EJA - 2° Ano



E.E.PARQUE SANTOS DUMONT


ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE






                               OUTUBRO / NOVEMBRO 

                                           💖ARTE 

 

E-mail: nelsonserapiao@prof.educacao.sp.gov.br

WhatsApp: 94798-9391



A fonte

A imagem abaixo é uma obra A fonte, criada pelo artista francês Marcel Duchamp em 1917. Ela é formada por um mictório colocado deitado em cima de um pedestal, datado e assinado com o nome R. Mutt. Esse objeto inusitado foi enviado pelo artista para que fosse aceito em um evento organizado pela Sociedade de Artistas Independentes de Nova York, que recebia inscrições de trabalhos de artistas e as submetia à avaliação de um corpo de jurados, responsável por decidir quais trabalhos participariam da exposição.

Esses eventos são uma forma comum de divulgar a produção de artistas tanto iniciantes quanto mais experientes. Marcel Duchamp já era um artista relativamente conhecido em Nova York nessa época, por isso, entre outros motivos, utilizou o pseudônimo R. Mutt em sua inscrição. Esse pseudônimo foi escolhido por fazer alusão à palavra alemã Armut, que em português significa "pobreza". Além disso, também teve inspiração no nome de uma empresa de equipamentos sanitários, chamada Mott Works, e de um personagem jocoso de um desenho intitulado Mutt and Jett, muito conhecido na época. Dessa forma, que relações podemos estabelecer entre a obra e o pseudônimo escolhido pelo artista?

Como era de se esperar, o júri do evento não aceitou a obra na exposição por considerá-la de mau gosto. Entretanto, esse ato aparentemente irreverente de Duchamp foi uma das ações mais emblemáticas da mudança de rumos que ocorreu na arte ocidental ao longo do século XX. Com sua proposta, o artista questionou o estatuto tradicional da arte, que valoriza a obra como uma produção original do artista, feita com materiais nobres e bom acabamento.

Você deve ter notado que A fonte não é uma escultura tradicional - ou seja, feita em pedra, madeira ou metal com o objetivo de representar algo ou alguém -, ela é o próprio mictório, um objeto usado no nosso cotidiano. Trata-se de uma peça pronta, um produto industrial usado no dia a dia, que, ao ter sua posição invertida e sua estrutura assinada e datada, teve sua função original intencionalmente alterada pelo artista, transformando-se em obra de arte. Com isso, Duchamp criou o conceito de ready-made, termo em inglês que designa um objeto pronto, como objetos comuns do nosso cotidiano que, ao assumir outros significados, são transformados em obras de arte.


 


A fonte, de Marcel Duchamp, 1917. 36 cm x 48 cm x 61 cm, exposta na Galeria Nacional de Arte Moderna em Roma, 2013.


Caso não consiga abrir a imagem acesse o link da imagem abaixo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_(Duchamp)#/media/Ficheiro:Fontaine-Duchamp.jpg

 Observe a foto da obra, A fonte, no acima, e responda às questões a seguir.

a) Descreva a imagem: o que você vê nela?

b) Que objeto é esse?

c) Com que material ele é feito?

d) O objeto parece ter sido construído por um processo manual ou industrial?

e) Em que lugar está esse objeto?

f) Da maneira como está apresentado, que papel você acha que ele desempenha?

g) Há algo escrito no objeto? O quê? Qual é a função dessas palavras?

h) Para você, esse objeto é uma obra de arte? Por quê?

i) Que sensações a foto provoca em você?

j) O que você faria se fosse um crítico de arte e recebesse esse objeto para ser avaliado?

k) Qual seria a sua reação ao visitar uma exposição com obras de arte desse tipo?

 



   💞MATEMÁTICA

                                                               Profa. Luciana

                       E-mail: lucianaaparecidabernardess@gmail.com / 976729091



1)    A figura abaixo é a planta baixa de um apartamento. Observe-a e responda às questões, considerando cada quadradinho uma unidade de medida de área:

 



 

  Qual é a área total do apartamento? 

 

a) 45 unidades 

b) 40 unidades 

c) 8 unidades 

d) 5 unidades

 

2)   Calcule a área de um círculo de raio 7 cm.

 

3)   Calcule a área de um círculo cujo diâmetro mede 18 cm.



😍 FÍSICA

                                                                       Prof. Luciana

                        E-mail: lucianaaparecidabernardess@gmail.com / 976729091



1)       Um corpo de massa 6g em estado sólido, é aquecido até o ponto de fusão. Sabendo que o calor latente do corpo é de 35 cal/g, determine a quantidade de calor recebida pelo corpo.

 

2)        2) (Unifor-CE)O gráfico  representa a temperatura de  uma amostra de massa 100g de determinado metal, inicialmente sólido, em função da quantidade de calor por ela absorvida.




Pode-se afirmar que o calor latente tem fusão desse metal, em cal/g é:

a) 12
b) 10
c) 8
d) 6

e) 2



   💬  INGLÊS

                                     Prof.a Marcia   / whatsap 99363-2043

                                  ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com  




TEXT: Football player

 

Caio is a happy kid. His dream is to be a football player. He lives in São Gonçalo do Amarante .

He has two brothers . Caio studying in the school of the city. His father is a dentist and her mother is a teacher. His brothers studying medicine . Caio likes to go out on Saturday night with his family to eat pizza. Caio takes care of a dog he found in the street , his name is Rex. Gaius like your family.

 

QUESTÔES:

 

1) Qual o sonho de Caio?

 

2)Segundo o texto, Caio tem:

 

(A) dois irmãos.

(B) dois amigos.

(C) três irmãos.

(D) quatro irmãos

 

3) Quais as profissões dos pais de Caio?

 

4) Traduza a frase: “Caio likes to go out on Saturday night with his family to eat pizza.”

 

5) Segundo o texto, Caio cuida de qual animal?


HISTÓRIA 🌷


Espero que estejam todos bem, vamos inicia nossas aulas desse semestre com muita dedicação.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog , e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador, caderno e caneta para realização das atividades no vídeo aula

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Email: dani_souza_moreira@hotmail.com

WHATSAPP: 985292771

 

EXERCÍCIOS SOBRE A CONQUISTA DA AMÉRICA ESPANHOLA

Considere o texto abaixo, de G. F. de Oviedo, que relata o estabelecimento do império espanhol na América, no livro L’ Histoire des Indies, publicado no ano de 1555.

 

“O almirante Colombo encontrou, quando descobriu esta ilha Hispaniola, um milhão de índios e índias (…) dos quais, e dos que nasceram desde então, não creio que estejam vivos, no presente ano de 1535, quinhentos, incluindo tanto crianças como adultos (…). Alguns fizeram esses índios trabalhar excessivamente. Outros não lhes deram nada para comer como bem lhes convinha. Além disso, as pessoas dessa região são naturalmente tão inúteis, corruptas, de pouco trabalho, melancólicas, covardes, sujas, de má condição, mentirosas, sem constância e firmeza(…). Vários índios, por prazer e passatempo, deixaram-se morrer com veneno para não trabalhar. Outros se enforcaram pelas próprias mãos. E quanto aos outros, tais doenças os atingiram que em pouco tempo morreram (…). Quanto a mim, eu acreditaria antes que Nosso Senhor permitiu, devido aos grandes, enormes e abomináveis pecados dessas pessoas selvagens, rústicas e animalescas, que fossem eliminadas e banidas da superfície terrestre.

Considerando o contexto histórico, pode-se afirmar que o texto de Oviedo representa

 

a) o pensamento singular de um ideólogo extremista do absolutismo espanhol, em oposição ao sistema do Real Padroado e suas repercussões na América colonial.

b) a posição de um intelectual cristão renascentista que busca denunciar o caráter semifeudal da expansão ultramarina ibérica, sintetizado na figura de Colombo.

c) uma justificativa, de fundo religioso moral, para o genocídio decorrente da exploração colonial, cujos pressupostos são correntes no universo cultural europeu da época.

d) uma defesa, em termos racistas e preconceituosos, dos massacres promovidos pelos primeiros colonos espanhóis, que agiam contra os interesses econômicos do Estado Absolutista.

e) uma visão irônica, de caráter naturalista e raciológico, a respeito da inutilidade da violência praticada pelos colonizadores civis espanhóis no chamado período da Conquista.

2-As expedições que foram para a América durante os primeiros anos da colonização espanhola precisavam obter a autorização da Coroa Espanhola na chamada Casa de Contratación, que ficava na cidade de Sevilla. As expedições autorizadas pela Casa de Contratación tinham como obrigação primordial:

 

a) pagar o quinto das riquezas obtidas.

b) levar um número determinado de nativos para trabalhar na Espanha como escravos.

c) garantir a conversão dos nativos.

d) construir igrejas nos locais em que se instalavam.

e) implantar tribunais da Santa Inquisição para perseguir a fé nativa.

3-Quais foram as principais motivações que levaram o império colonial espanhol entrar em crise? Explique detalhadamente




 💥  SOCIOLOGIA

                                     Prof.a Marcia   / whatsap 99363-2043

                                  ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com  




1) Defina em poucas palavras o que é Indústria Cultural?

2) Leia o fragmento abaixo:

    Consumo, logo existo. Pode até parecer um exagero esta afirmação, mas mesmo quem não possui renda precisa consumir. O indigente ou o pedinte consomem, mesmo não possuindo renda.O prato de comida, a noite no albergue ou qualquer outro donativo, somente foi possível porque houve produção e alguém resolveu contribuir com os menos favorecidos e transferiu parte de sua renda para esse fim. Afinal de contas, não existe almoço de graça. O consumo representa uma satisfação, pois é a realização de uma necessidade. Estas necessidades são, cada vez mais, oriundas da evolução da civilização e passam a integrar o rol das necessidades de quem vive nesta civilização. São necessidades como automóveis, celulares, aulas de línguas e mais uma infinidade de outras que surgiram e surgirão criando assim novas expectativas de consumo para as pessoas desta civilização. A sociedade capitalista associa o consumo à superioridade, ou seja, quanto maior o poder de consumo maior a superioridade da pessoa ou, melhor ainda, o status desta pessoa na sociedade. (…)

www.tudosobreoconsumismo.blogspot.com.br

A) De acordo com o texto, porque consumismo tanto? A que a sociedade capitalista associa o consumo? Explique com suas palavras.

R: 

3) Leia um fragmento do poema:

EU, ETIQUETA

Em minha calça está grudado um nome 
que não é meu de batismo ou de cartório, 
um nome… estranho. 
Meu blusão traz lembrete de bebida 
que jamais pus na boca, nesta vida.(…)

Minhas meias falam de produto 
que nunca experimentei 
mas são comunicados a meus pés. 
Meu tênis é proclama colorido 
de alguma coisa não provada 
por este provador de longa idade. 
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, 
minha gravata e cinto e escova e pente, 
meu copo, minha xícara, 
minha toalha de banho e sabonete, 
meu isso, meu aquilo, 
desde a cabeça ao bico dos sapatos, 
são mensagens,

letras falantes, 
gritos visuais, 
ordens de uso, abuso, reincidência, 
costume, hábito, premência, 
indispensabilidade, 
e fazem de mim homem-anúncio itinerante, 
escravo da matéria anunciada. 
Estou, estou na moda. 
É duro andar na moda, ainda que a moda 
seja negar minha identidade, 
trocá-la por mil, açambarcando 
todas as marcas registradas, 
todos os logotipos do mercado. 
Com que inocência demito-me de ser 
eu que antes era e me sabia 
tão diverso de outros, tão mim mesmo, 
ser pensante, sentinte e solidário 
com outros seres diversos e conscientes 
de sua humana, invencível condição. 
Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro, 
em língua nacional ou em qualquer língua 
(qualquer, principalmente). (…)
 
Por me ostentar assim, tão orgulhoso 
de ser não eu, mas artigo industrial,

peço que meu nome retifiquem. 
Já não me convém o título de homem. 
Meu nome novo é coisa. 
Eu sou a coisa, coisamente.

Carlos Drummond de Andrade

A) Como o consumismo é visto no poema? Explique.

R: 

4) Você concorda que: Consumir é existir? Comente.

R:  

5) Na sociedade atual o que é mais  importante: a quantidade de bens que um indivíduo dispõe ou o seu nível de conhecimento? Comente.

R:



  👩  FILOSOFIA

wha                              Prof.a Marcia   / whatsap 99363-2043

                                  ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com  






link:  LINK   https://www.ebiografia.com/jean_paul_sartre


  Jean-Paul Sartre

Biografia de Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre, (1905-1980) foi filósofo e escritor francês, um dos maiores representantes do pensamento existencialista na França. "O Ser e o Nada" foi o seu principal trabalho filosófico onde formulou seus pressupostos existencialistas.

Jean-Paul Sartre (1905-1980) nasceu em Paris, França, no dia 21 de junho de 1905. Filho de Jean Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da Marinha Francesa e de Anne-Marie Sartre, ficou órfão de pai com dois anos de idade. Em 1907, muda-se com sua mãe para Meudon, para a casa de seus avós maternos. Em 1911, muda-se com a família para Paris e ingressa no Liceu Henri IV.

Em 1916, com o casamento de sua mãe, considerado por Sartre como traição, foi obrigado a mudar-se para La Rochelle, onde estudou no Liceu La Rochelle. Em 1920 regressa a Paris. Em 1924 ingressa na Escola Normal Superior de Paris. Onde conhece sua futura companheira a escritora Simone de Beauvoir. Em 1929, conclui a graduação.

Em 1931, Sartre é nomeado professor de filosofia em Havre. Nessa época, escreveu o romance, "A Lenda da Verdade", que não foi aceito pelos editores. Em 1933, interrompe sua carreira após receber uma bolsa de estudos que lhe permitiu estudar na Alemanha no Instituto Francês de Berlim, quando entrou em contato com a filosofia de Husserl e de Heidegger.

Em 1938, Sartre publicou “A Náusea”, romance que pretendia divulgar os princípios do existencialismo e que lhe proporcionou certa notoriedade, ao mesmo tempo em que se afirmava como um símbolo do movimento filosófico. Escrita em forma de diário, a obra descreve a repulsa sentida pelo protagonista ao tomar consciência do próprio corpo. Em 1940, é convocado pelo Exército francês para servir na Segunda Guerra Mundial. Feito prisioneiro dos alemães, é solto em 1941 quando retorna para a França.

O Existencialismo de Sartre

Jean-Paul Sartre foi o expoente máximo do "existencialismo" – corrente filosófica que prega a liberdade individual do ser humano. O existencialismo nasceu com o filósofo dinamarquês Soren Kieekegaard (1831-1855) que combatia a filosofia especulativa.

Em 1943, Sartre publicou “O Ser e o Nada” (1943), seu trabalho filosófico mais conhecido, onde formulou seus pressupostos filosóficos que determinou o pensamento e a posição essencial da geração de intelectuais do pós-guerra. Sartre vinculou a filosofia existencial ao marxismo e à psicanálise.

Para Sartre, “estamos condenados a ser livres” - essa é a sua sentença para a humanidade, uma vez que a “existência precede a essência”, ou seja, não nascemos com uma função pré-definida. Para ele, a consciência coloca o homem diante da possibilidade de escolher o que ele será, pois essa é a condição da liberdade humana. Escolhendo a sua ação, o homem escolhe a si mesmo, mas não escolhe a sua existência.

Para Sartre, a má-fé do homem seria mentir para si mesmo, tentando se convencer de que não é livre. O problema surge quando seus projetos pessoais entram em conflito com o projeto de vida dos outros. Eles, os outros tiram parte da sua autonomia, por isso, as escolhas devem ser pensadas, uma vez que vão definir a existência de cada um. Ao mesmo tempo, é pelo olhar do outro que reconhecemos a nos mesmos – daí a origem da célebre frase de Sartre: “O inferno são os outros”.

Últimos Anos de Sartre

Em 1960, Sartre escreveu sua última obra filosófica “Crítica da Razão Dialética”. Em 1964, renunciou o Prêmio Nobel de Literatura por repudiar a atenção pública a sua pessoa. Em maio de 1968 apoiou a rebelião estudantil que ajudou a derrubar o governo conservador francês. Em 1972, assumiu a direção do jornal esquerdista “Libértation”.

Além de tratados filosóficos, Sartre escreveu vários romances de sucesso, como "O Muro" (1939), dramas como "As Moscas" (1949), ensaios sobre arte e política, como "Situações", obra em dez volumes, redigida entre 1947 e 1976, além de peças como "Entre Quatro Paredes" (1944) e "O Diabo e o Bom Deus" (1951. 

Jean-Paul Charles Aymard Sartre, que ficou cego em seus últimos anos de vida, morreu em Paris, França, no dia 15 de abril de 1980. Seus restos mortais foram sepultados no Cemitério de Montparnasse, onde posteriormente foi sepultada sua companheira Simone de Beauvoir.

 

QUESTÕES:

1.     Onde nasceu Jean Paul Sartre e qual foi o seu principal trabalho filosófico?

2.     Qual o nome de sua companheira de vida?

3.     O que prega o existencialismo ?

4.     Explique a frase de Sartre “ estamos condenados a ser livres”?

5.     Descreva como foi os últimos anos de vida de Jean Paul Sartre.


   👏BIOLOGIA 


Via whatsap 960722382 ou email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com


Doenças Causadas por Bactérias

 

As doenças causadas por bactérias, também conhecidas por bacterioses, tanto podem ser facilmente tratadas através de antibióticos, como o seu agravamento pode levar à morte.

A maior parte das bactérias é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados ou em contato com pessoas doentes.

Os sintomas são variados, conforme o tipo de doença. A prevenção, muitas vezes, é baseada em cuidados simples como a lavagem das mãos e dos alimentos e vacinação.

Veja abaixo a lista das principais doenças causadas por bactérias:

Botulismo

O botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum. Os primeiros casos da doença foram registrados pelo consumo de salsichas contaminadas e outros derivados da carne enlatados.

·         Transmissão: ingestão de alimentos contaminados.

·         Sintomas: prisão de ventre, tontura, visão distorcida e dificuldade de abrir os olhos na claridade. O agravamento da doença pode levar o doente à morte na sequência da paralisia dos músculos respiratórios.

·         Tratamento: o doente deve ser internado para que seja ministrado o tratamento para eliminação da bactéria.

·         Prevenção: cuidado na escolha de alimentos enlatados, atentando para que a lata não tenha ferrugem ou esteja estufada.

Brucelose

A brucelose é uma infecção causada por bactérias do gênero Brucella.

·         Transmissão: contato com animais infectados ou ingestão de alimentos de origem animal que estejam contaminados.

·         Sintomas: calafrio, dor de cabeça, cansaço, febre.

·         Tratamento: deve ser administrado antibiótico, além de repouso e hidratação.

·         Prevenção: usar luvas ou lavar as mãos após ter contato com animais, comer carne bem passada, ferver o leite antes de beber.

Cistite

A cistite é uma doença crônica caracterizada por uma irritação ou inflamação da parede da bexiga.

Na maioria dos casos, é causada pela bactéria Escherichia coli, naturalmente presente no intestino.

·         Transmissão: o fato de beber pouca água pode deixar de limpar as bactérias presentes na bexiga, tal como o uso de roupas íntimas apertadas.

·         Sintomas: vontade frequente de urinar, ardor ao urinar, febre.

·         Tratamento: uso de antibiótico.

·         Prevenção: beber água muitas vezes, urinar logo que tiver necessidade, evitar roupas íntimas apertadas.

Clamídia

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

·         Transmissão: relações sexuais; de mãe para filho no parto.

·         Sintomas: ardor ao urinar; vontade frequente de urinar; testículos doloridos e inchados, em homens; dor no baixo ventre, no caso das mulheres.

·         Tratamento: administração de antibióticos para o casal, evitando a reinfecção.

·         Prevenção: uso de preservativo.

Cólera

A cólera é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Vibrio cholerae. Caso não seja tratada, pode levar o paciente à morte por conta da intensa desidratação que ela causa.

·         Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados.

·         Sintomas: diarreia, desidratação, vômitos, fraqueza, perda de peso e cólicas abdominais.

·         Tratamento: hidratação e uso de antibióticos.

·         Prevenção: lavar muito bem frutas e legumes antes de consumi-los, bem como lavar muito bem as mãos antes das refeições e melhoria do saneamento básico.

Coqueluche

A coqueluche é uma doença respiratória infectocontagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis.

·         Transmissão: através de espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.

·         Sintomas: febre, espirro, mal-estar, tosse seca prolongada e falta de ar.

·         Tratamento: além de beber muitos líquidos, devem ser administrados analgésicos e anti-inflamatórios aos doentes, que devem ser isolados para que não transmitam a doença para outras pessoas.

·         Prevenção: vacinação infantil.

Difteria

A difteria é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae. Sua principal característica é a inflamação da garganta, o que causa um inchaço na região do pescoço.

·         Transmissão: contato com pessoas infectadas, através da saliva ou lesões da pele.

·         Sintomas: dor de garganta, aparecimento de placas nas amígdalas, febre e mal-estar, tosse, febre, calafrios e coriza nasal. O agravamento da doença pode levar à morte por asfixia.

·         Tratamento: os doentes devem ser isolados e o controle da doença pode ser feito através de antibióticos.

·         Prevenção: vacinação infantil.

Escarlatina

A escarlatina é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. É característica pelo surgimento de erupções vermelho-escarlate na pele.

·         Transmissão: contato com pessoas infectadas, através da saliva ou da secreção nasal.

·         Sintomas: manchas vermelhas na pele, febre alta, dor de garganta, dores musculares, coceira no corpo, náuseas e vômitos.

·         Tratamento: deve ser administrada a penicilina, exceto aos alérgicos, para os quais é dado outro tipo de antibiótico.

·         Prevenção: evitar contato com outros doentes e boa higienização.

Febre Tifoide

A febre tifoide é uma doença bacteriana aguda causada pela bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi.

Ela é associada a baixos níveis socioeconômicos e más condições de saneamento básico, higiene ambiental e pessoal.

·         Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados.

·         Sintomas: febre alta prolongada, dor de cabeça, náuseas, falta de apetite, mal-estar geral e vômitos. Em alguns casos, prisão de ventre, enquanto em outros diarreia. Com o agravamento da doença, há risco de hemorragias abdominais e infecção generalizada, podendo resultar na morte.

·         Tratamento: repouso e alimentação à base de líquidos, principalmente. Além desses cuidados, devem ser administrados antibióticos aos doentes.

·         Prevenção: manter hábitos de higiene, lavar e cozinhar bem os alimentos antes do seu consumo, evitar ou prevenir-se em viagens para locais propensos à doença.

Gonorreia

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Neisseria gonorrheae.

·         Transmissão: relações sexuais; de mãe para filho no parto.

·         Sintomas: dor e ardor ao urinar, sangramentos, corrimento amarelado e com forte odor.

·         Tratamento: deve ser administrado antibiótico aos doentes.

·         Prevenção: usar preservativos.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, conhecida antigamente como lepra. É causada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen.

·         Transmissão: através de espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.

·         Sintomas: manchas na pele, no local das manchas a temperatura aumenta mais do que no restante do corpo. Surgem também caroços nos cotovelos, nas mãos e nas orelhas. Inchaço nas mãos e pés. Perda de força muscular e dor nas articulações.

·         Tratamento: deve ser administrado antibiótico aos doentes, cuja duração pode variar entre 6 meses a 1 ano, conforme o tipo de lepra.

·         Prevenção: ir ao médico para fazer diagnóstico quando houver contato com pessoas doentes.

Impetigo

Impetigo é uma infecção da camada mais superficial da pele que atinge sobretudo crianças, causada por bactérias Staphylococcus aureus e Streptococcus do grupo A.

Apresenta duas formas: impetigo bolhoso e impetigo não bolhoso.

·         Transmissão: contato com feridas, através da secreção nasal ou utensílios utilizados dos doentes.

·         Sintomas: No caso do impetigo bolhoso: bolhas nos braços, no peito e nas nádegas, febre e coceira. No impetigo não bolhoso: dor em decorrência do aparecimento de úlceras com pus, principalmente nas pernas.

·         Tratamento: deve ser administrado antibiótico aos doentes e pomadas nas feridas.

·         Prevenção: lavar muito bem as mãos quando estiver próximo ao doente e evitar pegar em utensílios usados pelo mesmo. Isso porque essa doença tem um nível de contágio bastante elevado.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais. É causada por bactérias do gênero Leptospira.

Existe risco de morte em 40% dos casos, caso não seja tratada adequadamente. Isso porque pode causar danos aos rins, inflamação na membrana que envolve o cérebro, insuficiência hepática e insuficiência respiratória.

·         Transmissão: contato com água ou objetos que tenham urina de animais infectados.

·         Sintomas: febre alta, dor muscular, mal-estar, tosse, olhos vermelhos e manchas vermelhas pelo corpo.

·         Tratamento: os doentes devem ser hidratados e tomar antibióticos.

·         Prevenção: lavar bem os alimentos antes de consumi-los, fechar caixas d’água, vacinar os animais.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser provocada por bactérias, vírus ou fungos.

A meningite bacteriana pode levar à morte se não for diagnosticada a tempo. Os 3 tipos de meningites bacterianas mais comuns são causadas pelas bactérias: meningococos, pneumococos e Haemophylus.

·         Transmissão: através de espirro, saliva e tosse.

·         Sintomas: dor de cabeça e no pescoço, rigidez na nuca, febre alta e manchas vermelhas.

·         Tratamento: deve ser administrado antibiótico aos doentes, na veia, o mais rápido possível. Isso porque a doença pode resultar em surdez ou até na morte.

·         Prevenção: vacinação e evitar contato com doentes.

Pneumonia

Pneumonia é uma infecção pulmonar causada por bactérias, vírus, fungos ou outros parasitas. A forma mais comum ocorre pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

·         Transmissão: através de espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.

·         Sintomas: dor no corpo, falta de ar persistente, febre alta, tosse, fraqueza e cansaço.

·         Tratamento: deve ser administrado antibiótico aos doentes. Com a evolução da doença, é necessário o internamento.

·         Prevenção: evitar o excesso de exposição ao ar-condicionado e cuidar adequadamente dos resfriados para que não evoluam para um quadro mais grave que resulte na pneumonia.

Salmonelose

A salmonelose é uma infecção gastrointestinal provocada por bactérias do gênero Salmonella e família Enterobacteriaceae.

·         Transmissão: ingestão de alimentos contaminados, especialmente carnes de aves mal-passadas, ovos e água.

·         Sintomas: cólica, diarreia, dor de cabeça e abdominal, febre e vômito.

·         Tratamento: hidratação do doente e, no seu agravamento, administração de antibiótico.

·         Prevenção: consumir alimentos bem lavados e cozidos, beber leite fervido, lavar bem as mãos antes das refeições.

Terçol

Terçol ou hordéolo é uma inflamação das glândulas sebáceas de Zeiss e Mol, localizadas na pálpebra, perto das raízes dos cílios. Ocorre devido a infecção de bactérias, geralmente estafilococos.

·         Transmissão: através do toque na lesão ou contato com a lágrima do doente.

·         Sintomas: inchaço nas pálpebras, coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz e dor ao piscar.

·         Tratamento: administração de colírio ou pomada.

·         Prevenção: lavar bem as mãos ao ter contato com os olhos, não dormir com maquiagens, falta de higiene em lentes de contato e evitar passar as mãos no local da lesão.

Tétano

O tétano é uma doença infecciosa causada pela bactéria Clostridium tetani. Ataca o sistema nervoso central.

Se não for tratada, pode levar a pessoa à morte.

·         Transmissão: através de pequenos cortes ou feridas que entrem em contato com fezes, plantas, objetos enferrujados e que podem ter a bactéria.

·         Sintomas: rigidez dos músculos, febre, dor de cabeça, espasmos musculares e dificuldade para abrir a boca.

·         Tratamento: administração de relaxante muscular e antibiótico.

·         Prevenção: vacinação, limpeza cuidadosa de feridas.

Tracoma

O tracoma é uma doença inflamatória, crônica e recidivante que afeta os olhos. É causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

·         Transmissão: contato com pessoas que tenham tracoma ou com objetos utilizados por elas.

·         Sintomas: ardor nos olhos, aumento da pupila, coceira e lacrimejamento.

·         Tratamento: administração de colírio ou pomada à base de antibiótico.

·         Prevenção: não utilizar utensílios usados pelo doente, lavar bem as mãos.

Tuberculose

A tuberculose ou tísica pulmonar é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo de Koch (BK).

·         Transmissão: aproximação com pessoas doentes que se encontram em ambientes fechados.

·         Sintomas: fadiga, febre, tosse, emagrecimento, falta de apetite, sudorese, rouquidão e expectoração com sangue, nos casos mais graves.

·         Tratamento: administração de três tipos de medicamentos, num tratamento que leva meses.

·         Prevenção: vacinação infantil, alimentação adequada, cuidados de higiene rigorosos no contato com pessoas doentes.

 


Atividades sobre as doenças bacterianas.

 

Responder e entregar até dia 15.11.2021

 

1º O que é o tétano e quais são as formas de transmissão?

 

2º O que é tuberculose e quais são as formas de transmissão?

 

3º O que é Meningite e quais são as formas de transmissão?

 

4º O que Pneumonia e quais são as formas de transmissão?

 

5º O que é cólera e quais são as formas de tratamento?






                             


SETEMBRO


Para o mês de setembro, faremos um simulado,contemplando todo o conteúdo trabalhado em sala,junto aos nossos professores.
É importante que vocês leiam as questões com muita atenção, relembre o conteúdo e resolva com bastante comprometimento. 
                                                                                  Boa Atividade





                           👊 LÍNGUA PORTUGUESA

                                                          Profa. FLÁVIA 

E-mail: flaviacnovato@gmail.com ou via whats 95428-4421


1)    1.   Quais tipos de sujeito podemos encontrar em uma oração?

2)    2. O que são verbos transitivos? Como podem ser classificados? Dê um exemplo de cada.

3)    3.  O que são verbos intransitivos? Dê um exemplo.



                                           💞MATEMÁTICA

                                                               Profa. Luciana

                       E-mail: lucianaaparecidabernardess@gmail.com / 976729091

Atividade

1) O portão de entrada de uma casa tem 4m de comprimento e 3m de altura. Que comprimento teria uma trave de madeira que se estendesse do ponto A até o ponto C?


A) 25

B)   5

C)  10

D)  4

 

2)Pitágoras foi um filósofo e matemático grego, nasceu em Samos, por volta de 571 e 570 a.C. Ele criou uma escola batizada com seu nome – Escola Pitagórica. E, curiosamente, foi ele quem elaborou o termo “filósofo”. Desenvolveu vários trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento científico e tecnológico nos dias atuais, dentre eles, o Teorema de Pitágoras. E, curiosamente, foi ele quem elaborou o termo “filósofo”.Em qual figura geométrica podemos aplicar o teorema citado?

(A)  Pentágono

(B)  Quadrado

(C)  Retângulo

(D) Triângulo retângulo 


                                                     😍 FÍSICA

                                                                       Prof. Luciana

                        E-mail: lucianaaparecidabernardess@gmail.com / 976729091

 

1)A temperatura é uma grandeza física que mede:

a) grau de agitação das moléculas

b) calor

c) pressão

d) volume

e) densidade

2)O calor é definido como uma energia térmica que flui entre os corpos. O fluxo de calor entre dois corpos em contato se deve inicialmente a:

a) temperaturas dos corpos serem iguais

b) temperatura dos corpos serem diferentes

c) os corpos estarem muito quentes

d) os corpos estarem muito frios

e) nda

3)(UFAC/AC/2004) Uma variação de temperatura de 300K equivale na escala Fahrenheit à uma variação de:

a) 540 ºF

b) 54 ºF

c) 300 ºF

d) 2700 ºF

e) n.d.a


                                          💟 GEOGRAFIA

 

                                            PROFESSORA: MARGARETE  /  (11)976556245


1- No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na:

a) Ocupação das áreas litorâneas.

b) Expulsão dos assalariados do campo.

c) Formação e exploração dos minifúndios.

d) Fixação dos escravos na agricultura.

e) Expansão para o interior do território brasileiro.

2- Quais foram as iniciativas que favoreceram a formação do território brasileiro?

3- Qual a importância para a formação do território brasileiro?


                                                  💢HISTÓRIA 


                                         Email: dani_souza_moreira@hotmail.com

                                                       WHATSAPP: 985292771

 

O Segundo Reinado parte II

Leia o texto e observe a imagem

Fonte 1

O texto a seguir é do Barão de Pati do Alferes, que presenciou a expansão do café no Império.

[...] O maior desperdício que se encontra em quase todos os lavradores, não só deixando apodrecer as madeiras [...] podendo conduzi-las [...]para o armazém, como lançando lhes fogo com o maior sangue-frio, como se estivessem fazendo grande coisa[...] em menos de uma hora deixam em cinzas aquilo que a natureza levou séculos a criar.

Fonte 2

https://institutopoimenica.com/2019/05/15/derrubada-de-uma-floresta-johann-moritz-rugendas/

Copie e depois cole o link na pagina da web para observar a imagem

1-      Responda as seguintes questões

a)       O que o cafeicultor está criticando na fonte 1?

b)      O que se vê na imagem?

c)       Que relação se pode estabelecer entre a fonte1 e a fonte2?

Questão 2

A Lei Eusébio de Queirós e a Lei de Terras

Extremamente, os ingleses aumentaram a repressão ao tráfico, chegando a invadir águas brasileiras para prender navios que traficavam escravos. Internamente, o aumento da entrada de africanos no Brasil e as frequentes rebeliões de africanos escravizados atemorizavam a elite do Império. Sob  forte pressão, o governo de D. Pedro II aprovou, em 1850, a LEI DE QUEIRÓS, que proibia definitivamente a entrada de escravizados no Brasil.

A proibição do tráfico colocava os proprietários brasileiros diante de dois problemas:

Responda

A- Como conseguir mais trabalhadores para sua propriedade?

B- Como evitar que o trabalhador se tornasse um posseiro?

C-Pesquise o significado de posseiro?

QUESTÃO 3

Responda

Durante o Segundo Reinado, vários fatores contribuíram decisivamente para que a economia brasileira entrasse em um período de relativa  prosperidade ?

 

 

                                                    💬  INGLÊS

                                     Prof.a Marcia   / whatsap 99363-2043

                                  ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com  

 

Complete com a forma correta do Verb to be:

 (am , is, are):

 

a)Richard _______ my best friend.

b)Mary and Paul _______ classmates.

c) She _______ my brother.

d)I _______ a good student.

e)We _______  in the classroom.

 


 

                                                   💥  SOCIOLOGIA

                                     Prof.a Marcia   / whatsap 99363-2043

                                  ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com  

1) O que é Sociologia?

 a)  Ciência que estuda a relação do homem com a natureza.

 b) Ciência que estuda o meio ambiente.

 c) Ciência que estuda os grupos, sua organização e sua influencia sobre a vida dos indivíduos.

d)  Ciência que estuda como os homens evoluíram com o tempo.

 

2)Qual o objetivo da Sociologia?

a)  Descobrir a estrutura básica da sociedade humana.

b) Analisar como a sociedade se relaciona com a natureza

c) Descobrir como a sociedade humana evoluiu com o passar do tempo.

d)  Perceber as mudanças do meio ambiente.

 

3)Quem usou o termo Sociologia pela primeira vez?

a)  Karl Max

 b)  Platão

c)  Augusto Comte

 d) Emile Durkheim

 

4) A sociologia surge no século XIX. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a Sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à consolidação do:

 a)  capitalismo

b)  socialismo

c)  comunismo

 d) presidencialismo.

 

5) O que a Revolução Industrial significou para o pensamento social?

a)  significou apenas a introdução de máquinas.

 b) significou que algumas máquinas iria substituir o trabalho humano.

c)  significou mais do que a introdução de máquinas, e sim a racionalização da produção da materialidade da vida social.

d)  Nenhuma resposta anterior.

 

 

                                                  👩  FILOSOFIA

wha                              Prof.a Marcia   / whatsap 99363-2043

                                  ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com  

1) Para Sócrates a essência do homem é                     :              

a)    A moralidade.                                                  .

b)    Alma inteligente.                                            

c)    Felicidade.                                                       

d)    Curiosidade.                                                    .

e)    Sensações.                                                     

 

     2)   Segundo Aristóteles a alma tem três partes                   

     quais são elas:                                                                     

a)    Alma sensitiva, vegetativa e intelectiva                          

b)    Alma sensitiva, realista e sonhadora                               

c)    Alma intelectiva, vegetativa e produtiva.                        

d)    Alma intelectiva, vegetativa e intuitiva                          

e)    Nenhuma das alternativas anteriores.                              

 

3) É importante que a conduta do homem seja orientada:                                                                                        

a)    Pelo prazer.                                                             

b)    Pela razão.                                                                .

c)    Pela dor.                                                                   .

d)    Pela morte.                                                               .

e)    Pela emoção.                                                          

 

4) Para Sócrates qual é o critério ético para o

     bem e o mal:                                          

a)     Equilíbrio e desequilíbrio                                        

b)    Felicidade e prazer.

c)    Prazer e maldade.

d)    Dor e ignorância.

e)    Conhecimento e ignorância.

 

5)  O que é a morte para Epicuro:

a)    apenas a separação do átomos.

b)    o fim de uma vida de prazer.

c)    vingança divina.

d)    é a finalidade da dor.

e)    nenhuma das alternativas anteriores





                                           👍  ARTE 


E-mail: nelsonserapiao@prof.educacao.sp.gov.br

Entrega: ????

Aula: https://www.youtube.com/watch?v=WtC4bXPWSdU&ab_channel=2oanoEF-CMSP

Atividades: Registre em seu caderno o quê e como você aprendeu sobre a dança e suas modalidades representadas na linguagem cinematográfica.

A dança pode ser encontrada em vários lugares, seja em danceterias, salões, desfiles de carnaval, rodas de samba, nas ruas, nos grupos de amigos, na escola, em diversos ambientes, inusitados ou não. Atualmente, vemos vários programas de televisão que incentivam pessoas de diferentes gêneros, idades e tipos físicos a se desafiarem em diferentes passos e ritmos: tango, bolero, samba, hip hop, rock, funk etc.

Para contribuir com esta atividade, participe ativamente do assunto.

Ao longo da história do cinema, muitos filmes tiveram como tema principal a dança e suas modalidades. A partir do seu repertório cultural e artístico, faça uma relação de filmes que tiveram como tema principal a dança, ampliando a lista apresentada com 3 filmes a seguir. Participe de um momento de apreciação, respondendo as questões sobre os filmes com temáticas da dança e a possibilidade de se montar uma Mostra de filmes de dança na Escola. Após responda aos questionamentos indicados no seu caderno.

1. Você já assistiu a todos esses filmes? Quais você gostaria de assistir?

2. Como imagina que pode ser organizada uma Mostra de filmes de dança?

3. Como seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha dos filmes que participarão dela? 4. Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?

5. De que modo seria feita a divulgação?

 

Billy Elliot – (Billy Elliot). Direção: Stephen Daldry. Inglaterra, 2000. 110 min. 12 anos. A história de um menino inglês que troca as aulas de boxe pela carreira de dançarino.

https://www.youtube.com/watch?v=qyLJCNyRov0&list=PLBX9WMerrg7kLrDTQKWvAa8-vyxw-dIFi&ab_channel=Movieclips

Bodas de sangue – (Bodas de sangre). Direção: Carlos Saura. Espanha, 1981. 72 min. 14 anos. Companhia espanhola de dança flamenca. O filme contempla desde exercícios de preparação corporal até o desenvolvimento do espetáculo, que mostra a trágica cena de um casamento, baseada na história de Federico García Lorca (1898-1936).

https://www.youtube.com/watch?v=3YcgZI424Dc&ab_channel=David-Teacher

Dança comigo? – (Shall we dance?). Direção: Peter Chelson. EUA, 2004. 106 min. Livre. Homem que vivia bem com sua família procura um hobby e encontra na dança de salão um novo e prazeroso desafio.

https://www.youtube.com/watch?v=SpiuWyJ3-tM&ab_channel=YouTubeMovies

                         

Atividade: Aumente esta lista para até 5 filmes com a mesma temática da dança.


      

                                           👏BIOLOGIA 


Via whatsap 960722382 ou email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com

 

Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. 

Os principais tipos de câncer

Câncer de próstata

De acordo com o Inca, é o tipo mais comum no Brasil  cerca de 38.000 pessoas em 2018 (se não considerarmos o câncer de pele não melanoma).  O risco da doença aumenta após os 50 anos. Entre as principais causas do problema estão fatores genéticos, o uso de anabolizantes, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, má alimentação e obesidade.

Câncer de mama

A estimativa é que 59.000 mulheres descobriram que tinha câncer de mama em 2018. As causas mais comuns da doença são histórico familiar, menopausa tardia, menstruação precoce, colesterol alto, sedentarismo, entre outros. O sintoma mais frequente é o aparecimento de um caroço no seio. A detecção precoce aumenta a chance de cura. Por isso é importante fazer o autoexame.

Câncer colorretal

Abrange os tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. O Inca calcula que cerca 36.000 casos do problema no ano. Se detectada precocemente, a doença é curável na maioria das vezes. Esse câncer geralmente é causado pelo consumo exagerado de bebida alcoólica, de alimentos processados e de carne vermelha, pelo tabagismo e pelo sedentarismo.

 

Câncer de pulmão

Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, cerca 31.000 pessoas tiveram a doença em 2018. Seus sintomas dependem da localização do tumor no órgão, mas o paciente pode ter tosse seca, falta de ar, dor torácica, pneumonia e presença de sangue ao tossir.

Câncer de estômago

Tem como fatores de risco uma dieta rica em alimentos processados, a obesidade e o consumo de álcool. De acordo com o Inca, cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com esse câncer têm mais de 50 anos. Em 2018, 21.000 brasileiros desenvolveram a doença, que geralmente não possui sintomas no estágio inicial, mas seu avanço causa sensação de inchaço depois de comer, náuseas, azia e indigestão.

Câncer de colo do útero

A estimativa é que 16.000 mulheres tiveram o câncer de colo do útero em 2018. A doença é causada pela infecção do Papiloma vírus Humano (HPV). A infecção por esse vírus é frequente e não causa tumor na maioria das vezes. Porém, em alguns casos, pode acontecer uma alteração celular e a evolução para o câncer. Essas mudanças das células são descobertas facilmente no exame papa nicolau.

Leia o texto e responda as questões abaixo.

1.      O que é câncer?

2.      Quais são as causas e quais são os sintomas do câncer de pulmão?

3.       Quais são as causas e quais são os sintomas do câncer do colo do útero?

4.      Quais são as causas e quais são os sintomas do câncer de estômago?

5.      Quais são as causas e quais são os sintomas do câncer de mama?

6.      Quais são as causas e quais são os sintomas do câncer de próstata?

 

 

 

 

 

 



















E.E.PARQUE SANTOS DUMONT

ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE

AGOSTO



LINGUA PORTUGUESA  👐👐

Profa. FLÁVIA - 2º. TEM A 


E-mail: flaviacnovato@gmail.com ou via whats 95428-4421


Fazer uma pesquisa sobre os tópicos:

1 - O que é literatura?

2 - O Romantismo na literatura brasileira




HISTÓRIA🌷

Professora Daniela

Data de Entrega

23/08/21

Turma 2ºTEM A

Espero que estejam todos bem, vamos iniciar nossas aulas desse semestre com muita dedicação.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog , e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.

Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

 

Industrialização e Imperialismo

 

Leia o trecho do texto e a seguir responda a seguinte questão:

William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou se na Índia seus estudos sobre as impressões digitais ao tomar as impressões digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o governo. Aplicou-as, então, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas, na Índia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico de hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando impressões digitais em peças de cerâmicas  pré-história japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um criminosos pela identificação das linhas papilares e preconizou uma técnica para tomada de impressões digitais, utilizando se uma placa de estanho e de tinta imprensa.

 

Que tipo de relação orientava os esforços que levaram á descoberta das impressões digitais pelos ingleses e, posteriormente, á sua utilização nos dois países asiáticos?

a)       De fraternidade, já que ambos visavam aos mesmos fins, ou seja, autenticar  contratos.

b)      De dominação, já que os nativos puderam identificar os ingleses falecidos com mais  facilidade.

c)       De controle cultural, já que Faulds usou a técnica para liberar os detidos nas prisões  japonesas

d)      De colonizador-colonizado, já que na Índia, a invenção foi usada em foi usada em favor dos interesses da Coroa inglesa.

e)      De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio







           Profa. Marcia (FILOSOFIA)

          Semana: 16.08 a 31.08

            Série: 2º. TEM A


                       ENTREGA DIA :31.08 através do whatsap 99363-2043

                                  ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com

 

Atividade: Após a leitura do texto, responda as quetões filosóficas e devolva a professora.

 

Texto reflexivo:

As três peneiras  de  Sócrates

 

         Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

         - Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

       - Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

         - Três peneiras? Que queres dizer?

       - Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

         - Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

       - A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

         - Devo confessar que não.

        - A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

        - Útil? Na verdade, não.

       Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

 

        Moral da história:  Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

Questões

 

     1.      Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?

 

     2.      Qual o sentido das  peneiras na leitura? 

 

     3.      Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?  

 

     4.      É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários. 

 

     5.      É sempre bom ter em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?





                                   Profa. Marcia (SOCIOLOGIA)

                                                   Semana: 16.08 a 31.08

                                                      Série: 2º. TEM A

                        ENTREGA DIA :31.08 através do whatsap 99363-2043

                                  ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com  




CONVIVÊNCIA


Homem é um ser social



Para a Sociologia, o homem é um ser social, o que significa dizer que nascemos, necessariamente, para viver em grupo. Logo, todo conhecimento é apreendido, produzido e transmitido na vida em sociedade. O que é muito diferente de ser sociável, qualidade de quem conversa com todos em um determinado ambiente.

Com a pandemia e, consequentemente, com a decretação do isolamento social, o ser humano tem se visto obrigado a ficar em casa, sob o risco de ser contaminado por um vírus que a ciência ainda não sabe como tratar e que tem ceifado vidas no mundo todo.

A grande questão é que sempre houve o indivíduo mais recluso, mas que o fazia por opção. O que é completamente diferente de realizar um isolamento por obrigação. Antes disso, o homem era livre para realizar suas atividades cotidianas, mas em meio a uma pandemia, se viu obrigado a ter seu direito de ir e vir suspenso por uma questão de saúde pública, não apenas festas e viagens foram abolidas, mas as atividades de sua vida diária, como as aulas e a ida ao trabalho, fato que fez com que milhões de pessoas tivessem que se adaptar ao home office para manter seus empregos.

 Todos os fatos sociais geram consequências na vida do ser humano, grandes guerras, mudanças políticas e, sobretudo, nesse momento, a pandemia. Sairemos dela muito mais valorosos não apenas de contato humano, mas sobretudo cientes de que é necessário que os países desenvolvam conhecimento para que as futuras gerações possam lidar com situações similares. Países que não valorizam a educação e a ciência tendem a sucumbir frente às adversidades de todo o tipo.

 A máxima de que só valorizamos algo quando o perdemos nunca se fez tão presente, a falta do convívio social, fez com que valorizemos as artes. Passamos os dias trabalhando em home office, mas também lendo, assistindo a filmes e seriados, ouvindo as músicas de artistas queridos, prestigiando as famosas lives. Quem, após a quarentena, terá coragem de dizer que a arte não é necessária? Quando é justamente ela, antes tão atacada, que tem nos salvado em tempos de isolamento social.

 (BEATRIZ VISCARDI DE CAMARGO - socióloga)



Atividade:

        

 1)     Faça uma reflexão sobre o texto acima e escreva qual a mudança que você percebeu na              sociedade.(resenha de 10 linhas)








                                                    Profa. Marcia (Inglês)

                                                Semana: 16.08.21 a 31.08.21

                                                       Série 2º. TEM A

                                          ENTREGA DIA : 31.08/2021 através do whatsap 99363-2043

                                                      ou e-mail: marciamarcomini@gmail.com


TEXT : My Family

 

    I am Bruce.

    I want to introduce my family to you.

    Peter is my father.

    Kate is my mother.

    Peter and Kate are my parents.

    Johnny is my brother and Andrea is my little sister. My family is    

     very happy.

 

Questões

1) Who introduces the family?

a) (   )Bruce

b) (   )Peter

c) (   )Johnny

d) (   )Andrea

 

2) Connect according to the text.

a) I am                                           mother   

b) Kate is my                                   father

c) Peter is my                                  Bruce

d) Kate and Peter are my                  to you

e) My family is                                 brother

f) Johnny is my                                parents

g) Andrea is my                               happy

h) I want to introduce                      sister

my family 


                                       

                       Professor: Aroldo (Biologia)

                              Série: 2° ano EJA

                         Semana de 09.08 a 20.08.2021

                                     Entrega dia 20.08.2021

                                   Via whatsap 960722382 ou 

                            email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com

 

A Divisão Celular

Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou seja, dos caracteres que são transmitidos de pais para filhos.

Os tipos de cromossomos, assim como o número deles, variam de uma espécie para a outra. As células do corpo de um chimpanzé, por exemplo, possuem 48 cromossomos, as do corpo humano, 46 cromossomos, as do cão, 78 cromossomos e as do feijão 22.

Os 23 pares de cromossomos humanos.

Os cromossomos são formados basicamente por dois tipos de substâncias químicas: proteínas e ácidos nucléicos. O ácido nucléico encontrado nos cromossomos é o ácido desoxirribonucléico – o DNA. O DNA é a substância química que forma o gene. Cada gene possui um código específico, uma espécie de “instrução” química que pode controlar determinada característica do indivíduo, como a cor da pele, o tipo de cabelo, a altura, etc.

Cada cromossomo abriga inúmeros genes, dispostos em ordem linear ao longo de filamentos. Atualmente, estima-se que em cada célula humana existam de 20 mil a 25 mil genes. Os cromossomos diferem entre si quanto à forma, ao tamanho e ao número de genes que contêm.

Células haploides e diploides

Para que as células exerçam a sua função no corpo dos animais, elas devem conter todos os cromossomos, isto é dois cromossomos de cada tipo: são as células diploides. Com exceção das células de reprodução (gametas), todas as demais células do nosso corpo são diploides. Porém, algumas células possuem em seu núcleo apenas um cromossomo de cada tipo. São as células haploides. Os gametas humanos – espermatozoides e ovócitos ou óvulos – são haploides. Portanto os gametas são células que não exercem nenhuma função até encontrarem o gameta do outro sexo e completarem a sua carga genética.

Nos seres humanos, tanto o espermatozoide como o óvulo possuem 23 tipos diferentes de cromossomos, isto é, apenas um cromossomo para cada tipo. Diz-se então que nos gametas humanos n= 23 (n é o número de cromossomos diferentes). As demais células humanas possuem dois cromossomos de cada tipo. Essas células possuem 46 cromossomos (23 pares) no núcleo e são representadas por 2n = 46.

Nas células diploides do nosso corpo, os cromossomos podem, então, ser agrupados dois a dois. Os dois cromossomos de cada par são do mesmo tipo, por possuírem a mesma forma, o mesmo tamanho e o mesmo número de genes. Em cada par, um é de origem materna e outro, de origem paterna.

 

Tipos de divisão celular

As células são originadas a partir de outras células que se dividem. A divisão celular é comandada pelo núcleo da célula.

Ocorrem no nosso corpo dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.

Mitose

Antes de uma célula se dividir, formando duas novas células, os cromossomos se duplicam no núcleo. Formam-se dois novos núcleos cada um com 46 cromossomos. A célula então divide o seu citoplasma em dois com cada parte contendo um núcleo com 46 cromossomos no núcleo. Esse tipo de divisão celular, em que uma célula origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos existentes na célula mãe.

Portanto, a mitose garante que cada uma das células-filhas receba um conjunto complementar de informações genéticas. A mitose permite o crescimento do indivíduo, a substituição de células que morrem por outras novas e a regeneração de partes lesadas do organismo.

Mas como se formam os espermatozoides e os óvulos, que têm somente 23 cromossomos no núcleo, diferentemente das demais células do nosso corpo?

Na formação de espermatozoides e de óvulos, ocorre outro tipo de divisão celular: a meiose.

 

Meiose

Nesse caso, os cromossomos também se duplicam no núcleo da célula-mãe (diploide), que vai se dividir e formar gametas (células-filhas, haploides). Mas, em vez de o núcleo se dividir uma só vez, possibilitando a formação de duas novas células-filhas, na meiose o núcleo se divide duas vezes. Na primeira divisão, originam-se dois novos núcleos; na segunda, cada um dos dois novos núcleos se divide, formando-se no total quatro novos núcleos. O processo resulta em quatro células-filhas, cada uma com 23 cromossomos.

Atividades.

Responda as questões abaixo.

 

1-Qual é a função dos cromossomos?

R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Qual é o nome dos gametas masculinos?

R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Qual é o nome dos gametas femininos?

R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4-O que é Mitose?

R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- O que é meiose?

R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                            



                          🍁 GEOGRAFIA🍂

PROFESSORA: MARGARETE

TURMA: 2°A

ENTREGA: (11)076556245

Formação do território brasileiro

A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses.

Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América.

A primeira região a ser povoada pelos portugueses foi o litoral, especialmente o nordestino. Ali se estabeleceram as plantações de cana de açúcar, os engenhos, e os portos.

Paralelo a isso, os colonos organizavam expedições em busca de mão de obra, metais e pedras preciosas.

O território brasileiro no período colonial

O Tratado de Tordesilhas obrigava os portugueses a permanecerem no litoral. Com isso, a primeira atividade econômica foi à exploração do pau-brasil e em seguida, o plantio da cana de açúcar.

Observe o aspecto do mapa brasileiro com os limites do Tratado de Tordesilhas e as capitanias hereditárias:





Com a União Ibérica (1580-1640), o Tratado de Tordesilhas deixa de ter validade. Desta maneira, os colonos portugueses podem ir para o interior. Com isso, encontram ouro e pedras preciosas nas regiões hoje conhecidas como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Com o fim da União Ibérica e o restabelecimento da monarquia em Portugal, os portugueses se expandem para o sul e fundam a Colônia do Sacramento, em 1680. A fim de resguardar aquelas terras, os espanhóis respondem criando Os Sete Povos das Missões onde jesuítas e índios guaranis viveriam.

Posteriormente, começa na Europa a Guerra de Sucessão (1700-1713), uma disputa entre as potências europeias para escolher o próximo soberano espanhol. Esta briga se refletiria também nas colônias americanas e mudaria o os limites do Brasil.

Com o fim do conflito é assinado o Tratado de Utretch, o qual estabelecia:

·         As fronteiras entre o Brasil e a Guiana Francesa

·         O Amapá, disputado entre França e Portugal, foi reconhecido como português.

·         A Colônia do Sacramento foi entregue à Espanha

·         A área ocupada pelos Sete Povos das Missões foi cedida a Portugal.

Veja mais: Tratado de Utretch (1713)

Formação territorial do Brasil no século XIX


Com a vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, o território do Brasil sofreu novas alterações.

A atividade mineradora perdeu força e o café passou ser o principal produto de exportação do Brasil. Com isso, os estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo ganharam importância.

A Banda Oriental do Uruguai foi incorporada ao Brasil como Província da Cisplatina e a Guiana Francesa foi ocupada militarmente. Em 1817, o Brasil deixa a Guiana Francesa, mas obtém o reconhecimento da posse da foz do Amazonas.

Após a independência, porém, as Províncias Unidas do Rio da Prata, alegam que a área da Cisplatina lhes pertencia e tem início a Guerra da Cisplatina (1825-1828). A solução é a criação de um Estado independente, a República Oriental do Uruguai.

Nesta época, se registram a criação das províncias de Alagoas (1817), Sergipe (1820), Amazonas (1850) e Paraná (1853).







Organização do território brasileiro no século XX


Com a proclamação da República, em 1889, as províncias passam a se denominar "estados".

O Brasil aumentou de tamanho durante o século XX. A França alegava que parte do Amapá lhe pertencia, pois não reconhecia o rio Oiapoque como fronteira.

Em maio de 1900, após disputas diplomáticas lideradas pelo barão do Rio Branco, a questão foi resolvida a favor do Brasil e uma faixa de terra de 250.000 km² foi incorporada ao estado do Pará.

No entanto, o principal conflito territorial foi registrado com a Bolívia.

Ambos os países se enfrentavam pela região onde atualmente é o estado do Acre. O confronto deu origem a Revolução Acreana e terminou com a incorporação destas terras pelo Brasil. Através do Tratado de Petrópolis, a Bolívia foi indenizada e a ferrovia Madeira-Mamoré foi construída.

 

 

 

 

Observe no mapa abaixo o aspecto do território brasileiro em 1922.

Mapa do Brasil em 1922




No século XX, observamos a reorganização territorial do Brasil com a criação de novos estados como o Território Federal do Guaporé (1943), Mato Grosso do Sul (1977) e Tocantins (1988). Isso respondia ao crescimento da população e também tinha o objetivo de melhorar a administração local.

O Território Federal do Guaporé passou a ser o estado de Rondônia, em 1982. Por sua vez, Amapá e Roraima foram elevados à categoria de estados em 1988.

ATIVIDADE:

1- Qual o nome do tratado assinado entre Portugal e Espanha em 1494.

2- Qual foi a primeira atividade econômica no Brasil?

3- Explique o que foi a União Ibérica de (1580-1640) e o que aconteceu com o Tratado de Tordesilhas.

4- Explique o porque dos Sete povos das Missões.

5- O que o tratado de Utretch estabelecia para o Brasil.

6- Com a Proclamação da Republica em 1889, o que aconteceu com as Províncias.

7- Explique o Tratado de Petrópolis e qual a sua importância para o Brasil.

8- Explique a Revolução Acreana e sua importância para o território brasileiro.

OBSERVAÇÃO: NO TEXTO POSSUI ALGUNS LINKS PARA AJUDAR NA SUA PESQUISA, ENTÃO CLIC ENSIMA DELES PARA APROFUNDAR O SEU CONHECIMENTO.

 

 

                                                                                                    Biologia🍁

                          Série: 2° ano EJA


Semana de 23.08 a 03.09.2021

Entrega dia 03.09.2021

Via whatsap 960722382 ou email:Aroldo.abreuneiva@gmail.com


.Composição da célula eucarionte.


Como vimos na aula anterior, a célula eucarionte e dividida em três partes: Membrana plasmática, núcleo e citoplasma.

A membrana plasmática protege a célula e controla tudo que entra e sai da célula.

O núcleo é responsável por controlar todas as atividades celulares, inclusive a divisão celular.

O citoplasma compreende todo a espaço delimitado pela membrana plasmática. Envolve tudo que se encontra entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço é preenchido pelo citosol, material gelatinoso formado por água e onde estão mergulhados os organoides celulares, estruturas membranosas que desempenham diferentes funções dentro das células.


Organoides celulares




Os principais organoides celulares são: Reticulos endoplasmáticos, Ribossomo, Lisossomo,  Centríolo, Complexo Golgiense e Mitocôndrias .

Retículos endoplasmáticos.

Essas estruturas membranosas que formam uma complexa rede de canais interligados.

Reticulo endoplasmático não granuloso ou liso. Não possui ribossomos ligados a sua membrana. É responsável pela síntese de lipídeos, carboidratos e de hormônios esteroides, como a testosterona e os glicocorticoides.Também atua na desintoxicação das células do fígado, eliminando substâncias tóxicas, como álcool e medicamentos.

Reticulo endoplasmático granuloso. É um conjunto de canalículos ramificados, que possui ribossomos aderidos a sua membrana, os quais são responsáveis pelo transporte de substâncias e síntese de proteínas.

Ribossomo. Formado por um ácido nucleico, o ribonucleico (RNA) é responsável pela síntese de proteína.

Lisossomo. Atua na digestão intracelular, em células animais e possui enzimas digestivas. É responsável pela autofagia, (digestão de organoides celulares velhos ou defeituosos).

Centríolo. Atua na divisão celular e no fuso mitótico, também é responsável na formação de cílios e flagelos.

Complexo golgiense. Consiste em um sistema de bolsas ou sáculos achatados. Suas principais funções são: armazenamento e empacotamento de substâncias produzidas no reticulo endoplasmático como proteínas, glicídios e lipídios, e secreção das substâncias armazenadas.

Mitocôndrias. Responsável pela produção de energia na respiração celular, forma as moléculas de armazenamento de energia (ATP) da célula. As mitocôndrias apresenta um cromossomo anelar, por isso se multiplica independente da reprodução celular.

 

Atividades.

Responda as questão abaixo.

 

1-Qual é a função da Mitocôndria?

R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Qual são as principais funções do complexo golgiense?

R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Qual é a função do Reticulo endoplasmático granuloso?

R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Qual é a função do Lisossomo?

R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-Qual é a função do Ribossomo?

R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                                     Professora Daniela

                                          Historia

                                     Data de Entrega

                                          09/09/21

                           

Espero que estejam todos bem, vamos inicia nossas aulas desse semestre com muita dedicação.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog , e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.

Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Email: dani_souza_moreira@hotmail.com

WHATSAPP: 985292771

 

O Reinado de D.Pedro I

O Primeiro Reinado foi a fase inicial do período monárquico do Brasil após a independência. Esse período se inicia com a declaração da independência por Dom Pedro I e se finda em 1831, com a abdicação do imperador.

Quando Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, movido por intensa pressão das elites portuguesas e brasileiras, o exército português, ainda fiel à lógica colonial, resistiu o quanto pôde, procurando resguardar os privilégios dados aos lusitanos em terras brasileira.

A vitória das forças leais ao Imperador Pedro I contra essa resistência dão ao monarca um aumento considerável de prestígio e poder.

 

Uma das primeiras iniciativas do imperador brasileiro foi criar e promulgar uma nova Constituição para o país para, ao mesmo tempo, aumentar e consolidar seu poder político e frear iniciativas revolucionárias que já estavam acontecendo no Brasil.

A Assembléia Constituinte formada em 1823 foi a primeira tentativa, invalidada pela falta de acordo e pela incompatibilidade entre os deputados e a vontade do Imperador. Numa nova tentativa, a Constituição é promulgada em 1824, a primeira do Brasil independente.

 

Essa Constituição, entre outras medidas, dava ao Imperador o poder de dissolver a Câmara e os conselhos provinciais, manobrando por tanto o legislativo, além de eliminar cargos quando necessário, instituir ministros e senadores com poderes vitalícios e indicar presidentes de comarcas. Essas medidas deixavam a maior parte do poder de decisão nas mãos do imperador e evidenciavam um caráter despótico e autoritário de um governo que prometeu ser liberal.

Essa guinada autoritária do governo gerou novas revoltas e insuflou antigas, dando mais instabilidade ainda ao país recém independente. Uma dessas revoltas foi a Confederação do Equador. Liderados por Frei Caneca, os pernambucanos revoltosos contra o governo foram reprimidos pelos militares, não sem antes mostrar sua insatisfação com os rumos do país.

 

Em 1825 o Brasil foi derrotado na guerra da Cisplatina, que transformou essa antiga parte da colônia no independente Uruguai em 1828. Essa guerra causa danos ao país, tanto políticos quanto econômicos. Com problemas com importações, baixa arrecadação de impostos, dificuldade na cobrança dos mesmos por causa da extensão do território e a produção agrícola em baixa, causada por uma crise internacional, a economia brasileira tem uma queda acentuada.

Quando, em 1826, Dom João VI morre, surge um grande embate quanto a sucessão do trono português. Diante de reivindicações de brasileiros e portugueses, Dom Pedro abdica em favor da filha, D. Maria da Glória. No entanto, seu irmão, D. Miguel, dá um golpe de Estado e usurpa o poder da irmã.

O Imperador brasileiro então envia tropas brasileiras para solucionar o embate e restituir o poder à filha. Esse fato, irrita os brasileiros, uma vez que o Imperador está novamente priorizando os assuntos de Portugal em detrimento do Brasil. Essa “reaproximação’ entre Portugal e Brasil incomoda e gera temor de uma nova época de dependência. Com isso, o Imperador perde popularidade.

 

                                                                      ATIVIDADE

1-Os trechos a seguir são da primeira Constituição do Brasil, outorgada por D.Pedro Iem 24 de março de 1824. Leia-os com atenção.

Artigo1º-  O Império do Brasil é a associação política de todos os cidadãos brasileiros[...].

Artigo 2º - O seu território é dividido em Província [...].

Artigo 3º - O seu governo é monárquico hereditário [...].

Artigo 4º - A religião Católica Romana continuará a ser a religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com seu culto doméstico e particular em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo. [...]

Artigo 10º - Os poderes[...] são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.[...]

Artigo 13º - O Poder Legislativo é delegado á Assembleia Geral [...]

Artigo 14º - A Assembleia Geral compõem-se de duas Câmaras: Câmaras dos Deputados e[...] Senado[...]

Artigo 40º - O Senado é composto de membros vitalícios [...].

Artigo 92º- São excluídos de votar[...] os que não tiverem renda líquida anual de cem mil-réis[...].

 

Agora responda:

a)       Qual a forma de governo adotada pelo Brasil?

b)      O que a Constituição de 1824 determinava com relação á religião?

c)       Quantos e quais eram os poderes?

d)      Dê o significado  das Três palavras em negrito no texto e explique o artigo 92º



                                                               Química

SÉRIE:  2º e 3º Termos da Eja

Prof.: Adilson Araújo Lima – O Monstro.

ENTREGA DIA: 20/09/2021 através do WhatsApp:    (11) 91147-1725

            ou e-mail: adilsonaraujo@prof.educacao.sp.gov.br

 

Materiais e Substâncias: Separação, constituição e Simbologia.

Lixo.

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos desde a hora em que acordamos até quando vamos dormir? Será que tudo que jogamos fora é lixo? O lixo é um problema gritante que a sociedade vem enfrentando! Cada vez mais, vem aumentando a quantidade de lixo em todo lugar, e quem paga por isso somos nós, seres humanos.

Atualmente o lixo doméstico é um dos principais responsáveis pela poluição ambiental. As embalagens são frequentemente encontradas nas ruas, parques, rios e praias, poluindo o ambiente, entupindo bueiros, provocando enchentes, favorecendo a proliferação de doenças e ameaçando a vida de pessoas e animais. E o que faremos para contribuir com a diminuição da produção diária de lixo doméstico? Propomos essa atividade para que possamos refletir sobre o nosso comportamento, esclarecer dúvidas e, principalmente, mudar nossas atitudes. Dessa maneira, contribuiremos com a preservação e melhoria do meio ambiente. Vamos lá?

 

ATIVIDADE 1: Para Ler, pensar, conversar e registrar...

Você já ouviu falar em sociedade de consumo e consumo responsável?   Clique no link abaixo para encontrar pistas sobre esse assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=KlV3ASpM19M

https://www.youtube.com/watch?v=3zAsyYgSaxU

https://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU

Após assistir ao vídeo, registre em seu caderno suas impressões. 

1)    O QUE EU JÁ SABIA?

2)    O QUE EU APRENDI?

 

Você Sabia!

QUE O BRASIL É O 4º PAÍS QUE MAIS PRODUZ LIXO NO MUNDO? …

 

QUE, NO ANO 2020, A POPULAÇÃO BRASILEIRA DEVE ULTRAPASSAR OS 209 MILHÕES DE HABITANTES E, QUANDO SE TRATA DE PRODUZIR LIXO, NÓS, BRASILEIROS, ESTAMOS A TODO VAPOR?

 

… QUE CADA PESSOA PRODUZ, EM MÉDIA, DE 800 GRAMAS A 1 KG DE LIXO POR DIA, OU DE 4 A 6 LITROS?

 

… QUE, NO BRASIL, SÃO PRODUZIDAS, DIARIAMENTE, CERCA DE 255 MIL TONELADAS DE LIXO (DADO REFERENTE AO ANO DE 2018), SENDO QUE A CIDADE DE SÃO PAULO É A QUE MAIS PRODUZ LIXO NO PAÍS, COM CERCA DE 19,3 MIL TONELADAS POR DIA?

 

… QUE ISTO SIGNIFICA QUE, EM SÃO PAULO, SÃO GERADAS APROXIMADAMENTE 15.000 TONELADAS DE LIXO POR DIA OU 75.000.000 DE LITROS POR DIA?

 

O texto que você acabou de ler trata-se de um: “Você sabia?” sobre a produção do lixo no Brasil. Gostou? O que mais te impressionou? Esse texto também recebe o nome de “verbete de curiosidade”, pois, como o nome diz, serve para trazer curiosidades sobre algum assunto. As frases são iniciadas por “VOCÊ SABIA?” e são completadas com a curiosidade em forma de pergunta. Que tal ler para sua família e deixá-los bem-informados?

 

PENSE E REGISTRE SUAS REFLEXÕES NO CADERNO:

 

3) Se cada pessoa no planeta, em um dia, jogar uma embalagem plástica e uma casca de fruta no lixo, o que acontece?

 

4) Você sabe para onde vai esse lixo?

 

5) Em sua casa, quantas sacolas ou sacos de lixo são produzidos diariamente?

 

6) Agora pensando em seu bairro, você percebe que há uma quantidade excessiva de produção de lixo? Como esse lixo é descartado?

 

 

.

 

 


 

                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário