1)
Complete as lacunas utilizando: por que,
por quê, porque ou porquê.
a
– Não sei o _________ de tanto receio.
b
– Você não compareceu à reunião _________ ?
c
– Não entendo _________ discutimos tanto.
d
– _________ insiste tanto em pedir algo
que não lhe-darei?
e
– Paula e Bebeto voltaram mais cedo _________
estavam cansados.
2)
De acordo com as explicações em sala, classifique os seguintes tópicos conforme
os conceitos de Assunto, Tema ou Fato
a
– Os impactos da pandemia no mundo:
b
– Economia:
c
– “Brasil vence Itália nos pênaltis e conquista a Copa”:
d
– Racismo:
e
– Esportes:
Professora: Giziela
Professora: Luciana
Professora: Ana Paula
9º A; B; C; D; E.
Atividade
1) Na expressão algébrica a seguir considera os seguintes valores: x = –2 e y = 4.
2) Das alternativas a seguir,
marque aquela que contém um produto notável:
A) x² + 25
B) (x² – 3)
C) (a – 3)²
D) (x + 2) (x – 4)
E) (x – 1) (x – 2) (x + 3)
3) Dada a equação -x² -4x +5 = 0, podemos afirmar que
o conjunto de soluções dessa equação é:
A) x’ = 2 e x” = - 1
B) x’ = -10 e x” = -1
C) x’ = -5 e x” = 1
D) x’ =5 e x” = 1
E) x’ =6 e x” = - 6
O que é Universo?
Na astronomia, o Universo corresponde ao conjunto de toda a matéria
e energia existente.
Ele reúne os astros: planetas,
cometas, estrelas, galáxias, nebulosas, satélites, dentre outros.
É um local imenso e para muitos,
infinito. Note que do latim, a palavra universum significa
“todo inteiro” ou “tudo em um só”.
Origem do Universo
A teoria e o modelo científico e cosmológico mais aceito sobre a origem do universo é a chamada “Teoria do Big Bang”.
Nele, ocorreu uma grande explosão cerca de 14 bilhões de anos atrás, originando assim, diversos corpos celestes, e ainda, o conceito de espaço e tempo.
A partir daí, o universo foi se expandindo cada vez mais, de forma que foi se resfriando dando origem aos diversos astros.
Alguns cientistas o consideram infinito e apontam para a existência de outros universos.
Principais Elementos do Universo
Os corpos celestes mais relevantes que fazem parte do universo são:
Planetas: corpos sólidos e arredondados que não possuem luz e calor próprios. No entanto, cada planeta apresenta uma gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela.
Galáxias: conjunto de planetas, estrelas e gases. O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. Vivemos na galáxia denominada de Via Láctea, onde está o sistema solar.
Cometas: corpos celestes que possuem pouco massa e órbitas irregulares. O mais conhecido é o Cometa Halley.
Estrelas: corpos celestes esféricos formado de plasma e que possuem luz e calor próprio, por exemplo, o Sol.
Satélites: classificados em satélites naturais e satélites artificiais, os satélites são corpos celestes sólidos que orbitam os planetas. O satélite natural mais conhecido é a Lua e o artificial é o satélite Sputnik.
Curiosidade: Você Sabia?
A expressão “Universo Paralelo” faz referência a um conceito de física quântica relacionado com a existência de outros universos e outras realidades ainda desconhecidas.
Esse conceito está intimamente relacionado com a incompreensão e impossibilidade de assimilar a dimensão do universo.
Teoria do Big Bang
A teoria do Big Bang está entre as mais aceitas na atualidade para explicar a origem do Universo. Sustenta que o Universo surgiu a partir da explosão de uma única partícula - o átomo primordial - causando um cataclismo cósmico inigualável a cerca de 13,8 bilhões de anos.
A mesma teoria afirma ainda que o Universo está em contínua expansão.
Lemaître nasceu em
Charleroi, onde concluiu a educação secundária em uma escola jesuíta. Formou-se
em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Louvain, onde também obteve o
doutorado em Ciências e Matemática.
O cientista, que
foi ordenado padre em 1923, lutou na 1º Guerra Mundial, onde atuou como oficial
de artilharia. No ano letivo de 1924 a 1925, Lemaître atuou na Harvard
College Observatory nos estudos que embasaram o seu doutorado.
Foi a partir das
observações das equações de Einstein que passou a descrever o Universo em
expansão. Em um artigo publicado em 1927, previu que a velocidade de recessão
de cada galáxia deve ser proporcional à sua distância da Via Láctea.
EXERCÍCIOS SOBRE O SISTEMA SOLAR
QUESTÃO 1
Relacione a
segunda coluna a partir da primeira com base na classificação oficial dos
planetas:
Coluna 01
(1) Planetas
(2) Planetas
Anões
Coluna 02
( ) Terra
( ) Mercúrio
( ) Plutão
( ) Marte
( ) Ceres
( ) Júpiter
( ) Éris
( ) Makemake
( ) Urano
QUESTÃO 2
É o sexto
planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo o segundo maior planeta desse
grupo. É conhecido por ser rodeado de anéis e ser classificado como um planeta
gasoso ou joviano.
A descrição
acima refere-se a:
a) Urano
b) Netuno
c) Saturno
d) Júpiter
e) Vênus
QUESTÃO 3
Assinale a
alternativa que indica apenas os planetas rochosos do sistema solar:
a) Terra,
Vênus, Urano e Netuno
b) Marte,
Terra, Saturno e Mercúrio
c) Vênus,
Marte, Plutão e Urano
d) Mercúrio,
Vênus, Terra e Marte
e) Júpiter, Saturno,
Urano e Netuno
QUESTÃO 4
Sobre o
sistema solar, assinale V para verdadeiro e F para falso.
1. ( ) O Sol
compõe a maior parte da matéria de seu sistema e realiza um movimento de
rotação.
2. ( ) Todos
os planetas do sistema solar realizam o movimento de translação.
3. ( ) Plutão,
em 2006, foi rebaixado para a categoria de “Planeta Anão” apenas por ser muito
pequeno.
4. ( ) O
sistema solar é composto por oito planetas, quatro deles rochosos e quatro
gasosos.
5. ( ) O maior
planeta do sistema solar é Júpiter.
6. ( ) Os dois
planetas “vizinhos” da Terra são Marte e Júpiter.
7. ( ) A lua
terrestre é o único satélite natural do sistema solar.
8. ( ) Apenas
o planeta Terra apresenta água em seu estado líquido em todo o sistema solar.
👦CIÊNCIAS - PROF. CARLOS
CONTEÚDO:
Sistema Solar
O Sistema Solar é composto por
oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e
corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites.
O Sistema Solar, localizado na
galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos
outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre
outros. O Sol é a estrela central desse sistema, exercendo intenso domínio
gravitacional sobre os demais corpos celestes.
Origem
O Sistema Solar formou-se há
cerca de 4,7 bilhões de anos. Contudo, sua origem ainda é questionada, visto
que não há uma teoria que satisfaça inteiramente todas as questões que
perpassam a formação do Sol e dos planetas. Entretanto, atualmente, há uma
teoria mais aceita entre a comunidade científica e astronômica: a teoria da
nebulosa solar.
Essa teoria foi formulada
inicialmente por René Descartes no ano de 1644, sendo reformulada por Immanuel
Kant em 1775 e, depois, por Pierre-Simon de Laplace em 1796. A teoria formulada
por Laplace supunha hipoteticamente que o Sol formou-se a partir da rotação de
uma nuvem que ao se contrair com influência da gravidade, aumentou sua
velocidade entrando, então, em colapso. Assim, o sol formou-se devido à
concentração central da nebulosa e os planetas formaram-se a partir dos
remanescentes da nuvem molecular em colapso.
Essa teoria foi aperfeiçoada,
continuando baseada no fato de o Sol e os planetas terem sido formados quase simultaneamente.
Para a teoria, o Sol teve sua formação no centro da nebulosa. Os planetas que
se formaram nas regiões mais externas, onde a temperatura é menor e as
substâncias voláteis, condensaram-se.
Já os planetas formados em
regiões mais internas, onde a temperatura é maior e as substâncias mais
voláteis, perderam-se. Essa circunstância explica a classificação dos planetas
em gasosos e rochosos.
Quantos planetas existem no
Sistema Solar?
Atualmente, o Sistema Solar é
oficialmente constituído por oito planetas e cinco planetas anões.
Planetas: Mercúrio, Vênus,
Terra, Marte, Jupiter, Saturno, Urano, Netuno.
Planetas anões: Ceres, Plutão,
Haumea, Makemake e Éris.
Plutão, um planeta anão
Plutão era considerado um
planeta do Sistema Solar. Porém, as novas descobertas astronômicas constataram
a existência de corpos com características semelhantes às de Plutão. Isso gerou
intensas discussões acerca da classificação desse astro. Portanto, seria
necessário ou aumentar o número de planetas do Sistema Solar ou criar uma nova
classificação para os corpos celestes semelhantes a Plutão.
Assim, em 2006, a União
Astronômica Internacional (UAI), responsável pela regulamentação das
nomenclaturas, definições e classificações na Astronomia, apresentou um novo
conceito para a palavra planeta, “rebaixando” Plutão, então, à categoria de
planeta anão.
Definição de planeta, segundo
a UAI:
“é um corpo celestial que está
em órbita ao redor do Sol, tem massa suficiente para que sua autogravidade
relacionada com as forças de corpo rígido permitam que ele assuma uma forma em
equilíbrio hidrostático (forma arredondada) e, tem limpa a sua vizinhança ao
longo de sua órbita.”
Definição de planeta anão
segundo a UAI:
“é um corpo celestial que está
em órbita ao redor do Sol, tem massa suficiente para sua autogravidade
relacionada com as forças de corpo rígido de modo que ele assuma uma forma em
equilíbrio hidrostático (aproximadamente arredondada.), não tem limpa a sua vizinhança
ao longo de sua órbita”.
Astros do Sistema Solar
Além dos planetas, há no
Sistema Solar outros astros. Segundo a União Astronômica Internacional, com
exceção dos satélites que orbitam o Sol, deverão ser designados como: pequenos
corpos do Sistema Solar esses corpos que apresentam dimensões inferiores aos
planetas e aos planetas anões.
São eles, segundo o Instituto
de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas:
Asteroides:
corpos que apresentam movimento próprio, a maioria já catalogada apresenta órbitas
elípticas e encontra-se no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O seu
tamanho pode ser calculado por meio da medida da quantidade de luz que ele
reflete. Apenas 16 asteroides, dos mais de 3000 catalogados, apresentam
dimensões superiores a 240 km. Seu brilho não é constante devido à reflexão
solar.
Cometas:
corpos constituídos por uma parte sólida chamada de núcleo que é formado por
gelo e impurezas. Sua forma é irregular, e são bastante extensos. São compostos
especialmente por água, e, conforme se aproxima do Sol, o gelo existente no
núcleo sofre evaporação, ejetando grãos de poeira que acabam por refletir a luz
solar, dando, então, o aspecto brilhoso ao cometa. Eles possuem caudas, que são
prolongamentos da nuvem de gás e poeira.
Meteoros, meteoroides e
meteoritos: o meteoro corresponde ao fenômeno luminoso
observado durante a passagem de um meteoroide na atmosfera. Os meteoroides
correspondem a restos de cometas ou fragmentos oriundos de asteroides. Os
meteoritos são meteoroides que sobrevivem ao adentrarem a atmosfera e atinge o
chão.
Planetas
Os oito planetas existentes no
Sistema Solar são classificados segundo as suas posições em relação ao Sol. A
ordem dos planetas é:
Sol → Mercúrio → Vênus → Terra
→ Marte → Júpiter → Saturno → Urano → Netuno
Eles podem ser classificados
em:
Planetas telúricos, terrestres
ou rochosos: são os quatro planetas mais próximos do Sol:
Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. São caracterizados por serem constituídos de
rochas, ferro e metais pesados e por possuírem maior densidade, visto que os
materiais densos possuem tendência a estarem mais próximos ao Sol.
Planetas jovianos, gigantes ou
gasosos: são os quatro planetas mais distantes do Sol: Júpiter,
Saturno, Urano e Netuno. São maiores que os planetas telúricos em termos de
dimensão. São caracterizados por serem formados por gases como hélio e
hidrogênio. São menos densos, por isso mais afastados do Sol. Há evidências de
que esses planetas possuem um núcleo rochoso, contudo, não apresentam uma
superfície definida. Todos apresentam vários satélites naturais e sistemas de
anéis.
EXERCÍCIOS
1)Sistema Solar é o termo
que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros
e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?
A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e
Plutão.
B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e
Netuno.
C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e
Netuno.
D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e
Netuno.
E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e
Netuno.
2) A classificação de um
corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas
pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que
ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária
para a definição de um planeta do Sistema Solar?
A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.
B) Existência de uma ou mais luas.
C) Iluminação interna e externa própria.
D) Composição terrestre de origem gasosa.
E) Inexistência de vida biológica.
💕INGLÊS
Leiam o texto, respondam o exercício no caderno, e enviem foto pelo whatsapp para sua professora.
Prô Celene: 9 6381-1600
Prô Noélia: 9 4245-6848
Profª
Noélia 9° A/E, Celene 9° B/C/D
Entrega até: 30/10
Leiam o texto, respondam o exercício no caderno, e enviem
foto pelo whatsapp para sua professora.
Prô Celene: 9 6381-1600
Prô Noélia: 9 4245-6848
Verbo modal
Should
O verbo should é um modal verb (verbo modal) que
significa deve; deveria.
Tal como todo verbo modal, ele funciona como verbo auxiliar que ajuda o
verbo principal da frase.
Exemplos:
· They should be back
tomorrow. (Ela deve voltar amanhã.)
· Students should be
more polite. (Os alunos deveriam ser mais educados.)
Além de should, em inglês também podemos usar a
estrutura ought to para expressar a mesma ideia. A diferença
entre o uso dessas duas formas verbais é que ought to indica
um tratamento de maior formalidade.
Exemplos:
· You ought to be
more attentive. (Você deveria ser mais atento.) - AFFIRMATIVE
· You ought not to
drink if you are going to drive. (Você não deve beber se vai
dirigir.) - NEGATIVE
·
Ought he to be here this early? (Ele deveria
estar aqui tão cedo?) – INTERROGATIVE
OBSERVAÇÃO: observe que,
diferentemente do que acontece com should (que
acompanha o verbo principal no infinitivo sem o to), ought to é usado com infinitivo com
o to.
Quando usar should?
O verbo modal should é
utilizado para expressar conselho, sugestão, expectativa, probabilidade e
dever.
Exemplos:
·
She should not go out late at night. (Ela não deveria
sair sozinha tarde da noite.) – CONSELHO
·
You should arrive early at the airport. (Você deve
chegar cedo ao aeroporto.) – SUGESTÃO
·
He should get home in a few minutes. (Ele deve chegar
em casa em alguns minutos.) – EXPECTATIVA
·
I should arrive in 5 minutes. (Eu devo chegar em 5 minutos.) -
PROBABILIDADE
·
We should fasten our seatbealts. (Nós devemos
colocar o cinto de segurança.) – DEVER
Observe que o uso do verbo modal should tem impacto
direto no significado dos verbos principais. Na primeira frase, por exemplo,
sem o uso de should o
verbo principal (to go out) significa apenas
“sair” e não “deveria sair”.
Como usar should?
O verbo should,
assim como todo verbo modal, sempre vem acompanhado de um verbo principal no
infinitivo sem o to.
Exemplo: He
should be more careful. (Ele deveria ser mais cuidadoso.)
Na frase acima, o verbo principal no infinitivo é to be, no entanto,
retiramos o to e
usamos apenas be.
Should pode ser utilizado em
frases afirmativas, negativas e interrogativas.
Observe a tabela abaixo e saiba como usar o verbo should nas formas
afirmativa, negativa e interrogativa. O verbo principal utilizado como exemplo
é o verbo to study (estudar).
AFFIRMATIVE |
NEGATIVE |
INTERROGATIVE |
I should study |
I should not/shouldn’t study |
Should I study? |
IMPORTANTE
· Na forma
afirmativa, usamos o could para todas as pessoas, incluindo he/she/it.
A regra do Simple Present que obriga ao acréscimo do –s para
as flexões de terceira pessoa não é aplicada aqui.
· Para formar frases
na forma negativa, podemos utilizar should not ou a forma
contraída shouldn't. O significado de ambas as formas é igual.
· Ao fazer frases
com should na forma interrogativa, basta alterar o
posicionamento desse verbo modal na frase: diferentemente do que acontece na
afirmativa, na interrogativa o verbo should deve ser
posicionado antes do sujeito.
Veja e aprenda dicas de uso do should no link do vídeo abaixo:
Exercícios
Faça exercícios com should para
testar os seus conhecimentos.
1. You __________________ your cell phone during the class.
a) should use
b) shouldn’t use
c) should have used
d) should stop
2. She _______________ in an hour or so.
a) should arrive
b) shouldn’t arrive
c) should have arrived
d) should not arrive
3. It’s too cold.
You _____________________ a jacket.
a) should not wear
b) shouldn’t wear
c) should wear
d) should have worn
4. He is always sleepy in the morning. He _______________ so late.
a) should stay up
b) shouldn’t stay
c) should stay
d) should not stay up
5. If you want to lose weight you ___________.
a) should go on a diet
b) shouldn’t go on a diet
c) should not go on a diet
d) should have gone on a diet
Thank you!
See you next class!
emersonrorato@professor.educacao.sp.gov.br
emersonrorato@prof.educacao.sp.gov.br
Watts: 99128-4708
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE O ESPORTE PARALÍMPICOS E SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA.
ATIVIDADE
1)
Quais os componentes curriculares de maior interesse?
2)
O que é um estudo colaborativo?
3)
Há diferença entre o estudo individual e o colaborativo? Quais? Qual deles
funciona melhor para você?
💧TECNOLOGIA
9º Ano
Prof. Sidney (9º A, B, C e D)
Prof. Roberto (9ºE)
(11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)
Atividade
1) Apresente uma definição para a palavra
“invenção”.
2) Quem foi Alberto Santos Dumont?
3) Apresente uma definição para “remixar”.
SÉRIES:
9º A,B,C,D -Professora : Ednalva
email:ednalva36@yahoo.com.br
Telefone:9 57224873
SÉRIE
: 9ºE -Professora : Celene
Celene.senna.valerio@gmail.com
Whatsapp:
96381-1600
CONCORDÂNCIA
NOMINAL
Exercício
com concordância nominal ( meio e meia )
Complete
as frases com “meio” ou “meia”:
1. Patrícia ficou _________ triste com a notícia.
( )
meio ( ) meia
2. Bebi__________ xícara de chá.
( )
meio ( ) meia
3. Ela estava _________ chateada comigo.
( )
meio ( ) meia
Professora: Giziela
Professora: Luciana
Professora: Ana Paula
9º A; B; C; D; E.
Enviar para meu email:giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whatsapp (
11) 976283073 - 9º E
Enviar para meu email: anafs@prof@educacao.com.sp.gov.br ou para meu
whatsapp (11) 911363065 -9° D
Enviar para meu email: lucianaaparecidabernades@gmail.com ou para meu
whatsapp (11) 976729091 - 9° A; B; C.
4. (Enem 2013) Em um certo teatro, as poltronas são divididas em setores.
A figura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras
estão reservadas e as claras não foram vendidas.
5. A razão que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em
relação ao total de cadeiras desse mesmo setor é:
a) 17/70.
b) 17/53.
c) 53/70.
d) 53/17.
e) 70/17
6. Trabalhando 10 horas por dia, um
pedreiro constrói uma casa em 120 dias. Em quantos dias ele construirá a mesma
casa se trabalhar 8 horas por dia?
a) 96
b) 240
c) 150
d) 138
7. O gráfico, a seguir, mostra a quantidade de carros vendidos em uma
loja nos meses de maio, junho, julho e agosto.
De acordo com o gráfico, observa-se que:
b) Em
maio venderam-se menos carros do que em agosto.
c) Em
junho vendeu-se a mesma quantidade de carros que em agosto.
d) Julho foi o mês no qual
se venderam menos carros.
Roteiro de estudo
Assistam as
aulas pelo aplicativo Centro de Mídias – CMSP.
Quando terminar de responder tire foto e envie as fotos da atividade pelo
e-mail ou classroom.
Atenção ao prazo de entrega da atividade.
Desenvolva todas as atividades propostas em seu caderno.
8.A teoria da evolução proposta por Darwin, assim como outras teorias evolucionistas, baseia-se no fato de que organismos sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, formas fixas. Para escrever sua teoria, Darwin inspirou-se em um estudo em que se dizia que o aumento da população poderia levar todos à miséria e fome e aplicou esse conhecimento para analisar populações de plantas e animais. O estudo no qual Darwin inspirou-se pode ser atribuído a que autor?
a) Hooker.
b) Wallace.
c) Malthus.
d) Lamarck.
e) Cuvier.
a) Para que ocorra a seleção natural, é fundamental que exista
variabilidade genética.
b) A seleção natural é responsável por garantir a sobrevivência do
organismo mais forte.
c) A seleção natural pode levar a modificações nas características de
uma população ao longo do tempo.
d) A seleção natural é um mecanismo que ajuda no surgimento de novas
espécies.
e) A seleção natural garante um aumento da população de indivíduos com
características vantajosas.
10. A interpretação incorreta da teoria da evolução proposta por Charles
Darwin é bastante comum. Muitas pessoas insistem, por exemplo, em dizer que os
homens vieram dos macacos. O que Darwin realmente quis dizer é que homens e
macacos:
a) são da mesma espécie.
b) adquiriram características durante a sua vida e transmitiram aos seus
descendentes.
c) sofreram mutações que levaram à transformação da espécie.
d) possuem um ancestral comum.
e) apresentam o mesmo material genético.
👦CIÊNCIAS
Prof. CARLOS
Olá Alunos, estamos no
3º Bimestre. Vamos a Comanda:
1º Leia com atenção os Textos (não
precisa copiar).
2º Ler, pesquisar e Responder as Questões proposta.
3º Após terminar a atividade, tirar uma
foto do mesmo e enviar para o professor, com seu nome e serie.
4º carlostozeli2014@gmail.com ou
whats: 94573-6692
5º Fazer a Atividade no aplicativo do
centro de mídias, para você ter a sua presença
6º Participar das aulas no CMSP.
7º Se cuida e tudo vai dar Certo.
A
Teoria de Darwin
Charles
Darwin (1809-1882), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é
a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural.
Segundo
Darwin, os organismos melhor adaptados ao meio têm maiores chances de
sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de
descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para
aquele ambiente.
Os
princípios básicos das ideias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:
Os
indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres,
não sendo, portanto, idênticos entre si.
Todo
organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes.
Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.
O
número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo
das gerações.
Assim,
há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem
muitos indivíduos poucos atingem a maturidade, o que mantém constante o número
de indivíduos na espécie.
Na
"luta" pela vida, organismos com variações favoráveis às condições do
ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos
organismos com variações menos favoráveis.
Os
organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar
descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes
apresentam essas variações vantajosas.
Assim,
ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém
ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.
A
Teoria sintética da evolução
A
Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários
pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de
Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética.
A mais
importante contribuição individual da Genética, extraída dos trabalhos de
Mendel, substituiu o conceito antigo de herança através da mistura de sangue
pelo conceito de herança através de partículas: os genes. A teoria sintética
considera, conforme Darwin já havia feito, a população como unidade evolutiva.
A população pode ser definida como grupamento de indivíduos de uma mesma
espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de
tempo.
Para
melhor compreender esta definição, é importante conhecer o conceito biológico
de espécie: agrupamento de populações naturais, real ou potencialmente
intercruzantes e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos.
Quando, nesta definição, se diz potencialmente intercruzantes, significa que
uma espécie pode ter populações que não cruzem naturalmente por
estarem geograficamente separadas. Entretanto, colocadas artificialmente em
contato, haverá cruzamento entre os indivíduos, com descendentes férteis.
Por
isso, são potencialmente intercruzantes. A definição biológica de espécie só é
válida para organismos com reprodução sexuada, já que, já que, no caso dos
organismos com reprodução assexuada, as semelhanças entre características
morfológicas é que definem os agrupamentos em espécies.
Observando
as diferentes populações de indivíduos com reprodução sexuada, pode-se notar
que não existe um indivíduo igual ao outro. Exceções a essa regra poderiam ser
os gêmeos univitelinos, mas mesmo eles não são absolutamente idênticos, apesar
de o patrimônio genético inicial ser o mesmo. Isso porque podem ocorrer
alterações somáticas devidas à ação do meio. A enorme diversidade de fenótipos
em uma população é indicadora da variabilidade genética dessa população,
podendo-se notar que esta é geralmente muito ampla.
A
compreensão da variabilidade genética e fenotípica dos indivíduos de uma
população é fundamental para o estudo dos fenômenos evolutivos, uma vez que a
evolução é, na realidade, a transformação estatística de populações ao longo do
tempo, ou ainda, alterações na frequência dos genes dessa população. Os fatores
que determinam alterações na frequência dos genes são denominados fatores evolutivos.
Cada população apresenta um conjunto gênico, que sujeito a fatores evolutivos ,
pode ser alterado. O conjunto gênico de uma população é o conjunto de todos os
genes presentes nessa população. Assim, quanto maior é a variabilidade
genética.
Os
fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser
reunidos duas categorias:
Fatores
que tendem a aumentar a variabilidade genética da população: mutação gênica,
mutação cromossômica, recombinação;
Fatores
que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida: seleção natural,
migração e oscilação genética.
A
integração desses fatores associada ao isolamento geográfico pode levar, ao
longo do tempo, ao desenvolvimento de mecanismos de isolamento reprodutivo,
quando, então, surgem novas espécies.
EXERCÍCIOS
Questão 1
Um
fenômeno bastante conhecido e usado como exemplo para ilustrar as ideias de
Darwin é o melanismo industrial. Ele se caracteriza pelo aumento da variedade
de mariposas escuras da espécie Biston betularia em algumas regiões da
Inglaterra. Marque a alternativa que explica corretamente por que esse aumento
ocorreu.
a)
O aumento das mariposas escuras ocorreu porque as brancas eram mais suscetíveis
à poluição e isso as levou à extinção. As escuras, por sua vez, não sofriam com
os efeitos tóxicos da poluição e sobreviveram.
b)
As mariposas claras diminuíram, pois elas foram tornando-se escuras pela ação
da poluição e passaram essa característica aos seus descendentes.
c)
As mariposas claras diminuíram em razão da predação. Elas tornaram-se mais
visíveis em áreas poluídas, onde a fuligem escurecia troncos e muros. Com isso,
as escuras tiveram mais chances de sobrevivência e, consequentemente, de
reproduzir-se.
d)
O número maior de mariposas escuras é explicado pelo fato de que a poluição
escureceu a asa desses animais.
Questão 2
Um
dos pontos principais do darwinismo diz respeito à seleção natural. Segundo o
conceito da seleção natural, é incorreto afirmar que
a)
Organismos mais aptos possuem maior probabilidade de chegar à fase adulta e
reproduzir-se.
b)
O meio ambiente exerce uma força seletiva sobre as espécies.
c)
No processo de seleção natural, organismos que possuem características
desvantajosas com o tempo diminuem em número.
d)
Na seleção natural percebemos que o organismo mais forte sempre é o
selecionado.
Geografia
PROFESSORA CLEIDE FERREIRA
E-mail: cleferreira@professor.educacao.sp.gov.br
(11)96650-2122
Indústria 4.0: que tecnologias
marcarão a Quarta Revolução Industrial?
A Indústria 4.0 é a origem de uma
nova revolução — conhecida como Quarta Revolução Industrial — que mistura
técnicas de produção de vanguarda com sistemas inteligentes que se integram com
as organizações e pessoas. A seguir, repassaremos as tecnologias que
protagonizam este processo e seu vertiginoso progresso.
O QUE É A QUARTA REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL
O conceito de Quarta Revolução
Industrial foi dado em 2016 por Klaus
Schwab, fundador do Fórum Econômico
Mundial, em uma obra homônima. Portanto, nada melhor do que ir às suas páginas
para encontrar uma definição: "A Quarta Revolução Industrial gera
um mundo no que os sistemas de fabricação virtuais e físicos cooperam entre si
de uma maneira flexível a nível global". Porém, não consiste
somente em sistemas inteligentes e conectados. Seu alcance é mais amplo e vai
desde o sequenciamento genético até a nanotecnologia,
e das energias renováveis à computação quântica.
É a fusão destas tecnologias e sua interação por meio dos domínios físicos,
digitais e biológicos que fazem com que a Quarta Revolução Industrial seja
diferente das anteriores".
COMO SURGE A QUARTA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Para abordar como chegamos à Quarta
Revolução Industrial é conveniente olhar para trás e revisar as três revoluções
industriais anteriores, e como cada uma delas mudou a forma de ser e estar no
mundo em sua época. A seguir, as resumimos:
- Primeira Revolução Industrial. Chega quase ao final do
século XVIII, em 1784, com o uso do vapor na produção mecânica. O aparecimento do primeiro tear mecânico
é um de seus marcos.
- Segunda Revolução Industrial. Em 1870 tem início a produção em grande escala
baseada na eletricidade. Inventa-se a cadeia de montagem e o setor industrial vive uma
extraordinária aceleração.
- Terceira Revolução Industrial. Em 1969, com a
informática, começamos a programar as
máquinas, o que resulta em uma
progressiva automatização.
Por volta de 2014, a indústria
vivencia outro giro de 180º: surgem as fábricas inteligentes e a gestão online
da produção. Retornando a Schwab, no seu livro A Quarta Revolução
Industrial, o economista alemão traduzia em palavras o que se
aproximava: "Estamos à beira de uma revolução tecnológica que modificará a
forma que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em uma escala de
alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o
gênero humano já experimentou antes". E efetivamente está sendo
assim por três motivos com os quais os especialistas estão de acordo: sua velocidade, seu alcance e seu impacto sem
precedentes.
EFEITOS E VANTAGENS DA QUARTA
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Qualquer revolução, de qualquer
natureza, implica vantagens e desvantagens, desafios e oportunidades,
incertezas e certezas. As vantagens, no caso da Quarta Revolução Industrial,
são evidentes: melhoria da produtividade,
a eficiência e qualidade nos processos, da segurança
para os trabalhadores pela redução de empregos em locais perigosos, ao contar com ferramentas que nos permitem
tomar decisões baseadas em dados, da competitividade ao desenvolvermos
produtos personalizados que satisfazem as necessidades dos consumidores, etc.
Em relação aos inconvenientes, os
especialistas apontam: a enorme velocidade das mudanças e sua adaptação às mesmas, os crescentes riscos cibernéticos que obrigam a
redobrar a cibersegurança, a alta dependência tecnológica e a denominada
exclusão digital, a falta de pessoal qualificado, etc. Em relação a este último
ponto, convém lembrar o profundo impacto da Indústria 4.0 sobre o
emprego como um dos grandes desafios da Quarta Revolução Industrial. No
início do processo, um relatório da McKinsey Global afirmava que até 2030 seriam perdidos 800 milhões de trabalhos como consequência da robotização.
No entanto, isso também pode se converter em uma oportunidade, já que com o
aparecimento de novas tecnologias surgem novas profissões que
criam milhões de postos de trabalho em setores emergentes.
TECNOLOGIAS DA QUARTA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Inteligência Artificial se apresenta como uma das tecnologias
fundamentais na profunda transformação da economia, da sociedade e do mercado
de trabalho. Além desta, a empresa de consultoria Michael Page adiciona outras
tecnologias fundamentais para a indústria inteligente, conforme resumimos a
seguir:
Internet das
coisas
A tecnologia do Internet das coisas, que nasceu para estabelecer uma conexão entre o mundo
físico e o digital,
revolucionou numerosos setores. De fato, bilhões de dispositivos já estão
interconectados e isso só vai aumentar até que os objetos se tornem
inteligentes.
Cobots
A robótica não deixa de evoluir e
estes cobots, especialmente criados para interagir fisicamente
com os humanos em ambientes colaborativos, serão peças-chave na indústria. Entre outras
coisas, otimizam a produção e afastam os trabalhadores das tarefas monótonas ou
perigosas.
Realidade
aumentada e realidade virtual
Realidade aumentada e realidade virtual, tecnologias, que combinam o mundo real com o
digital graças à informática, permitem enriquecer a experiência visual das
pessoas, sejam eles usuários ou consumidores, gerando experiências imersivas.
'Big data'
A informação é poder. Em plena Quarta
Revolução Industrial poderíamos trocar informação por dados. O big data permite a gestão
e interpretação de dados em massa com fins empresariais,
especialmente relevantes na hora de criar estratégias comerciais ou de tomar
decisões.
Impressão 3D e
4D
Atualmente é possível desenvolver protótipos — ou diretamente produtos para a venda —
tridimensionais de forma rápida, precisa e econômica com uma impressora 3D ou 4D. Esta tecnologia é utilizada cada vez mais em
diferentes setores — design, arquitetura, engenharia, etc. —.
TRANSFORMAÇÃO
DIGITAL E INOVAÇÃO
Na vanguarda da
transformação digital
O grupo Iberdrola lidera o uso de
tecnologias digitais e se prepara para enfrentar uma nova era onde as
ferramentas disruptivas serão decisivas em todas as áreas. A companhia, que
elevará seu investimento em P&D para 400 milhões de euros anuais em 2025,
maximiza o uso da tecnologia nos âmbitos de negócio que proporcionam valor,
seja melhorando os processos e a produtividade de seus ativos ou conseguindo
uma maior eficiência em suas atividades.
A digitalização representa há décadas
uma parte essencial do negócio da Iberdrola e o uso das tecnologias da
informação se converteu em um ativo
fundamental para a companhia. A Iberdrola
atualmente gerencia digitalmente seus ativos de geração elétrica e
transformou suas redes em inteligentes com ferramentas digitais e
Inteligência Artificial.
Graças isso, o grupo é capaz de "oferecer
o melhor serviço aos clientes, inclusive nas situações mais difíceis", tal
como explicou seu presidente, Ignacio
Galán, no ato de abertura do Digital Summit 2020. Foi
o que aconteceu durante a emergência sanitária causada pela COVID-19,
onde a Iberdrola manteve suas operações e projetos de investimento, garantindo
sempre a saúde e a segurança de seus funcionários e colaboradores.
Ignacio Galán,
presidente do grupo Iberdrola
É preciso ser mais ambiciosos e
combinar a revolução verde e a digital, como peças-chave da recuperação econômica
Galán considera que a digitalização
permitirá impulsionar a descarbonização do transporte, os usos
residenciais e a indústria e afirma que a Iberdrola possui a
tecnologia, os recursos e as capacidades para liderar a transformação digital
do setor energético e convertê-la em uma vantagem competitiva fundamental nos próximos anos.
Atividade
ATIVIDADE
1- O QUE É A QUARTA REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL?
2- COMO SURGE A QUARTA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
3- QUAL A TECNOLOGIAS DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
História 🌳
Professora Ariana
arianamanzo@prof.educacao.sp.gov.br
whatsapp 95992-7519
Com base nos
debates, leituras e visualizações do documentário Guerras do Brasil episódio 1,
podemos observar como a história dos diversos povos indígenas foi e ainda é
apagada, o quanto seus direitos são constantemente negados e retirados.
E que a luta
indígena por demarcação de Terras é a luta da população brasileira como um
todo, principalmente no que diz respeito a preservação da Natureza, dos
recursos necessários para a vida humana e toda as outras vidas do planeta.
Leia com
atenção e esmero a reportagem sobre a população indígena guarulhense e suas
demandas, e responda as questões a seguir no caderno. Mande pelo zap ou na aula
presencial (que é bem melhor por sinal!).
“ Segundo a Associação
Arte Nativa, hoje seriam pouco mais de 1.700 indígenas em Guarulhos,
originários de várias partes do Brasil, mas a Prefeitura contesta esse número.
A Subsecretaria da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Assuntos
Difusos, informa que, oficialmente, a população de índios considerada é de
1.434 pessoas, com base nos dados do IBGE, de 2010. Face à divergência dos
dados de uma e outra fonte, é razoável estimar a população indígena da cidade
atual esteja entre 1.500 e 1.600 indivíduos, um número médio entre os dois
parâmetros. Talvez a entidade indígena tenha superestimado a contagem, mas
também os dados da Prefeitura podem estar já bem defasados, passados oito anos
do último censo oficial. Nesse período, a população cresceu, por causa da
migração comum e constante de índios de outras localidades do país para cá e
também em razão do nascimento de crianças índias na cidade.
As lideranças indígenas da Arte Nativa e a Prefeitura também
divergem quanto às etnias que formam essa população. Seriam sete, de acordo com
a Subsecretaria da Igualdade Racial, que reconhece apenas as etnias
Wassu-Cocal, Tupi, Kaimbé, Fulni-ô, Pankararé, Pankararu e Pataxó, enquanto
para aquela entidade seriam 16 etnias: além daquelas sete, também os povos
Xucuru, Guajajara, Xavante, Geripanko, Terena, Guarani, Tupinambá, Kariri-Chocó
e Truká.
(...)
Há um espaço destinado a ser escola. Já conta
com carteiras e lousa, mas ainda sem professores. Por isso, 20 crianças e 10
jovens da aldeia estão sem estudos. A Fundação Nacional do Índio (Funai) afirma
que “o povo indígena tem direito a uma educação escolar específica,
diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme
define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena.
Seguindo o regime de colaboração, posto pela Constituição Federal de 1988 e
pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação
nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é de competência
do Ministério da Educação, mas cabe aos Estados e Municípios a execução para a
garantia deste direito dos povos indígenas”
Outra frente importante da Associação Arte
Nativa, segundo seus dirigentes, são as ações que visam o resgate da cultura e
da tradição indígena, especialmente para preservação da língua, da história,
dos usos e costumes indígenas, através da educação, da produção e distribuição
de artesanatos e de manifestações culturais, como as danças e a contação de
histórias. Este resgate também consiste em buscar e reunir o povo indígena
disperso pela cidade. Awa, Awaratan e outros “educadores indígenas”, como se
denominam, saem pela cidade à procura de índios ou descendentes que ainda não
estejam associados e conscientizá-los quanto à importância e necessidade de
aderirem às práticas linguísticas e culturais da comunidade e lutar pelos direitos
indígenas. Por isso, os líderes e aqueles que vivem na aldeia sempre estão
caracterizados com vestimentas, adereços e pinturas para serem vistos e
identificados com facilidade e, assim, tornarem-se referência a outros
indivíduos indígenas e também a pessoas que possam simpatizar com a causa e
apoiar ou ajudar de diversas formas.
(...)
DISCRIMINAÇÃO
Os índios que não participam da Associação estão
dispersos por vários bairros de Guarulhos. Para Awa, “a maioria se esconde; não
se identificam como índio, não querem aparecer como índio”, por receio de serem
estigmatizados e sofrerem discriminação, ou por terem-se aculturado a tal ponto
que perderam as referências de seu povo.
O presidente da Associação, Awa Kuaray, informa que
a maior comunidade indígena em Guarulhos são os xucurus que vivem na região do
Jardim Adriana e Cocaia e, depois, a aldeia no Cabuçu. Fora dessas duas
concentrações, boa parte vive em condições precárias na periferia da cidade,
muitas vezes em áreas de risco, como as margens de córregos. Enfim, em situação
de pobreza.
Um
dos grandes problemas dos indígenas, de um modo geral, e não é diferente para
os de nossa cidade, é o estigma que, na Sociologia, significa “a marca que
designa alguém como desqualificado ou menos valorizado, que está inabilitado
para aceitação social plena” (cf. https://goo.gl/QWyMPP).
A estigmatização gera discriminação e leva à exclusão social.
Os
índios de Guarulhos, segundo narram Awa e Awaratan, também sofrem muito
preconceito, com frequência são insultados e até ameaçados de agressões. Awa
conta que muitas pessoas nas ruas, nos coletivos, em todo lugar, olham os
índios com curiosidade e espanto, como se fossem animais exóticos. Ironia pura,
pois o termo exótico significa “estrangeiro, o que não é
originário do país em que ocorre; que não é nativo” (https://goo.gl/orFVY1),
e nada mais originário e nativo em nosso país do que o povo indígena.
“Difícil entender este comportamento dos
‘brancos’”, diz Awaratan. E, se prestarmos atenção, há mesmo uma contradição da
parcela social que estigmatiza os índios porque, em geral, são aceitas com
naturalidade, por exemplo, pessoas tatuadas, com cabelos coloridos ou piercings
no rosto e outras partes do corpo, mas é comum o estranhamento ao ver um índio
com suas roupas típicas, seus adereços tradicionais e suas pinturas corporais.
Isso sem contar as ocasiões em as que pessoas comportam-se com aversão ou até
repulsa por eles.
Conta o presidente da Associação Arte Nativa que é
tristemente comum os índios serem alvo de chacotas e humilhações em locais
públicos, como na linha de ônibus que eles mais utilizam para deslocamentos do
Jardim Acácio para o metrô Tucuruvi. Ele conta que no mesmo sábado, 21, em que
falou ao Click Guarulhos, sua irmã foi vítima de insultos naquela linha de
ônibus. “Nós estamos sempre a caráter, com nossas roupas, com o cocar, e as
pessoas falam mal, riem, estranham que falemos ao celular, acham que se é
índio, não pode ter celular. Também sofremos com preconceito dos motoristas dos
ônibus, que com frequência passam direto quando veem os índios no ponto”, diz
Awa Kuaray.
1. Quantos
indígenas vivem atualmente na cidade, e quais são suas etnias?
2. Qual
a situação social que vivem esses povos na cidade?
3. Como
parte da sociedade os trata?
4. Qual
a importância da cultura e conhecimentos dos povos indígenas? E porque é
importante a luta por demarcações das reservas indígenas?
Atenção!!!!! Mais que a nota tente
praticar seu senso crítico, sua capacidade de ver e sentir o mundo!!!! Boa
atividade !!!
💕INGLÊS
Leiam o texto, respondam o exercício no caderno, e enviem foto pelo whatsapp para sua professora.
Prô Celene: 9 6381-1600
Prô Noélia: 9 4245-6848
Verbo Will e
Going to
O future
with going to (futuro com going to) é utilizado para fazer
referência a uma ação futura que indica certeza ou
que foi planejada.
A
estrutura be going to (verbo to be + going to)
também é a forma mais usada em conversas e em contextos informais.
Exemplos:
·
He is not going to invite us. (Ele não nos convidará.)
·
They said they are going to arrive late. (Eles disseram que chegarão
atrasados.)
·
She told me she is going to travel to London next month. (Ela me disse que viajará para
Londres mês que vem.)
Confira a
tabela e saiba como flexionar o futuro com going to em
frases afirmativas, negativas e interrogativas.
Abaixo
temos um exemplo com o verbo to play (jogar; brincar) e o
futuro com going to:
Futuro com going to + verbo principal (to play) |
||
Affirmative |
Negative |
Interrogativa |
I am going to play. |
I am not going to play. |
Am I going to play? |
Curiosidade sobre o uso de going to
Apesar de a gramática normativa da língua inglesa não recomendar esta
grafia, no inglês falado o going to é frequentemente
substituído pela forma gonna, que acaba por reproduzir o som
de going to quando dito rapidamente em uma frase.
A frase I am going to work out (Vou me exercitar)
poderia ser substituída por I'm gonna work out no inglês
falado.
Gonna também é uma palavra muito utilizada
em músicas.
Quando usar will em frases sobre ações no futuro
O future with will (futuro com will)
geralmente é usado para fazer referência a uma ação futura que indica incerteza.
Essa indicação costuma ser expressa através do uso do will com
determinadas palavras ou expressões como:
· Maybe (talvez);
· I think (eu acho que);
· Probably (provavelmente);
· I'm not sure (não tenho
certeza);
· I guess (eu acho);
· I don't know (eu não sei);
· I hope (eu espero
que);
· I expect (eu espero que),
etc.
Exemplos:
· Maybe he will not invite us. (Talvez ele não vá
nos convidar.)
· I think they will arrive late. (Eu acho que eles
chegarão atrasados.)
· She will probably travel to London next month. (Ela
provavelmente viajará para Londres mês que vem.)
Podemos dizer que will indica uma previsão; um futuro que não é totalmente certo.
Exemplos:
· It will rain
tomorrow. (Amanhã vai chover.)
· In the future,
people will understand the importance of taking care of the environment. (No futuro,
as pessoas compreenderão a importância de cuidar do meio ambiente.)
Will também é utilizado quando uma decisão é tomada no momento da
fala.
Exemplos:
· There's no cheese
left. I will go to the supermarket to get some more. (Acabou o queijo.
Vou ao supermercado comprar um pouco mais.)
· She didn't reply my
message. I will call her to see if everything's fine. (Ela não
respondeu minha mensagem. Vou ligar para ela para ver se está tudo bem.)
Confira a tabela e saiba como flexionar o futuro com will em
frases afirmativas, negativas e interrogativas.
O exemplo abaixo ilustra a conjugação do verbo to play (jogar;
brincar) e o futuro com will:
Futuro com will
+ verbo principal (to play) |
||
Affirmative |
Negative |
Interrogativa |
I will play. |
I will not play. |
Will I play? |
Diferença entre will e going to
Como regra geral, podemos dizer que will indica
incerteza e going to indica certeza.
Observe abaixo um pequeno texto com will e going
to:
Doug: Daniel's birthday is around the corner.
Leroy: Yes, it is. He invited me for the party
today morning. He is going to celebrate his birthday next Saturday.
Doug: Really? So I think he will not invite me. I
didn't know anything about the party.
Leroy: I am sure he is going to invite you too. He
asked me for your phone number to send you a message about it.
Tradução:
Doug: O aniversário do Daniel está chegando.
Leroy: Está sim. Ele me convidou para a festa hoje de manhã. Ele vai
comemorar o aniversário dele no próximo sábado.
Doug: Sério? Então acho que ele não vai me convidar. Eu não sabia de
nada sobre a festa.
Leroy: Eu tenho a certeza de que ele vai convidar você também. Ele me
pediu o número do seu telefone para enviar uma mensagem sobre isso.
No diálogo com will e going to mostrado
acima, é possível notar as situações que referem certeza e incerteza.
Conforme já foi referido, tudo depende da percepção do emissor da
mensagem. Quando dizemos isso, nos referimos ao fato de que muitas vezes as
informações sobre a certeza ou a incerteza de determinadas ações não estão
explícitas na frase.
Por esse motivo, se o emissor não tiver informações prévias sobre o
assunto, não é possível determinar ao certo que forma usar.
Exemplos:
· Hellen will travel
to Rome. (Hellen viajará para Roma.)
· Hellen is going to
travel to Rome. (Hellen viajará para Roma.)
Repare que não
temos nenhum contexto, por isso não podemos afirmar se houve ou não um
planejamento por parte de Hellen, se a viagem ainda é uma incerteza, etc.
Sendo assim, ambas as frases estão corretas.
Observe mais um exemplo:
Hellen bought the plane tickets today. She is going
to travel to Rome. (Hellen comprou as passagens hoje. Ela viajará para
Roma.)
Esse caso já mostra um indicativo da certeza da viagem: a compra das
passagens.
Dito isso, é importante referir que não existe uma regra fixa que
determine o uso de will ou de going to.
Isso ocorre pois, na verdade, o uso de uma ou outra forma não compromete
o significado e nem a compreensão da frase.
Tanto em um caso quanto no outro, fica claro que a mensagem se refere a
algo no futuro.
Além disso, a verdade é que muitas vezes will e going
to são usados indistintamente pelos falantes nativos.
Vídeo
Assista o vídeo e
confira um resumo dos usos de will e going to com
alguns exemplos:
(1169) Will e Going to - Inglês
Minuto - A diferença entre Will e going to - como usar - YouTube
Exercícios
Agora que você já conferiu tudo o que você precisava saber sobre will e going
to, teste os seus conhecimentos fazendo os exercícios abaixo:
11. (UFRR - 2010)
12. (UFRR - 2010)
13. Choose the correct option. (Escolha a opção
correta).
"I haven't got my pen." "That's OK. I ______ you
mine."
14. Complete with the right choice. (Complete com a
escolha certa)
"I don't think they ________ their vacation by the beach
again."
15. Complete the sentence below. (Complete a
sentença abaixo).
"Andrew is always late. I am sure he ___________ late for the party
as well."
emersonrorato@professor.educacao.sp.gov.br
emersonrorato@prof.educacao.sp.gov.br
Watts:
99128-4708
ESPORTE
DE INVASÃO |
|
👧 ARTE
16. Quais são os
elementos que compõem os nossos movimentos?
17.Quais são as
características da dança contemporânea? Cite duas:
18. O que significa o
elemento espaço na dança?
💥 PROJETO DE VIDA
Enviar para meu email: giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou
para meu whatsapp (11) 976283073. 9°E
19.O
que é empatia?
a) É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando
experimentar o que sente outro indivíduo.
b) Ser legal com os outros.
c) Não ouvir o que o outro fala.
20. O que
é assertividade?
a) Ter
uma postura decidida, não agressiva.
b) ser
compreensivo.
c) Ser
agressivo nas suas decisões.
21.O
que o projeto de vida contribui para o seu futuro?
😇 TECNOLOGIA
22. Marque
a alternativa incorreta.
a) As Fake
news são notícias falsas muito presentes nas redes sociais.
b) As
redes sociais podem ser usadas para a divulgação de produtos e serviços.
c) As Fake
News são notícias verdadeiras comuns nos diversos sites da internet.
d) As
redes sociais não são os únicos meios de comunicação utilizados pelos seres
humanos.
23 O uso
e o compartilhamento incorreto da imagem estão na raiz de muitos problemas na
internet. Saber o que pode ou não fazer com a própria imagem é um passo
importante para a convivência na rede e o uso responsável da tecnologia.
Reflita
e apresente três possíveis consequências da exposição indevida da imagem
pessoal ou de outra pessoa nas redes sociais.
24. De
acordo com os estudos realizados na disciplina de Tecnologia e Inovação, quais
as principais características de um bom influenciador digital?
DISCIPLINA: Português
SÉRIES: 9º A,B,C,D
Professora : Ednalva
ednalva36@yahoo.com.br
Telefone:
957224873
Professora: Celene
9ºE
Celene.senna.valerio@gmail.com
Telefone:
963811600
LEITURA
E ANÁLISE TEXTUAL COMPARATIVA
Leia a notícia abaixo:
O caso do vidro: moça é encontrada aos
prantos em estacionamento do mercadinho da cidade.
Por Jornal Local Caput 21/06/2019 - 11h09
Jany
Maia, mulher de 30 anos, após ter causado mal-estar entre os clientes do
mercado Flor de Laranjeira,foi socorrida por profissionais da saúde, no
estacionamento da loja.
Segundo
testemunhas, ela passou por enorme estresse ao pagar por uma mercadoria. Ela
não conseguiu passar o cartão de débito e pagou com moedinhas. Trinta reais em
moedas. Se fosse comigo, teria deixado aquele vidro e ido embora.” – relatou
Giseida June, 54, uma das clientes que estava na fila do caixa.
A
moça foi encontrada em estado de choque, agachada, ao lado de um carro vermelho
e agarrada a uma sacola que continha um vidro quebrado. As câmeras de segurança
flagraram um indivíduo magro, com mais ou menos um metro e setenta de altura se
aproximando dela. De acordo com as imagens, ele usava um capacete verde de
motociclista, conversou com a jovem e saiu em seguida, correndo.
Ao
ser levada para o Hospital Municipal(HM), Jany gritava insistentemente:
“Quebrou. Acabou. Minha vida dependia dele!”
O
acontecimento causou comoção e despertou a curiosidade de todos. O caso foi
registrado na Delegacia de Polícia da cidade e parece estar longe de ser
solucionado.
Se
alguém tiver alguma pista para solucionar o problema, ligue para a Central De
Denúncias da nossa polícia. Sua identidade será mantida em sigilo.
Katia Regina
Passos
Observação :
Argumentação: Ato ou arte de
argumentar/convencer, de discutir apresentando e contrapondo razões que,
através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão. Troca de argumentos, de
ideias, de pontos de vista opostos; discussão.
Atividades
1-Unindo
o último parágrafo da crônica à notícia, que hipóteses podemos levantar a
respeito do que aconteceu com a moça? Crie argumentos que defendam suas
hipóteses.
2-A
crônica e a notícia trazem temas que podem ser considerados :
a)
diferentes
b)
rotineiros
c)discrepantes
d)complementares
3-O
fato de o indivíduo sair correndo o torna suspeito pela crise de estresse de
Jany? Comprove sua resposta com argumentos.
4-
No caso da possibilidade de o indivíduo
ter feito algo á moça,as pistas presentes na notícia são suficientes para
comprovar a veracidade do ocorrido com Jany?
5-Após
ler a crônica e a notìcia ,vamos criar um
artigo de opinião:
A crônica : Embaraço no mercadinho
Notícia: O caso do vidro: moça é encontrada aos
prantos em estacionamento do mercadinho
da cidade.
INGLÊS
SÉRIE
9° Anos
Profª
Ednalva 9° A, Noélia 9° E, Celene 9° B/C/D
Entrega até: 03/09
Leiam o texto, respondam o exercício no caderno, e enviem
foto pelo whatsapp para sua professora.
Prô Ednalva: 9 5722-4873
Prô Celene: 9 6381-1600
Prô Noélia: 9 4245-6848
Verbo can
O
verbo can geralmente significa poder e/ou conseguir e é usado
para indicar várias situações:
· Possibilidade
· Capacidade/habilidade
· Permissão
· Pedido
Quando usar o verbo can?
Can é usado quando
queremos expressar ideia de capacidade/habilidade, possibilidade, permissão e pedido.
Ele é um dos principais modal verbs (verbos
modais) da língua inglesa. O verbo modal can tem a função de
auxiliar o verbo principal na frase.
Exemplos:
· She
can speak Chinese. (Ela sabe falar chinês.) – CAPACIDADE
· It
can happen with anyone. (Isso pode
acontecer com qualquer pessoa.) - POSSIBILIDADE
· You
can play outside. (Você pode brincar lá fora.) -
PERMISSÃO
· Can
I talk to the director? – (Posso falar com o
diretor?) – PEDIDO
Observe
que na primeira frase, por exemplo, o uso de can tem impacto
direto no significado do verbo principal speak, que sem o modal
significa apenas “falar” e não “conseguir falar”.
Como usar o verbo can
O verbo can é sempre acompanhado
do verbo principal no infinitivo sem o to.
Ele pode ser usado para construir frases afirmativas, negativas e interrogativas.
Verbo can no presente
Observe a tabela abaixo e veja como usar o
verbo can nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. O
verbo principal utilizado como exemplo é o verbo to dance (dançar).
AFFIRMATIVE |
NEGATIVE |
INTERROGATIVE |
I
can dance |
I
can’t/cannot dance |
Can
I dance? |
Observe que:
· Na
forma afirmativa, can é usado para todas as pessoas, incluindo he/she/it.
A regra do Simple Present que indica o acréscimo do –s para as
flexões de terceira pessoa não é aplicada aqui.
· Para
formar frases na forma negativa, podemos utilizar can’t ou cannot.
O significado das palavras é igual.
· Ao
fazer frases com can na forma interrogativa, basta alterar o
posicionamento desse verbo modal na frase: diferentemente do que acontece na
afirmativa, na interrogativa o verbo can deve ser posicionado
antes do sujeito.
Exercices:
1- Escreva
as frases na forma AFIRMATIVA usando o verbo modal CAN:
Exemplo:
You dance well.
You can dance well.
a) You
speak english.
b) We
swim well.
c) They
travel tomorow.
2- Escreva
as frases na forma NEGATIVA:
a) She
can park here.
b) I can
do it.
c) He can
go there.
3- Escreva
as frases na forma INTERROGATIVA:
a) She
can dance well.
b) You
can stay here.
c) They
can work today.
The End!
MATEMÁTICA
Professora: Giziela
Professora: Luciana
Professora: Ana Paula
9º A; B; C; D; E.
Atividade para entregar 20/08
Enviar para meu email:giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whatsapp (
11) 976283073 - 9º E
Enviar para meu email: anafs@prof@educacao.com.sp.gov.br ou para meu
whatsapp (11) 911363065 -9° D
Enviar para meu email: lucianaaparecidabernades@gmail.com ou para meu
whatsapp (11) 976729091 -
9° A; B; C.
Assistir a aula para
realização das atividades
https://www.youtube.com/watch?v=sWEVE6yMXjM
https://www.youtube.com/watch?v=-2J4RWzyO8g
https://www.youtube.com/watch?v=bWmhncu48r8
Leia com atenção e resolva as atividades:
1) Numa turma de 40 meninas e 10 meninos, qual é a razão entre o
número de meninas e o total da turma?
2) Gustavo estava treinando pênaltis caso precisasse na final dos
jogos de futebol escolares. Sabendo que de 14 chutes ao gol ele acertou 6, qual
a razão do número de acertos para o total de chutes?
CIÊNCIAS DA
NATUREZA
9ºANO A
PROFESSOR:
MARCELO
ENTREGA: 31 -
08
E-MAIL: marcelotulino@prof.educacao.sp.gov.br
Roteiro de
estudo
Vídeo: https://youtu.be/2hr-Jb2sE7s
Teoria da
evolução
Quando
falamos em evolução biológica, geralmente o primeiro nome que nos vem à mente é
o de Charles Darwin. Entretanto, não podemos atribuir todos os méritos a ele, já que Alfred Wallace também
havia percebido muitos dos aspectos que Darwin apontou em suas observações e
que guardou basicamente em segredo por mais de vinte anos. Apenas quando
Wallace enviou a Darwin seus manuscritos – devemos nos lembrar de que este
voltou da expedição bastante
reconhecido como cientista – é que ele foi impulsionado a publicar suas ideias.
Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois em
1858.
O diferencial de Darwin era o conjunto de evidências e argumentos a
favor da evolução que possuía. Esse fato,
somado à sua posição de destaque no meio científico e à publicação do livro “A origem das espécies por meio da
seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”,
é o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado.
Naquela época, os mecanismos de hereditariedade
e mutação não eram conhecidos e, por isso, temos a teoria sintética da evolução
(ou neodarwinismo) como uma versão aprimorada desses princípios desenvolvidos
por Darwin e Wallace.
Agora que já sabemos quem são os autores, vamos
conhecer os aspectos dessa teoria:
Principais aspectos da Teoria da
Evolução
Em qualquer grupo de
espécies, todos os
indivíduos possuem ancestrais em comum em algum momento da
história evolutiva. Assim, são descendentes deles com modificações e resultam
da seleção natural;
Indivíduos
da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si, o que é
resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas variações são
hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte;
A limitação
na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem,
direta ou indiretamente, por esses recursos e pela sua sobrevivência. Dessas
variações, algumas podem ser vantajosas, permitindo que alguns, nesse cenário,
destaquem-se e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e, tampouco,
reproduzir-se;
Aqueles que
sobrevivem (os mais aptos) podem transmitir à prole a característica que
permitiu sua vitória, caso seja hereditária;
Esse processo, denominado de seleção natural,
resulta na adaptação de determinados indivíduos ao ambiente e no surgimento de
novas espécies.
A seleção natural é bastante parecida com
a artificial, só que essa última é o resultado de ações humanas
(diretas ou indiretas) sobre determinado organismo. A penicilina, por exemplo, foi bastante usada há algumas
décadas como principal agente de combate a bactérias e, atualmente, não é
eficaz no tratamento de algumas doenças, uma consequência da seleção das bactérias resistentes em razão do
uso indiscriminado dessa substância.
Lista de Exercícios
questão 1
Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que os organismos
sofrem através do tempo. Diversos pesquisadores tiveram ideias evolucionistas;
outros, no entanto, acreditavam que organismos eram imutáveis. Todos os nomes
abaixo se referem a evolucionistas, exceto:
a) Lamarck.
b) Darwin.
c) Wallace.
d) Aristóteles.
questão
2
A seleção natural configura-se como o principal
conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as
alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção
natural.
a) Os organismos mais fortes sobrevivem e
transmitem essa característica para os seus descendentes.
b) Os organismos mais fortes conseguem
reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.
c) Os organismos mais aptos são selecionados
pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.
d) Os organismos mais aptos a sobreviver no
ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica
vantajosa para os seus descendentes.
e) Apenas os organismos mais fortes
reproduzem-se e produzem descendentes férteis.
questão 3
a) passaram por processos de seleção natural.
b) possuem um ancestral comum.
c) possuem a capacidade de hereditariedade.
d) passaram por processo de convergência adaptativa.
e) passaram por mutações direcionais.
questão 4
I. Reprodução assexuada
II. Autofecundação
III. Predatismo
IV. Competição
V. Mutação
São favoráveis para a ocorrência de evolução, apenas:
a) I e II.
b) III e IV.
c) IV e V.
d) I, II e V.
e) III, IV e V.
questão 5
a) a seleção natural
b) as mutações
c) o uso e desuso dos órgãos
d) a hereditariedade
dos caracteres adquiridos
CIÊNCIAS
9º B,C,D e E.
Prof. CARLOS
Olá Alunos, estamos no 3º Bimestre. Vamos a Comanda:
1º Leia com atenção os Textos (não
precisa copiar).
2º Ler, pesquisar e Responder as Questões proposta.
3º Após terminar a atividade, tirar uma
foto do mesmo e enviar para o professor, com seu nome e serie.
4º carlostozeli2014@gmail.com ou
whats: 94573-6692
5º Fazer a Atividade no aplicativo do
centro de mídias, para você ter a sua presença
6º Participar das aulas no CMSP.
7º Assistir o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=0D1NRusC-QU
8º Se cuida e tudo vai dar Certo.
IDEIAS
EVOLUCIONISTAS
A
enorme variedade de seres vivos presentes no nosso planeta encanta e ao mesmo
tempo intriga o homem. O que desperta a curiosidade em entender a sua própria origem
e a de todos os outros seres vivos existentes, para isso o homem criou ao longo
de séculos mitos e teorias. O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322a.C.)
afirmava que as espécies surgem por geração espontânea, ou seja, os seres vivos,
como por exemplo, ratos e baratas, poderiam surgir de uma massa inerte e sem vida,
por exemplo: uma camisa muito suja e farelos de aveia deixados em um local escuro.
A geração espontânea se manteve como a única explicação científica do surgimento
das espécies por séculos.
De
modo geral, as pessoas acreditavam que todas as espécies de seres vivos haviam
sido criadas por Deus (criacionismo) e assim permaneciam imutáveis ao longo dos
tempos (fixismo). Essas são teorias em os adeptos de algumas religiões acreditam
até os dias de hoje.
Entretanto,
com o conhecimento dos fósseis e o desenvolvimento da anatomia e embriologia
comparada, surgiram as teorias evolucionistas, que defendiam que os organismos
sofriam mudanças ao longo do tempo.
A
ciência atualmente permite ao homem compreender a evolução das espécies como
algo que aconteceu por milhões de anos, onde os seres vivos foram sendo selecionados
e se adaptando às novas condições do ambiente em que viviam. Dessa forma, temos
hoje uma grande variedade de organismos ocupando o planeta Terra, como o
resultado de diversos processos que culminaram na transformação e na adaptação destes
seres vivos. A fascinante diversidade de organismos e os fósseis encontrados sempre
chamaram a atenção, e por isso surgiram muitas teorias de como a evolução aconteceu.
Atualmente, a teoria mais aceita pela ciência é a evolução biológica das espécies,
onde toda a vida compartilha um mesmo ancestral e as características hereditárias
herdadas sofrem mudanças ao longo das gerações. Entre as teorias evolutivas
existentes, algumas merecem destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.
LAMARCKISMO
O
Lamarckismo foi uma das primeiras teorias que explicaram a evolução dos seres
vivos, sendo proposta no ano de 1801 por Jean-Baptiste Lamarck. Para explicar a
evolução das espécies, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos
caracteres adquiridos.
-
Primeira Lei: Uso e Desuso – postula que os órgãos utilizados constantemente tendem
a se desenvolver, enquanto órgãos pouco ou nada utilizados sofrem atrofia; a necessidade
dos seres vivos se adaptarem às condições ambientais determinaria o uso ou o
desuso de certos órgãos, o que conduziria ao seu desenvolvimento ou à sua atrofia,
ou seja, quando um ser vivo utiliza muito certa parte do corpo, essa estrutura
se desenvolveria mais do que outras. - Segunda Lei: Transmissão dos caracteres
adquiridos – postula que as características do uso e desuso de partes do corpo
seriam herdadas pelas gerações
seguintes.
Por exemplo: uma girafa precisa esticar o pescoço para alcançar as folhas das
árvores e se alimentar, dessa forma o seu pescoço cresceria e os seus descendentes
nasceriam já com o pescoço mais comprido. As modificações que se produzem nos
indivíduos ao longo da sua vida e que lhes permitem uma melhor adaptação ao
ambiente em que vivem, seriam hereditárias passando de geração para geração,
originando mudanças morfológicas no conjunto da população. Os cientistas sabem
nos dias de hoje que não acontece dessa forma, porque somente as características,
modificações ou mutações ocorridas nos genes dos cromossomos são transmissíveis
aos descendentes.
As leis propostas por Lamarck
apresentam pontos falhos. O primeiro deles diz respeito ao uso e desuso, que
não pode ser considerado uma verdade, pois as características do nosso
organismo são predeterminadas pelos genes, e o uso e o desuso poderiam causar
alterações apenas até certos limites. O outro ponto que merece destaque diz
respeito às características adquiridas que não podem ser transmitidas, pois não
estão presentes na informação genética do organismo.
DARWINISMO
O
Darwinismo consiste no conjunto de estudos e teorias relativas à evolução das
espécies, propostas por Charles Darwin em seu livro “A origem das espécies”, publicado
no ano de 1859. A teoria da evolução defendida por Darwin postula que todas as
espécies descendem de ancestrais comuns que ao longo do tempo sofreram
alterações e que essas mudanças aconteceram em virtude da seleção natural.
Segundo
Darwin, os seres vivos estão em uma luta constante pela sobrevivência e somente
aqueles mais aptos são capazes de sobreviver, se reproduzir e consequentemente
passar as suas características vantajosas para os seus
descendentes.
Embora
a seleção natural seja um processo evolutivo que está correto, Darwin não conseguiu
na época explicar como as características vantajosas surgiam nos organismos e,
tampouco, como eram transmitidas para os descendentes. Tais explicações só
foram possíveis futuramente com os conhecimentos de genética.
WALLACE
O nome
de Charles Darwin é, em geral, imediatamente relacionado com a evolução das
espécies. Entretanto, outro nome está associado às ideias de Darwin, e ele é
Alfred Russel Wallace. Alguns historiadores da ciência consideram que estes dois
naturalistas chegaram independentemente à concepção de seleção natural. Suas teorias
de evolução são consideradas bastante similares.
Wallace
escreveu um ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução
e enviou-o a Charles Darwin, com quem mantinha correspondência, pedindo ao colega
uma avaliação do mérito de sua teoria. Darwin, ao se dar conta de que o manuscrito
de Wallace apresentava uma teoria praticamente idêntica à sua – aquela em que
vinha trabalhando, ao longo de vinte anos, resolveu propor a Wallace que os trabalhos
fossem apresentados simultaneamente, o que aconteceu em 1º de julho de 1858. Em
seguida, Darwin decidiu terminar e expor rapidamente a sua teoria no livro A
Origem das Espécies.
EXERCÍCIOS
1) Explique como Lamarck
defendeu a evolução biológica das espécies.
2) Quem foi Alfred Russel
Wallace e qual a sua relação com Charles Darwin?
3) Como o fixismo se difere do
evolucionismo?
4) Quem foi Charles Darwin e
como ele explicou a evolução biológica das espécies?
5) Qual é a importância dos
fósseis, da anatomia e da embriologia comparada para o
entendimento da evolução
biológica das espécies?
Educação
Física
9º
A,B,C e D
Prof.
Emerson Rorato
emersonrorato@professor.educacao.sp.gov.br
emersonrorato@prof.educacao.sp.gov.br
Watts:
99128-4708
ENTREGA:
31/08/2021
ESPORTE
DE INVASÃO |
ESPORTE
DE COMBATE
ESPORTE
DE INVASÃO |
ESPORTE
DE INVASÃO
Formular e utilizar
estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes
de invasão e de combate como nas modalidades esportivas escolhidas para
praticar.
Trabalho de pesquisa, leitura e
exercícios respondido no caderno.
ESCREVER SOBRE ESPORTES DE INVASÃO E
COMBATE;
ESCREVER QUANTOS CONSEGUIREM;
O QUE MAIS ACHAR INTERESSANTE ESCREVER
SOBRE:
HISTÓRICO;
LOCAL;
ANO:
PAÍS.
Projeto
de Vida
9º
A e B
Prof.
Emerson Rorato
emersonrorato@professor.educacao.sp.gov.br
emersonrorato@prof.educacao.sp.gov.br
Watts:
99128-4708
ENTREGA:
31/08/2021
Projeto de vida
Professora: Giziela
9º E
Entregar até dia 30/08
Enviar para meu email: giziela@prof.educacao.sp.gov.br ou
para meu whatsapp (11) 976283073. 9°E
ATIVIDADE
1) O que é ser adolescente hoje?
2) Como a realidade em que vivemos influencia
quem nós somos?
Tecnologia
9º Ano
Prof. Sidney (9º A, B, C e D)
(11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)
ENTREGA:
até 31/08
Atividade
Leia o texto a seguir.
Inteligência
coletiva em Hashtags na Internet
Há
movimentos na internet que se espalham devido à marcação colaborativa. Os
usuários atribuem tags (etiquetas) aos recursos compartilhados com
outros usuários, o que dá origem a um tipo de organização de informação
coletiva. A estrutura de informação resultante pode ser vista como um reflexo
do conhecimento coletivo (ou inteligência coletiva) de uma comunidade de
usuários e é comumente chamado de “Folksonomia”. O termo “folks”
vem do inglês e significa pessoas, povo, gente. Ou seja, é a classificação
feita pelas pessoas. Para esses compartilhamentos, ampliando as
possibilidades de comunicação e participação, as hashtags é uma dessas
possibilidades. Identificam tópicos, conceitos e causas que estão sendo
discutidas e, assim, mobilizam pessoas. Hashtag é o nome dado na
internet para uma palavra-chave antecedida pelo símbolo
#, utilizada para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais. |
1) Para
que serve uma Hashtag?
2)
Conhece alguma hashtag ligada a alguma causa social? Caso a resposta
seja positiva, apresente a causa e o objetivo dessa #. Caso a resposta for
negativa, pesquise e apresente uma # ligada a alguma causa social, com seu
respectivo objetivo.
Fazer a atividade no
caderno, tire fotos da atividade feita e envie no e-mail ou no WhatsApp
para ser avaliada.
HISTÓRIA
9ªA, B, C, D e E
ARIANA
arianamanzo@prof.educacao.sp.gov.br
whatsapp
95992-7519
ENTREGA
Até 15/09
Agosto indígena ( Habilidade EF09HI15/ EF09HI23 )
Direitos Humanos e Direitos da Natureza.
“Porque nosso território
também é história, narrativa, memória, conhecimento, é a ciência que nasce do
útero da terra.” Célia Xakriabá
Os direitos
humanos e direitos da natureza são necessidades do presente para toda a
humanidade. E com os povos indígenas está boa parte da ciência e conexão
necessária para o avanço de sociedades diversas e do bem viver.
Cada um de
nós pode observar que as mudanças climáticas são ações seculares de extrema
exploração e violência, seja contra diversos povos no mundo através de guerras
e dominações, seja pela lógica das últimas décadas do consumo e alienação que
nos são colocadas como algo normal e banal.
Um exemplo
disso é o atual momento da pandemia do covid-19, vírus que foi espalhado mundo
afora pelo desiquilíbrio criado em relação ao meio ambiente, aos ecossistemas.
Esse desiquilíbrio existe pela destruição que avança das florestas do mundo,
rios, mares e ar.
E para
refrescar a memória o crime ambiental ocorrido em Brumadinho (MG) , onde as
barragens da empresa Vale cederam, matando centenas de pessoas, mantando rios e
prejudicando toda a vida que necessita dele . Lembrar que agora em agosto
completou dois anos dos incêndios na Amazônia que fizeram anoitecer no sudeste,
incêndios que foram incentivados pelos grandes fazendeiros, o agronegócio, que
de pop só tem o marketing.
Observação:
não é necessário copiar os textos, apenas mande as questões respondidas via
e-mail.
Analise
as imagens e suas legendas e responda as perguntas abaixo:
“Maurício Angelo, do Observatório da Mineração, apontou que 50%
das mortes de ativistas defensores do meio ambiente e direitos humanos no ano
passado foram vítimas do setor de mineração. No ano passado, 212 pessoas foram
executadas e 106 delas em conflitos com mineradoras ou garimpeiros. Mais de 65%
dos assassinatos foram na América Latina. No Brasil, foram 24 execuções; 10
deles de indígenas. Nos estados da Amazônia aconteceram 90% dos casos. Triste
ranking, mas somos o terceiro país do mundo onde
mais se mata ambientalistas. Ficamos atrás somente da Colômbia e das Filipinas.
O estado com mais assassinatos foi o Pará (7), seguido do Amazonas (5) e Mato
Grosso (2). Os outros estados tiveram uma morte cada: Amapá, Bahia, Mato Grosso
do Sul, Paraná, Pernambuco e Rondônia. Em entrevista ao G1, Ben Leather, da
Global Witness, falou da situação de extrema preocupação dos indígenas:
""No ano passado, os indígenas tiveram 100 vezes mais chance de serem
assassinados do que qualquer outro defensor ou defensora da terra. Eles
representaram 42% dos assassinados que nós documentamos no Brasil, mas apenas
0,4% da população".
Saiba mais:
"Relatório de ONG internacional aponta 24 assassinatos de ativistas no
Brasil em 2019; 10 deles eram indígenas", G1, 28/07/2020: https://glo.bo/2DrgFub
Observatório da Mineração - Twitter: https://bit.ly/3ieVzh8
Youtube: https://youtu.be/Hm-f7j4fWNs
#impunidade #crime #assassinatosDeAmbientalistas #ambientalistas #ativistas #indígenas
#direitosHumanos
O Cerrado é o berço das águas do
Brasil. O bioma funciona como uma grande caixa d'água, absorvendo e
distribuindo água para 8 bacias hidrográficas, além de abastecer o aquífero
Guarani, Bambuí e Urucuia. Em entrevista à Agência Brasil, o professor da PUC e
diretor do Instituto do Trópico Subúmido, Altair Sales Barbosa, explicou: “O
Cerrado é como uma floresta ao contrário, as raízes são profundas, maiores que
as copas. Elas são responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la em reservas subterrâneas, os aquíferos”. Acontece
que o desmatamento está destruindo o bioma. O setor agropecuário já ocupa 43%
de todo Cerrado brasileiro, a maior parte virou pastagem. Neste momento,
grandes incêndios florestais estão consumindo áreas que sobram do nosso bioma
mais antigo, com profundo impacto na fauna e flora nativas. São milhares de
hectares destruídos. A consequência disso é a interrupção do ciclo natural de
recarga dos aquíferos e abastecimento de nascentes.
Saiba mais:
"Robô é usado para tentar salvar Cerrado do desmatamento"- UOL,
05/07/2020: https://bit.ly/3ap88nq
MapBiomas Cerrado - https://bit.ly/340aat7
"Como a destruição do Cerrado pode fazer faltar água no Brasil
inteiro" - Época, Março/2017: https://glo.bo/341CHhS
"Como as raízes do cerrado levam água para todas as torneiras do
Brasil" - BBC, Março, 2017: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39391161
"Berço das águas, Cerrado precisa de proteção para garantir abastecimento
no país"- EBC, março/2015: https://bit.ly/3gYgsgz
#Cerrado #desmatamento #crimeAmbiental #incendioCriminoso
1-Quais
temas são abordados nas duas imagens?
2-Que
relação existe na luta pelo meio ambiente e aluta das populações indígenas?
3-Qual
o seu papel nessas lutas? E por que elas são importantes?
Atenção!!!!!
Mais que a nota tente praticar seu senso crítico, sua capacidade de ver e
sentir o mundo!!!! Boa atividade !!!
Fontes
e material de apoio:
https://www.facebook.com/arvoresertecnologico/?epa=SEARCH_BOX
https://www.facebook.com/aguasualinda/?epa=SEARCH_BOX
https://www.youtube.com/watch?v=csu-RIzZ0Is&t=3620s
|
ARTE
9º ANO
A, B, C, D e E
PROFESSORA
MARISA
E-mail: marisa.0705@hotmail.com – WhatsApp: (11)
98836-6314
Entregar: 27/08/21
AULA- https://youtu.be/Ne_1wyE3xxU
ATIVIDADES: Registre
em seu caderno: O 4 fatores do movimento e faça um desenho da dança que você
mais gostou.
Espaço, tempo, peso e
fluência.( Fatores do movimento)
O espaço
é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para frente, para
trás, para o lado ou diagonais; nos níveis, ou planos alto, médio e baixo, se
deslocando ou não na kinesfera. Espaço também remete a idealizar movimentos em
diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola e etc.). Tempo, remete a demora que se realiza o
movimento, de acordo com uma designação rítmica, o movimento pode ser rápido,
lento ou moderado. Tempo também pode remeter à época, momento histórico
específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se
realiza. Peso é a intensidade que se
atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado). A gravidade exerce força
sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o
corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a
gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e
expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão
forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma
raivosa ou tão fraco como um doente. Fluência
dá a ideia de movimento que tenha continuidade ou, inversamente, a falta de
fluência corresponde à interrupção do movimento. Um movimento contínuo
corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de
modo quase imperceptível (fluido, contínuo, ligado) ou, inversamente, antes
mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido)
Quando terminar de
registrar no seu caderno, tire foto, vídeo ou áudio e envie todas as atividades
para o e-mail e ou WhatsApp acima.
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