagrecimento, falta de apetite, sudorese, rouquidão e expectoração com sangue,
nos casos mais graves.
·
Tratamento: administração de três tipos de
medicamentos, num tratamento que leva meses.
·
Prevenção: vacinação infantil, alimentação
adequada, cuidados de higiene rigorosos no contato com pessoas doentes.
Atividades sobre as doenças
bacterianas.
Responder e entregar até dia 15.11.2021
1º O que é o tétano e quais são as
formas de transmissão?
2º O que é tuberculose e quais são as
formas de transmissão?
3º O que é Meningite e quais são as formas
de transmissão?
4º O que Pneumonia e quais são as
formas de transmissão?
5º O que é cólera e quais são as formas
de tratamento?
E-mail: flaviacnovato@gmail.com ou via whats 95428-4421
2) 2. O que são verbos transitivos? Como podem ser
classificados? Dê um exemplo de cada.
3) 3. O que são verbos intransitivos? Dê um exemplo.
💞MATEMÁTICA
Profa. Luciana
E-mail: lucianaaparecidabernardess@gmail.com / 976729091
Atividade
1) O portão de entrada de
uma casa tem 4m de comprimento e 3m de altura. Que comprimento teria uma trave
de madeira que se estendesse do ponto A até o ponto C?
A) 25
B) 5
C) 10
D) 4
2)Pitágoras foi
um filósofo e matemático grego, nasceu em Samos, por volta de 571 e 570 a.C.
Ele criou uma escola batizada com seu nome – Escola Pitagórica. E,
curiosamente, foi ele quem elaborou o termo “filósofo”. Desenvolveu vários
trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento científico e tecnológico nos
dias atuais, dentre eles, o Teorema de Pitágoras. E, curiosamente, foi ele quem
elaborou o termo “filósofo”.Em qual figura geométrica podemos aplicar o teorema
citado?
(A) Pentágono
(B) Quadrado
(C) Retângulo
(D) Triângulo retângulo
😍 FÍSICA
Prof. Luciana
E-mail: lucianaaparecidabernardess@gmail.com / 976729091
1)A
temperatura é uma grandeza física que mede:
a) grau
de agitação das moléculas
b) calor
c)
pressão
d) volume
e)
densidade
2)O calor
é definido como uma energia térmica que flui entre os corpos. O fluxo de calor
entre dois corpos em contato se deve inicialmente a:
a)
temperaturas dos corpos serem iguais
b)
temperatura dos corpos serem diferentes
c) os
corpos estarem muito quentes
d) os corpos
estarem muito frios
e) nda
3)(UFAC/AC/2004)
Uma variação de temperatura de 300K equivale na escala Fahrenheit à uma
variação de:
a) 540 ºF
b) 54 ºF
c) 300 ºF
d) 2700
ºF
e) n.d.a
💟 GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARGARETE / (11)976556245
1- No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na:
a) Ocupação das áreas litorâneas.
b) Expulsão dos assalariados do campo.
c) Formação e exploração dos minifúndios.
d) Fixação dos escravos na agricultura.
e) Expansão para o interior do território brasileiro.
2- Quais foram as iniciativas que favoreceram a formação do
território brasileiro?
3- Qual a importância para a formação do território
brasileiro?
💢HISTÓRIA
Email: dani_souza_moreira@hotmail.com
WHATSAPP: 985292771
O Segundo Reinado
parte II
Leia o texto e
observe a imagem
Fonte 1
O texto a seguir é do Barão de Pati do Alferes, que
presenciou a expansão do café no Império.
[...] O maior desperdício que se encontra em quase todos os
lavradores, não só deixando apodrecer as madeiras [...] podendo conduzi-las
[...]para o armazém, como lançando lhes fogo com o maior sangue-frio, como se
estivessem fazendo grande coisa[...] em menos de uma hora deixam em cinzas
aquilo que a natureza levou séculos a criar.
Fonte 2
https://institutopoimenica.com/2019/05/15/derrubada-de-uma-floresta-johann-moritz-rugendas/
Copie e depois cole o
link na pagina da web para observar a imagem
1-
Responda as seguintes questões
a)
O que o cafeicultor está criticando na fonte 1?
b)
O que se vê na imagem?
c)
Que relação se pode estabelecer entre a fonte1 e
a fonte2?
Questão 2
A Lei Eusébio de
Queirós e a Lei de Terras
Extremamente, os ingleses aumentaram a repressão ao tráfico,
chegando a invadir águas brasileiras para prender navios que traficavam
escravos. Internamente, o aumento da entrada de africanos no Brasil e as
frequentes rebeliões de africanos escravizados atemorizavam a elite do Império.
Sob forte pressão, o governo de D. Pedro
II aprovou, em 1850, a LEI DE QUEIRÓS, que proibia definitivamente a entrada de
escravizados no Brasil.
A proibição do
tráfico colocava os proprietários brasileiros diante de dois problemas:
Responda
A- Como conseguir mais trabalhadores para sua propriedade?
B- Como evitar que o trabalhador se tornasse um posseiro?
C-Pesquise o significado de
posseiro?
QUESTÃO 3
Responda
Durante o Segundo Reinado, vários fatores contribuíram
decisivamente para que a economia brasileira entrasse em um período de relativa
prosperidade ?
💬 INGLÊS
Prof.a Marcia / whatsap 99363-2043
ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com
Complete com a forma
correta do Verb to be:
(am , is, are):
a)Richard _______ my best friend.
b)Mary and Paul _______ classmates.
c) She _______ my brother.
d)I _______ a good student.
e)We _______ in the classroom.
💥 SOCIOLOGIA
Prof.a Marcia / whatsap 99363-2043
ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com
1) O que é Sociologia?
a)
Ciência que estuda a relação do homem com a natureza.
b) Ciência que estuda o meio ambiente.
c) Ciência que estuda os grupos, sua
organização e sua influencia sobre a vida dos indivíduos.
d) Ciência que estuda como os homens evoluíram
com o tempo.
2)Qual o objetivo da
Sociologia?
a) Descobrir a estrutura básica da sociedade
humana.
b) Analisar como a sociedade
se relaciona com a natureza
c) Descobrir como a sociedade
humana evoluiu com o passar do tempo.
d) Perceber as mudanças do meio ambiente.
3)Quem usou o termo Sociologia
pela primeira vez?
a) Karl Max
b)
Platão
c) Augusto Comte
d) Emile Durkheim
4) A sociologia surge no
século XIX. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a
Sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à
consolidação do:
a)
capitalismo
b) socialismo
c) comunismo
d) presidencialismo.
5) O que a Revolução
Industrial significou para o pensamento social?
a) significou apenas a introdução de máquinas.
b) significou que algumas máquinas iria
substituir o trabalho humano.
c) significou mais do que a introdução de
máquinas, e sim a racionalização da produção da materialidade da vida social.
d) Nenhuma resposta anterior.
👩 FILOSOFIA
wha Prof.a Marcia / whatsap 99363-2043
ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com
1) Para Sócrates a essência do homem é :
a)
A
moralidade.
.
b)
Alma
inteligente.
c)
Felicidade.
d)
Curiosidade.
.
e)
Sensações.
2) Segundo Aristóteles a alma tem três
partes
quais são
elas:
a)
Alma
sensitiva, vegetativa e intelectiva
b)
Alma
sensitiva, realista e sonhadora
c)
Alma
intelectiva, vegetativa e produtiva.
d)
Alma
intelectiva, vegetativa e intuitiva
e)
Nenhuma
das alternativas anteriores.
3) É importante que a conduta
do homem seja orientada:
a)
Pelo
prazer.
b)
Pela
razão.
.
c)
Pela
dor.
.
d)
Pela
morte.
.
e)
Pela
emoção.
4) Para Sócrates qual é o critério ético para o
bem e o
mal:
a)
Equilíbrio e desequilíbrio
b)
Felicidade
e prazer.
c)
Prazer
e maldade.
d)
Dor
e ignorância.
e)
Conhecimento
e ignorância.
5) O que é a morte
para Epicuro:
a)
apenas
a separação do átomos.
b)
o
fim de uma vida de prazer.
c)
vingança
divina.
d)
é
a finalidade da dor.
e)
nenhuma
das alternativas anteriores
👍 ARTE
E-mail: nelsonserapiao@prof.educacao.sp.gov.br
Entrega: ????
Aula: https://www.youtube.com/watch?v=WtC4bXPWSdU&ab_channel=2oanoEF-CMSP
Atividades: Registre em seu caderno o quê e como você
aprendeu sobre a dança e suas modalidades representadas na linguagem
cinematográfica.
A dança pode ser encontrada em vários lugares, seja em
danceterias, salões, desfiles de carnaval, rodas de samba, nas ruas, nos grupos
de amigos, na escola, em diversos ambientes, inusitados ou não. Atualmente,
vemos vários programas de televisão que incentivam pessoas de diferentes
gêneros, idades e tipos físicos a se desafiarem em diferentes passos e ritmos:
tango, bolero, samba, hip hop, rock, funk etc.
Para contribuir com esta atividade, participe ativamente do
assunto.
Ao longo da história do cinema, muitos filmes tiveram como
tema principal a dança e suas modalidades. A partir do seu repertório cultural
e artístico, faça uma relação de filmes que tiveram como tema principal a
dança, ampliando a lista apresentada com 3 filmes a seguir. Participe de um
momento de apreciação, respondendo as questões sobre os filmes com temáticas da
dança e a possibilidade de se montar uma Mostra de filmes de dança na Escola.
Após responda aos questionamentos indicados no seu caderno.
1. Você já
assistiu a todos esses filmes? Quais você gostaria de assistir?
2. Como imagina
que pode ser organizada uma Mostra de filmes de dança?
3. Como seria
feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha dos filmes que participarão
dela? 4. Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia
participar?
5. De que modo
seria feita a divulgação?
Billy Elliot – (Billy Elliot). Direção: Stephen Daldry. Inglaterra,
2000. 110 min. 12 anos. A história de um menino inglês que troca as aulas de
boxe pela carreira de dançarino.
Bodas de sangue – (Bodas de sangre). Direção: Carlos Saura.
Espanha, 1981. 72 min. 14 anos. Companhia espanhola de dança flamenca. O filme
contempla desde exercícios de preparação corporal até o desenvolvimento do
espetáculo, que mostra a trágica cena de um casamento, baseada na história de
Federico García Lorca (1898-1936).
https://www.youtube.com/watch?v=3YcgZI424Dc&ab_channel=David-Teacher
Dança comigo? – (Shall we dance?). Direção: Peter Chelson. EUA,
2004. 106 min. Livre. Homem que vivia bem com sua família procura um hobby e
encontra na dança de salão um novo e prazeroso desafio.
https://www.youtube.com/watch?v=SpiuWyJ3-tM&ab_channel=YouTubeMovies
Atividade: Aumente esta lista para até 5 filmes com a mesma
temática da dança.
👏BIOLOGIA
Via whatsap 960722382 ou email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com
Câncer é um termo que
abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o
crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou
órgãos a distância.
Os principais tipos de câncer
Câncer de próstata
De
acordo com o Inca, é o tipo mais comum no Brasil cerca de 38.000 pessoas em 2018 (se não
considerarmos o câncer de pele não melanoma).
O risco da doença aumenta após os 50 anos. Entre as principais causas do
problema estão fatores genéticos, o uso de anabolizantes, o consumo excessivo
de bebidas alcoólicas, má alimentação e obesidade.
Câncer de mama
A
estimativa é que 59.000 mulheres descobriram que tinha câncer de mama em 2018.
As causas mais comuns da doença são histórico familiar, menopausa tardia, menstruação
precoce, colesterol alto, sedentarismo, entre outros. O sintoma mais frequente
é o aparecimento de um caroço no seio. A detecção precoce aumenta a chance de
cura. Por isso é importante fazer o autoexame.
Câncer colorretal
Abrange
os tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. O
Inca calcula que cerca 36.000 casos do problema no ano. Se detectada
precocemente, a doença é curável na maioria das vezes. Esse câncer geralmente é
causado pelo consumo exagerado de bebida alcoólica, de alimentos processados e
de carne vermelha, pelo tabagismo e pelo sedentarismo.
Câncer de pulmão
Em
90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de
derivados de tabaco. No Brasil, cerca 31.000 pessoas tiveram a doença em 2018.
Seus sintomas dependem da localização do tumor no órgão, mas o paciente pode
ter tosse seca, falta de ar, dor torácica, pneumonia e presença de sangue ao
tossir.
Câncer de estômago
Tem
como fatores de risco uma dieta rica em alimentos processados, a obesidade e o
consumo de álcool. De acordo com o Inca, cerca de 65% dos pacientes
diagnosticados com esse câncer têm mais de 50 anos. Em 2018, 21.000 brasileiros
desenvolveram a doença, que geralmente não possui sintomas no estágio inicial,
mas seu avanço causa sensação de inchaço depois de comer, náuseas, azia e
indigestão.
Câncer de colo do útero
A
estimativa é que 16.000 mulheres tiveram o câncer de colo do útero em 2018. A
doença é causada pela infecção do Papiloma vírus Humano (HPV). A infecção por
esse vírus é frequente e não causa tumor na maioria das vezes. Porém, em alguns
casos, pode acontecer uma alteração celular e a evolução para o câncer. Essas
mudanças das células são descobertas facilmente no exame papa nicolau.
Leia
o texto e responda as questões abaixo.
1. O que é
câncer?
2. Quais são as
causas e quais são os sintomas do câncer de pulmão?
3. Quais são as causas e quais são os sintomas do
câncer do colo do útero?
4. Quais são as
causas e quais são os sintomas do câncer de estômago?
5. Quais são as
causas e quais são os sintomas do câncer de mama?
6. Quais são as
causas e quais são os sintomas do câncer de próstata?
LINGUA PORTUGUESA 👐👐
Profa. FLÁVIA - 2º. TEM A
E-mail: flaviacnovato@gmail.com ou via whats 95428-4421
Fazer uma pesquisa sobre os tópicos:
1 - O que é literatura?
2 - O Romantismo na literatura brasileira
HISTÓRIA🌷
Professora Daniela
Data de Entrega
23/08/21
Turma 2ºTEM A
Espero que estejam todos bem, vamos iniciar nossas aulas
desse semestre com muita dedicação.
Recursos materiais:
Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog , e-mail e WhatsApp);
Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente –
lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc
Avaliação:
Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
Industrialização e Imperialismo
Leia o trecho do texto e a seguir responda a seguinte
questão:
William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou
se na Índia seus estudos sobre as impressões digitais ao tomar as impressões
digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o governo. Aplicou-as,
então, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas,
na Índia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico
de hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando
impressões digitais em peças de cerâmicas
pré-história japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um
criminosos pela identificação das linhas papilares e preconizou uma técnica
para tomada de impressões digitais, utilizando se uma placa de estanho e de tinta
imprensa.
Que tipo de relação orientava os esforços que levaram á
descoberta das impressões digitais pelos ingleses e, posteriormente, á sua
utilização nos dois países asiáticos?
a)
De fraternidade, já que ambos visavam aos mesmos
fins, ou seja, autenticar contratos.
b)
De dominação, já que os nativos puderam
identificar os ingleses falecidos com mais facilidade.
c)
De controle cultural, já que Faulds usou a
técnica para liberar os detidos nas prisões
japonesas
d)
De colonizador-colonizado, já que na Índia, a
invenção foi usada em foi usada em favor dos interesses da Coroa inglesa.
e)
De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em
um hospital de Tóquio
Profa. Marcia (FILOSOFIA)
Semana: 16.08 a 31.08
Série: 2º. TEM A
ENTREGA DIA :31.08
através do whatsap 99363-2043
ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com
Atividade:
Após a leitura do texto, responda as quetões filosóficas e devolva a
professora.
Texto reflexivo:
As três peneiras de Sócrates
Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que
julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera
um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar
essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos
peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não
as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me
é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A
segunda peneira é a da BONDADE. Com
certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A
terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste
bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil?
Na verdade, não.
Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.
Moral
da história: Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e
usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao
impulso de simplesmente passá-los adiante.
Questões
1. Quem é Sócrates e o que ele quis
ensinar com esse texto?
2. Qual o sentido das peneiras
na leitura?
3. Como posso avaliar se o que vou
falar é verdadeiro, bom e necessário?
4. É fácil ou difícil tomar
conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que
ouviu, sem maiores comentários.
5. É sempre bom ter em mente a
seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam
a nós". Como você pode interpretar essa máxima?
Profa. Marcia (SOCIOLOGIA)
Semana: 16.08 a 31.08
Série: 2º. TEM A
ENTREGA DIA :31.08
através do whatsap 99363-2043
ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com
CONVIVÊNCIA
Homem é um ser social
Para a
Sociologia, o homem é um ser social, o que significa dizer que nascemos,
necessariamente, para viver em grupo. Logo, todo conhecimento é apreendido,
produzido e transmitido na vida em sociedade. O que é muito diferente de ser
sociável, qualidade de quem conversa com todos em um determinado ambiente.
Com a pandemia e,
consequentemente, com a decretação do isolamento social, o ser humano tem se
visto obrigado a ficar em casa, sob o risco de ser contaminado por um vírus que
a ciência ainda não sabe como tratar e que tem ceifado vidas no mundo todo.
A grande questão
é que sempre houve o indivíduo mais recluso, mas que o fazia por opção. O que é
completamente diferente de realizar um isolamento por obrigação. Antes disso, o
homem era livre para realizar suas atividades cotidianas, mas em meio a uma
pandemia, se viu obrigado a ter seu direito de ir e vir suspenso por uma
questão de saúde pública, não apenas festas e viagens foram abolidas, mas as
atividades de sua vida diária, como as aulas e a ida ao trabalho, fato que fez
com que milhões de pessoas tivessem que se adaptar ao home office para manter
seus empregos.
Todos os fatos sociais geram consequências na
vida do ser humano, grandes guerras, mudanças políticas e, sobretudo, nesse
momento, a pandemia. Sairemos dela muito mais valorosos não apenas de contato
humano, mas sobretudo cientes de que é necessário que os países desenvolvam
conhecimento para que as futuras gerações possam lidar com situações similares.
Países que não valorizam a educação e a ciência tendem a sucumbir frente às
adversidades de todo o tipo.
A máxima de que só valorizamos algo quando o
perdemos nunca se fez tão presente, a falta do convívio social, fez com que
valorizemos as artes. Passamos os dias trabalhando em home office, mas também
lendo, assistindo a filmes e seriados, ouvindo as músicas de artistas queridos,
prestigiando as famosas lives. Quem, após a quarentena, terá coragem de dizer
que a arte não é necessária? Quando é justamente ela, antes tão atacada, que
tem nos salvado em tempos de isolamento social.
(BEATRIZ VISCARDI DE CAMARGO - socióloga)
Atividade:
1) Faça uma reflexão sobre o texto acima e
escreva qual a mudança que você percebeu na sociedade.(resenha de 10 linhas)
Profa. Marcia (Inglês)
Semana: 16.08.21 a 31.08.21
Série 2º. TEM A
ENTREGA DIA : 31.08/2021
através do whatsap 99363-2043
ou e-mail:
marciamarcomini@gmail.com
TEXT : My Family
I am Bruce.
I
want to introduce my family to you.
Peter
is my father.
Kate
is my mother.
Peter
and Kate are my parents.
Johnny is my brother and Andrea is my little sister. My family is
very happy.
Questões
1) Who introduces
the family?
a) (
)Bruce
b) (
)Peter
c) (
)Johnny
d) (
)Andrea
2) Connect
according to the text.
a) I
am
mother
b) Kate is
my
father
c) Peter is
my
Bruce
d) Kate and Peter
are
my
to you
e) My family
is
brother
f) Johnny is
my
parents
g) Andrea is
my
happy
h) I want to
introduce
sister
my family
Professor: Aroldo (Biologia)
Série: 2° ano EJA
Semana de 09.08 a 20.08.2021
Entrega dia 20.08.2021
Via whatsap 960722382 ou
email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com
A Divisão Celular
Os cromossomos são
responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou seja, dos
caracteres que são transmitidos de pais para filhos.
Os tipos de
cromossomos, assim como o número deles, variam de uma espécie para a outra. As
células do corpo de um chimpanzé, por exemplo, possuem 48 cromossomos, as do
corpo humano, 46 cromossomos,
as do cão, 78 cromossomos e as do feijão 22.
Os 23 pares de cromossomos humanos.
Os cromossomos são
formados basicamente por dois tipos de substâncias químicas: proteínas e ácidos nucléicos. O ácido nucléico
encontrado nos cromossomos é o ácido desoxirribonucléico – o DNA. O DNA é a
substância química que forma o gene. Cada gene possui um código específico, uma
espécie de “instrução” química que pode controlar determinada característica do
indivíduo, como a cor da pele, o tipo de cabelo, a altura, etc.
Cada cromossomo
abriga inúmeros genes, dispostos em ordem linear ao longo de filamentos.
Atualmente, estima-se que em cada célula humana existam de 20 mil a 25 mil
genes. Os cromossomos diferem
entre si quanto à forma, ao tamanho e ao número de genes que contêm.
Células haploides e diploides
Para que as
células exerçam a sua função no corpo dos animais, elas devem conter todos os
cromossomos, isto é dois cromossomos de cada tipo: são as células diploides.
Com exceção das células de reprodução (gametas), todas as demais células do
nosso corpo são diploides. Porém, algumas células possuem em seu núcleo apenas
um cromossomo de cada tipo. São as células haploides. Os gametas humanos – espermatozoides
e ovócitos ou óvulos – são haploides. Portanto os gametas são células que não
exercem nenhuma função até encontrarem o gameta do outro sexo e completarem a
sua carga genética.
Nos seres humanos,
tanto o espermatozoide como o óvulo possuem 23 tipos diferentes de cromossomos,
isto é, apenas um cromossomo para cada tipo. Diz-se então que nos gametas
humanos n= 23 (n é o número de cromossomos diferentes). As demais células
humanas possuem dois cromossomos de cada tipo. Essas células possuem 46 cromossomos
(23 pares) no núcleo e são representadas por 2n = 46.
Nas células
diploides do nosso corpo, os cromossomos podem, então, ser agrupados dois a
dois. Os dois cromossomos de cada par são do mesmo tipo, por possuírem a mesma
forma, o mesmo tamanho e o mesmo número de genes. Em cada par, um é de origem
materna e outro, de origem paterna.
Tipos de divisão celular
As células são
originadas a partir de outras células que se dividem. A divisão celular é comandada pelo núcleo da
célula.
Ocorrem no nosso corpo
dois tipos de divisão celular: a mitose e
a meiose.
Mitose
Antes de uma
célula se dividir, formando duas novas células, os cromossomos se duplicam no
núcleo. Formam-se dois novos núcleos cada um com 46 cromossomos. A célula então
divide o seu citoplasma em dois com cada parte contendo um núcleo com 46
cromossomos no núcleo. Esse tipo de divisão celular, em que uma célula origina
duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos existentes na célula mãe.
Portanto, a mitose
garante que cada uma das células-filhas receba um conjunto complementar de
informações genéticas. A mitose permite o crescimento do indivíduo, a
substituição de células que morrem por outras novas e a regeneração de partes
lesadas do organismo.
Mas como se formam
os espermatozoides e os óvulos, que têm somente 23 cromossomos no núcleo,
diferentemente das demais células do nosso corpo?
Na formação de
espermatozoides e de óvulos, ocorre outro tipo de divisão celular: a meiose.
Meiose
Nesse caso, os
cromossomos também se duplicam no núcleo da célula-mãe (diploide), que vai se
dividir e formar gametas (células-filhas, haploides). Mas, em vez de o núcleo
se dividir uma só vez, possibilitando a formação de duas novas células-filhas,
na meiose o núcleo se divide duas vezes. Na primeira divisão, originam-se dois
novos núcleos; na segunda, cada um dos dois novos núcleos se divide,
formando-se no total quatro novos núcleos. O processo resulta em quatro células-filhas, cada uma com 23 cromossomos.
Atividades.
Responda as questões
abaixo.
1-Qual é a função dos
cromossomos?
R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Qual é o nome dos
gametas masculinos?
R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Qual é o nome dos
gametas femininos?
R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-O que é Mitose?
R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- O que é meiose?
R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
🍁 GEOGRAFIA🍂
PROFESSORA:
MARGARETE
TURMA:
2°A
ENTREGA:
(11)076556245
Formação do território brasileiro
A
formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses.
Para
evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado
de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas
e exploradas na América.
A
primeira região a ser povoada pelos portugueses foi o litoral, especialmente o
nordestino. Ali se estabeleceram as plantações de cana de açúcar, os engenhos,
e os portos.
Paralelo
a isso, os colonos organizavam expedições em busca de mão de obra, metais e
pedras preciosas.
O território brasileiro no período colonial
O Tratado
de Tordesilhas obrigava os portugueses a permanecerem no litoral. Com isso, a
primeira atividade econômica foi à exploração do pau-brasil e em seguida, o
plantio da cana de açúcar.
Observe o
aspecto do mapa brasileiro com os limites do Tratado de Tordesilhas e as
capitanias hereditárias:
Com a
União Ibérica (1580-1640), o Tratado de Tordesilhas deixa de ter validade.
Desta maneira, os colonos portugueses podem ir para o interior. Com isso,
encontram ouro e pedras preciosas nas regiões hoje conhecidas como Mato Grosso,
Goiás e Minas Gerais.
Com o fim
da União Ibérica e o restabelecimento da monarquia em Portugal, os portugueses
se expandem para o sul e fundam a Colônia do Sacramento, em 1680. A fim de
resguardar aquelas terras, os espanhóis respondem criando Os Sete Povos das
Missões onde
jesuítas e índios guaranis viveriam.
Posteriormente,
começa na Europa a Guerra de Sucessão (1700-1713), uma disputa entre as potências
europeias para escolher o próximo soberano espanhol. Esta briga se refletiria
também nas colônias americanas e mudaria o os limites do Brasil.
Com o fim
do conflito é assinado o Tratado de Utretch, o qual estabelecia:
·
As
fronteiras entre o Brasil e a Guiana Francesa
·
O Amapá,
disputado entre França e Portugal, foi reconhecido como português.
·
A Colônia
do Sacramento foi entregue à Espanha
·
A área
ocupada pelos Sete Povos das Missões foi cedida a Portugal.
Veja mais: Tratado
de Utretch (1713)
Formação territorial do Brasil no século XIX
Com
a vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, o território do Brasil
sofreu novas alterações.
A
atividade mineradora perdeu força e o café passou ser o principal produto de
exportação do Brasil. Com isso, os estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e
São Paulo ganharam importância.
A
Banda Oriental do Uruguai foi incorporada ao Brasil como Província da Cisplatina
e a Guiana Francesa foi ocupada militarmente. Em 1817, o Brasil deixa a Guiana
Francesa, mas obtém o reconhecimento da posse da foz do Amazonas.
Após
a independência, porém, as Províncias Unidas do Rio da Prata, alegam que a área
da Cisplatina lhes pertencia e tem início a Guerra da Cisplatina (1825-1828). A solução é a criação de um Estado
independente, a República Oriental do Uruguai.
Nesta época, se registram a criação das províncias de Alagoas (1817), Sergipe (1820), Amazonas (1850) e Paraná (1853).
Organização do território brasileiro no século XX
Com
a proclamação da República, em 1889, as províncias passam a se denominar
"estados".
O
Brasil aumentou de tamanho durante o século XX. A França alegava que parte do
Amapá lhe pertencia, pois não reconhecia o rio Oiapoque como fronteira.
Em
maio de 1900, após disputas diplomáticas lideradas pelo barão do Rio Branco, a
questão foi resolvida a favor do Brasil e uma faixa de terra de 250.000 km² foi
incorporada ao estado do Pará.
No
entanto, o principal conflito territorial foi registrado com a Bolívia.
Ambos
os países se enfrentavam pela região onde atualmente é o estado do Acre. O confronto deu origem
a Revolução Acreana e terminou com a incorporação destas
terras pelo Brasil. Através do Tratado de Petrópolis, a Bolívia foi indenizada
e a ferrovia Madeira-Mamoré foi construída.
Observe no mapa abaixo o aspecto do território brasileiro em 1922.
Mapa do Brasil
em 1922
No
século XX, observamos a reorganização territorial do Brasil com a criação de
novos estados como o Território Federal do Guaporé (1943), Mato Grosso do Sul
(1977) e Tocantins (1988). Isso respondia ao crescimento da população e também
tinha o objetivo de melhorar a administração local.
O
Território Federal do Guaporé passou a ser o estado de Rondônia, em 1982. Por
sua vez, Amapá e Roraima foram elevados à categoria de estados em 1988.
ATIVIDADE:
1-
Qual o nome do tratado assinado entre Portugal e Espanha em 1494.
2-
Qual foi a primeira atividade econômica no Brasil?
3-
Explique o que foi a União Ibérica de (1580-1640) e o que aconteceu com o
Tratado de Tordesilhas.
4-
Explique o porque dos Sete povos das Missões.
5-
O que o tratado de Utretch estabelecia para o Brasil.
6-
Com a Proclamação da Republica em 1889, o que aconteceu com as Províncias.
7-
Explique o Tratado de Petrópolis e qual a sua importância para o Brasil.
8-
Explique a Revolução Acreana e sua importância para o território brasileiro.
OBSERVAÇÃO: NO TEXTO POSSUI ALGUNS LINKS PARA AJUDAR
NA SUA PESQUISA, ENTÃO CLIC ENSIMA DELES PARA APROFUNDAR O SEU CONHECIMENTO.
Biologia🍁
Série: 2° ano EJA
Semana de 23.08 a
03.09.2021
Entrega dia 03.09.2021
Via whatsap 960722382 ou
email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com
.
Como vimos na aula anterior,
a célula eucarionte e dividida em três partes: Membrana plasmática, núcleo e
citoplasma.
A membrana plasmática
protege a célula e controla tudo que entra e sai da célula.
O núcleo é responsável
por controlar todas as atividades celulares, inclusive a divisão celular.
O citoplasma compreende
todo a espaço delimitado pela membrana plasmática. Envolve tudo que se encontra
entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço é preenchido pelo citosol,
material gelatinoso formado por água e onde estão mergulhados os organoides
celulares, estruturas membranosas que desempenham diferentes funções dentro das
células.
Organoides celulares
Os
principais organoides celulares são: Reticulos
endoplasmáticos, Ribossomo, Lisossomo,
Centríolo, Complexo Golgiense e Mitocôndrias .
Retículos
endoplasmáticos.
Essas estruturas membranosas que formam
uma complexa rede de canais interligados.
Reticulo
endoplasmático não granuloso ou liso.
Não possui ribossomos ligados a sua membrana. É responsável pela síntese de
lipídeos, carboidratos e de hormônios esteroides, como a testosterona e os
glicocorticoides.Também atua na desintoxicação das células do fígado,
eliminando substâncias tóxicas, como álcool e medicamentos.
Reticulo
endoplasmático granuloso. É um conjunto
de canalículos ramificados, que possui ribossomos aderidos a sua membrana, os
quais são responsáveis pelo transporte de substâncias e síntese de proteínas.
Ribossomo.
Formado por um ácido nucleico, o ribonucleico
(RNA) é responsável pela síntese de proteína.
Lisossomo.
Atua na digestão intracelular, em células
animais e possui enzimas digestivas. É responsável pela autofagia, (digestão de
organoides celulares velhos ou defeituosos).
Centríolo. Atua na divisão celular e no fuso mitótico, também é responsável na
formação de cílios e flagelos.
Complexo golgiense. Consiste em um sistema de bolsas ou sáculos
achatados. Suas principais funções são: armazenamento e empacotamento de
substâncias produzidas no reticulo endoplasmático como proteínas, glicídios e
lipídios, e secreção das substâncias armazenadas.
Mitocôndrias. Responsável pela produção de energia na respiração celular, forma as
moléculas de armazenamento de energia (ATP) da célula. As mitocôndrias
apresenta um cromossomo anelar, por isso se multiplica independente da
reprodução celular.
Atividades.
Responda as questão
abaixo.
1-Qual é a função da
Mitocôndria?
R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Qual são as principais
funções do complexo golgiense?
R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Qual é a função do Reticulo endoplasmático granuloso?
R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Qual é a função do Lisossomo?
R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Qual é a função do Ribossomo?
R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professora
Daniela
Historia
Data de
Entrega
09/09/21
Espero que estejam todos bem, vamos inicia nossas aulas
desse semestre com muita dedicação.
Recursos materiais:
Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog , e-mail e WhatsApp);
Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente –
lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc
Avaliação:
Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
Email: dani_souza_moreira@hotmail.com
WHATSAPP: 985292771
O Reinado de D.Pedro I
O Primeiro Reinado foi a fase inicial do período monárquico
do Brasil após a independência. Esse período se inicia com a declaração da
independência por Dom Pedro I e se finda em 1831, com a abdicação do imperador.
Quando Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, em 7
de setembro de 1822, movido por intensa pressão das elites portuguesas e
brasileiras, o exército português, ainda fiel à lógica colonial, resistiu o
quanto pôde, procurando resguardar os privilégios dados aos lusitanos em terras
brasileira.
A vitória das forças leais ao Imperador Pedro I contra essa
resistência dão ao monarca um aumento considerável de prestígio e poder.
Uma das primeiras iniciativas do imperador brasileiro foi
criar e promulgar uma nova Constituição para o país para, ao mesmo tempo,
aumentar e consolidar seu poder político e frear iniciativas revolucionárias
que já estavam acontecendo no Brasil.
A Assembléia Constituinte formada em 1823 foi a primeira
tentativa, invalidada pela falta de acordo e pela incompatibilidade entre os
deputados e a vontade do Imperador. Numa nova tentativa, a Constituição é
promulgada em 1824, a primeira do Brasil independente.
Essa Constituição, entre outras medidas, dava ao Imperador o
poder de dissolver a Câmara e os conselhos provinciais, manobrando por tanto o
legislativo, além de eliminar cargos quando necessário, instituir ministros e
senadores com poderes vitalícios e indicar presidentes de comarcas. Essas
medidas deixavam a maior parte do poder de decisão nas mãos do imperador e
evidenciavam um caráter despótico e autoritário de um governo que prometeu ser
liberal.
Essa guinada autoritária do governo gerou novas revoltas e
insuflou antigas, dando mais instabilidade ainda ao país recém independente.
Uma dessas revoltas foi a Confederação do Equador. Liderados por Frei Caneca,
os pernambucanos revoltosos contra o governo foram reprimidos pelos militares,
não sem antes mostrar sua insatisfação com os rumos do país.
Em 1825 o Brasil foi derrotado na guerra da Cisplatina, que
transformou essa antiga parte da colônia no independente Uruguai em 1828. Essa
guerra causa danos ao país, tanto políticos quanto econômicos. Com problemas
com importações, baixa arrecadação de impostos, dificuldade na cobrança dos
mesmos por causa da extensão do território e a produção agrícola em baixa,
causada por uma crise internacional, a economia brasileira tem uma queda
acentuada.
Quando, em 1826, Dom João VI morre, surge um grande embate
quanto a sucessão do trono português. Diante de reivindicações de brasileiros e
portugueses, Dom Pedro abdica em favor da filha, D. Maria da Glória. No
entanto, seu irmão, D. Miguel, dá um golpe de Estado e usurpa o poder da irmã.
O Imperador brasileiro então envia tropas brasileiras para
solucionar o embate e restituir o poder à filha. Esse fato, irrita os
brasileiros, uma vez que o Imperador está novamente priorizando os assuntos de
Portugal em detrimento do Brasil. Essa “reaproximação’ entre Portugal e Brasil
incomoda e gera temor de uma nova época de dependência. Com isso, o Imperador
perde popularidade.
ATIVIDADE
1-Os trechos a
seguir são da primeira Constituição do Brasil, outorgada por D.Pedro Iem 24 de
março de 1824. Leia-os com atenção.
Artigo1º- O Império
do Brasil é a associação política de todos os cidadãos brasileiros[...].
Artigo 2º - O seu território é dividido em Província [...].
Artigo 3º - O seu governo é monárquico hereditário [...].
Artigo 4º - A religião Católica Romana continuará a ser a
religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com seu culto
doméstico e particular em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior
de templo. [...]
Artigo 10º - Os poderes[...] são quatro: o Poder
Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.[...]
Artigo 13º - O Poder Legislativo é delegado á Assembleia
Geral [...]
Artigo 14º - A Assembleia Geral compõem-se de duas Câmaras:
Câmaras dos Deputados e[...] Senado[...]
Artigo 40º - O Senado é composto de membros vitalícios
[...].
Artigo 92º- São excluídos de votar[...] os que não tiverem
renda líquida anual de cem mil-réis[...].
Agora responda:
a)
Qual a forma de governo adotada pelo Brasil?
b)
O que a Constituição de 1824 determinava com
relação á religião?
c)
Quantos e quais eram os poderes?
d)
Dê o significado
das Três palavras em negrito no texto e explique o artigo 92º
Química
SÉRIE: 2º e 3º Termos da
Eja
Prof.: Adilson Araújo Lima – O Monstro.
ENTREGA DIA: 20/09/2021 através
do WhatsApp: (11) 91147-1725
ou e-mail: adilsonaraujo@prof.educacao.sp.gov.br
Materiais
e Substâncias: Separação, constituição e Simbologia.
Lixo.
Você já parou para pensar na
quantidade de lixo que produzimos desde a hora em que acordamos até quando
vamos dormir? Será que tudo que jogamos fora é lixo? O lixo é um problema
gritante que a sociedade vem enfrentando! Cada vez mais, vem aumentando a quantidade
de lixo em todo lugar, e quem paga por isso somos nós, seres humanos.
Atualmente o lixo doméstico é
um dos principais responsáveis pela poluição ambiental. As embalagens são
frequentemente encontradas nas ruas, parques, rios e praias, poluindo o ambiente,
entupindo bueiros, provocando enchentes, favorecendo a proliferação de doenças
e ameaçando a vida de pessoas e animais. E o que faremos para contribuir com a
diminuição da produção diária de lixo doméstico? Propomos essa atividade para
que possamos refletir sobre o nosso comportamento, esclarecer dúvidas e,
principalmente, mudar nossas atitudes. Dessa maneira, contribuiremos com a
preservação e melhoria do meio ambiente. Vamos lá?
ATIVIDADE
1: Para Ler, pensar, conversar e registrar...
Você já ouviu falar em sociedade de consumo e consumo
responsável? Clique no link abaixo para encontrar pistas
sobre esse assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=KlV3ASpM19M
https://www.youtube.com/watch?v=3zAsyYgSaxU
https://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU
Após assistir ao vídeo, registre em seu caderno suas
impressões.
1) O QUE EU JÁ SABIA?
2) O QUE EU APRENDI?
Você
Sabia!
QUE O
BRASIL É O 4º PAÍS QUE MAIS PRODUZ LIXO NO MUNDO? …
QUE,
NO ANO 2020, A POPULAÇÃO BRASILEIRA DEVE ULTRAPASSAR OS 209 MILHÕES DE
HABITANTES E, QUANDO SE TRATA DE PRODUZIR LIXO, NÓS, BRASILEIROS, ESTAMOS A
TODO VAPOR?
… QUE
CADA PESSOA PRODUZ, EM MÉDIA, DE 800 GRAMAS A 1 KG DE LIXO POR DIA, OU DE 4 A 6
LITROS?
… QUE,
NO BRASIL, SÃO PRODUZIDAS, DIARIAMENTE, CERCA DE 255 MIL TONELADAS DE LIXO
(DADO REFERENTE AO ANO DE 2018), SENDO QUE A CIDADE DE SÃO PAULO É A QUE MAIS
PRODUZ LIXO NO PAÍS, COM CERCA DE 19,3 MIL TONELADAS POR DIA?
… QUE
ISTO SIGNIFICA QUE, EM SÃO PAULO, SÃO GERADAS APROXIMADAMENTE 15.000 TONELADAS
DE LIXO POR DIA OU 75.000.000 DE LITROS POR DIA?
O texto que você acabou de ler
trata-se de um: “Você sabia?” sobre a produção do lixo no Brasil. Gostou? O que
mais te impressionou? Esse texto também recebe o nome de “verbete de
curiosidade”, pois, como o nome diz, serve para trazer curiosidades sobre algum
assunto. As frases são iniciadas por “VOCÊ SABIA?” e são completadas com a
curiosidade em forma de pergunta. Que tal ler para sua família e deixá-los
bem-informados?
PENSE E REGISTRE SUAS REFLEXÕES NO CADERNO:
3) Se cada pessoa no
planeta, em um dia, jogar uma embalagem plástica e uma casca de fruta no lixo,
o que acontece?
4) Você sabe para
onde vai esse lixo?
5) Em sua casa,
quantas sacolas ou sacos de lixo são produzidos diariamente?
6) Agora pensando em
seu bairro, você percebe que há uma quantidade excessiva de produção de lixo?
Como esse lixo é descartado?
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário