8° Anos



E.E.PARQUE SANTOS DUMONT
👀😀💨👽💢💥💜

CULMINÂNCIA DAS ELETIVAS 









ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE






                                OUTUBRO / NOVEMBRO 



👉LÍNGUA PORTUGUESA


8º A; 8º B; 8º D - Profª Mary  - 11 991926703

lindimary@prof.educacao.sp.gov.br

8ºC - Profª Elizangela – 11 945808369

elizangelakelly@prof.educacao.sp.gov.br

8º E - Profª Celene – 11 963811600

celene.senna.valerio@gmail.com

Copie em seu caderno e faça os exercícios:

Pesquise na internet e faça um mapa mental sobre o assunto.

 

CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO

·        São manifestações da linguagem que estão relacionadas com os significados das palavras ou expressões de um enunciado.

·        Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de DENOTATIVA.

Se a mensagem possuir uma mensagem com o sentido mais subjuntivo e figurado chamamos de CONOTATIVO




EXERCÍCIOS

1- Qual das opções abaixo apresenta o sentido figurado:

a) As apostilas estão com preços exorbitantes.
b) Não conseguimos o atendimento no banco.
c) O funcionário estava muito confuso com os dados.
d) Ele foi muito doce e atencioso comigo.
e) No caminho de casa, encontramos um filhote de gato.

 

2- I. Finalmente vou matar minha fome com esse lanche.
II. A bateria das crianças parece não acabar.
III. O sujeito que assaltou a loja estava mascarado.

De acordo com as frases acima, é correto afirmar:

a) a expressão “matar a fome” está no sentido denotativo e indica que a pessoa irá acabar com a fome ao comer o lanche.
b) a palavra “bateria” refere-se a quantidade de energia das crianças e está sendo usada em sentido denotativo.
c) o termo “mascarado” está sendo utilizado no sentido denotativo, pois o sujeito estava usando uma máscara para não ser reconhecido.
d) todas as orações estão em sentido figurado, ou seja, apresentam o sentido subjetivo das palavras.
e) todas as orações estão em sentido literal, ou seja, apresentam o sentido real das palavras.

 

3- Todas as alternativas abaixo possuem orações que apresentam o sentido conotativo, EXCETO:

a) “o casamento não é um mar de rosas”
b) “meus pensamentos voaram alto”
c) “quando pisado, meu coração sangrou”
d) “alimentou-se da coragem”
e) “chorou intensamente até dormir”

4 -

Saber Viver

“Não sei…
se a vida é curta
ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.”

(Cora Coralina)

 

O trecho acima é uma estrofe do poema “Saber Viver” de Cora Coralina. Das frases abaixo a que representa o sentido conotativo é:

a) Não sei…
b) se a vida é curta
c) ou longa demais para nós.
d) Mas sei que nada do que vivemos
e) se não tocarmos o coração das pessoas.

 

5-Indique se as orações abaixo apresentam o sentido denotativo (D) ou conotativo (C).

1. ( ) Meu tio era muito rico e nadava em ouro.
2. ( ) O nadador brasileiro ganhou a medalha de ouro.
3. ( ) Ela tinha um coração de pedra.
4. ( ) Caiu e machucou a cabeça na pedra.
5. ( ) Engoliu muito sapo no trabalho


👸 MATEMÁTICA 


Profª Ana Maria

Whatssap (11) 96927-4354

Email: pepeananda@yahoo.com.br

Turmas: 8º A,B.C e D 

Profª Simone

8º E




As unidades de medida são siglas utilizadas para padronizar quantidades específicas de determinadas grandezas físicas, por meio do Sistema Internacional de Unidades. Leia o artigo completo e faça os exercícios de unidades de medida para fixar a matéria.

Quais são as Unidades de Medida?

As unidades de medida são utilizadas para medir diferentes grandezas, como o comprimento, capacidade, massa, tempo e volume.

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é responsável por padronizar cada grandeza, assim as unidades serão uniformizadas para a maioria dos países. As principais medidas são:

·         Medidas de Comprimento;

·         Medidas de Capacidade;

·         Medidas de Massa;

·         Medidas de Volume.

Vamos entender cada uma das unidades de medida para fazer os exercícios.

Medidas de Comprimento


Para as medidas de comprimento temos a jarda, a polegada e o pé. Usamos como unidade padrão o metro (m). 

As ramificações do metro são: quilômetro (km), hectômetro (hm), decâmetro (dam), decímetro (dm), centímetro (cm) e milímetro (mm).

Medidas de Capacidade



Para a medida de capacidade é utilizada o litro (l), o galão, barril, quarto, entre outras.

As ramificações do litro são: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal), decilitro (dl), centilitro (cl), mililitro (ml).

Medidas de Massa




A medida da massa no sistema internacional de unidades é o quilograma (Kg). O arroba, a libra, a onça e a tonelada são alguns exemplos de medidas de massa.

As unidades de massa são: quilograma (kg), hectograma (hg), decagrama (dag), grama (g), decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).

 

Medidas de Volume



No SI o metro cúbico (m3) é a unidade de volume, sendo as suas ramificações: quilômetro cúbico (km3), hectômetro cúbico (hm3), decâmetro cúbico (dam3), decímetro cúbico (dm3), centímetro cúbico (cm3) e milímetro cúbico (mm3).

 

ATIVIDADES

1-São consideradas unidades presentes no sistema internacional de unidades (SI):

a) m, kg, s

b) cm, kg, s

c) m, g, s

d) km, g, h

e) mm, mg, h

 

2-Ao estudar a planta de uma construção, um engenheiro deparou-se com unidades de área dadas em cm². Certo cômodo dessa construção apresentava área de 120 000 cm². Essa área, expressa em m², equivale a:

a) 12 m²

b) 1200 m²

c) 12 m²

d) 346 m²

e) 0,12 m²

 

3-O comprimento de 100 dam pode ser escrito em centímetros como:

a) 105 cm

b) 10-5 cm

c) 104 cm

d) 103 cm

e) 10-4 cm

 

4-Um veículo desloca-se com velocidade de 216 km/h. Sua velocidade, em metros por segundo, é expressa por:

a) 45 m/s

b) 777,6 m/s

c) 60 m/s

d) 180 m/s

e) 36 m/s

 

5 –Quantos cm³ existem em 10 litros?

a) 10

b) 100

c) 1.000

d) 10.000

e) 100.000


💚 CIÊNCIAS🐛


PROFESSOR: MARCELO



Vídeos: https://youtu.be/ZEWMP7NTirA

O que é Universo?

 

Na astronomia, o Universo corresponde ao conjunto de toda a matéria e energia existente.

Ele reúne os astros: planetas, cometas, estrelas, galáxias, nebulosas, satélites, dentre outros.

É um local imenso e para muitos, infinito. Note que do latim, a palavra universum significa “todo inteiro” ou “tudo em um só”.

 

 

Origem do Universo



A teoria e o modelo científico e cosmológico mais aceito sobre a origem do universo é a chamada “Teoria do Big Bang”.

Nele, ocorreu uma grande explosão cerca de 14 bilhões de anos atrás, originando assim, diversos corpos celestes, e ainda, o conceito de espaço e tempo.

A partir daí, o universo foi se expandindo cada vez mais, de forma que foi se resfriando dando origem aos diversos astros.

Alguns cientistas o consideram infinito e apontam para a existência de outros universos.


Principais Elementos do Universo


Os corpos celestes mais relevantes que fazem parte do universo são:


 Planetas: corpos sólidos e arredondados que não possuem luz e calor próprios. No entanto, cada planeta apresenta uma gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela.

 Galáxias: conjunto de planetas, estrelas e gases. O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. Vivemos na galáxia denominada de Via Láctea, onde está o sistema solar.

 Cometas: corpos celestes que possuem pouco massa e órbitas irregulares. O mais conhecido é o Cometa Halley.

 Estrelas: corpos celestes esféricos formado de plasma e que possuem luz e calor próprio, por exemplo, o Sol.

 Satélites: classificados em satélites naturais e satélites artificiais, os satélites são corpos celestes sólidos que orbitam os planetas. O satélite natural mais conhecido é a Lua e o artificial é o satélite Sputnik.


Curiosidade: Você Sabia?


A expressão “Universo Paralelo” faz referência a um conceito de física quântica relacionado com a existência de outros universos e outras realidades ainda desconhecidas.

Esse conceito está intimamente relacionado com a incompreensão e impossibilidade de assimilar a dimensão do universo.


Teoria do Big Bang


A teoria do Big Bang está entre as mais aceitas na atualidade para explicar a origem do Universo. Sustenta que o Universo surgiu a partir da explosão de uma única partícula - o átomo primordial - causando um cataclismo cósmico inigualável a cerca de 13,8 bilhões de anos.

A mesma teoria afirma ainda que o Universo está em contínua expansão.




Big Bang significa  Grande Explosão 

Elaborada pelo astrônomo belga George Lemaître (1894-1966), a teoria considerou os estudos sobre a Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert

Einstein (1879 - 1955).

O matemático russo Alexander Friedmann (1888- 1925) ao investigar soluções das equações da relatividade geral, chegou a ideia da expansão do universo. Contudo, sua interpretação era muito mais matemática do que física.

De forma independente, Lemaître chegou as mesmas soluções de Friedmann. Entretanto, ele foi além da análise matemática, buscando explicar o universo real.

A teoria do Big Bang foi reforçada pelos estudos de Edwin Hubble (1889-1953) de que as galáxias estão se afastando em todas as direções.

Nas suas observações, Hubble identificou que quanto mais distante a galáxia, maior é a velocidade com que ela se afasta de nós (Lei de Hubble).
A Lei de Hubble nos leva a conclusão de que, se o universo está em expansão, em algum momento do passado o seu tamanho era mínimo. Sendo a grande expansão a responsável pela criação de tudo, inclusive o espaço e o tempo.

Origem dos Planetas

Conforme a teoria, no instante um trilhão de trilionésimo de segundo após o Big Bang, o Universo Quente e denso se expandiu com rapidez incompreensível para os padrões humanos, dando origem ao escopo astronômico.

A expansão continuou de maneira mais lenta nos anos que se seguiram. À medida em que o Universo esfriava, houve a combinação entre os elementos. 
Antes desse evento, chamado "RECOMBINAÇÃO" o Universo era opaco, mas tornou-se transparente para a radiação, também chamada de radiação cósmica de fundo.

Com o passar do tempo, a matéria esfriou e os mais diversos tipos de átomos começaram a se formar e esses, eventualmente, se condensaram e formaram os corpos celestes do Universo atual (estrelas, planetas, satélites e etc.).

Georges Lemaître

Georges Henri Joseph Édouard Lemaître foi um padre belga que ficou conhecido por seus estudos em astronomia e cosmologia.



Lemaître nasceu em Charleroi, onde concluiu a educação secundária em uma escola jesuíta. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Louvain, onde também obteve o doutorado em Ciências e Matemática.

O cientista, que foi ordenado padre em 1923, lutou na 1º Guerra Mundial, onde atuou como oficial de artilharia. No ano letivo de 1924 a 1925, Lemaître atuou na Harvard College Observatory nos estudos que embasaram o seu doutorado.

Foi a partir das observações das equações de Einstein que passou a descrever o Universo em expansão. Em um artigo publicado em 1927, previu que a velocidade de recessão de cada galáxia deve ser proporcional à sua distância da Via Láctea.

 


EXERCÍCIOS SOBRE O SISTEMA SOLAR

QUESTÃO 1

 

Relacione a segunda coluna a partir da primeira com base na classificação oficial dos planetas:


Coluna 01

(1) Planetas

(2) Planetas Anões


Coluna 02

( ) Terra

( ) Mercúrio

( ) Plutão

( ) Marte

( ) Ceres

( ) Júpiter

( ) Éris

( ) Makemake

( ) Urano


 

QUESTÃO 2

 

É o sexto planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo o segundo maior planeta desse grupo. É conhecido por ser rodeado de anéis e ser classificado como um planeta gasoso ou joviano.

A descrição acima refere-se a:

a) Urano

b) Netuno

c) Saturno

d) Júpiter

e) Vênus

 

QUESTÃO 3

 

Assinale a alternativa que indica apenas os planetas rochosos do sistema solar:

a) Terra, Vênus, Urano e Netuno

b) Marte, Terra, Saturno e Mercúrio

c) Vênus, Marte, Plutão e Urano

d) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte

e) Júpiter, Saturno, Urano e Netuno

 

QUESTÃO 4

 

Sobre o sistema solar, assinale V para verdadeiro e F para falso.

1. ( ) O Sol compõe a maior parte da matéria de seu sistema e realiza um movimento de rotação.

2. ( ) Todos os planetas do sistema solar realizam o movimento de translação.

3. ( ) Plutão, em 2006, foi rebaixado para a categoria de “Planeta Anão” apenas por ser muito pequeno.

4. ( ) O sistema solar é composto por oito planetas, quatro deles rochosos e quatro gasosos.

5. ( ) O maior planeta do sistema solar é Júpiter.

6. ( ) Os dois planetas “vizinhos” da Terra são Marte e Júpiter.

7. ( ) A lua terrestre é o único satélite natural do sistema solar.

8. ( ) Apenas o planeta Terra apresenta água em seu estado líquido em todo o sistema solar



 💢HISTÓRIA

 

Professor: Jardel

Serie: 8ºano A/B/C/D/E

Email:djardel604albuquerque@yahoo.com.br

Whatss: (11)97247-2361


1-Estados Unidos no século XIX:

(UFJF-MG) Sobre a história dos Estados Unidos, no contexto da guerra da Secessão, aponte a afirmativa correta:

A)  A emergente burguesia industrial propunha a criação de uma civilização com bases mais aristocráticas, em que a elite tivesse um comportamento semelhante ao da nobreza inglesa.

B)  Os estados do norte eram contra o protecionismo alfandegário, porque queriam importar livremente produtos manufaturados.

C)  No sul dos EUA, concentrava-se a elite agraria escravista, que se opunha aos estados do norte, onde e concentrava a elite industrial.

D)  Após a guerra de Secessão, foi abolida a escravidão e houve uma significativa melhora nas condições de vida dos negros, que foram beneficiados por vários programas do governo.

E)  Mesmo com a vitória dos Estados Confederados, não houve uma reconciliação entre as elites da sul e as norte.

2)-Estados Unidos no Século XIX:

(PUC SP-2011) A expansão dos Estados em direção ao oeste, na primeira metade do século XIX, envolveu entre outros fatores, a:

A)  Intervenção norte-americana na guerra de Independência do México, da América Central e de Cuba.

B)  Anexação militar do Alaska, resultado de longo conflito armado com a Rússia.

C)  Guerra de Secessão, que opôs os escravistas dos estados do Sul aos abolicionistas do norte.

D)  Implantação de um sistema legal rigoroso nas áreas ocupadas, evitando conflitos armados na região.

E)  Remoção indígenas, transferindo comunidades indígenas que viviam a leste do rio Mississipi para outras regiões.

3)-Estados Unidos no Século XIX:

(UFMG) Considerando-se as relações entre a América Latina e os Estados Unidos a partir de meados do século XIX, é correto afirmar que:

A)  A abertura do canal no estreito do Panamá possibilitou o desenvolvimento de relações comerciais equilibradas entre as Américas.

B)  A consolidação dos Estados antilhanos e centro americanos viabilizou o apoio constantes do governo norte-americano as democracias dessa região.

C)  A derrota do México, na guerra com os Estados Unidos, significou a perda de quase metade do território mexicano para este país.

D)  A política do Big Stick, implementada pelo presidente Theodore Roosevelt, visava a estreitar o diálogo diplomático entre os países americanos.



💕INGLÊS


SÉRIE: 8º A - Professora: Noélia

email:noleiaqueiroz28@gmail.com

Telefone: 94245-6848

EE. Parque Santos Dumont

SÉRIES: 8º B/C/D/E - Professora: Celene

Celene.senna.valerio@gmail.com

Whatsapp: 96381-1600

 

ENVIE SOMENTE AS RESPOSTAS PARA SUA PROFESSORA.

 

Com a ajuda de um dicionário ou alguma ferramenta da internet, traduza e pesquise sobre a CULTURA AMERICANA para responder as perguntas abaixo:

 

 

1 - What do Americans celebrate on the 4th of July?

 

A) The signing of the constitution

 

B) Washington’s birthday

 

C) The Declaration of Independence

 

 

2 - What is the most spoken language after English?

 

A) Chinese

 

B) German

 

C) Spanish

 

 

3 - What’s the largest ancestry group in the US?

 

A) German

 

B) Irish

 

C) English

 

 

4 - What are “grits”?

 

A) A dish popular in the southern states of the US

 

B) A type of grape for Californian wine

 

C) A type of dessert from Philadelphia

 

 

5 - What’s the most popular sport in the US?

 

A) American Football

 

B) Basketball

 

C) Baseball

 

6 - The person at the grocery store says “Hello, how are you doing?”. How should you respond?

 

A) Be honest about how you are feeling

 

B) Smile and always tell them how amazing you’re feeling today and explain why

 

C) A quick “Hi, I’m good, thanks.” will be enough

 


 👉GEOGRAFIA


Professora: Regina

 

Enviar atividades no e-mail:

gcem_regina@hotmail.com

WhatsApp: 91138-6638

 

Entregar até dia 01/11/2021

 

Assista os vídeos do Centro de Mídias e resolva as atividades.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=tuFS3T6zUSU&ab_channel=8oanoEF-CMSP

 

Água limpa e saneamento

 

A proposta é garantir a disponibilidade e o manejo para todos de forma segura e sustentável a água potável. Para isso requer investimento e infraestrutura adequada, acesso a saneamento e fomentar a higiene em todos os níveis. 

 

Atividade:

O que é?

Como podemos fazer parte?

Como ajudar nessa iniciativa para melhorar nossa sociedade?


Observe essa imagem:




👋 EDUCAÇÃO FÍSICA - PROF. EMERSON


Pesquise sobre Ginástica de Condicionamento Físico.

O que são capacidades físicas?


Entregar a pesquisa,. para seu professor.



👧 ARTE   - PROF. MARISA 


1- O que é improviso na dança?

2-Como  a iluminação atua no ambiente cênico e na coreografia?

3-O que o elemento "fluência" significa na dança?

 

  💧💧TECNOLOGIA


Profa. Ana Maria (8º A)

Prof. Sidney (8º B, C, D e E)

(11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)

(11) 96875 5008 – Ana Maria (WhatsApp)

Atividade

1) Marque a alternativa que melhor explica o conceito de “obsolescência programada”.

a) Uma estratégia da indústria que nasceu na primeira metade do século 20, em resumo, é justamente isso: fabricar produtos com “prazo de validade”.

b) É uma estratégia de vendas, planejada pela indústria, para que os produtos sejam produzidos com as melhores matérias-primas.

c) É um software educacional desenvolvido para atender aos alunos em tempos de pandemia de COVID-19.

d) Uma estratégia da indústria para agregar conhecimento aos usuários de redes sociais.

2) Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(   ) As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), agilizam os diversos processos do dia a dia.

(   ) A Inteligência Coletiva está fortemente relacionada à cibercultura e ao que você faz na internet: postar, repostar e compartilhar informação.

(   ) A cibercultura é a cultura da internet, a responsável por mudar as formas como as pessoas se relacionam no ciberespaço.

(   ) QR Code, tablet e programas de computadores não são considerados tecnologias digitais.

3) Pesquise e apresente uma definição para “cultura maker”.











                                               
                              




      
SETEMBRO


Para o mês de setembro, faremos um simulado,contemplando todo o conteúdo trabalhado em sala,junto aos nossos professores.
É importante que vocês leiam as questões com muita atenção, relembre o conteúdo e resolva com bastante comprometimento. 
                                                                                  Boa Atividade



HORA DA LEITURA 💬💭


Assista o vídeo e escreva um pequeno texto falando da história narrada. Entregue para seu professor de língua Portuguesa

https://www.youtube.com/watch?v=oI76Avzi_hw

     O Misterioso Navio Fantasma - LYUBOV ORLOVA




💖  PORTUGUÊS

- Professora : Noélia

email:noleiaqueiroz28@gmail.com

Telefone:9 4245-6848

EE. Parque Santos Dumont

SÉRIE : 8º B/C/D/E   - Professora : Celene

Celene.senna.valerio@gmail.com

Whatsapp: 96381-1600


Leia o texto a seguir:

E agora?

 

Já estou com 15 anos e namoro, há dois meses, um rapaz de 17. Meus pais não me deixam namorar, mas eu gosto muito dele, por isso não queria terminar o namoro. Eu queria contar para minha mãe. O que você acha?

 

J.T.B. – Curitiba, PR.

 

No primeiro período, a leitora informa a sua idade, a do namorado e o tempo de namoro entre eles.

 

a) Esse período é formado por três orações. Que ideia expressa a segunda oração em relação à primeira do período?

b) Que conjunção estabelece a ligação entre essas orações? Como ela pode ser classificada?

 

 O segundo período é composto por três orações. Releia-o.

 

a) Separe as orações e destaque as conjunções.

b) Que relação de sentidos essas conjunções estabelecem no período?

c) Como essas orações vêm separadas umas das outras?

A frase a seguir foi retirada de uma revista. Leia-a.

 

“Pra ser feliz, a receita é simples e a gente explica pra você”.

 

(Todateen, n. 156, novembro de 2008)

 

Na frase lida, onde poderia ser colocada outra vírgula? Justifique sua resposta.

 

1. Utilize a conjunção que for mais adequada para ligar em um só período as orações a seguir. Faça as adaptações necessárias.

 

a) Passe mais tarde. Eu ainda não concluí o serviço.

b) Ontem estava calor. Hoje chovendo.

c) O goleiro não tocou a bola. Estava mal posicionado.

d) Você vai para um lado, vai para o outro, nunca fica no lugar.

e) Nós brigamos ontem. Não sairemos juntos hoje.

f) Não deixe de vir à minha festa. Quero ficar com você.





2. Leia os enunciados a seguir:
I. Minha irmã saiu, mas voltará logo.
II. Acordei tarde, portanto chegarei atrasado.
III. A vida era proveitosa e divertida.
IV. Não anda nem deixa os outros passarem.
V. Ora deitava ora levantava.
Assinale a sequência correta, em relação às conjunções destacadas nas orações lidas.
(A) I. adversativa; II. conclusiva; III. aditiva; IV. aditiva; V. alternativa.
(B) I. alternativa; II. conclusiva; III. aditiva; IV. conclusiva; V. alternativa.
(C) I. adversativa; II. adversativa; III. aditiva; IV. aditiva; V. alternativa.
(D) I. adversativa; II. conclusiva; III. aditiva; IV. aditiva; V. conclusiva.


3. Complete as orações com as conjunções adequadas.
logo   –   porque   –   mas   -   e

a) Não fomos à escola......................... estava chovendo. (explicação)
b) Explicou o exercício diversas vezes, ................... eu não entendi. (oposição)
c) Conversei um pouco ............... fui embora. (aditiva)
d) A prova foi fácil, ................. serei aprovado. (conclusão).
e) Não fale alto....................... estamos num hospital. (explicação)
f) Estudei muito, ................. tirei nota ruim. (oposição)
g) Estou aqui ............................ gosto de estudar. (explicação).





👸 MATEMÁTICA 


Profª Ana Maria

Whatssap (11) 96927-4354

Email: pepeananda@yahoo.com.br

Turmas: 8º A,B.C e D 

Profª Simone

8º E

 

OPERAÇÕES COM MONÔMIOS


O que são monômios ?

Um monômio é uma expressão algébrica racional inteira que representa um produto de números reais.

- Um monômio distinguimos em duas patês:

1) Um parte numérica (constante) que também é chamada de coeficiente .

2) Uma parte literal (variável)

 

TERMOS SEMELHANTES

 

Dois termos que têm parte literais iguais, ou que não têm parte literal, são denominados termos semelhantes.

São semelhantes , por exemplo:

1)      6ab e -2ab

2)      3x e 7x

3)      4abc e -2abc

4)      1/4x⁴ e 12x⁴

 

Observe que:

5x²y³ e 5x³y² não são semelhantes

-3x²y³ e 4y³x² são semelhante


Adição e subtração

Eliminam-se os parênteses e reduzem-se os termos semelhantes.

Exemplos 1

(+8x) + (-5x)
8x – 5x
3x

Exemplo 2

(-7x ) – ( +x)
-7x – x
-8x

Exemplo 3

(2/3x) – (-1/2x)
2/3x + 1/2x
4x/6 + 3x/6
7x/6

4.  Efetue :

a) (+ 3xy) – (-xy) + (xy) = 
b) (+ 15x) – (-3x) – (+7x) + (-2x) = 
c) (-9y) –( +3y) – (+y) + (-2y) = 
d) (3n) + (-8n) + (+4n) – (-5n) – (-n) = 

 

5.  Calcule:
a) (+5x) . (-4x²) = 
b) (-2x) . (+3x) = 
c) (+5x) . (+4x) = 
d) (-n) . (+ 6n) = 
e) (-6x²) . (+3x²) = 
f) (-2y) . (5y) = 
g) (+4x²) . (+5x³) = 
h) (2y) . (-7x) = 
i) (-2x) . (-3y) = 
j) (+3x) . (-5y) = 
k) (-3xy) . (-2x) = 

 

6. Calcule os quocientes:

a) (15x⁶) : (3x²) = 
b) (16x⁴) : (8x) = 
c) (-30x⁵) : (+3x³) = 
d) (+8x⁶) : (-2x⁴) = 
e) (-10y⁵) : (-2y) = 
f) (-35x⁷) : ( +5x³) = 
g) (+15x⁸) : (-3x²) =


                                                   💚 CIÊNCIAS🐛

                                               PROFESSOR: MARCELO

                            E-MAIL: marcelotulino@prof.educacao.sp.gov.br

 

Roteiro de estudo

Assistam as aulas pelo aplicativo Centro de Mídias – CMSP.
Quando terminar de responder tire foto e envie as fotos da atividade pelo e-mail ou classroom.
Atenção ao prazo de entrega da atividade.
Desenvolva todas as atividades propostas em seu caderno.

 


7. Os métodos contraceptivos garantem a proteção contra uma gravidez indesejada. Apesar de prevenir a gravidez, eles, normalmente, não garantem proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Marque a alternativa que indica corretamente o nome de um método que garante proteção contra IST.

a) DIU

b) Pílula do dia seguinte

c) Diafragma

d) Camisinha

e) Coito interrompido



8. As pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas são:

a) Testosterona e progesterona

b) Testosterona e adrenalina

c) Adrenalina e noradrenalina

d) Progesterona e estrogênio

e) Estrogênio e adrenalina

 

9. Os métodos contraceptivos podem ser classificados em: métodos de barreira, dispositivo intrauterino, métodos hormonais, métodos cirúrgicos e métodos naturais ou de abstinência periódica. Qual dos métodos a seguir é considerado um método de barreira?

a) Vasectomia

b) Laqueadura

c) Tabelinha

d) Diafragma

e) Anticoncepcional injetável

 


                                             💢HISTÓRIA

 

Professor: Jardel

Serie: 8ºano A/B/C/D/E

Email:djardel604albuquerque@yahoo.com.br

Whatss: (11)97247-2361

 

Após o retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I fora recebido com grande frieza, seus partidários preparam uma série de manifestações a favor do imperador no Rio de Janeiro, armando fogueiras e luminárias da cidade. Contudo, na noite de 11 de março tiveram início os conflitos que ficaram conhecidos como a noite das garrafadas, durante os quais ‘’ brasileiros’’ atacavam as casas iluminadas, sendo respondidos com cacos de garrafas jogadas das janelas.

Vainfas,R (Org.).Dicionário do Brasil imperial. Rio de Janeiro: Objetiva ,2008(adaptado).

10. Os anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no Rio Janeiro revela

a-    Estímulos ao racismo

b-    Apoio ao xenofobismo

c-    Críticas ao federalismo

d-    Repudio ao republicanismo

e-    Questionamentos ao autoritarismo

 

 11. Um dos fatos que fizeram o processo de independência do    Brasil ser diferente das demais nações da América hispânica foi:

a-    A vinda da família real portuguesa ao Brasil

b-    As guerras napoleônicas na Europa

c-    As ideias iluministas surgidas na França

d-    A crise do sistema colonial

 

12. Em 1831.D Pedro I abdicou do trono brasileiro e exilou-se na Inglaterra. O episódio que antecedeu a abdicação e que se tornou emblemático para a sociedade da época foi:

a-    A Revolta da Vacina

b-    A noite dos cristais

c-    A noite de São Bartolomeu

d-    A noite dos longos punhais

e-    A noite das garrafadas   


                                                  👉GEOGRAFIA 


PROFESSORA CLEIDE FERREIRA

E-mail: cleferreira@professor.educacao.sp.gov.br

Whatsapp Logo - PNG e Vetor - Download de Logo (11)96650-2122

  

1- A bipolarização das nações do globo, após a Segunda Grande Guerra, sob o ponto de vista político e principalmente militar, deu origem ao fenômeno denominado:

a) Mercado Comum Europeu e Conselho de Assistência

Econômica Mútua;

b) Guerra Fria;

c) Detente;

d) Guerra de Posição;

e) Nova Política Econômica (NEP).

 

2- No fim da década de oitenta e início dos anos noventa a bipolaridade mundial declinou; da polaridade ideológica e militar leste/oeste passou-se para a econômica norte/sul. Isto significa dizer que atualmente há uma oposição entre:

 

a) O oeste rico e industrializado e o leste pobre agrário.

b) O oeste pobre e agrário e o sul rico e muito industrializado.

c) O leste pobre e agrário e o norte rico e industrializado.

d) O sul rico e industrializado e o norte pobre e agrário.

e) O norte rico e industrializado e o sul pobre e em processo de industrialização.

 

3- Qual do significado da sigla IDH?

 


                                             😍INGLÊS

 

Professora : Noélia

email:noleiaqueiroz28@gmail.com

Telefone:9 4245-6848

 

SÉRIE : 8º B/C/D/E   - Professora : Celene

Celene.senna.valerio@gmail.com

Whatsapp: 96381-1600

 

ADJETIVOS COMPARATIVOS EM INGLÊS

 

Escolha a melhor alternativa para completar as sentenças:

13. (FMU) That table is ____ than this one. (Aquela mesa é mais longa do que essa.)

a) long

b) more long

c) longest

d) longer

e) most long

 

14. Why are Canadians_______Americans? (Por que os canadenses são mais educados que os americanos?)

a) politest

b) more polite than

c) polite

 

15. I'm worried about a crisis______ the 2008. (Eu estou preocupado com uma crise maior que a de 2008.)

a) more big than

b) bigger than

c) most bigger

 

                                          👷 EDUCAÇÃO FÍSICA 

 

emersonrorato@professor.educacao.sp.gov.br

emersonrorato@prof.educacao.sp.gov.br

Watts: 99128-4708

                            






RESPONDA:


1        16.  PODEMOS DIZER QUE A DANÇA DE SALÃO É UMA DANÇA DE CASAL?

R:

17.   QUAIS OS RITMOS MAIS PRESENTES NOS SALÕES DO BRASIL?

R:

18. O QUE É DIVERSIDADE CULTURAL?

R.:



                                                         💧💞ARTE

 

19.  O que é improviso na dança?

20. Como  a iluminação atua no ambiente cênico e na coreografia?

21. O que o elemento "fluência" significa na dança?


                                         💓 PROJETO VIDA

 

22.Quais são os direitos fundamentais citados no ECA ?

23.Como foi sua entrevista a respeito do ECA?

24. Ao produzir sua HQ ,(historia em quadrinhos)quais foram os fatos observados em seu bairro? 

 



                                           💧💧TECNOLOGIA 

Prof. Sidney

23. Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso e até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Essas pessoas criam contas e canais em redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube etc.) para discutir temas variados e geralmente são acompanhados por muitos seguidores. A qual dos elementos a seguir o texto faz referência?

a) Programadores de senhas bancárias.

b) Gamers apenas.

c) Influenciadores digitais.

d) Apresentadores de rádio e TV e programadores de senhas bancárias.

 

24. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(   ) A informação e a desinformação andam juntas no mundo on-line, digital, fluido, volátil e mutante.

(   ) Os influenciadores digitais são, acima de tudo, criativos. Eles utilizam estratégias que chamam a atenção para que mais pessoas acreditem estarem gostando do que eles fazem.

(   ) As chamadas Fake News ajudam a informar a população e proporcionam informação de qualidade para quem as acessam.

(   ) O algoritmo não faz parte do pensamento computacional.

25. Desde que a internet passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, o acesso à informação ficou muito mais fácil. Hoje, utilizamos os recursos tecnológicos de maneira intensa e a nossa comunicação ficou mais rápida, e ao mesmo tempo, o conhecimento também ficou mais acessível para todos.

Apresente três meios digitais que podem auxiliar na sua formação escolar e como esses meios contribuem para o seu processo de aprendizagem.

 






















E.E.PARQUE SANTOS DUMONT

ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE


AGOSTO



🌻LÍNGUA PORTUGUESA 🌸

01/06/21 até 20/06/21

8º A; B; D   - Profª Mary (1191926703)

8º E            - Profª Celene ( 96381-1600)

8º C   


Rebeca Andrade vai ser a porta- bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento

Rebeca Andrade será a porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com isso, a ginasta permanece na capital japonesa até o fim do evento, não retornando ao País com o restante da equipe da Ginástica Artística, nesta quarta-feira (4). Seu treinador, Francisco Porath, também continua no Japão. Rebeca Andrade será a porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com isso, a ginasta permanece na capital japonesa até o fim do evento, não retornando ao País com o restante da equipe da Ginástica Artística, nesta quarta-feira (4). Seu treinador, Francisco Porath, também continua no Japão.
Rebeca se tornou a primeira atleta mulher brasileira a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos, além de ter conquistado as duas primeiras medalhas da história na ginástica feminina na competição. Rebeca é natural de Guarulhos, segunda maior cidade do estado de São Paulo, e precisou superar uma série de obstáculos antes de se tornar a primeira atleta mulher brasileira a conquistar duas medalhas numa mesma edição da Olimpíada. Começou cedo, aos nove anos, no esporte, e contou com o sacrifício da mãe, dona Rosa, que cuidava de outros oito filhos em uma casa simples de um cômodo, para conseguir treinar. Ao longo de sua caminhada, sofreu três lesões graves no joelho. 
 
Exercícios de fixação: 

1- Copie em seu caderno o texto acima e conforme o exemplo abaixo, retire do texto todas as palavras que possuem dígrafos, relacione e classifique-os: 

- Andrade: AN - dígrafo vocálico

 2- Agora separe 15 substantivos do texto e classifique-os, siga o exemplo: 
- Brasil: substantivo próprio, concreto, masculino, singular

 3- Redação: 
Crie uma redação de no mínimo 15 linhas usando o gênero textual diário Tendo por tema “Seu retorno às aulas presenciais” Não esqueça de dar título, o texto deve ter coerência e atente-se a ortografia. O gênero textual diário é um texto pessoal e informal, em que uma pessoa escreve sobre suas ideias, sentimentos, ações, desejos, emoções e acontecimentos do seu dia a dia. É um gênero textual de relatos pessoais, que somente o próprio autor pode ler, ou pessoas autorizadas por ele. 


 

Língua Inglesa 👀

 

8º B /C /D / E

Teacher: Celene


Enviar atividade no e-mail: celene.senna.valerio@gmail.com

Whatsapp: 96381-1600


Copie e responda no seu caderno, tire uma foto e envie para a sua professora.

 

Revisão

 

 

Responda no seu caderno:

 

1. What is your name?

_________________________________________________

 

2. How old are you?

_________________________________________________

 

3. How are you?

__________________________________________________

 

4. Where are you from?

__________________________________________________

 

5. Where do you live?

____________________________________________________

 


Matemática👍

8º Anos

Prof: Ana Maria 8ºA; B; C e D;

                              Prof: Simone 8ºE;

                   e-mail:  regsilva@prof.educacao.sp.gov.br

                                  e-mail:   pepeananda@yahoo.com.br

                WhatsApp: (11) 98961 – 5847

                 WhatsApp: (11) 96927– 4354

https://youtu.be/iWQXTwGjNiI

 

Copiar os exercícios no caderno

Situações Problemas

 

Eu gosto de ir à feira! Comer pastel.... Hum... mas não é só de fritura que vive o ser humano! A última vez que fui à feira   comprei meia dúzia de maçãs.

Outra fruta que gosto muito é pera, por isso comprei quatro.

Mas, depois que comprei tudo, vi que uma melancia custava 16 reais. Decidi comprar metade de uma!

 

 

Exercícios

1)  Indique as quantidades de maçãs e peras são demonstradas no texto acima. (Matemático).

 

 

2)  Indique qual é a metade de 16?

 

 

3)  O triplo de uma quantia é R$60,00. Qual é essa quantia?

 

 

Observação:  Todo contéudo deverá ser transcrito no caderno com devolutiva para a professora.

 

🐛CIÊNCIAS DA NATUREZA 🌲 🌳

8ºANOS

PROFESSOR: MARCELO

ENTREGA: 31/08/2021

E-MAIL: marcelotulino@prof.educacao.sp.gov.br

Roteiro de estudo


Assistam as aulas pelo aplicativo Centro de Mídias – CMSP.

Quando terminar de responder tire foto e envie as fotos da atividade pelo e-mail ou classroom.

Atenção ao prazo de entrega da atividade.

Desenvolva todas as atividades propostas em seu caderno.


Sistema genital feminino


O sistema reprodutor e genital engloba os órgãos que produzem, transportam e armazenam as células germinativas, que são as responsáveis por daR origem aos gametas.

E são os gametas que, ao se unirem, formam um novo indivíduo, que será abrigado em um órgão durante seu desenvolvimento. Esse órgão, chamado útero, faz com que o sistema reprodutor feminino seja considerado mais complexo que o masculino em razão da função de abrigar e propiciar o desenvolvimento de um novo indivíduo. Ovários, tubas uterinas, útero, vagina, hímen, grandes lábios, pequenos lábios e clitóris são as estruturas encontradas no sistema de reprodução feminino. Além disso, as mamas também são de grande importância na manutenção da vida. Os órgãos externos desse sistema permitem a entrada

do esperma no organismo, além de protegerem os órgãos genitais internos contra micro-organismos infecciosos.



Estruturas do sistema reprodutor feminino


Os grandes lábios e os pequenos lábios são dobras de pele e mucosa que protegem a abertura vaginal.

Os pequenos lábios, durante o processo de excitação, ficam intumescidos e aumentam

sensivelmente seu tamanho durante a penetração nas relações sexuais. Os grandes lábios ficam entre o monte púbico (ou monte de Vênus) e se estendem até o períneo, espaço entre ânus e vulva, e são cobertos por pelos pubianos após a puberdade.

A vagina é um canal com cerca de 7,5 a 10 centímetros que se estende do útero, órgão interno, à vulva, estrutura genital externa. Suas paredes normalmente se tocam e no exame clínico o médico utiliza um aparelho para afastá-las. Esse canal é responsável por receber o pênis durante a relação sexual e serve de canal de saída tanto para o fluxo menstrual quanto para o bebê no momento de parto normal. É um órgão musculoso cujo orifício é denominado introito. Próximos ao introito existem pequenas glândulas chamadas glândulas de Bartholin, que secretam muco para lubrificar a vagina sob a ação de estímulos sexuais.

O hímen é uma membrana de tecido conjuntivo forrada por mucosa tanto interna como

externamente. Ele pode variar de tamanho e forma. No primeiro ato sexual sofre ruptura, permanecendo apenas pequenos fragmentos no local, chamados carúnculas himenais.

O clitóris é uma pequena saliência, bastante sensível ao tato, situada na junção anterior aos

pequenos lábios. Tem função muito importante na excitação sexual feminina e pode ser considerado similar ao pênis no homem.

O útero é o órgão responsável por alojar o embrião e mantê-lo durante todo o seu desenvolvimento até o nascimento. Tem a forma de uma pera invertida, mas pode variar de forma, tamanho, posição e estrutura. É formado por tecido muscular que se estende amplamente durante a gravidez e apresenta camadas, sendo o endométrio aquele que sofre

modificações com o ciclo menstrual, preparando-se mensalmente para receber o ovo já fecundado e, caso isso não ocorra, apresenta descamação e é eliminado pela menstruação.

Os ovários são duas glândulas situadas uma em cada lado do útero, abaixo das trompas. São

responsáveis por produzir gametas ou óvulos e também por produzir hormônios sexuais femininos, estrógeno e progesterona. Esses hormônios vão controlar o ciclo menstrual, provocar o crescimento do endométrio e estimular o desenvolvimento dos vasos sanguíneos e glândulas do endométrio, tornando-o espesso, vascularizado e cheio de secreções nutritivas.

As tubas uterinas são aquelas que transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário para a cavidade do útero. São dois canais finos que saem de cada lado do fundo do útero e terminam com as extremidades próximas aos ovários. Nas tubas, os espermatozoides unem-se aos óvulos quando há fecundação para então se fixar no útero. Pode ocorrer também do óvulo já fecundado fixar-se na tuba uterina e iniciar o desenvolvimento do embrião, o que se denomina gravidez tubária.

Sistema genital masculino

O sistema genital masculino é composto pela bolsa escrotal, testículos, vias espermáticas (epidídimo, ducto deferente e uretra), glândulas sexuais acessórias (glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais) e pênis.

A bolsa escrotal, um órgão par, também conhecido como escroto ou saco escrotal, é uma bolsa de pele que se localiza abaixo do pênis. No interior dessa bolsa encontramos as gônadas masculinas, mais conhecidas como testículos. Nos testículos podemos encontrar milhares de tubos enovelados chamados de túbulos seminíferos, onde os espermatozoides são produzidos por meio da espermatogênese. Nos túbulos seminíferos, os espermatozoides são nutridos pelas células de Sertoli.  A bolsa escrotal, além de proteger os testículos, tem a função de manter a temperatura deles em torno de um grau abaixo da temperatura corporal, fundamental para que ocorra a produção dos espermatozoides.



Depois de formados, os espermatozoides saem dos túbulos seminíferos e são encaminhados para os ductos eferentes, de onde seguirão para os epidídimos. Nos epidídimos, os espermatozoides ganharão mobilidade e serão encaminhados para os ductos deferentes, antigamente chamados de canais deferentes. Os ductos deferentes são dois tubos que saem um de cada testículo e passam pelo abdome, contornando a bexiga até fundirem-se ao

ducto das glândulas seminais, compondo o ducto ejaculatório, que desemboca na uretra. Todos os espermatozoides produzidos ficam armazenados no epidídimo e nos ductos deferentes até serem eliminados na ejaculação.

As glândulas seminais, também chamadas de vesículas seminais, são encontradas atrás da bexiga e acima da próstata. Elas produzem um líquido alcalino que é lançado no ducto ejaculador e tem a função de nutrir os espermatozoides durante sua viagem em direção ao óvulo. Por ser de natureza alcalina, esse líquido neutraliza o ambiente ácido da uretra masculina e do trato genital feminino, tornando esse ambiente ideal para os espermatozoides. Esse líquido produzido por essas glândulas compõe cerca de 60% do volume total do esperma, também chamado de sêmen.



A próstata tem aproximadamente 4 cm de diâmetro e se localiza abaixo da bexiga urinária. Ela produz uma secreção, nutritiva para os espermatozoides, que constitui entre 15 e 30% do esperma. Localizadas abaixo da próstata encontramos as glândulas bulbouretrais, também conhecidas como glândulas de Cowper. Durante a excitação sexual, essas glândulas produzem um líquido alcalino que é lançado na uretra com a função de limpá-la, para que haja diminuição de espermatozoides danificados durante a ejaculação. A uretra é um canal que passa por dentro do pênis e é comum aos sistemas urinário e genital, ou seja, por esse canal são conduzidos o esperma e a urina.

O pênis é o órgão copulador masculino. Ele possui tecidos esponjosos ricos em vasos sanguíneos: os corpos cavernosos do pênis e o corpo esponjoso do pênis. Os corpos cavernosos do pênis são formados por tecido erétil que se enchem de sangue durante a excitação sexual, fazendo com que ocorra a ereção do pênis, tornando possível o ato sexual.

Na extremidade do pênis encontramos a glande, que é protegida pelo prepúcio, que deve ser sempre higienizado para eliminar as secreções de células epiteliais que se acumulam e causam mau cheiro. Há casos em que a glande não consegue ser exposta por causa do estreitamento do prepúcio. Quando isso acontece, dizemos que o indivíduo está com fimose. Nesses casos, o prepúcio deve ser removido cirurgicamente por meio da circuncisão.

Quando o homem atinge o clímax sexual, o esperma é expulso do corpo através da uretra em um processo chamado de ejaculação. Em cada ejaculação o homem expulsa cerca de 3mL a 4mL de esperma, que contém de 300 a 500 milhões de espermatozoides.


QUESTÕES PROPOSTAS


QUESTÃO 1


O caminho dos espermatozoides produzidos nos testículos é:

a)      Próstata, vesícula seminal e uretra;

b)      Túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra;

c)       Túbulos seminíferos, próstata e vesículas seminais;

d)      Epidídimo, túbulos seminíferos, uretra e canal deferente;

e)      Canal deferente, túbulos seminíferos e uretra.


QUESTÃO 2

Associe as estruturas abaixo relacionadas com a função realizada por cada uma:

1.       Túbulos seminíferos

2.       Epidídimo

3.       Células intersticiais do testículo

4.       Hipófise

(  ) local de produção de espermatozoides

(  ) local de armazenamento de espermatozoides

(  ) local de produção do hormônio sexual masculino

(  ) local de produção do hormônio gonadotrófico

a)      1, 2, 3, 4

b)      2, 3, 4, 1

c)       3, 4, 1, 2

d)      4, 3, 2, 1

e)      2, 1, 4, 3


QUESTÃO 3

Durante o ano de 1998, uma nova droga foi lançada no mercado, ficando famosa mundialmente pelo fato de atuar com êxito na impotência masculina. O Viagra prolonga os efeitos do GMPc (guanosina monofosfato cíclico), substância química liberada no pênis, sob estimulação nervosa, e responsável pelo relaxamento muscular e dilatação das artérias do tecido erétil. Este tecido, que possui baixos níveis de GMPc em homens com impotência fisiológica, recebe, assim, fluxo sanguíneo adequado para permitir e manter a ereção, estando localizado em estruturas conhecidas como:

a)      Glândulas bulbouretrais

b)      Canais deferentes

c)       Ducto ejaculatório

d)      Corpos cavernosos


QUESTÃO 4

No sistema genital masculino são encontradas três glândulas anexas, são elas:

a)      Glândulas bulbouretrais, próstata e bolsa escrotal.

b)      Próstata, glândulas de Cowper e vesículas seminais.

c)       Vesículas seminais, túbulos seminíferos e epidídimo.

d)      Próstata, glândulas seminais e uretra.


QUESTÃO 5

Marque a alternativa incorreta:

a)      No interior do pênis há três cilindros de tecido esponjoso, os corpos cavernosos, constituídos por pequenos espaços separados por músculos e por tecido fibroso.

b)      Um testículo é constituído por milhares de tubos finos e novelados, os túbulos seminíferos, e por camadas envoltórias de tecido conjuntivo.

c)       As vesículas seminais, também chamadas de glândulas seminais, localizadas em cima dos testículos, produzem uma secreção cuja função é limpar o canal da uretra antes da passagem do esperma.

d)      Os espermatozoides recém-formados atingem o canal dos túbulos seminíferos e deslocam-se para o epidídimo, onde completarão seu amadurecimento e ficarão armazenados até sua eliminação.


QUESTÃO 6

Observe a figura abaixo e marque a alternativa correta.


Na estrutura ① há a produção de uma secreção nutritiva para os espermatozoides.

A estrutura ② é constituída por milhares de tubos finos e enovelados.

A estrutura ③ libera um líquido que contribui para a limpeza do canal da uretra antes da passagem do esperma.

A estrutura ④ é o local onde os espermatozoides ficam armazenados.

a)      Testículo, próstata, epidídimo, glândula bulbouretral.

b)      Próstata, testículo, epidídimo, glândula bulbouretral.

c)       Próstata, testículo, glândula bulbouretral, epidídimo.

d)      Glândula bulbouretral, epidídimo, testículo, próstata.


QUESTÃO 7

O sistema genital feminino é responsável pela reprodução. Dos órgãos listados abaixo, qual não faz parte desse sistema?

a) Clitóris.

b) Vagina.

c) Tuba uterina.

d) Uretra.

e) Útero.


QUESTÃO 8

A fecundação é um evento em que há a união do espermatozoide com o ovócito secundário. Esse processo ocorre em qual órgão do sistema genital feminino?

a) Vagina.

b) Útero.

c) Tuba uterina.

d) Ovário.

e) Vulva.


QUESTÃO 9

O útero é uma região do sistema genital feminino que apresenta formato de pera e liga-se à vagina. Na menstruação, que parte do útero é eliminada?

a) Miométrio.

b) Endométrio.

c) Pericárdio.

d) Miocárdio.

e) Endotélio.


QUESTÃO 10

Para que ocorra a gravidez, é essencial que haja anidação. Esse processo acontece geralmente no (a)

a) Vagina.

b) Útero.

c) Tuba uterina.

d) Ovário.

e) Vulva.

História

Professor: Jardel

Serie: 8ºano A/B/C/D/E

@yahoo.com.br

Email:djardel604albuquerque Whatss: (11)97247-2361

Entrega: 10/08/2021.

Brasil colônia

Leia o texto a seguir:

O medo sempre esteve presente na vida dos bandeirantes. Veja o que disse, em uma carta de 1785, um integrante de uma expedição fluvial, que seguiu de São Paulo para o Mato grosso:

Já não me incomodava de acordar quando ainda não estava escuro para embarcar, ou de dormir dentro do mato. Só quando chovia, trovejava, e havia grandes tempestades á noite é que eu me preocupava[...].

Procurava conservar o chão o mais bem varrido possível, e dormia com uma espingarda por perto. Tive várias vezes algumas ameaças de doenças; e era disso que eu tinha mais medo.

Laura de Mello. Formas provisórias de existência.

In: Laura de Mello Souza (org). História da vida privada no Brasil

1: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das letras,1997 p.56. (História da vida privada no Brasil, v.1)

 

Atividade

 

-Transcreva o trecho da carta em que fica evidente o medo sentido pelo seu autor?



👀 GEOGRAFIA 📅

8º D e C –

 Prof. Maria do Carmo 🌎




Questões para o blog:

1) Com suas palavras escreva, o'que é industrialização?
2) Cite três organizações mundiais

Dúvidas e perguntas no particular.

Boa Atividade!

Educação Física

8º A,B,C e D

Prof. Emerson Rorato

emersonrorato@professor.educacao.sp.gov.br

emersonrorato@prof.educacao.sp.gov.br

Watts: 99128-4708

ENTREGA: 31/08/2021

 

DANÇA

 

OBJETIVOS:

Danças Urbanas.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

 

INTERAÇÃO

Trabalho de pesquisa, leitura e exercícios respondido no caderno

PESQUISAR SOBRE DANÇAS URBANAS;

NOME;

LOCALIZAÇÃO;

RITMO;

PAÍS;

 

Desenvolva todas as atividades propostas em seu caderno.

Quando terminar de responder tire foto e envie todas as fotos das atividades (em um único e-mail) diretamente para o e-mail do seu professor: watts: 99128-4708

emersonrorato@prof.educacao.sp.gov.br ou roratofut@gmail.com


Tecnologia

8º Ano

Profa. Ana Maria (8º A)

Prof. Sidney (8º B, C, D e E)

 

 (11) 95905 9549 – Sidney (WhatsApp)

(11) 96875 5008 – Ana Maria (WhatsApp)

 

 

ENTREGAR: _até 31/08_

 

Atividade (Influenciadores digitais)

1) Para ser um bom influenciador, é preciso influenciar! O que você considera que seja importante no perfil de um bom influenciador e o que ele pode fazer para conquistar o público e ter seguidores? Com quais causas sociais um bom influenciador poderia se engajar?

2) Sobre os aspectos que envolvem um influenciador digital:

a) Existem aspectos positivos em ser um influenciador(a) digital? Justifique.

b) Existem aspectos negativos em ser um influenciador(a) digital? Justifique.

 

 

Ao Fazer a atividade no caderno, tire fotos da atividade feita e envie no E-mail ou WhatsApp para ser avaliada.





ARTE

8 ANO A, B, C, D e E

PROFESSORA MARISAParte superior do formulário


E-mail: marisa.0705@hotmail.com – WhatsApp: (11) 98836-6314

Entregar: 27/08/21

AULA- https://youtu.be/tWeGfW7muSk

ATIVIDADES: Registre em seu caderno: O 4 fatores do movimento e faça um desenho da dança que você mais gostou.

Espaço, tempo, peso e fluência.( Fatores do movimento)

O espaço é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para frente, para trás, para o lado ou diagonais; nos níveis, ou planos alto, médio e baixo, se deslocando ou não na kinesfera. Espaço também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola e etc.). Tempo, remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com uma designação rítmica, o movimento pode ser rápido, lento ou moderado. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza. Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado). A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente. Fluência dá a ideia de movimento que tenha continuidade ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à interrupção do movimento. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível (fluido, contínuo, ligado) ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido)

Quando terminar de registrar no seu caderno, tire foto ou vídeo e envie todas as fotos ou vídeos das atividades para o e-mail e WhatsApp acima. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário