9° Anos




E.E.PARQUE SANTOS DUMONT


ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE



OUTUBRO / NOVEMBRO 

👊👊 LÍNGUA PORTUGUESA  - PROFs. ABNER / CELENE


1) Complete as lacunas utilizando: por que, por quê, porque ou porquê.

a – Não sei o _________ de tanto receio.

b – Você não compareceu à reunião _________ ?

c – Não entendo _________ discutimos tanto.

d – _________  insiste tanto em pedir algo que não lhe-darei?

e – Paula e Bebeto voltaram mais cedo _________  estavam cansados.

 

2) De acordo com as explicações em sala, classifique os seguintes tópicos conforme os conceitos de Assunto, Tema ou Fato

a – Os impactos da pandemia no mundo:

b – Economia:

c – “Brasil vence Itália nos pênaltis e conquista a Copa”:

d – Racismo: 

e – Esportes: 


👍 MATEMÁTICA 

Professora: Giziela

Professora: Luciana

Professora: Ana Paula

9º A; B; C; D; E.

Atividade


1)  Na expressão algébrica a seguir considera os seguintes valores:  x = –2 e y = 4.


2) Das alternativas a seguir, marque aquela que contém um produto notável:

 

A) x² + 25

B) (x² – 3)

C) (a – 3)²

D) (x + 2) (x – 4)

E) (x – 1) (x – 2) (x + 3)


3) Dada a equação -x² -4x +5 = 0, podemos afirmar que o conjunto de soluções dessa equação é:

A) x’ = 2 e x” = - 1

B) x’ = -10 e x” = -1

C) x’ = -5 e x” = 1

D) x’ =5 e x” = 1

E) x’ =6 e x” = - 6

 


👱  CIÊNCIAS  - PROF. MARCELO 

E-MAIL: marcelotulino@prof.educacao.sp.gov.br

Vídeos: https://youtu.be/ZEWMP7NTirA

O que é Universo?

 

Na astronomia, o Universo corresponde ao conjunto de toda a matéria e energia existente.

Ele reúne os astros: planetas, cometas, estrelas, galáxias, nebulosas, satélites, dentre outros.

É um local imenso e para muitos, infinito. Note que do latim, a palavra universum significa “todo inteiro” ou “tudo em um só”.

 

 

Origem do Universo



A teoria e o modelo científico e cosmológico mais aceito sobre a origem do universo é a chamada “Teoria do Big Bang”.

Nele, ocorreu uma grande explosão cerca de 14 bilhões de anos atrás, originando assim, diversos corpos celestes, e ainda, o conceito de espaço e tempo.

A partir daí, o universo foi se expandindo cada vez mais, de forma que foi se resfriando dando origem aos diversos astros.

Alguns cientistas o consideram infinito e apontam para a existência de outros universos.


Principais Elementos do Universo


Os corpos celestes mais relevantes que fazem parte do universo são:


 Planetas: corpos sólidos e arredondados que não possuem luz e calor próprios. No entanto, cada planeta apresenta uma gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela.

 Galáxias: conjunto de planetas, estrelas e gases. O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. Vivemos na galáxia denominada de Via Láctea, onde está o sistema solar.

 Cometas: corpos celestes que possuem pouco massa e órbitas irregulares. O mais conhecido é o Cometa Halley.

 Estrelas: corpos celestes esféricos formado de plasma e que possuem luz e calor próprio, por exemplo, o Sol.

 Satélites: classificados em satélites naturais e satélites artificiais, os satélites são corpos celestes sólidos que orbitam os planetas. O satélite natural mais conhecido é a Lua e o artificial é o satélite Sputnik.


Curiosidade: Você Sabia?


A expressão “Universo Paralelo” faz referência a um conceito de física quântica relacionado com a existência de outros universos e outras realidades ainda desconhecidas.

Esse conceito está intimamente relacionado com a incompreensão e impossibilidade de assimilar a dimensão do universo.


Teoria do Big Bang


A teoria do Big Bang está entre as mais aceitas na atualidade para explicar a origem do Universo. Sustenta que o Universo surgiu a partir da explosão de uma única partícula - o átomo primordial - causando um cataclismo cósmico inigualável a cerca de 13,8 bilhões de anos.

A mesma teoria afirma ainda que o Universo está em contínua expansão.




Big Bang significa  Grande Explosão 

Elaborada pelo astrônomo belga George Lemaître (1894-1966), a teoria considerou os estudos sobre a Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert

Einstein (1879 - 1955).

O matemático russo Alexander Friedmann (1888- 1925) ao investigar soluções das equações da relatividade geral, chegou a ideia da expansão do universo. Contudo, sua interpretação era muito mais matemática do que física.

De forma independente, Lemaître chegou as mesmas soluções de Friedmann. Entretanto, ele foi além da análise matemática, buscando explicar o universo real.

A teoria do Big Bang foi reforçada pelos estudos de Edwin Hubble (1889-1953) de que as galáxias estão se afastando em todas as direções.

Nas suas observações, Hubble identificou que quanto mais distante a galáxia, maior é a velocidade com que ela se afasta de nós (Lei de Hubble).
A Lei de Hubble nos leva a conclusão de que, se o universo está em expansão, em algum momento do passado o seu tamanho era mínimo. Sendo a grande expansão a responsável pela criação de tudo, inclusive o espaço e o tempo.

Origem dos Planetas

Conforme a teoria, no instante um trilhão de trilionésimo de segundo após o Big Bang, o Universo Quente e denso se expandiu com rapidez incompreensível para os padrões humanos, dando origem ao escopo astronômico.

A expansão continuou de maneira mais lenta nos anos que se seguiram. À medida em que o Universo esfriava, houve a combinação entre os elementos. 
Antes desse evento, chamado "RECOMBINAÇÃO" o Universo era opaco, mas tornou-se transparente para a radiação, também chamada de radiação cósmica de fundo.

Com o passar do tempo, a matéria esfriou e os mais diversos tipos de átomos começaram a se formar e esses, eventualmente, se condensaram e formaram os corpos celestes do Universo atual (estrelas, planetas, satélites e etc.).

Georges Lemaître

Georges Henri Joseph Édouard Lemaître foi um padre belga que ficou conhecido por seus estudos em astronomia e cosmologia.



Lemaître nasceu em Charleroi, onde concluiu a educação secundária em uma escola jesuíta. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Louvain, onde também obteve o doutorado em Ciências e Matemática.

O cientista, que foi ordenado padre em 1923, lutou na 1º Guerra Mundial, onde atuou como oficial de artilharia. No ano letivo de 1924 a 1925, Lemaître atuou na Harvard College Observatory nos estudos que embasaram o seu doutorado.

Foi a partir das observações das equações de Einstein que passou a descrever o Universo em expansão. Em um artigo publicado em 1927, previu que a velocidade de recessão de cada galáxia deve ser proporcional à sua distância da Via Láctea.

 


EXERCÍCIOS SOBRE O SISTEMA SOLAR

QUESTÃO 1

 

Relacione a segunda coluna a partir da primeira com base na classificação oficial dos planetas:


Coluna 01

(1) Planetas

(2) Planetas Anões


Coluna 02

( ) Terra

( ) Mercúrio

( ) Plutão

( ) Marte

( ) Ceres

( ) Júpiter

( ) Éris

( ) Makemake

( ) Urano


 

QUESTÃO 2

 

É o sexto planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo o segundo maior planeta desse grupo. É conhecido por ser rodeado de anéis e ser classificado como um planeta gasoso ou joviano.

A descrição acima refere-se a:

a) Urano

b) Netuno

c) Saturno

d) Júpiter

e) Vênus

 

QUESTÃO 3

 

Assinale a alternativa que indica apenas os planetas rochosos do sistema solar:

a) Terra, Vênus, Urano e Netuno

b) Marte, Terra, Saturno e Mercúrio

c) Vênus, Marte, Plutão e Urano

d) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte

e) Júpiter, Saturno, Urano e Netuno

 

QUESTÃO 4

 

Sobre o sistema solar, assinale V para verdadeiro e F para falso.

1. ( ) O Sol compõe a maior parte da matéria de seu sistema e realiza um movimento de rotação.

2. ( ) Todos os planetas do sistema solar realizam o movimento de translação.

3. ( ) Plutão, em 2006, foi rebaixado para a categoria de “Planeta Anão” apenas por ser muito pequeno.

4. ( ) O sistema solar é composto por oito planetas, quatro deles rochosos e quatro gasosos.

5. ( ) O maior planeta do sistema solar é Júpiter.

6. ( ) Os dois planetas “vizinhos” da Terra são Marte e Júpiter.

7. ( ) A lua terrestre é o único satélite natural do sistema solar.

8. ( ) Apenas o planeta Terra apresenta água em seu estado líquido em todo o sistema solar.



👦CIÊNCIAS - PROF. CARLOS


Carlostozeli2014@gmail.com


CONTEÚDO: Sistema Solar


O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites.

O Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre outros. O Sol é a estrela central desse sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais corpos celestes.

Origem

O Sistema Solar formou-se há cerca de 4,7 bilhões de anos. Contudo, sua origem ainda é questionada, visto que não há uma teoria que satisfaça inteiramente todas as questões que perpassam a formação do Sol e dos planetas. Entretanto, atualmente, há uma teoria mais aceita entre a comunidade científica e astronômica: a teoria da nebulosa solar.

Essa teoria foi formulada inicialmente por René Descartes no ano de 1644, sendo reformulada por Immanuel Kant em 1775 e, depois, por Pierre-Simon de Laplace em 1796. A teoria formulada por Laplace supunha hipoteticamente que o Sol formou-se a partir da rotação de uma nuvem que ao se contrair com influência da gravidade, aumentou sua velocidade entrando, então, em colapso. Assim, o sol formou-se devido à concentração central da nebulosa e os planetas formaram-se a partir dos remanescentes da nuvem molecular em colapso.

Essa teoria foi aperfeiçoada, continuando baseada no fato de o Sol e os planetas terem sido formados quase simultaneamente. Para a teoria, o Sol teve sua formação no centro da nebulosa. Os planetas que se formaram nas regiões mais externas, onde a temperatura é menor e as substâncias voláteis, condensaram-se.

Já os planetas formados em regiões mais internas, onde a temperatura é maior e as substâncias mais voláteis, perderam-se. Essa circunstância explica a classificação dos planetas em gasosos e rochosos.

Quantos planetas existem no Sistema Solar?

Atualmente, o Sistema Solar é oficialmente constituído por oito planetas e cinco planetas anões.

Planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Jupiter, Saturno, Urano, Netuno.

Planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

Plutão, um planeta anão

Plutão era considerado um planeta do Sistema Solar. Porém, as novas descobertas astronômicas constataram a existência de corpos com características semelhantes às de Plutão. Isso gerou intensas discussões acerca da classificação desse astro. Portanto, seria necessário ou aumentar o número de planetas do Sistema Solar ou criar uma nova classificação para os corpos celestes semelhantes a Plutão.

Assim, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI), responsável pela regulamentação das nomenclaturas, definições e classificações na Astronomia, apresentou um novo conceito para a palavra planeta, “rebaixando” Plutão, então, à categoria de planeta anão.

Definição de planeta, segundo a UAI:

“é um corpo celestial que está em órbita ao redor do Sol, tem massa suficiente para que sua autogravidade relacionada com as forças de corpo rígido permitam que ele assuma uma forma em equilíbrio hidrostático (forma arredondada) e, tem limpa a sua vizinhança ao longo de sua órbita.”

Definição de planeta anão segundo a UAI:

“é um corpo celestial que está em órbita ao redor do Sol, tem massa suficiente para sua autogravidade relacionada com as forças de corpo rígido de modo que ele assuma uma forma em equilíbrio hidrostático (aproximadamente arredondada.), não tem limpa a sua vizinhança ao longo de sua órbita”.

Astros do Sistema Solar

Além dos planetas, há no Sistema Solar outros astros. Segundo a União Astronômica Internacional, com exceção dos satélites que orbitam o Sol, deverão ser designados como: pequenos corpos do Sistema Solar esses corpos que apresentam dimensões inferiores aos planetas e aos planetas anões.

São eles, segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas:

Asteroides: corpos que apresentam movimento próprio, a maioria já catalogada apresenta órbitas elípticas e encontra-se no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O seu tamanho pode ser calculado por meio da medida da quantidade de luz que ele reflete. Apenas 16 asteroides, dos mais de 3000 catalogados, apresentam dimensões superiores a 240 km. Seu brilho não é constante devido à reflexão solar.

Cometas: corpos constituídos por uma parte sólida chamada de núcleo que é formado por gelo e impurezas. Sua forma é irregular, e são bastante extensos. São compostos especialmente por água, e, conforme se aproxima do Sol, o gelo existente no núcleo sofre evaporação, ejetando grãos de poeira que acabam por refletir a luz solar, dando, então, o aspecto brilhoso ao cometa. Eles possuem caudas, que são prolongamentos da nuvem de gás e poeira.

Meteoros, meteoroides e meteoritos: o meteoro corresponde ao fenômeno luminoso observado durante a passagem de um meteoroide na atmosfera. Os meteoroides correspondem a restos de cometas ou fragmentos oriundos de asteroides. Os meteoritos são meteoroides que sobrevivem ao adentrarem a atmosfera e atinge o chão.

Planetas

Os oito planetas existentes no Sistema Solar são classificados segundo as suas posições em relação ao Sol. A ordem dos planetas é:

Sol → Mercúrio → Vênus → Terra → Marte → Júpiter → Saturno → Urano → Netuno

Eles podem ser classificados em:

Planetas telúricos, terrestres ou rochosos: são os quatro planetas mais próximos do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. São caracterizados por serem constituídos de rochas, ferro e metais pesados e por possuírem maior densidade, visto que os materiais densos possuem tendência a estarem mais próximos ao Sol.

Planetas jovianos, gigantes ou gasosos: são os quatro planetas mais distantes do Sol: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São maiores que os planetas telúricos em termos de dimensão. São caracterizados por serem formados por gases como hélio e hidrogênio. São menos densos, por isso mais afastados do Sol. Há evidências de que esses planetas possuem um núcleo rochoso, contudo, não apresentam uma superfície definida. Todos apresentam vários satélites naturais e sistemas de anéis.

 

 

EXERCÍCIOS

1)Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?

A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.

B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.

C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.

E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

2) A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?

A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.

B) Existência de uma ou mais luas.

C) Iluminação interna e externa própria.

D) Composição terrestre de origem gasosa.

E) Inexistência de vida biológica.


💕INGLÊS


Leiam o texto, respondam o exercício no caderno, e enviem foto pelo whatsapp para sua professora.

Prô Celene: 9 6381-1600

Prô Noélia: 9 4245-6848


Profª

 Noélia 9° A/E, Celene 9° B/C/D

Entrega até: 30/10

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Verbo modal Should

 

O verbo should é um modal verb (verbo modal) que significa devedeveria.

Tal como todo verbo modal, ele funciona como verbo auxiliar que ajuda o verbo principal da frase.

Exemplos:

·       They should be back tomorrow. (Ela deve voltar amanhã.)

·       Students should be more polite. (Os alunos deveriam ser mais educados.)

Além de should, em inglês também podemos usar a estrutura ought to para expressar a mesma ideia. A diferença entre o uso dessas duas formas verbais é que ought to indica um tratamento de maior formalidade.

Exemplos:

·       You ought to be more attentive. (Você deveria ser mais atento.) - AFFIRMATIVE

·       You ought not to drink if you are going to drive. (Você não deve beber se vai dirigir.) - NEGATIVE

·       Ought he to be here this early? (Ele deveria estar aqui tão cedo?) – INTERROGATIVE

 

OBSERVAÇÃO: observe que, diferentemente do que acontece com should (que acompanha o verbo principal no infinitivo sem o to), ought to é usado com infinitivo com o to.

Quando usar should?

O verbo modal should é utilizado para expressar conselho, sugestão, expectativa, probabilidade e dever.

Exemplos:

·       She should not go out late at night. (Ela não deveria sair sozinha tarde da noite.) – CONSELHO

·       You should arrive early at the airport. (Você deve chegar cedo ao aeroporto.) – SUGESTÃO

·       He should get home in a few minutes. (Ele deve chegar em casa em alguns minutos.) – EXPECTATIVA

·       I should arrive in 5 minutes. (Eu devo chegar em 5 minutos.) - PROBABILIDADE

·       We should fasten our seatbealts. (Nós devemos colocar o cinto de segurança.) – DEVER

Observe que o uso do verbo modal should tem impacto direto no significado dos verbos principais. Na primeira frase, por exemplo, sem o uso de should o verbo principal (to go out) significa apenas “sair” e não “deveria sair”.

Como usar should?

O verbo should, assim como todo verbo modal, sempre vem acompanhado de um verbo principal no infinitivo sem o to.

ExemploHe should be more careful. (Ele deveria ser mais cuidadoso.)

Na frase acima, o verbo principal no infinitivo é to be, no entanto, retiramos o to e usamos apenas be.

Should pode ser utilizado em frases afirmativasnegativas interrogativas.

Observe a tabela abaixo e saiba como usar o verbo should nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. O verbo principal utilizado como exemplo é o verbo to study (estudar).

AFFIRMATIVE

NEGATIVE

INTERROGATIVE

I should study
You should study
He/she/it should study
We should study
You should study
They should study

I should not/shouldn’t study
You should not/shouldn’t study
He/she/it should not/shouldn’t study
We should not/shouldn’t study
You should not/shouldn’t study
They should not/shouldn’t study

Should I study?
Should you study?
Should he/she/it study?
Should we study?
Should you study?
Should they study?

 

IMPORTANTE

·       Na forma afirmativa, usamos o could para todas as pessoas, incluindo he/she/it. A regra do Simple Present que obriga ao acréscimo do –s para as flexões de terceira pessoa não é aplicada aqui.

·       Para formar frases na forma negativa, podemos utilizar should not ou a forma contraída shouldn't. O significado de ambas as formas é igual.

·       Ao fazer frases com should na forma interrogativa, basta alterar o posicionamento desse verbo modal na frase: diferentemente do que acontece na afirmativa, na interrogativa o verbo should deve ser posicionado antes do sujeito.

 

Veja e aprenda dicas de uso do should no link do vídeo abaixo:

https://youtu.be/686bm2UfHj0

 

 

 

 

Exercícios

 

Faça exercícios com should para testar os seus conhecimentos.

1. You __________________ your cell phone during the class.

a) should use
b) shouldn’t use
c) should have used
d) should stop

 

2. She _______________ in an hour or so.

a) should arrive
b) shouldn’t arrive
c) should have arrived
d) should not arrive

 

3. It’s too cold. You _____________________ a jacket.

a) should not wear
b) shouldn’t wear
c) should wear
d) should have worn

 

4. He is always sleepy in the morning. He _______________ so late.

a) should stay up
b) shouldn’t stay
c) should stay
d) should not stay up

 

5. If you want to lose weight you ___________.

a) should go on a diet
b) shouldn’t go on a diet
c) should not go on a diet
d) should have gone on a diet

 

Thank you!

See you next class!



👋 EDUCAÇÃO FÍSICA - PROF. EMERSON


emersonrorato@professor.educacao.sp.gov.br

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Watts: 99128-4708


FAÇA UMA PESQUISA SOBRE O ESPORTE PARALÍMPICOS E SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA.

 

👧 ARTE   - PROF. MARISA 


1-Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos?

2-Quais são as caracteristicas da dança contemporãnea? Cite duas:

3-O que significa o elemento espaço na dança?


💥 PROJETO DE VIDA 

ATIVIDADE

 

1) Quais os componentes curriculares de maior interesse?

 

2) O que é um estudo colaborativo?

 

3) Há diferença entre o estudo individual e o colaborativo? Quais? Qual deles funciona melhor para você?


💧TECNOLOGIA


9º Ano

Prof. Sidney (9º A, B, C e D)

Prof. Roberto (9ºE)

(11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)

 

Atividade

 

1)    Apresente uma definição para a palavra “invenção”.

 

2)    Quem foi Alberto Santos Dumont?

3)    Apresente uma definição para “remixar”.







SETEMBRO


Para o mês de setembro, faremos um simulado, contemplando todo o conteúdo trabalhado em sala,junto aos nossos professores.
É importante que vocês leiam as questões com muita atenção, relembre o conteúdo e resolva com bastante comprometimento. 
                                                                                  Boa Atividade





HORA DA LEITURA 💬💭


Assista o vídeo e escreva um pequeno texto falando da história narrada. Entregue para seu professor de língua Portuguesa

 
https://www.youtube.com/watch?v=i_6l3MHzLKE

Um Apólogo - Machado de Assis






👉LÍNGUA PORTUGUESA

 

SÉRIES: 9º A,B,C,D    -Professora : Ednalva

email:ednalva36@yahoo.com.br

Telefone:9 57224873

SÉRIE : 9ºE   -Professora : Celene

Celene.senna.valerio@gmail.com

Whatsapp: 96381-1600

 

CONCORDÂNCIA NOMINAL

 

Exercício com concordância nominal  (  meio e meia )

 

Complete as frases com “meio” ou “meia”:

1. Patrícia ficou _________ triste com a notícia.

 (    )   meio   (    ) meia

 

2. Bebi__________ xícara de chá.

(    )   meio   (    ) meia

 

3. Ela estava _________ chateada comigo.

(    )   meio   (    ) meia 


👧   MATEMÁTICA

Professora: Giziela

Professora: Luciana

Professora: Ana Paula

9º A; B; C; D; E.

Enviar para meu email:giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whatsapp (

11) 976283073 - 9º E

Enviar para meu email: anafs@prof@educacao.com.sp.gov.br ou para meu 

whatsapp (11) 911363065   -9° D

Enviar para meu email: lucianaaparecidabernades@gmail.com ou para meu 

whatsapp (11) 976729091   - 9° A; B; C.


4. (Enem 2013) Em um certo teatro, as poltronas são divididas em setores. A figura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras estão reservadas e as claras não foram vendidas.

5. A razão que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em relação ao total de cadeiras desse mesmo setor é:

a) 17/70.

b) 17/53.

c) 53/70.

d) 53/17.

e) 70/17

 

 

 

6. Trabalhando 10 horas por dia, um pedreiro constrói uma casa em 120 dias. Em quantos dias ele construirá a mesma casa se trabalhar 8 horas por dia?

 

a) 96

b) 240

c) 150

d) 138

 

7. O gráfico, a seguir, mostra a quantidade de carros vendidos em uma loja nos meses de maio, junho, julho e agosto. 





De acordo com o gráfico, observa-se que: 


a) Agosto foi o mês no qual se venderam mais carros..

b) Em maio venderam-se menos carros do que em agosto.

c) Em junho vendeu-se a mesma quantidade de carros que em agosto.

d) Julho foi o mês no qual se venderam menos carros.



👦 CIÊNCIAS


PROFESSOR: MARCELO

 E-MAIL: marcelotulino@prof.educacao.sp.gov.br

Roteiro de estudo

Assistam as aulas pelo aplicativo Centro de Mídias – CMSP.
Quando terminar de responder tire foto e envie as fotos da atividade pelo e-mail ou classroom.
Atenção ao prazo de entrega da atividade.
Desenvolva todas as atividades propostas em seu caderno.


8.A teoria da evolução proposta por Darwin, assim como outras teorias evolucionistas, baseia-se no fato de que organismos sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, formas fixas. Para escrever sua teoria, Darwin inspirou-se em um estudo em que se dizia que o aumento da população poderia levar todos à miséria e fome e aplicou esse conhecimento para analisar populações de plantas e animais. O estudo no qual Darwin inspirou-se pode ser atribuído a que autor?

a) Hooker.

b) Wallace.

c) Malthus.


d) Lamarck.

e) Cuvier.

 

 9. Um dos pontos-chave da teoria de Darwin diz respeito à seleção natural. Sobre a seleção natural, marque a alternativa incorreta.

a) Para que ocorra a seleção natural, é fundamental que exista variabilidade genética.

b) A seleção natural é responsável por garantir a sobrevivência do organismo mais forte.

c) A seleção natural pode levar a modificações nas características de uma população ao longo do tempo.

d) A seleção natural é um mecanismo que ajuda no surgimento de novas espécies.

e) A seleção natural garante um aumento da população de indivíduos com características vantajosas.

  

10. A interpretação incorreta da teoria da evolução proposta por Charles Darwin é bastante comum. Muitas pessoas insistem, por exemplo, em dizer que os homens vieram dos macacos. O que Darwin realmente quis dizer é que homens e macacos:

a) são da mesma espécie.

b) adquiriram características durante a sua vida e transmitiram aos seus descendentes.

c) sofreram mutações que levaram à transformação da espécie.

d) possuem um ancestral comum.

e) apresentam o mesmo material genético.


👦CIÊNCIAS 

     Prof. CARLOS

 

Carlostozeli2014@gmail.com


Olá Alunos, estamos no 3º Bimestre.      Vamos a Comanda:

1º Leia com atenção os Textos (não precisa copiar).

Ler, pesquisar e Responder as Questões proposta.

3º Após terminar a atividade, tirar uma foto do mesmo e enviar para o professor, com seu nome e serie. 

4º carlostozeli2014@gmail.com     ou    whats: 94573-6692

5º Fazer a Atividade no aplicativo do centro de mídias, para você ter a sua presença

6º Participar das aulas no CMSP.

7º Se cuida e tudo vai dar Certo.

 

 

A Teoria de Darwin

Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural.

Segundo Darwin, os organismos melhor adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

Os princípios básicos das ideias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:

Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, idênticos entre si.

Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.

O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.

Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.

Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.

Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas.

Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.

A Teoria sintética da evolução

A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética.

A mais importante contribuição individual da Genética, extraída dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herança através da mistura de sangue pelo conceito de herança através de partículas: os genes. A teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como unidade evolutiva. A população pode ser definida como grupamento de indivíduos de uma mesma espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.

Para melhor compreender esta definição, é importante conhecer o conceito biológico de espécie: agrupamento de populações naturais, real ou potencialmente intercruzantes e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos. Quando, nesta definição, se diz potencialmente intercruzantes, significa que uma espécie pode ter populações que não cruzem naturalmente por estarem geograficamente separadas. Entretanto, colocadas artificialmente em contato, haverá cruzamento entre os indivíduos, com descendentes férteis.

Por isso, são potencialmente intercruzantes. A definição biológica de espécie só é válida para organismos com reprodução sexuada, já que, já que, no caso dos organismos com reprodução assexuada, as semelhanças entre características morfológicas é que definem os agrupamentos em espécies.

Observando as diferentes populações de indivíduos com reprodução sexuada, pode-se notar que não existe um indivíduo igual ao outro. Exceções a essa regra poderiam ser os gêmeos univitelinos, mas mesmo eles não são absolutamente idênticos, apesar de o patrimônio genético inicial ser o mesmo. Isso porque podem ocorrer alterações somáticas devidas à ação do meio. A enorme diversidade de fenótipos em uma população é indicadora da variabilidade genética dessa população, podendo-se notar que esta é geralmente muito ampla.

A compreensão da variabilidade genética e fenotípica dos indivíduos de uma população é fundamental para o estudo dos fenômenos evolutivos, uma vez que a evolução é, na realidade, a transformação estatística de populações ao longo do tempo, ou ainda, alterações na frequência dos genes dessa população. Os fatores que determinam alterações na frequência dos genes são denominados fatores evolutivos. Cada população apresenta um conjunto gênico, que sujeito a fatores evolutivos , pode ser alterado. O conjunto gênico de uma população é o conjunto de todos os genes presentes nessa população. Assim, quanto maior é a variabilidade genética.

Os fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos duas categorias:

Fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população: mutação gênica, mutação cromossômica, recombinação;

Fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida: seleção natural, migração e oscilação genética.

A integração desses fatores associada ao isolamento geográfico pode levar, ao longo do tempo, ao desenvolvimento de mecanismos de isolamento reprodutivo, quando, então, surgem novas espécies.

EXERCÍCIOS

Questão 1

Um fenômeno bastante conhecido e usado como exemplo para ilustrar as ideias de Darwin é o melanismo industrial. Ele se caracteriza pelo aumento da variedade de mariposas escuras da espécie Biston betularia em algumas regiões da Inglaterra. Marque a alternativa que explica corretamente por que esse aumento ocorreu.

a) O aumento das mariposas escuras ocorreu porque as brancas eram mais suscetíveis à poluição e isso as levou à extinção. As escuras, por sua vez, não sofriam com os efeitos tóxicos da poluição e sobreviveram.

b) As mariposas claras diminuíram, pois elas foram tornando-se escuras pela ação da poluição e passaram essa característica aos seus descendentes.

c) As mariposas claras diminuíram em razão da predação. Elas tornaram-se mais visíveis em áreas poluídas, onde a fuligem escurecia troncos e muros. Com isso, as escuras tiveram mais chances de sobrevivência e, consequentemente, de reproduzir-se.

d) O número maior de mariposas escuras é explicado pelo fato de que a poluição escureceu a asa desses animais.

Questão 2

Um dos pontos principais do darwinismo diz respeito à seleção natural. Segundo o conceito da seleção natural, é incorreto afirmar que

a) Organismos mais aptos possuem maior probabilidade de chegar à fase adulta e reproduzir-se.

b) O meio ambiente exerce uma força seletiva sobre as espécies.

c) No processo de seleção natural, organismos que possuem características desvantajosas com o tempo diminuem em número.

d) Na seleção natural percebemos que o organismo mais forte sempre é o selecionado.

 


Geografia

 PROFESSORA CLEIDE FERREIRA 

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Indústria 4.0: que tecnologias marcarão a Quarta Revolução Industrial?

 

 

A Indústria 4.0 é a origem de uma nova revolução — conhecida como Quarta Revolução Industrial — que mistura técnicas de produção de vanguarda com sistemas inteligentes que se integram com as organizações e pessoas. A seguir, repassaremos as tecnologias que protagonizam este processo e seu vertiginoso progresso.

O QUE É A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O conceito de Quarta Revolução Industrial foi dado em 2016 por Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, em uma obra homônima. Portanto, nada melhor do que ir às suas páginas para encontrar uma definição: "A Quarta Revolução Industrial gera um mundo no que os sistemas de fabricação virtuais e físicos cooperam entre si de uma maneira flexível a nível global". Porém, não consiste somente em sistemas inteligentes e conectados. Seu alcance é mais amplo e vai desde o sequenciamento genético até a nanotecnologia, e das energias renováveis à computação quântica. É a fusão destas tecnologias e sua interação por meio dos domínios físicos, digitais e biológicos que fazem com que a Quarta Revolução Industrial seja diferente das anteriores".

COMO SURGE A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Para abordar como chegamos à Quarta Revolução Industrial é conveniente olhar para trás e revisar as três revoluções industriais anteriores, e como cada uma delas mudou a forma de ser e estar no mundo em sua época. A seguir, as resumimos:

  • Primeira Revolução Industrial. Chega quase ao final do século XVIII, em 1784, com o uso do vapor na produção mecânica. O aparecimento do primeiro tear mecânico é um de seus marcos.
  • Segunda Revolução Industrial. Em 1870 tem início a produção em grande escala baseada na eletricidade. Inventa-se a cadeia de montagem e o setor industrial vive uma extraordinária aceleração.
  • Terceira Revolução Industrial. Em 1969, com a informática, começamos a programar as máquinas, o que resulta em uma progressiva automatização.

Por volta de 2014, a indústria vivencia outro giro de 180º: surgem as fábricas inteligentes e a gestão online da produção. Retornando a Schwab, no seu livro A Quarta Revolução Industrial, o economista alemão traduzia em palavras o que se aproximava: "Estamos à beira de uma revolução tecnológica que modificará a forma que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em uma escala de alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o gênero humano já experimentou antes". E efetivamente está sendo assim por três motivos com os quais os especialistas estão de acordo: sua velocidade, seu alcance e seu impacto sem precedentes.

 


 

EFEITOS E VANTAGENS DA QUARTA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Qualquer revolução, de qualquer natureza, implica vantagens e desvantagens, desafios e oportunidades, incertezas e certezas. As vantagens, no caso da Quarta Revolução Industrial, são evidentes: melhoria da produtividade, a eficiência e qualidade nos processos, da segurança para os trabalhadores pela redução de empregos em locais perigosos, ao contar com ferramentas que nos permitem tomar decisões baseadas em dados, da competitividade ao desenvolvermos produtos personalizados que satisfazem as necessidades dos consumidores, etc.

Em relação aos inconvenientes, os especialistas apontam: a enorme velocidade das mudanças e sua adaptação às mesmas, os crescentes riscos cibernéticos que obrigam a redobrar a cibersegurança, a alta dependência tecnológica e a denominada exclusão digital, a falta de pessoal qualificado, etc. Em relação a este último ponto, convém lembrar o profundo impacto da Indústria 4.0 sobre o emprego como um dos grandes desafios da Quarta Revolução Industrial. No início do processo, um relatório da McKinsey Global afirmava que até 2030 seriam perdidos 800 milhões de trabalhos como consequência da robotização. No entanto, isso também pode se converter em uma oportunidade, já que com o aparecimento de novas tecnologias surgem novas profissões que criam milhões de postos de trabalho em setores emergentes.

 

TECNOLOGIAS DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Inteligência Artificial se apresenta como uma das tecnologias fundamentais na profunda transformação da economia, da sociedade e do mercado de trabalho. Além desta, a empresa de consultoria Michael Page adiciona outras tecnologias fundamentais para a indústria inteligente, conforme resumimos a seguir:

  Internet das coisas

A tecnologia do Internet das coisas, que nasceu para estabelecer uma conexão entre o mundo físico e o digital, revolucionou numerosos setores. De fato, bilhões de dispositivos já estão interconectados e isso só vai aumentar até que os objetos se tornem inteligentes.

  Cobots

A robótica não deixa de evoluir e estes cobots, especialmente criados para interagir fisicamente com os humanos em ambientes colaborativos, serão peças-chave na indústria. Entre outras coisas, otimizam a produção e afastam os trabalhadores das tarefas monótonas ou perigosas.

  Realidade aumentada e realidade virtual

Realidade aumentada e realidade virtual, tecnologias, que combinam o mundo real com o digital graças à informática, permitem enriquecer a experiência visual das pessoas, sejam eles usuários ou consumidores, gerando experiências imersivas.

  'Big data'

A informação é poder. Em plena Quarta Revolução Industrial poderíamos trocar informação por dados. O big data permite a gestão e interpretação de dados em massa com fins empresariais, especialmente relevantes na hora de criar estratégias comerciais ou de tomar decisões.

  Impressão 3D e 4D

Atualmente é possível desenvolver protótipos — ou diretamente produtos para a venda — tridimensionais de forma rápida, precisa e econômica com uma impressora 3D ou 4D. Esta tecnologia é utilizada cada vez mais em diferentes setores — design, arquitetura, engenharia, etc. —.

 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO

Na vanguarda da transformação digital

O grupo Iberdrola lidera o uso de tecnologias digitais e se prepara para enfrentar uma nova era onde as ferramentas disruptivas serão decisivas em todas as áreas. A companhia, que elevará seu investimento em P&D para 400 milhões de euros anuais em 2025, maximiza o uso da tecnologia nos âmbitos de negócio que proporcionam valor, seja melhorando os processos e a produtividade de seus ativos ou conseguindo uma maior eficiência em suas atividades.


A digitalização representa há décadas uma parte essencial do negócio da Iberdrola e o uso das tecnologias da informação se converteu em um ativo fundamental para a companhia. A Iberdrola atualmente gerencia digitalmente seus ativos de geração elétrica e transformou suas redes em inteligentes com ferramentas digitais e Inteligência Artificial.

Graças isso, o grupo é capaz de "oferecer o melhor serviço aos clientes, inclusive nas situações mais difíceis", tal como explicou seu presidente, Ignacio Galán, no ato de abertura do Digital Summit 2020. Foi o que aconteceu durante a emergência sanitária causada pela COVID-19, onde a Iberdrola manteve suas operações e projetos de investimento, garantindo sempre a saúde e a segurança de seus funcionários e colaboradores.

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

É preciso ser mais ambiciosos e combinar a revolução verde e a digital, como peças-chave da recuperação econômica

Galán considera que a digitalização permitirá impulsionar a descarbonização do transporte, os usos residenciais e a indústria e afirma que a Iberdrola possui a tecnologia, os recursos e as capacidades para liderar a transformação digital do setor energético e convertê-la em uma vantagem competitiva fundamental nos próximos anos.

 

Atividade

 

ATIVIDADE

1-   O QUE É A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

2-   COMO SURGE A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

3-   QUAL A TECNOLOGIAS DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

 

 História  🌳

Professora Ariana


arianamanzo@prof.educacao.sp.gov.br

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Com base nos debates, leituras e visualizações do documentário Guerras do Brasil episódio 1, podemos observar como a história dos diversos povos indígenas foi e ainda é apagada, o quanto seus direitos são constantemente negados e retirados.

E que a luta indígena por demarcação de Terras é a luta da população brasileira como um todo, principalmente no que diz respeito a preservação da Natureza, dos recursos necessários para a vida humana e toda as outras vidas do planeta.

Leia com atenção e esmero a reportagem sobre a população indígena guarulhense e suas demandas, e responda as questões a seguir no caderno. Mande pelo zap ou na aula presencial (que é bem melhor por sinal!).

Segundo a Associação Arte Nativa, hoje seriam pouco mais de 1.700 indígenas em Guarulhos, originários de várias partes do Brasil, mas a Prefeitura contesta esse número. A Subsecretaria da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Assuntos Difusos, informa que, oficialmente, a população de índios considerada é de 1.434 pessoas, com base nos dados do IBGE, de 2010. Face à divergência dos dados de uma e outra fonte, é razoável estimar a população indígena da cidade atual esteja entre 1.500 e 1.600 indivíduos, um número médio entre os dois parâmetros. Talvez a entidade indígena tenha superestimado a contagem, mas também os dados da Prefeitura podem estar já bem defasados, passados oito anos do último censo oficial. Nesse período, a população cresceu, por causa da migração comum e constante de índios de outras localidades do país para cá e também em razão do nascimento de crianças índias na cidade.

As lideranças indígenas da Arte Nativa e a Prefeitura também divergem quanto às etnias que formam essa população. Seriam sete, de acordo com a Subsecretaria da Igualdade Racial, que reconhece apenas as etnias Wassu-Cocal, Tupi, Kaimbé, Fulni-ô, Pankararé, Pankararu e Pataxó, enquanto para aquela entidade seriam 16 etnias: além daquelas sete, também os povos Xucuru, Guajajara, Xavante, Geripanko, Terena, Guarani, Tupinambá, Kariri-Chocó e Truká.

(...)

Há um espaço destinado a ser escola. Já conta com carteiras e lousa, mas ainda sem professores. Por isso, 20 crianças e 10 jovens da aldeia estão sem estudos. A Fundação Nacional do Índio (Funai) afirma que “o povo indígena tem direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Seguindo o regime de colaboração, posto pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação, mas cabe aos Estados e Municípios a execução para a garantia deste direito dos povos indígenas”

Outra frente importante da Associação Arte Nativa, segundo seus dirigentes, são as ações que visam o resgate da cultura e da tradição indígena, especialmente para preservação da língua, da história, dos usos e costumes indígenas, através da educação, da produção e distribuição de artesanatos e de manifestações culturais, como as danças e a contação de histórias. Este resgate também consiste em buscar e reunir o povo indígena disperso pela cidade. Awa, Awaratan e outros “educadores indígenas”, como se denominam, saem pela cidade à procura de índios ou descendentes que ainda não estejam associados e conscientizá-los quanto à importância e necessidade de aderirem às práticas linguísticas e culturais da comunidade e lutar pelos direitos indígenas. Por isso, os líderes e aqueles que vivem na aldeia sempre estão caracterizados com vestimentas, adereços e pinturas para serem vistos e identificados com facilidade e, assim, tornarem-se referência a outros indivíduos indígenas e também a pessoas que possam simpatizar com a causa e apoiar ou ajudar de diversas formas.

(...)

DISCRIMINAÇÃO

Os índios que não participam da Associação estão dispersos por vários bairros de Guarulhos. Para Awa, “a maioria se esconde; não se identificam como índio, não querem aparecer como índio”, por receio de serem estigmatizados e sofrerem discriminação, ou por terem-se aculturado a tal ponto que perderam as referências de seu povo.

O presidente da Associação, Awa Kuaray, informa que a maior comunidade indígena em Guarulhos são os xucurus que vivem na região do Jardim Adriana e Cocaia e, depois, a aldeia no Cabuçu. Fora dessas duas concentrações, boa parte vive em condições precárias na periferia da cidade, muitas vezes em áreas de risco, como as margens de córregos. Enfim, em situação de pobreza.

Um dos grandes problemas dos indígenas, de um modo geral, e não é diferente para os de nossa cidade, é o estigma que, na Sociologia, significa “a marca que designa alguém como desqualificado ou menos valorizado, que está inabilitado para aceitação social plena” (cf. https://goo.gl/QWyMPP). A estigmatização gera discriminação e leva à exclusão social.

 

Os índios de Guarulhos, segundo narram Awa e Awaratan, também sofrem muito preconceito, com frequência são insultados e até ameaçados de agressões. Awa conta que muitas pessoas nas ruas, nos coletivos, em todo lugar, olham os índios com curiosidade e espanto, como se fossem animais exóticos. Ironia pura, pois o termo exótico significa “estrangeiro, o que não é originário do país em que ocorre; que não é nativo” (https://goo.gl/orFVY1), e nada mais originário e nativo em nosso país do que o povo indígena.

“Difícil entender este comportamento dos ‘brancos’”, diz Awaratan. E, se prestarmos atenção, há mesmo uma contradição da parcela social que estigmatiza os índios porque, em geral, são aceitas com naturalidade, por exemplo, pessoas tatuadas, com cabelos coloridos ou piercings no rosto e outras partes do corpo, mas é comum o estranhamento ao ver um índio com suas roupas típicas, seus adereços tradicionais e suas pinturas corporais. Isso sem contar as ocasiões em as que pessoas comportam-se com aversão ou até repulsa por eles.

Conta o presidente da Associação Arte Nativa que é tristemente comum os índios serem alvo de chacotas e humilhações em locais públicos, como na linha de ônibus que eles mais utilizam para deslocamentos do Jardim Acácio para o metrô Tucuruvi. Ele conta que no mesmo sábado, 21, em que falou ao Click Guarulhos, sua irmã foi vítima de insultos naquela linha de ônibus. “Nós estamos sempre a caráter, com nossas roupas, com o cocar, e as pessoas falam mal, riem, estranham que falemos ao celular, acham que se é índio, não pode ter celular. Também sofremos com preconceito dos motoristas dos ônibus, que com frequência passam direto quando veem os índios no ponto”, diz Awa Kuaray.

1.     Quantos indígenas vivem atualmente na cidade, e quais são suas etnias?

2.     Qual a situação social que vivem esses povos na cidade?

3.     Como parte da sociedade os trata?

4.     Qual a importância da cultura e conhecimentos dos povos indígenas? E porque é importante a luta por demarcações das reservas indígenas?

 

Atenção!!!!! Mais que a nota tente praticar seu senso crítico, sua capacidade de ver e sentir o mundo!!!! Boa atividade  !!!



💕INGLÊS


Leiam o texto, respondam o exercício no caderno, e enviem foto pelo whatsapp para sua professora.

Prô Celene: 9 6381-1600

Prô Noélia: 9 4245-6848


Verbo Will e Going to

 

future with going to (futuro com going to) é utilizado para fazer referência a uma ação futura que indica certeza ou que foi planejada.

A estrutura be going to (verbo to be + going to) também é a forma mais usada em conversas e em contextos informais.

Exemplos:

·       He is not going to invite us. (Ele não nos convidará.)

·       They said they are going to arrive late. (Eles disseram que chegarão atrasados.)

·       She told me she is going to travel to London next month. (Ela me disse que viajará para Londres mês que vem.)

Confira a tabela e saiba como flexionar o futuro com going to em frases afirmativasnegativas interrogativas.

Abaixo temos um exemplo com o verbo to play (jogar; brincar) e o futuro com going to:

Futuro com going to + verbo principal (to play)

Affirmative

Negative

Interrogativa

I am going to play.
You are going to play.
He is going to play.
She is going to play.
It is going to play.
We are going to play.
You are going to play.
They are going to play.

I am not going to play.
You are not going to play.
He is not going to play.
She is not going to play.
It is not going to play.
We are not going to play.
You are not going to play.
They are not going to play.

Am I going to play?
Are you going to play?
Is he going to play?
Is she going to play?
Is it going to play?
Are we going to play?
Are you going to play?
Are they going to play?

 

 

Curiosidade sobre o uso de going to

 

Apesar de a gramática normativa da língua inglesa não recomendar esta grafia, no inglês falado o going to é frequentemente substituído pela forma gonna, que acaba por reproduzir o som de going to quando dito rapidamente em uma frase.

A frase I am going to work out (Vou me exercitar) poderia ser substituída por I'm gonna work out no inglês falado.

Gonna também é uma palavra muito utilizada em músicas.


Quando usar will em frases sobre ações no futuro

 

future with will (futuro com will) geralmente é usado para fazer referência a uma ação futura que indica incerteza.

Essa indicação costuma ser expressa através do uso do will com determinadas palavras ou expressões como:

·       Maybe (talvez);

·       I think (eu acho que);

·       Probably (provavelmente);

·       I'm not sure (não tenho certeza);

·       I guess (eu acho);

·       I don't know (eu não sei);

·       I hope (eu espero que);

·       I expect (eu espero que), etc.

Exemplos:

·       Maybe he will not invite us. (Talvez ele não vá nos convidar.)

·       I think they will arrive late. (Eu acho que eles chegarão atrasados.)

·       She will probably travel to London next month. (Ela provavelmente viajará para Londres mês que vem.)

Podemos dizer que will indica uma previsão; um futuro que não é totalmente certo.

Exemplos:

·       It will rain tomorrow. (Amanhã vai chover.)

·       In the future, people will understand the importance of taking care of the environment. (No futuro, as pessoas compreenderão a importância de cuidar do meio ambiente.)

Will também é utilizado quando uma decisão é tomada no momento da fala.

Exemplos:

·       There's no cheese left. I will go to the supermarket to get some more. (Acabou o queijo. Vou ao supermercado comprar um pouco mais.)

·       She didn't reply my message. I will call her to see if everything's fine. (Ela não respondeu minha mensagem. Vou ligar para ela para ver se está tudo bem.)

Confira a tabela e saiba como flexionar o futuro com will em frases afirmativasnegativas interrogativas.

O exemplo abaixo ilustra a conjugação do verbo to play (jogar; brincar) e o futuro com will:

Futuro com will + verbo principal (to play)

Affirmative

Negative

Interrogativa

I will play.
You will play
He will play.
She will play.
It will play.
We will play.
You will play.
They will play.

I will not play.
You will not play.
He will not play.
She will not play.
It will not play.
We will not play.
You will not play.
They will not play.

Will I play?
Will you play?
Will he play?
Will she play?
Will it play?
Will we play?
Will you play?
Will they play?

Diferença entre will going to

Como regra geral, podemos dizer que will indica incerteza e going to indica certeza.

Observe abaixo um pequeno texto com will going to:

Doug: Daniel's birthday is around the corner.

Leroy: Yes, it is. He invited me for the party today morning. He is going to celebrate his birthday next Saturday.

Doug: Really? So I think he will not invite me. I didn't know anything about the party.

Leroy: I am sure he is going to invite you too. He asked me for your phone number to send you a message about it.

Tradução:

Doug: O aniversário do Daniel está chegando.

Leroy: Está sim. Ele me convidou para a festa hoje de manhã. Ele vai comemorar o aniversário dele no próximo sábado.

Doug: Sério? Então acho que ele não vai me convidar. Eu não sabia de nada sobre a festa.

Leroy: Eu tenho a certeza de que ele vai convidar você também. Ele me pediu o número do seu telefone para enviar uma mensagem sobre isso.

No diálogo com will going to mostrado acima, é possível notar as situações que referem certeza e incerteza.

Conforme já foi referido, tudo depende da percepção do emissor da mensagem. Quando dizemos isso, nos referimos ao fato de que muitas vezes as informações sobre a certeza ou a incerteza de determinadas ações não estão explícitas na frase.

Por esse motivo, se o emissor não tiver informações prévias sobre o assunto, não é possível determinar ao certo que forma usar.

Exemplos:

·       Hellen will travel to Rome. (Hellen viajará para Roma.)

·       Hellen is going to travel to Rome. (Hellen viajará para Roma.)

Repare que não temos nenhum contexto, por isso não podemos afirmar se houve ou não um planejamento por parte de Hellen, se a viagem ainda é uma incerteza, etc.

Sendo assim, ambas as frases estão corretas.

Observe mais um exemplo:

Hellen bought the plane tickets today. She is going to travel to Rome. (Hellen comprou as passagens hoje. Ela viajará para Roma.)

Esse caso já mostra um indicativo da certeza da viagem: a compra das passagens.

Dito isso, é importante referir que não existe uma regra fixa que determine o uso de will ou de going to.

Isso ocorre pois, na verdade, o uso de uma ou outra forma não compromete o significado e nem a compreensão da frase.

Tanto em um caso quanto no outro, fica claro que a mensagem se refere a algo no futuro.

Além disso, a verdade é que muitas vezes will going to são usados indistintamente pelos falantes nativos.

Vídeo


Assista o vídeo e confira um resumo dos usos de will going to com alguns exemplos:

(1169) Will e Going to - Inglês Minuto - A diferença entre Will e going to - como usar - YouTube

 

Exercícios

Agora que você já conferiu tudo o que você precisava saber sobre will going to, teste os seus conhecimentos fazendo os exercícios abaixo:


11. (UFRR - 2010)

Mary: "I am about to fall asleep. I need to wake up!"
Clare: "I______ you some coffee."

a) 'll go
b) am going to get
c) will get
d) am going to get to
e) will go to get

12. (UFRR - 2010)

Billy: "After you _____work, will you please drop by the grocery store and pick up some milk and bread."
Sally: "No problem, I ____up the groceries and be home by 6 o'clock."

a) left - will not pick
b) leaves - will pick
c) left - won't pick
d) leave - will pick
e) leaves - will not

 

13. Choose the correct option. (Escolha a opção correta).

"I haven't got my pen." "That's OK. I ______ you mine."

a) am going to lend
b) will lend
c) am not going to lend
d) will not lend
e) 's going to lend

 

14. Complete with the right choice. (Complete com a escolha certa)

"I don't think they ________ their vacation by the beach again."

a) am going to spend
b) are going to spend
c) are not going to spend
d) will spend
e) will not spend

 

15. Complete the sentence below. (Complete a sentença abaixo).

"Andrew is always late. I am sure he ___________ late for the party as well."

a) will be
b) is going to be
c) is not going to be
d) will not be
e) 's going to

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                                           ESPORTE DE INVASÃO


       


 












 

  👧 ARTE 


16. Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos?

17.Quais são as características da dança contemporânea? Cite duas:

18. O que significa o elemento espaço na dança? 


💥 PROJETO DE VIDA 


Enviar para meu email: giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whatsapp (11) 976283073. 9°E

 


19.O que é empatia?

 

a) É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo.

b) Ser legal com os outros.

c) Não ouvir o que o outro fala.

 

20. O que é assertividade?

 

a) Ter uma postura decidida, não agressiva.

b) ser compreensivo.

c) Ser agressivo nas suas decisões.

 

21.O que o projeto de vida contribui para o seu futuro?


😇 TECNOLOGIA

 

22.    Marque a alternativa incorreta.

a)    As Fake news são notícias falsas muito presentes nas redes sociais.

b)   As redes sociais podem ser usadas para a divulgação de produtos e serviços.

c)    As Fake News são notícias verdadeiras comuns nos diversos sites da internet.

d)   As redes sociais não são os únicos meios de comunicação utilizados pelos seres humanos.

 

23 O uso e o compartilhamento incorreto da imagem estão na raiz de muitos problemas na internet. Saber o que pode ou não fazer com a própria imagem é um passo importante para a convivência na rede e o uso responsável da tecnologia.

Reflita e apresente três possíveis consequências da exposição indevida da imagem pessoal ou de outra pessoa nas redes sociais.

 

24. De acordo com os estudos realizados na disciplina de Tecnologia e Inovação, quais as principais características de um bom influenciador digital?

 

 

 

 





AGOSTO


DISCIPLINA: Português

SÉRIES: 9º A,B,C,D

Professora : Ednalva

ednalva36@yahoo.com.br

Telefone: 957224873

Professora: Celene    9ºE

Celene.senna.valerio@gmail.com

Telefone: 963811600



LEITURA E ANÁLISE TEXTUAL COMPARATIVA

Leia a notícia abaixo:

O caso do vidro: moça é encontrada aos prantos em estacionamento do mercadinho da cidade.

Por Jornal Local Caput   21/06/2019 - 11h09

Jany Maia, mulher de 30 anos, após ter causado mal-estar entre os clientes do mercado Flor de Laranjeira,foi socorrida por profissionais da saúde, no estacionamento da loja.

Segundo testemunhas, ela passou por enorme estresse ao pagar por uma mercadoria. Ela não conseguiu passar o cartão de débito e pagou com moedinhas. Trinta reais em moedas. Se fosse comigo, teria deixado aquele vidro e ido embora.” – relatou Giseida June, 54, uma das clientes que estava na fila do caixa.

A moça foi encontrada em estado de choque, agachada, ao lado de um carro vermelho e agarrada a uma sacola que continha um vidro quebrado. As câmeras de segurança flagraram um indivíduo magro, com mais ou menos um metro e setenta de altura se aproximando dela. De acordo com as imagens, ele usava um capacete verde de motociclista, conversou com a jovem e saiu em seguida, correndo.

Ao ser levada para o Hospital Municipal(HM), Jany gritava insistentemente: “Quebrou. Acabou. Minha vida dependia dele!”

O acontecimento causou comoção e despertou a curiosidade de todos. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia da cidade e parece estar longe de ser solucionado.

Se alguém tiver alguma pista para solucionar o problema, ligue para a Central De Denúncias da nossa polícia. Sua identidade será mantida em sigilo.

Katia Regina Passos

Observação :

Argumentação: Ato ou arte de argumentar/convencer, de discutir apresentando e contrapondo razões que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão. Troca de argumentos, de ideias, de pontos de vista opostos; discussão.

Atividades

1-Unindo o último parágrafo da crônica à notícia, que hipóteses podemos levantar a respeito do que aconteceu com a moça? Crie argumentos que defendam suas hipóteses.


2-A crônica e a notícia trazem temas que podem ser considerados :

a) diferentes

b) rotineiros

c)discrepantes

d)complementares


3-O fato de o indivíduo sair correndo o torna suspeito pela crise de estresse de Jany? Comprove sua resposta com argumentos.


4- No caso da  possibilidade de o indivíduo ter feito algo á moça,as pistas presentes na notícia são suficientes para comprovar a veracidade do ocorrido com Jany?


5-Após ler a crônica e a  notìcia ,vamos criar um artigo de opinião:

A crônica : Embaraço no mercadinho 

Notícia: O caso do vidro: moça é encontrada aos prantos em estacionamento do mercadinho  da cidade.


 

INGLÊS

SÉRIE

9° Anos

Profª

Ednalva 9° A, Noélia 9° E, Celene 9° B/C/D

Entrega até: 03/09

Leiam o texto, respondam o exercício no caderno, e enviem foto pelo whatsapp para sua professora.

Prô Ednalva: 9 5722-4873

Prô Celene: 9 6381-1600

Prô Noélia: 9 4245-6848

Verbo can

O verbo can geralmente significa poder e/ou conseguir e é usado para indicar várias situações:

·       Possibilidade

·       Capacidade/habilidade

·       Permissão

·       Pedido

 

Quando usar o verbo can?

 

Can é usado quando queremos expressar ideia de capacidade/habilidadepossibilidadepermissão pedido.

Ele é um dos principais modal verbs (verbos modais) da língua inglesa. O verbo modal can tem a função de auxiliar o verbo principal na frase.

Exemplos:

·       She can speak Chinese. (Ela sabe falar chinês.) – CAPACIDADE

·       It can happen with anyone. (Isso pode acontecer com qualquer pessoa.) - POSSIBILIDADE

·       You can play outside. (Você pode brincar lá fora.) - PERMISSÃO

·       Can I talk to the director? – (Posso falar com o diretor?) – PEDIDO

Observe que na primeira frase, por exemplo, o uso de can tem impacto direto no significado do verbo principal speak, que sem o modal significa apenas “falar” e não “conseguir falar”.

 

  

Como usar o verbo can

 

O verbo can é sempre acompanhado do verbo principal no infinitivo sem o to.

Ele pode ser usado para construir frases afirmativasnegativas interrogativas.

Verbo can no presente

Observe a tabela abaixo e veja como usar o verbo can nas formas afirmativanegativa interrogativa. O verbo principal utilizado como exemplo é o verbo to dance (dançar).

 

AFFIRMATIVE

NEGATIVE

INTERROGATIVE

I can dance
You can dance
He/she/it can dance
We can dance
You can dance
They can dance

I can’t/cannot dance
You can’t/cannot dance
He/she/it can’t/cannot dance
We can’t/cannot dance
You can’t/cannot dance
They can’t/cannot dance

Can I dance?
Can you dance?
Can he/she/it dance?
Can we dance?
Can you dance?
Can they dance?

 

Observe que:

·       Na forma afirmativa, can é usado para todas as pessoas, incluindo he/she/it. A regra do Simple Present que indica o acréscimo do –s para as flexões de terceira pessoa não é aplicada aqui.

·       Para formar frases na forma negativa, podemos utilizar can’t ou cannot. O significado das palavras é igual.

·       Ao fazer frases com can na forma interrogativa, basta alterar o posicionamento desse verbo modal na frase: diferentemente do que acontece na afirmativa, na interrogativa o verbo can deve ser posicionado antes do sujeito.

 

Exercices:

1-    Escreva as frases na forma AFIRMATIVA usando o verbo modal CAN:

Exemplo:

You dance well.

You can dance well.

 

a)    You speak english.

b)   We swim well.

c)    They travel tomorow.

 

2-    Escreva as frases na forma NEGATIVA:

 

a)    She can park here.

b)   I can do it.

c)    He can go there.

 

3-    Escreva as frases na forma INTERROGATIVA:

 

a)    She can dance well.

b)   You can stay here.

c)    They can work today.

 

            The End!

 

 


 MATEMÁTICA

Professora: Giziela

Professora: Luciana

Professora: Ana Paula

9º A; B; C; D; E.

Atividade para entregar 20/08


Enviar para meu email:giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whatsapp (

11) 976283073 - 9º E

Enviar para meu email: anafs@prof@educacao.com.sp.gov.br ou para meu 

whatsapp (11) 911363065   -9° D

Enviar para meu email: lucianaaparecidabernades@gmail.com ou para meu 

whatsapp (11) 976729091   - 9° A; B; C.

 

Assistir a aula para realização das atividades

https://www.youtube.com/watch?v=sWEVE6yMXjM

https://www.youtube.com/watch?v=-2J4RWzyO8g

https://www.youtube.com/watch?v=bWmhncu48r8



Leia com atenção e resolva  as atividades:

1) Numa turma de 40 meninas e 10 meninos, qual é a razão entre o número de meninas e o total da turma?

2) Gustavo estava treinando pênaltis caso precisasse na final dos jogos de futebol escolares. Sabendo que de 14 chutes ao gol ele acertou 6, qual a razão do número de acertos para o total de chutes?

a) 3/5
b) 3/7
c) 7/3
d) 5/3

CIÊNCIAS DA NATUREZA

9ºANO A

PROFESSOR: MARCELO

ENTREGA: 31 - 08

E-MAIL: marcelotulino@prof.educacao.sp.gov.br

Roteiro de estudo

Assistam as aulas pelo aplicativo Centro de Mídias – CMSP.
Quando terminar de responder tire foto e envie as fotos da atividade pelo e-mail ou classroom.
Atenção ao prazo de entrega da atividade.
Desenvolva todas as atividades propostas em seu caderno.

 

 

Vídeo: https://youtu.be/2hr-Jb2sE7s

 

 

Teoria da evolução

Quando falamos em evolução biológica, geralmente o primeiro nome que nos vem à mente é o de Charles Darwin. Entretanto, não podemos atribuir todos os méritos a ele, já que Alfred Wallace também havia percebido muitos dos aspectos que Darwin apontou em suas observações e que guardou basicamente em segredo por mais de vinte anos. Apenas quando Wallace enviou a Darwin seus manuscritos – devemos nos lembrar de que este voltou da expedição bastante reconhecido como cientista – é que ele foi impulsionado a publicar suas ideias. Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois em 1858.

O diferencial de Darwin era o conjunto de evidências e argumentos a favor da evolução que possuía. Esse fato, somado à sua posição de destaque no meio científico e à publicação do livro “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, é o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado.

 

Naquela época, os mecanismos de hereditariedade e mutação não eram conhecidos e, por isso, temos a teoria sintética da evolução (ou neodarwinismo) como uma versão aprimorada desses princípios desenvolvidos por Darwin e Wallace.

Agora que já sabemos quem são os autores, vamos conhecer os aspectos dessa teoria:

 

Principais aspectos da Teoria da Evolução

 

Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes deles com modificações e resultam da seleção natural;

Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si, o que é resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas variações são hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte;

 

A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, direta ou indiretamente, por esses recursos e pela sua sobrevivência. Dessas variações, algumas podem ser vantajosas, permitindo que alguns, nesse cenário, destaquem-se e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e, tampouco, reproduzir-se;

 

Aqueles que sobrevivem (os mais aptos) podem transmitir à prole a característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária;

Esse processo, denominado de seleção natural, resulta na adaptação de determinados indivíduos ao ambiente e no surgimento de novas espécies.

A seleção natural é bastante parecida com a artificial, só que essa última é o resultado de ações humanas (diretas ou indiretas) sobre determinado organismo. A penicilina, por exemplo, foi bastante usada há algumas décadas como principal agente de combate a bactérias e, atualmente, não é eficaz no tratamento de algumas doenças, uma consequência da seleção das bactérias resistentes em razão do uso indiscriminado dessa substância.

 

 

Lista de Exercícios

 

 

 

questão 1

 

Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que os organismos sofrem através do tempo. Diversos pesquisadores tiveram ideias evolucionistas; outros, no entanto, acreditavam que organismos eram imutáveis. Todos os nomes abaixo se referem a evolucionistas, exceto:

a) Lamarck.

b) Darwin.

c) Wallace.

d) Aristóteles.

 

questão 2

A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.

a) Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.

b) Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.

c) Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.

d) Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.

e) Apenas os organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.

 

questão 3

 De acordo com a teoria proposta por Darwin, humanos e outros organismos vivos, como a baleia, apresentam certo grau de parentesco. Isso ocorre porque todos os organismos:

a) passaram por processos de seleção natural.

b) possuem um ancestral comum.

c) possuem a capacidade de hereditariedade.

d) passaram por processo de convergência adaptativa.

e) passaram por mutações direcionais.

 

questão 4

 Considere as seguintes ocorrências nos seres vivos.

I. Reprodução assexuada

II. Autofecundação

III. Predatismo

IV. Competição

V. Mutação

São favoráveis para a ocorrência de evolução, apenas:

a) I e II.

b) III e IV.

c) IV e V.

d) I, II e V.

e) III, IV e V.

 

questão 5

 A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou:

a) a seleção natural

b) as mutações

c) o uso e desuso dos órgãos

d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos


CIÊNCIAS

9º B,C,D e E.

Prof. CARLOS

 

Carlostozeli2014@gmail.com

Olá Alunos, estamos no 3º Bimestre.      Vamos a Comanda:

1º Leia com atenção os Textos (não precisa copiar).

Ler, pesquisar e Responder as Questões proposta.

3º Após terminar a atividade, tirar uma foto do mesmo e enviar para o professor, com seu nome e serie. 

4º carlostozeli2014@gmail.com     ou    whats: 94573-6692

5º Fazer a Atividade no aplicativo do centro de mídias, para você ter a sua presença

6º Participar das aulas no CMSP.

7º Assistir o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0D1NRusC-QU

8º Se cuida e tudo vai dar Certo.

 

IDEIAS EVOLUCIONISTAS

A enorme variedade de seres vivos presentes no nosso planeta encanta e ao mesmo tempo intriga o homem. O que desperta a curiosidade em entender a sua própria origem e a de todos os outros seres vivos existentes, para isso o homem criou ao longo de séculos mitos e teorias. O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322a.C.) afirmava que as espécies surgem por geração espontânea, ou seja, os seres vivos, como por exemplo, ratos e baratas, poderiam surgir de uma massa inerte e sem vida, por exemplo: uma camisa muito suja e farelos de aveia deixados em um local escuro. A geração espontânea se manteve como a única explicação científica do surgimento das espécies por séculos.

De modo geral, as pessoas acreditavam que todas as espécies de seres vivos haviam sido criadas por Deus (criacionismo) e assim permaneciam imutáveis ao longo dos tempos (fixismo). Essas são teorias em os adeptos de algumas religiões acreditam até os dias de hoje.

Entretanto, com o conhecimento dos fósseis e o desenvolvimento da anatomia e embriologia comparada, surgiram as teorias evolucionistas, que defendiam que os organismos sofriam mudanças ao longo do tempo.

A ciência atualmente permite ao homem compreender a evolução das espécies como algo que aconteceu por milhões de anos, onde os seres vivos foram sendo selecionados e se adaptando às novas condições do ambiente em que viviam. Dessa forma, temos hoje uma grande variedade de organismos ocupando o planeta Terra, como o resultado de diversos processos que culminaram na transformação e na adaptação destes seres vivos. A fascinante diversidade de organismos e os fósseis encontrados sempre chamaram a atenção, e por isso surgiram muitas teorias de como a evolução aconteceu. Atualmente, a teoria mais aceita pela ciência é a evolução biológica das espécies, onde toda a vida compartilha um mesmo ancestral e as características hereditárias herdadas sofrem mudanças ao longo das gerações. Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.

LAMARCKISMO

O Lamarckismo foi uma das primeiras teorias que explicaram a evolução dos seres vivos, sendo proposta no ano de 1801 por Jean-Baptiste Lamarck. Para explicar a evolução das espécies, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.

- Primeira Lei: Uso e Desuso – postula que os órgãos utilizados constantemente tendem a se desenvolver, enquanto órgãos pouco ou nada utilizados sofrem atrofia; a necessidade dos seres vivos se adaptarem às condições ambientais determinaria o uso ou o desuso de certos órgãos, o que conduziria ao seu desenvolvimento ou à sua atrofia, ou seja, quando um ser vivo utiliza muito certa parte do corpo, essa estrutura se desenvolveria mais do que outras. - Segunda Lei: Transmissão dos caracteres adquiridos – postula que as características do uso e desuso de partes do corpo seriam herdadas pelas gerações

seguintes. Por exemplo: uma girafa precisa esticar o pescoço para alcançar as folhas das árvores e se alimentar, dessa forma o seu pescoço cresceria e os seus descendentes nasceriam já com o pescoço mais comprido. As modificações que se produzem nos indivíduos ao longo da sua vida e que lhes permitem uma melhor adaptação ao ambiente em que vivem, seriam hereditárias passando de geração para geração, originando mudanças morfológicas no conjunto da população. Os cientistas sabem nos dias de hoje que não acontece dessa forma, porque somente as características, modificações ou mutações ocorridas nos genes dos cromossomos são transmissíveis aos descendentes.

As leis propostas por Lamarck apresentam pontos falhos. O primeiro deles diz respeito ao uso e desuso, que não pode ser considerado uma verdade, pois as características do nosso organismo são predeterminadas pelos genes, e o uso e o desuso poderiam causar alterações apenas até certos limites. O outro ponto que merece destaque diz respeito às características adquiridas que não podem ser transmitidas, pois não estão presentes na informação genética do organismo.

 

DARWINISMO

O Darwinismo consiste no conjunto de estudos e teorias relativas à evolução das espécies, propostas por Charles Darwin em seu livro “A origem das espécies”, publicado no ano de 1859. A teoria da evolução defendida por Darwin postula que todas as espécies descendem de ancestrais comuns que ao longo do tempo sofreram alterações e que essas mudanças aconteceram em virtude da seleção natural.

Segundo Darwin, os seres vivos estão em uma luta constante pela sobrevivência e somente aqueles mais aptos são capazes de sobreviver, se reproduzir e consequentemente passar as suas características vantajosas para os seus

descendentes.

Embora a seleção natural seja um processo evolutivo que está correto, Darwin não conseguiu na época explicar como as características vantajosas surgiam nos organismos e, tampouco, como eram transmitidas para os descendentes. Tais explicações só foram possíveis futuramente com os conhecimentos de genética.

 

WALLACE

O nome de Charles Darwin é, em geral, imediatamente relacionado com a evolução das espécies. Entretanto, outro nome está associado às ideias de Darwin, e ele é Alfred Russel Wallace. Alguns historiadores da ciência consideram que estes dois naturalistas chegaram independentemente à concepção de seleção natural. Suas teorias de evolução são consideradas bastante similares.

Wallace escreveu um ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução e enviou-o a Charles Darwin, com quem mantinha correspondência, pedindo ao colega uma avaliação do mérito de sua teoria. Darwin, ao se dar conta de que o manuscrito de Wallace apresentava uma teoria praticamente idêntica à sua – aquela em que vinha trabalhando, ao longo de vinte anos, resolveu propor a Wallace que os trabalhos fossem apresentados simultaneamente, o que aconteceu em 1º de julho de 1858. Em seguida, Darwin decidiu terminar e expor rapidamente a sua teoria no livro A Origem das Espécies.

 

 

EXERCÍCIOS

1) Explique como Lamarck defendeu a evolução biológica das espécies.

2) Quem foi Alfred Russel Wallace e qual a sua relação com Charles Darwin?

3) Como o fixismo se difere do evolucionismo?

4) Quem foi Charles Darwin e como ele explicou a evolução biológica das espécies?

5) Qual é a importância dos fósseis, da anatomia e da embriologia comparada para o

entendimento da evolução biológica das espécies?

 

Educação Física

9º A,B,C e D

Prof. Emerson Rorato

emersonrorato@professor.educacao.sp.gov.br

emersonrorato@prof.educacao.sp.gov.br

Watts: 99128-4708

ENTREGA: 31/08/2021

 

ESPORTE DE INVASÃO

ESPORTE DE COMBATE

ESPORTE DE INVASÃO

ESPORTE DE INVASÃO


Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de invasão e de combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.

 

Trabalho de pesquisa, leitura e exercícios respondido no caderno.

ESCREVER SOBRE ESPORTES DE INVASÃO E COMBATE;

ESCREVER QUANTOS CONSEGUIREM;

O QUE MAIS ACHAR INTERESSANTE ESCREVER SOBRE:

HISTÓRICO;

LOCAL;

ANO:

PAÍS.


 

Projeto de Vida

9º A e B

Prof. Emerson Rorato

emersonrorato@professor.educacao.sp.gov.br

emersonrorato@prof.educacao.sp.gov.br

Watts: 99128-4708

ENTREGA: 31/08/2021






                    Projeto de vida

 

 

                Professora: Giziela

                            9º E


              Entregar até dia 30/08


 

Enviar para meu email: giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whatsapp (11) 976283073. 9°E

 

 

ATIVIDADE

 

1) O que é ser adolescente hoje?

 

2) Como a realidade em que vivemos influencia quem nós somos?






Tecnologia

9º Ano

Prof. Sidney (9º A, B, C e D)

 

 (11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)

 

ENTREGA: até 31/08

 

 

Atividade

 

    Leia o texto a seguir.

Inteligência coletiva em Hashtags na Internet

 

Há movimentos na internet que se espalham devido à marcação colaborativa. Os usuários atribuem tags (etiquetas) aos recursos compartilhados com outros usuários, o que dá origem a um tipo de organização de informação coletiva. A estrutura de informação resultante pode ser vista como um reflexo do conhecimento coletivo (ou inteligência coletiva) de uma comunidade de usuários e é comumente chamado de “Folksonomia”. O termo “folks” vem do inglês e significa pessoas, povo, gente. Ou seja, é a classificação feita pelas pessoas. Para esses compartilhamentos, ampliando as possibilidades de comunicação e participação, as hashtags é uma dessas possibilidades. Identificam tópicos, conceitos e causas que estão sendo discutidas e, assim, mobilizam pessoas. Hashtag é o nome dado na internet para uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, utilizada para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais.

 

1) Para que serve uma Hashtag?

 

2) Conhece alguma hashtag ligada a alguma causa social? Caso a resposta seja positiva, apresente a causa e o objetivo dessa #. Caso a resposta for negativa, pesquise e apresente uma # ligada a alguma causa social, com seu respectivo objetivo.

 

 

 

Fazer a atividade no caderno, tire fotos da atividade feita e envie no e-mail ou no WhatsApp para ser avaliada.


 

 

                                                         HISTÓRIA

9ªA, B, C, D e E

ARIANA

arianamanzo@prof.educacao.sp.gov.br

whatsapp 95992-7519

ENTREGA Até 15/09

 

Agosto indígena ( Habilidade EF09HI15/ EF09HI23 )

Direitos Humanos e Direitos da Natureza.

 

“Porque nosso território também é história, narrativa, memória, conhecimento, é a ciência que nasce do útero da terra.” Célia Xakriabá

 

Os direitos humanos e direitos da natureza são necessidades do presente para toda a humanidade. E com os povos indígenas está boa parte da ciência e conexão necessária para o avanço de sociedades diversas e do bem viver.

Cada um de nós pode observar que as mudanças climáticas são ações seculares de extrema exploração e violência, seja contra diversos povos no mundo através de guerras e dominações, seja pela lógica das últimas décadas do consumo e alienação que nos são colocadas como algo normal e banal.

Um exemplo disso é o atual momento da pandemia do covid-19, vírus que foi espalhado mundo afora pelo desiquilíbrio criado em relação ao meio ambiente, aos ecossistemas. Esse desiquilíbrio existe pela destruição que avança das florestas do mundo, rios, mares e ar.

E para refrescar a memória o crime ambiental ocorrido em Brumadinho (MG) , onde as barragens da empresa Vale cederam, matando centenas de pessoas, mantando rios e prejudicando toda a vida que necessita dele . Lembrar que agora em agosto completou dois anos dos incêndios na Amazônia que fizeram anoitecer no sudeste, incêndios que foram incentivados pelos grandes fazendeiros, o agronegócio, que de pop só tem o marketing.

 

Observação: não é necessário copiar os textos, apenas mande as questões respondidas via e-mail.

 

Analise as imagens e suas legendas e responda as perguntas abaixo:

 

 


Maurício Angelo, do Observatório da Mineração, apontou que 50% das mortes de ativistas defensores do meio ambiente e direitos humanos no ano passado foram vítimas do setor de mineração. No ano passado, 212 pessoas foram executadas e 106 delas em conflitos com mineradoras ou garimpeiros. Mais de 65% dos assassinatos foram na América Latina. No Brasil, foram 24 execuções; 10 deles de indígenas. Nos estados da Amazônia aconteceram 90% dos casos. Triste ranking, mas somos o terceiro país do mundo onde mais se mata ambientalistas. Ficamos atrás somente da Colômbia e das Filipinas. O estado com mais assassinatos foi o Pará (7), seguido do Amazonas (5) e Mato Grosso (2). Os outros estados tiveram uma morte cada: Amapá, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e Rondônia. Em entrevista ao G1, Ben Leather, da Global Witness, falou da situação de extrema preocupação dos indígenas: ""No ano passado, os indígenas tiveram 100 vezes mais chance de serem assassinados do que qualquer outro defensor ou defensora da terra. Eles representaram 42% dos assassinados que nós documentamos no Brasil, mas apenas 0,4% da população".

Saiba mais:
"Relatório de ONG internacional aponta 24 assassinatos de ativistas no Brasil em 2019; 10 deles eram indígenas", G1, 28/07/2020: 
https://glo.bo/2DrgFub
Observatório da Mineração - Twitter: 
https://bit.ly/3ieVzh8
Youtube: 
https://youtu.be/Hm-f7j4fWNs

#impunidade #crime #assassinatosDeAmbientalistas #ambientalistas #ativistas #indígenas
#direitosHumanos




O Cerrado é o berço das águas do Brasil. O bioma funciona como uma grande caixa d'água, absorvendo e distribuindo água para 8 bacias hidrográficas, além de abastecer o aquífero Guarani, Bambuí e Urucuia. Em entrevista à Agência Brasil, o professor da PUC e diretor do Instituto do Trópico Subúmido, Altair Sales Barbosa, explicou: “O Cerrado é como uma floresta ao contrário, as raízes são profundas, maiores que as copas. Elas são responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la em reservas subterrâneas, os aquíferos”. Acontece que o desmatamento está destruindo o bioma. O setor agropecuário já ocupa 43% de todo Cerrado brasileiro, a maior parte virou pastagem. Neste momento, grandes incêndios florestais estão consumindo áreas que sobram do nosso bioma mais antigo, com profundo impacto na fauna e flora nativas. São milhares de hectares destruídos. A consequência disso é a interrupção do ciclo natural de recarga dos aquíferos e abastecimento de nascentes.

Saiba mais:
"Robô é usado para tentar salvar Cerrado do desmatamento"- UOL, 05/07/2020: 
https://bit.ly/3ap88nq
MapBiomas Cerrado - 
https://bit.ly/340aat7
"Como a destruição do Cerrado pode fazer faltar água no Brasil inteiro" - Época, Março/2017: 
https://glo.bo/341CHhS
"Como as raízes do cerrado levam água para todas as torneiras do Brasil" - BBC, Março, 2017: 
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39391161
"Berço das águas, Cerrado precisa de proteção para garantir abastecimento no país"- EBC, março/2015: 
https://bit.ly/3gYgsgz

#Cerrado #desmatamento #crimeAmbiental #incendioCriminoso

 

1-Quais temas são abordados nas duas imagens?

2-Que relação existe na luta pelo meio ambiente e aluta das populações indígenas?

3-Qual o seu papel nessas lutas? E por que elas são importantes?

Atenção!!!!! Mais que a nota tente praticar seu senso crítico, sua capacidade de ver e sentir o mundo!!!! Boa atividade  !!!

Fontes e material de apoio:

https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/equilibrio/indigenas-brasileiros-ensinam-como-tratar-a-terra-e-seus-recursos/?fbclid=IwAR3ZsW7GcV3D0Sxu8aGFowmZ3MNxhNTfIsME5Ey7TnxOAhU2OO5msY9ky9s

https://www.facebook.com/arvoresertecnologico/?epa=SEARCH_BOX

https://www.facebook.com/aguasualinda/?epa=SEARCH_BOX

https://www.youtube.com/watch?v=csu-RIzZ0Is&t=3620s 


 

ARTE

9º ANO A, B, C, D e E

PROFESSORA MARISA

Parte superior do formulário



E-mail: marisa.0705@hotmail.com – WhatsApp: (11) 98836-6314

Entregar: 27/08/21

AULA-  https://youtu.be/Ne_1wyE3xxU

ATIVIDADES: Registre em seu caderno: O 4 fatores do movimento e faça um desenho da dança que você mais gostou.

Espaço, tempo, peso e fluência.( Fatores do movimento)

O espaço é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para frente, para trás, para o lado ou diagonais; nos níveis, ou planos alto, médio e baixo, se deslocando ou não na kinesfera. Espaço também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola e etc.). Tempo, remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com uma designação rítmica, o movimento pode ser rápido, lento ou moderado. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza. Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado). A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente. Fluência dá a ideia de movimento que tenha continuidade ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à interrupção do movimento. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível (fluido, contínuo, ligado) ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido)

 

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